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Fundação Antônio Prudente
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Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
anos iniciais do ensino fundamental: que lugares ocupam as infâncias?
Resumo:
A relação das infâncias com a creche e a pré-escola tem sido amplamente estudada por pesquisadores, professores e entidades. Porém, ao adentrarem à escola de Ensino Fundamental, as crianças passam a integrar um contexto que, na maior parte das vezes, ignora as necessidades das infâncias, atendendo aos apelos de uma educação mercadológica e marcada pela individualidade e incentivo à competitividade. Este projeto trata da relação que se estabelece entre as infâncias e a escola, buscando problematizar as práticas pedagógicas, os modos de ensinar e aprender, as formas como as diferenças são tratadas nos contextos vivenciados pelas crianças, estudantes do Ensino Fundamental. O problema central do estudo se expressa da seguinte forma: de que modo a cultura escolar é compreendida por crianças de 6 a 11 anos, estudantes do Ensino Fundamental, dos Anos Iniciais? A partir de escuta atenta e sensível, espera-se perceber a compreensão das crianças acerca de como se dão as práticas pedagógicas, os processos de ensino e aprendizagem e a forma como a escolha acolhe as diferenças. A hipótese inicial é a de que as crianças têm muito a dizer quando um ambiente acolhedor se institui e que os seus ditos podem contribuir sobremaneira na problematização das práticas vigentes e na construção de modos outros de ser e estar na escola. Em projeto de pesquisa anteriormente conduzido por um dos grupos proponentes deste estudo, foi possível perceber a potência das manifestações das crianças, atentas ao que se passa nos espaços em que estão inseridas (HORN; HATTGE; SCHWERTNER, 2021). A estratégia metodológica a ser adotada na investigação é a escuta atenta e sensível de crianças de 6 a 11 anos, estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tomando-se como materialidade de análise desenhos, escritas e manifestações orais das crianças em momentos de interação com as pesquisadoras e demais participantes do estudo.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Moysés dos Santos Miranda
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tópicos avançados em biologia e biotecnologia da reprodução animal: consórcio sul-americano cabbio-rebran
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
12/12/2023-30/06/2025
Muniz Sodre de Araujo Cabral
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
no mar das smarts cities, a maré não está pra peixe: intervenções comunicacionais emancipatórias para a promoção da saúde do corpo social comunitário
Resumo:
Para além de utilizar os dispositivos tecnológicos contemporâneos para otimizar os controles sobre a eficiência das operações dos serviços das cidades, considerando o gerenciamento de ativos e recursos, a ideia de smart cities inclui intrinsecamente a ampliação da qualidade da interação entre o Estado e os cidadãos. A despeito disso, afora todos os esforços para contemplar as metrópoles brasileiras num circuito técnico de melhorias socioeconômicas e ambientais, é necessário reconhecer que diversos territórios estão historicamente excluídos de direitos básicos à urbanidade, configurando mais do que um paradoxo, mas um substantivo desafio para o progresso do manejo eficaz dos sistemas de tráfego, abastecimento, segurança, educação, saneamento e saúde tomando-a, como deve ser, como o estado de bem-estar físico, mental e sociocultural, individual e coletivo, gerando patologias no corpo social. Apesar disso, esses mesmos territórios, de forma orgânica e criativa, produzem movimentos para potencializar a sustentabilidade possível, a partir de esforços intuitivos baseados na colaboração comunitária. Mas que esforços são esses? Como eles se organizam? O que lhes falta e o que lhes sobra? É urgente que a periferia seja investigada não só como lugar carente ou potente, mas como lugar pronto para a troca. Assim, este projeto elege como recorte o Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e se preocupa em capturar o que essas comunidades têm a ensinar, mas também oferecer ferramentas comunicacionais para amplificação da sua emancipação, numa lógica de benefícios mútuos. Se propõe a mobilizar conhecimentos acerca da Comunicação e da Saúde e aplicá-los com inspiração na metodologia do sombreamento, a qual direciona o pesquisador a ter uma postura expansionista e a produzir dados desde dentro do acontecimento, refletindo holisticamente sobre os fatos e os sujeitos participantes e, ao modo da pesquisa-ação, coletar informações ao mesmo tempo que atua na realidade investigada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
19/12/2023-31/12/2026
Murillo Ferreira dos Santos
COORDENADOR(A)
Outra
Robótica, Mecatrônica e Automação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo da inspeção cooperativa e autônoma em plantações
Resumo:
A agricultura desempenha um papel fundamental na sustentabilidade global atual fornecendo alimentos essenciais para a população. No entanto, a eficiência de alguns métodos tradicionais de cultivo enfrenta desafios significativos, como a gestão inadequada de recursos hídricos e a aplicação excessiva de produtos químicos, resultando em desperdício e impactos negativos no meio ambiente. Este projeto tem o objetivo de desenvolver um sistema inovador de cooperação entre robôs e/ou outros entes que atuam de forma autônoma na inspeção de plantações, empregando técnicas de visão computacional, integração de sensores, cooperação interagentes, entre outros, via um software gerenciador. Esta integração pode ocorrer tanto entre robôs quanto, também, com sensores inteligentes, baseando-se nas características específicas de cada área, tipo de agricultura e condições climáticas. Esse tipo de cooperação tem sido pouco explorada em pesquisas voltadas para a agricultura de precisão, devido à dificuldade de se viabilizar a operação e a interação de robôs/entes. Dentre alguns aspectos, a otimização da utilização de água é um aspecto importante do projeto, tendo em vista que informações podem ser obtidas em decorrência da cooperação entre sensores de temperatura e de umidade do solo e ar, além de dados gerados por meio do emprego de técnicas de visão computacional com uso de veículos aéreos não tripulados. O projeto aborda alguns desafios críticos na agricultura de precisão moderna, onde ao se combinar tecnologias avançadas de sensoriamento com a robótica cooperativa, pode-se obter abordagens sustentáveis e ambientalmente conscientes para a produção. Os resultados esperados incluem o aumento da produtividade das cultivos, a conservação dos recursos naturais e a redução dos impactos negativos no ecossistema, contribuindo assim para um futuro agrícola mais equilibrado.
Instituição/UF/País:
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
19/02/2024-28/02/2026
Murillo Guimarães Carneiro
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
arquiteturas híbridas de aprendizado em redes para problemas de classificação mono e multi sequenciais com aplicações em dados de espectroscopia no infravermelho e de eletroencefalograma
Resumo:
Em aprendizado de máquina, a classificação de dados sequenciais representa um grupo de problemas em que os dados de entrada estão na forma de sequencias, cujos valores normalmente variam em função do tempo ou espaço. Dois problemas são investigados neste projeto: a classificação de espectros obtidos via reflectância total atenuada no infravermelho com transformada de Fourier (ATR-FTIR) em amostras de saliva para detecção do Transtorno do Espectro Autista (TEA), e a classificação de sinais de Eletroencefalograma (EEG) para o Prognóstico de Pacientes em Coma (PPC). Assim, o objetivo é o aprendizado de modelos indutivos de classificação de dados sequenciais capazes de detectar eficientemente os padrões mono sequenciais relacionados à detecção do TEA a partir dos espectros ATR-FTIR, e multi sequenciais relacionados ao PPC a partir dos seus sinais EEG. Ambos os domínios são caracterizados pela alta dimensionalidade dos dados, normalmente exigindo grande esforço nas etapas de preparação e pré-processamento. Nesse sentido, os trabalhos existentes na literatura possuem várias limitações relacionadas tanto a questões de generalização desses métodos para outros problemas correlatos quanto à ausência de soluções mais sofisticadas, capazes de combinar as características salientes de duas ou mais técnicas de aprendizado em redes, para proporcionar a construção de representações de aprendizado mais robustas. Portanto, a hipótese investigada nesta pesquisa afirma que tais soluções híbridas podem contribuir em ambos os problemas por permitir um melhor desempenho preditivo em comparação com as técnicas estado-da-arte adotadas pelas literatura. Para tanto, serão realizados o desenvolvimento dos componentes de aprendizado para i) processamento recorrente (sequencial), ii) redução de dimensionalidade e processamento espacial, iii) design híbrido dos componentes das etapas anteriores, e iv) otimização da arquitetura obtida em termos de hiper-parâmetros e seleção de atributos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/03/2027
Murilo Cesar Lucas
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
dry in a flash (dflash): previsão de seca hidrológica repentina nas bacias dos rios piracicaba, capivari e jundiaí
Resumo:
Secas repentinas (flash droughts) têm ocorrido com maior frequência mundialmente, com um início e desenvolvimento rápido que desafia a capacidade de monitoramento e previsão. Nesse cenário, a previsão de secas repentinas é de vital importância para o alerta antecipado e, assim, melhor o gerenciamento dos sistemas de abastecimento público urbano de água. A pergunta majoritária a ser respondia é se as secas hidrológicas repentinas estão se tornando (ou têm potencial) para se tornar o novo normal no Brasil. A segunda, é quais ações antrópicas podem desencadear (e acelerar) a ocorrência frequente de secas repentinas? Por fim, índices (existentes ou novos a serem criados) são a melhor forma de detectar secas hidrológicas repentinas? Além de mirar nas perguntas científicas, este projeto foca no desenvolvimento de uma nova tecnológica, um sistema de alerta antecipado de secas hidrológicas repentinas. Para isso, um modelo hidrológico do tipo Rede Neural Recorrente (RNN) de Aprendizado Profundo (Deep Learning) forçado por dados (data-driven), será treinado, validado e testado usando dados medidos de vazão. Dados quantitativos e qualitativos medidos em terra e por sensoriamento remoto serão utilizados como entrada no modelo. A previsão de secas hidrológicas será realizada forçando o modelo treinado com dados de previsão numérica climática na escala subsazonal. O sistema de alerta será desenvolvimento com base na teoria de Sistemas de Suporte à Decisão (Decision Suport Systems, DSS). O alerta antecipado de secas hidrológicas repentinas em escalas de tempo de algumas semanas é extremamente benéfico para mitigar seus impactos e gerenciar riscos. Os resultados têm potencial para aumentar a segurança hídrica em sistemas de abastecimento de água no médio e longo prazo, e, consequentemente, aumentar a resiliência de cidades brasileiras.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Murilo de Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigação da neurofisiologia celular na deficiência da enzima conjugadora de ubiquitina ube2a em modelo humano com células de pluripotência induzidas (hipsc)
Resumo:
Deficiência Intelectual (DI) é um grupo heterogêneo de doenças do neurodesenvolvimento de influência genética, caracterizada por limitações cognitivas e déficit no comportamento adaptativo (1). Elas ocorrem em até 3% na população com primeiras manifestações antes dos 18 anos de idade persistindo ao longo da vida, representando um problema socioeconômico e de saúde (2). A síndrome da deficiência da enzima conjugadora de ubiquitina E2 A (UBE2A) é um tipo de DI que apresenta diversas mutações no gene UBE2A. As enzimas E2 determinam o destino da proteína substrato, sendo envolvidas em mecanismos de reparo de DNA, manutenção da integridade genômica, regulação da atividade de proteassomo entre outros. Previamente foi identificada, em uma família de pacientes brasileiros com DI moderada, uma mutação missense na UBE2A (c.277C>G, p.Q93E) localizada no sítio catalítico da enzima, inibindo a formação do produto (3). Estudos preliminares no LNBio/CNPEM com modelo de camundongo knockin portador dessa variante na UBE2A apontaram alterações de citoarquitetura cerebral e de transmissão sináptica que refletem o comportamento do animal UBE2A p.Q93E. Com a obtenção de células de pacientes portadores dessa síndrome, produzimos células pluripotentes (hiPSC) e as diferenciamos em neurônios (culturas 2D e 3D). Em adição ao modelo animal, o qual aponta consequências funcionais decorrentes apenas da mutação, o modelo de células humanas reprogramadas recapitula o background genético do próprio paciente, transformando-o em um modelo realístico da doença. Pretendemos investigar aspectos funcionais dessa mutação na atividade neuronal como função sináptica, sinalização celular de Ca2+ em resposta a estímulos elétricos e químicos. Os resultados obtidos no modelo humano elucidarão o papel dessa importante via de sinalização em células neurais de DI e poderão levantar alvos para estratégias terapêuticas.
Instituição/UF/País:
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - SP - Brasil
Vigência:
11/12/2023-31/12/2026
Murilo Mariano Vilaça
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
novas tecnologias e aplicações não terapêuticas: em busca de uma estrutura regulatória do biomelhoramento humano
Resumo:
As tecnologias emergentes e convergentes tornam cada vez mais tangível a ideia de melhorar capacidades/funcionamentos humanos tidos como normais por meio da tecnociência. O biomelhoramento humano (Human Enhancement) é um dos temas mais controversos da atualidade. Seus subcampos (cognitivo, físico, afetivo/emotivo, moral, cosmético e da longevidade), domínios de aplicação (trabalho, educacional, militar e doméstico/recreativo), métodos disponíveis/em desenvolvimento (biomédico/farmacológico, baseados em máquina/IA e genético) e grupos populacionais envolvidos (crianças/adolescentes, estudantes/educadores, trabalhadores/gestores, consumidores, idosos, pobres/pessoas de baixa e média rendas) denotam a diversidade e magnitude das questões empíricas e normativas, teóricas e práticas envolvidas no tema, que desafiam a arquitetura sócio-normativa atual. Ante o exposto, impõe-se o problema geral de pesquisa: como regulá-lo politicamente, promovendo os possíveis benefícios e mitigando os danos, sobretudo que no que diz respeito à justiça social? No Brasil, faltam estudos sobre a regulação de novas tecnologias, bem como abordagens que não se pautem pela ideia bioconservadora de regulação como/pela proibição categórica. Nossa hipótese é que inovações tecnocientíficas podem contribuir para a promoção da justiça social e que uma estrutura regulatória válida e potencialmente eficaz precisa ser ponderada, não baseada nem em liberações, nem em proscrições categóricas. Para investigá-las, sistematizaremos e analisaremos os resultados do SIENNA Project (2017-2021), além de desenvolver revisão de escopo e análise crítica da literatura. O transumanismo democrático (tecno-progressismo) será o referencial teórico adotado na pesquisa. Como resultado, ofereceremos um amplo e detalhado diagnóstico crítico-ponderado das tecnologias, bem como das potencialidades e limites da sua regulação, contribuindo para o desenvolvimento da reflexão sobre o tema no contexto nacional.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Murilo Santana Rangel
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
contribuições ao experimento lhcb-cern
Resumo:
A compreensão dos fenômenos que ocorrem na escala subatômica representa uma vasta significância da natureza. O estudo de processos subatômicos é possível com experimentos de Física de Altas Energias com o objetivo de elucidar questões ainda sem solução dos modelos teóricos. O experimento LHCb-CERN se destaca pela precisão em reconstruir e identificar hádrons contendo o quark charm e/ou o quark bottom (mésons pesados). Isso permite a investigação de questões não explicadas pelo modelo padrão como a assimetria entre matéria e antimatéria, origem da matéria escura, existência de dimensões extras, dinâmica das interações instantes após o Big Bang, etc. Devido ao alto grau de complexidade do experimento LHCb-CERN, as tecnologias usadas são inovadoras e se faz necessário realizar viagens de campo ao laboratório CERN, onde o experimento LHCb-CERN está instalado. Isso é particularmente fundamental para os estudantes. Em particular, para garantir uma eficiente reconstrução e identificação de mésons pesados, trabalharemos na operação do detector de vértices (VELO) o qual usa sensores de silício e na manutenção do sistema de análise em tempo real (RTA) o qual usa computação heterogênea de alta-performance. Em relação às análises de dados, a equipe do projeto participa de estudos de violação carga-paridade em decaimentos de mésons D, decaimentos raros de mésons B e testes de modelos padrão em processos de baixa seção de choque.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
05/01/2024-31/12/2026
Murilo Sena Amaral
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Parasitologia
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Currículo
Título do Projeto:
estudo de rnas longos não-codificadores de proteínas envolvidos com a resistência de schistosoma mansoni ao praziquantel
Resumo:
1.A esquistossomose é uma doença causada por parasitas do gênero Schistosoma que afeta cerca de 240 milhões de pessoas no mundo. Não há vacina para prevenção da doença e o Praziquantel (PZQ) é o único medicamento indicado para tratamento. 2.A descoberta de novos alvos farmacológicos para o tratamento é necessária, visto que o PZQ tem sido relacionado ao desenvolvimento de resistência pelo parasita. Novos possíveis alvos são os RNAs longos não codificadores de proteínas (lncRNAs), que já foram mostrados como envolvidos no desenvolvimento de resistência a drogas em outras doenças. 3.Em Schistosoma, entretanto, pouco se sabe sobre o potencial de lncRNAs como alvos farmacológicos, ou seu envolvimento na resistência ao PZQ. Dada a escassez de medicamentos disponíveis, iremos aqui buscar novos alvos farmacológicos, ao avaliar se lncRNAs de S. mansoni são importantes para o desenvolvimento de resistência ao PZQ pelos parasitas. 4.A hipótese a ser investigada aqui é que lncRNAs de S. mansoni estejam envolvidos com o desenvolvimento de resistência ao PZQ por esse parasita, dado que os fatores do parasita envolvidos com a resistência ao PZQ são desconhecidos. 5.Recentemente, mostramos em S. mansoni que 1-lncRNAs podem ser regulados por uma droga epigenética (5-azacitidina); 2-lncRNAs são essenciais para a viabilidade e reprodução de S.mansoni e que 3-o gene que codifica para a proteína alvo do PZQ não possui mutações em sua região codificadora que justifiquem a resistência ao PZQ. Esses dados indicam que lncRNAs de S. mansoni podem estar relacionados à resistência do parasita ao PZQ.6.Iremos identificar, em dados de RNA-Seq, lncRNAs de S. mansoni diferencialmente expressos entre sub-populações do parasita sensíveis ou resistentes ao PZQ. Iremos silenciar lncRNAs aumentados na sub-população sensível; então, avaliar 1-se essa cepa sensível se tornaria mais resistente ao PZQ e 2-o impacto desta retirada na sobrevivência e postura de ovos pelos parasitas in vitro e in vivo.
Instituição/UF/País:
Fundação Butantan - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Mychael Vinícius da Costa Lourenço
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
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Currículo
Título do Projeto:
mecanismos moleculares de perda de memória na doença de alzheimer: o papel da disfunção de proteostase cerebral
Resumo:
A doença de Alzheimer (DA) é uma condição neurodegenerativa progressiva caracterizada por declínio cognitivo e perda de memória e acúmulo cerebral de agregados do peptídeo beta-amiloide (Aꞵ) e de tau. A DA possui patogênese multifatorial que envolve disfunção em processos de regulação da homeostase proteica, ou proteostase, como a síntese de proteínas ao disparar a ativação celular da resposta integrada ao estresse Outra consequência do disparo da via de estresse celular é a ativação da resposta a proteínas mal-enoveladas (UPR, do inglês unfolded protein response) que envolve a ativação de vias de sinalização canônicas, dentre as quais as vias de eIF2α-P e ATF6α. A UPR se encontra ativada em neurônios do hipocampo de pacientes e modelos experimentais da DA e, apesar dessa constatação, a via de ATF6α ainda foi pouco estudada no contexto da DA. Além disso, ATF6α tem sido recentemente associado a ações benéficas, como reprogramação da homeostase proteica da célula em alguns modelos de doenças. Desta forma, o objetivo central deste projeto é investigar mecanismos de desregulação da proteostase em modelos experimentais de DA. Utilizaremos amostras de tecidos post-mortem de pacientes e também abordagens bioquímicas, moleculares e comportamentais em modelos animais da DA. Determinaremos se a redução de eIF2α-P ou o estímulo de ATF6α, que visam corrigir os defeitos de proteostase, podem ter efeitos neuroprotetores no contexto da DA. Os resultados deste projeto têm potencial para levar a um melhor entendimento da regulação da síntese proteica e da proteostase cerebral, bem como a identificação de novas vias moleculares aberrantes que podem se tornar alvos terapêuticos para a neurodegeneração.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
27/12/2023-31/12/2025
Nádia Campos Pereira Bruhn
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
vulnerabilidade socioambiental na amazônia legal brasileira
Resumo:
Considerando que a avaliação da vulnerabilidade de sistemas integrados humano-ambiente tem o potencial de identificar regiões ou grupos populacionais vulneráveis, fornecendo subsídios para estratégias de monitoramento e orientando a formulação de políticas públicas, este estudo tem como objetivo analisar a dinâmica espacial e temporal das múltiplas ameaças relacionadas à atividade agropecuária que condicionam a vulnerabilidade socioambiental dos grupos sociais e biodiversidade da Amazônia Legal Brasileira. Para alcançar os objetivos propostos este utiliza o reconhecido referencial conceitual e metodológico de vulnerabilidade do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas considerando um conjunto amplo e fundamentado de indicadores para representar cada uma das dimensões de análise (Exposição, Sensibilidade e Capacidade de Adaptação), com foco especificamente nas ameaças decorrentes do avanço das atividades agropecuárias na região. A estratégia metodológica apresentada neste estudo combina métodos e técnicas (quanti e quali) complementares, adequadas para abordar a complexa relação envolvendo os diversos indicadores que compõe cada uma das dimensões da vulnerabilidade, bem como permitem conhecer em profundidade a realidade dos grupos sociais envolvidos, bem como suas percepções sobre essas relações. A principal contribuição deste estudo será fornecer aos gestores públicos um melhor entendimento sobre impactos do avanço das atividades agropecuárias nos ecossistemas e nas populações residentes nos 772 municípios da Amazônia Legal Brasileira, em um cenário de rápida urbanização, perda de biodiversidade, desigualdade e pobreza, demanda por justiça social, degradação da terra, insegurança alimentar, risco de novas pandemias e eventos extremos cada vez mais intensos devido às mudanças climáticas em curso na região.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Nádia da Cruz Senna
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Artes
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mulheres inscrevem: poéticas feministas nas artes visuais
Resumo:
O projeto Mulheres Inscrevem é proposto pelo Grupo de Pesquisa Caixa de Pandora: estudos em arte, gênero e memória do Centro de Artes, UFPel/CNPq, com intenção de mapear, visibilizar e partilhar experimentações poético-educativas protagonizadas por mulheres artistas/pesquisadoras/professoras que priorizam as escritas relacionadas com as artes visuais, enquanto dispositivo artístico, de registro, de inscrição no mundo. O recurso nos permite encarar a escrita como ação poética, para experimentar a linguagem, onde a escrita é ferramenta e estratégia criativa que articula narrativas, memórias, desejos e afetos. Mulheres inscrevem, reafirma uma produção de expressão e resistência, que valora as escritas de si, em percursos artísticos e processos de formação, experimentando uma variedade de suportes e manifestações, para fazer emergir a invenção poética. Em torno desse sistema Palavra/Imagem comparecem as anotações, diários, mapas, zines, ensaios, cadernos, cartas, narrativas, documentos de trabalho que formam instalações, coleções, práticas e saberes. O projeto propõe a pesquisa em torno das artistas brasileiras e da fronteira sul afinadas com essa produção na arte contemporânea. As ações contemplam oficinas de produção e experimentação com o texto poético, encontros e exposição dos trabalhos das artistas convidadas nos espaços artísticos e culturais, aulas abertas, rodas de conversa, publicações e distribuição do material.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Nadia Krieger
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
melhoramento de propriedades e desenvolvimento de aplicações de lipases recombinantes utilizando de técnicas de engenharia de proteínas, estratégias de imobilização e engenharia do meio reacional
Resumo:
Lipases são versáteis na catálise de reações de esterificação, interesterificação e transesterificação e por isso pertencem a um dos grupos enzimáticos mais importantes utilizados em processos biocatalíticos. Apesar deste grande potencial, o desempenho das enzimas disponíveis, mesmo das comerciais, muitas vezes não é suficiente para que possam ser aplicadas em processos industriais, ou seja, as enzimas não exibem atividade e estabilidade nos meios reacionais normalmente utilizados, em quase ausência de água. Para superar estas dificuldades, são propostas diferentes abordagens para o melhoramento das propriedades de lipases recombinantes: (i) utilização de técnicas de engenharia de proteínas, (ii) desenvolvimento de processos de imobilização e (iii) engenharia do meio reacional. As lipases imobilizadas que se destacarem serão utilizadas para o desenvolvimento de processos em síntese de ésteres de interesse industrial, como ésteres de açúcar e ésteres de diácidos, na resolução cinética de racematos com aplicação nas indústrias químicas e farmacêuticas e no melhoramento da qualidade do óleo de pirólise da biomassa triglicérida. Serão utilizadas as lipases de metagenômica LipC12 e suas variantes, LipG9, e a lipase LipBC, isolada de uma cepa selvagem (Burkholderia contaminans LTEB11). Todas estas lipases apresentam características interessantes para aplicação em biocatálise, como atividade e estabilidade em solventes orgânicos, mas suas propriedades ainda poderão ser melhoradas para torná-las competitivas com as lipases comerciais e viabilizar a sua efetiva aplicação em processos industriais. Este projeto levará ao desenvolvimento de novas lipases imobilizadas com aplicação em processos biocatalíticos em meios aquo-restritos e que sejam comparativamente vantajosas em relação às lipases disponíveis comercialmente.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Nádia Maria Girão Saraiva de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
construção e validação de matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira inf ncia, baseado em atividades profissionais confiáveis (epas), para residência de pediatria no brasil
Resumo:
A prevalência de problemas de desenvolvimento e comportamento está aumentando e, nos últimos anos, essas queixas estão entre as condições médicas crônicas mais prevalentes na prática pediátrica. Os pediatras encontram-se em posição estratégica para prevenir e promover o desenvolvimento infantil, detectar problemas precocemente e reduzir os encaminhamentos para serviços terciários escassos e sobrecarregados. Contudo, é comum os pediatras e residentes sentirem-se inseguros e despreparados para demandas sobre desenvolvimento, comportamento e saúde mental na primeira infância. O presente projeto visa validar uma nova matriz de competências em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, baseada em atividade profissionais confiáveis (entrustable professional activities - EPAs), para residência de pediatria no Brasil, com a finalidade de aprimorar a formação do pediatra diante do contexto de alta prevalência de alterações do desenvolvimento e comportamento. Será realizado um estudo de métodos misto dividido em três etapas, com o objetivo de descrever o processo de formação atual do pediatra em desenvolvimento e comportamento na primeira infância, nos programas de residência brasileiro e construir e validar uma nova matriz de competências, baseada em EPAs. O produto técnico final será a nova matriz curricular para a residência de pediatria geral, que será encaminhada para o comitê nacional de residência médica (CNRM) e Ministério da Educação (MEC) e inicialmente implantado nos serviços de residência de pediatria ligados à Universidade Federal do Ceará (UFC) e à Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP). A hipótese do projeto é expandir o acesso de crianças a profissionais que possam acompanhar de forma eficaz o desenvolvimento e comportamento e diminuir os encaminhamentos para serviços terciários sobrecarregados e escassos, principalmente em regiões como Norte e Nordeste do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Nádia Souza Lima da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
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Currículo
Título do Projeto:
impacto de projetos de extensão universitária com atividade física no labsau-uerj sobre marcadores de saúde e qualidade de vida de praticantes com diferentes faixas etárias e condições clínicas
Resumo:
Essa proposta inclui quatro projetos de pesquisa, que serão desenvolvidos com populações com necessidades especiais, a saber: pessoas idosas, vivendo com o HIV e hemiparéticas pós-Acidente Vascular Encefálico, todas envolvidas em projetos de extensão com exercícios físicos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Considerando os grupos envolvidos, a investigação de estratégias para melhorar os seus problemas de saúde é fundamental, tanto do ponto de vista individual, melhorando a qualidade de vida dos praticantes, quanto na perspectiva de políticas públicas, uma vez que através da atividade física pode-se reduzir gastos em saúde. Além disso, cada estudo busca trazer avanços científicos para a área da educação física, dado o ineditismo das propostas. De um modo geral, os projetos investigam o impacto do treinamento físico sobre variáveis relacionadas à saúde e qualidade de vida em indivíduos de diferentes faixas etárias e condições clínicas, quais sejam: hipertensão (hemiparéticos); obesidade sarcopênica, funções executivas, autonomia funcional, qualidade de vida (pessoas idosas) e doenças cardiovasculares (portadores do HIV). Além disso, os dados obtidos podem contribuir com a compreensão de mecanismos relacionados aos efeitos investigados, uma vez que se aplicarão modelos experimentais com instrumentos considerados padrão ouro para a avaliação da maioria das variáveis.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2025
Nadja Kolb Bernardes
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
computação quântica dissipativa
Resumo:
A computação quântica emergiu como um campo transformador que promete resolver uma classe de problemas complexos exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos. A computação quântica tradicional depende fortemente da preservação das propriedades quânticas, como a coerência e o emaranhamento, ao longo do processo de computação. No entanto, a natureza delicada dos estados quânticos os torna suscetíveis ao ruído do ambiente, levando a um fenômeno conhecido como decoerência quântica. Superar os efeitos prejudiciais da decoerência é um obstáculo crítico para alcançar uma computação quântica escalonável e tolerante a falhas. Nos últimos anos, um novo paradigma denominado computação quântica dissipativa surgiu como uma solução potencial para combater a decoerência em sistemas quânticos. Ao contrário das abordagens tradicionais, que visam minimizar ou eliminar totalmente os efeitos da decoerência, a computação dissipativa quântica aproveita o poder da dissipação e do ruído como recurso para realizar cálculos quânticos. A ideia deste projeto de pesquisa é explorar o formalismo de sistemas quânticos abertos no contexto de computação quântica. Com isso, gostaríamos de investigar novas arquiteturas e algoritmos que levem a processos mais eficientes. Também pretendemos buscar aplicações dos modelos de computação quântica dissipativa em curto e médio prazo, dentro do paradigma atual de vantagem computacional quântica em problemas de amostragem, que se espera ser acessível muito antes de computadores quânticos universais. Por fim, exploraremos também técnicas de aprendizagem de máquina, área chave onde a tecnologia quântica tem demonstrado benefício. Este projeto será realizado no âmbito de colaboração internacional entre os grupos do Departamento de Física da UFPE, do Centro de Informática da UFPE, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, da Universidade de Stellenbosh (África do Sul) e do Instituto de Ciências Fotônicas (Espanha).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
08/07/2024-31/07/2026
Naedja Vasconcelos Pontes
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
aproveitamento de rejeito de mineração da lavra de quartzito da comunidade quilombola sumidouro no município de queimada nova - pi
Resumo:
Um dos grandes desafios atuais da engenharia de minas e geologia é o tratamento e a otimização dos recursos minerais. A necessidade de redução de resíduos enviados para as pilhas de rejeitos e locais adequados para a sua disposição, é um dos fatores que indicam que o processamento deste material para outros fins é uma alternativa para recuperação deste material estocado. O estado do Piauí possui dois grandes polos de exploração de pedras ornamentais fornecendo localmente e para a América do Sul, no entanto, mesmo com a preocupação da grande quantidade de rejeitos gerados proveniente da lavra, poucos são os estudos encontrados na literatura sobre aproveitamento de rejeitos no estado. Hoje a comunidade Quilombola Sumidouro (Queimada Nova PI) realiza extração de quartzito para uso como rocha ornamental gerando uma grande quantidade de rejeito, tendo em vista que a lavra é realizada de forma rudimentar. Logo o objetivo desta pesquisa é estudar a viabilidade técnica e econômica da utilização do rejeito do quartzito da mina dos Quilombolas Sumidouro em substituição total aos agregados naturais convencionalmente utilizados na construção civil (argamassa, concreto e cerâmica). A metodologia envolve trabalhos rotineiros de caráter minerário, geológico e de engenharia, iniciando na pesquisa bibliográfica, etapa de campo para observação da disposição dos rejeitos e coleta de amostras, seguido pela etapa de laboratório com diversos ensaios de caracterização tecnológica para argamassa, concreto e cerâmica, e por fim, a integração e interpretação dos resultados onde haverá a promoção, popularização e divulgação científica e tecnológica. Espera-se com este trabalho de pesquisa reunir informações relativas ao rejeito de quartzito e obter resultados positivos nas análises realizadas, determinando sua exequilibilidade técnica e econômica, trazendo assim, uma possível fonte de renda através do aproveitamento do rejeito produzindo materiais que seriam utilizados na construção civil
Instituição/UF/País:
Instituto Federal do Piauí - PI - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Nágila Maria Pontes Silva Ricardo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
nanocarreadores poliméricos/magnéticos para o aumento da biodisponibilidade de ativos anticâncer em aplicações tópicas
Resumo:
Estratégias terapêuticas envolvendo o uso de nanocarreadores magnéticos de fármacos têm tido destaque em terapias anticâncer, já que nanopartículas magnéticas podem ser direcionadas através de um campo magnético para o tecido alvo, proporcionando um tratamento mais eficaz que aumenta a biodisponibilidade dos fármacos carreados. O crescimento dessas estratégias está relacionado ao avanço da nanotecnologia aplicada à medicina, em que nanocarreadores são projetados para carregar ativos terapêuticos que são melhor direcionados e liberados no tecido alvo. Em aplicações tópicas, essas estratégias permitem uma maior penetração de ativos em camadas mais profundas da derme, otimizando resultados terapêuticos. Aliado a isso, o Brasil possui grande biodiversidade vegetal que permite a exploração sustentável de bioativos naturais confirmadamente antineoplásicos que podem ser utilizados na arquitetura de nanocarreadores, tais como curcuminóides, vitanolídeos, resveratrol, ácido anacárdico, ácido betulínico, hesperidina e oncocalixona. Assim, este projeto propõe a síntese e caracterização de nanocarreadores poliméricos/magnéticos para aumento da biodisponibilidade de ativos antineoplásicos em aplicações tópicas, valorizando, ainda, a aplicação biotecnológica de ativos naturais. Serão avaliados perfil e cinética de liberação dos bioativos encapsulados, perfil de penetração e biodistribuição transdérmica em modelos ex vivo, estabilidade físico-química, bem como mecanismo e atividade anticâncer através de modelos computacionais de docking molecular e ensaios in vitro de citotoxicidade em linhagens cancerígenas, incluindo melanoma (câncer de pele). Propriedades magnéticas e sinergias quimio/termo terapêuticas na ação anticâncer serão avaliadas em ensaios de hipertermia magnética. Através deste projeto, pretende-se contribuir para com o desenvolvimento de nanomateriais biotecnológicos patenteáveis, oriundos de fontes naturais e renováveis para aplicações terapêuticas anticâncer.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Nágila Raquel Teixeira Damasceno
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
determinantes ambientais e de ancestralidade de obesidade e seu impacto no risco cardiometabólico, na aterosclerose subclínica e doença hepática não alcoólica: estudo ship-brazil
Resumo:
A crescente prevalência de obesidade contribui de maneira singular para o aumento das doenças cardiovasculares e metabólicas (DCVM). A obesidade é resultante da complexa interação entre determinantes genéticos e ambientais e, desse modo, exige abordagens transdisciplinares e uso de metodologias robustas. A presente proposta avaliará o efeito sinérgico entre determinantes sociais, dietéticos e genéticos sobre a obesidade, fatores de risco cardiometabólicos, aterosclerose subclínica e esteatose hepática. O estudo será baseado na Coorte SHIP-Brazil (Pomerode, SC), faz parte de uma cooperação internacional entre pesquisadores de coortes da Alemanha e do Brasil. O cálculo amostral estima a análise de 1000 indivíduos agrupados segundo perfil fenotípico e genotípico de ancestralidade avaliado a partir do DNA extraído de amostras de saliva. Após extração do DNA genômico, cerca de 8000 polimorfismos serão agrupados, segundo painéis genotípicos cardiometabólicos. Serão incorporadas variáveis sociodemográficas e clínicas (idade, sexo, raça/cor, educação, renda, atividade física, consumo de álcool, tabaco, medicamentos e alimentos). A aterosclerose subclínica e a esteatose hepática serão avaliadas por ultrassonografia da carótida e do fígado. O estado nutricional será estimado pelo peso, estatura, circunferência da cintura, e composição corporal por bioimpedância. Serão avaliados parâmetros bioquímicos dietéticos (frutose, RMN), óxido de trimetilalanina (LC-MS/MS), ácidos graxos (CG), lipídicos (colesterol total, LDL-c, HDL-c, triglicérides e Apo-AI, Apo-B), glicídicos (glucose, insulina, hemoglobina glicada). Os dados serão analisados por meio de técnicas de bioinformática aplicadas à big data, sendo o nível de significância adotado para todos os métodos de p<0,05. Os resultados obtidos preveem benefícios científicos inovadores no contexto da obesidade e seu impacto nas DCVM, formação de recursos humanos e interação nacional e internacional entre grupos de pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
22/05/2022-31/05/2025
Nalú Farenzena
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais
Resumo:
Diante da necessidade de se compreender e estudar os mecanismos adotados por políticas na alocação de recursos públicos por resultados educacionais, este projeto interinstitucional foi idealizado, sob a coordenação da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de contar com outras instituições, através de seus pesquisadores. A temática da pesquisa é a alocação de recursos financeiros por resultados educacionais, compreendidos no sentido estrito de desempenho de redes de ensino e de escolas públicas apurado por intermédio de indicadores educacionais tais como níveis de aprendizagem dos estudantes em provas de larga escala, rendimento escolar e cobertura educacional. Justifica-se o estudo tendo em conta a sua contribuição para a área de políticas públicas educacionais em geral com prioridade para políticas de financiamento, de gestão e curriculares , bem como a relevância científica e social da temática e da abordagem desenhada para a mesma. O problema de pesquisa é: quais os principais referenciais presentes em dispositivos de alocação de recursos financeiros por resultados educacionais e como estes dispositivos afetam políticas de financiamento, de gestão e curriculares na educação? Tem como objetivo geral: Analisar possíveis repercussões no financiamento e na gestão educacionais e em políticas curriculares de dispositivos que preveem alocação de recursos por resultados educacionais. E como objetivos específicos: 1) Identificar e caracterizar dispositivos/mecanismos adotados pelo governo do Brasil e por estados e municípios brasileiros para alocação e/ou distribuição de recursos educacionais por resultados; 2) Analisar referenciais presentes em dispositivos/mecanismos adotados pelo governo do Brasil e por estados e municípios brasileiros para alocação e/ou distribuição de recursos educacionais por resultados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Nanci Soares
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Serviço Social
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas sociais de cuidados de mulheres idosas afrodescendentes na america do sul
Resumo:
A temática é atual e tem relevância social, política e acadêmica, haja vista o número de estudos e pesquisas sobre o envelhecimento populacional, o qual cresce expressivamente em diversas áreas de conhecimento. O aumento da expectativa de vida da população, fruto dos avanços na medicina e na tecnologia, é considerado uma conquista pela sociedade. Entretanto, são vários os desafios para o século XXI, pois este aumento da parcela da população idosa, acarreta mudanças no perfil das demandas por políticas sociais, destacamos a maior incidência de dependências de cuidados, e não prioridade nas agendas públicas. Esta pesquisa tem como Geral: analisar as políticas sociais de cuidados destinadas as mulheres idosas afrodescendentes na America do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai) e os serviços ofertados pelas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Compreender os limites e possibilidades dos programas sociais propostos pelas políticas socioassistenciais para enfrentamento dos cuidados das pessoas idosas nas ILPIs; Identificar as principais dificuldades de acesso as ILPIs das mulheres idosas afrodescendente em vulnerabilidade social e situação de risco; Analisar a questão de gênero, raça e classe na interlocução com o cuidado; Conhecer, dos profissionais da ILPIs, como vê a política de cuidados nas ILPIs, possibilidades e estratégias. A metodologia utilizada será quanti-qualitativa. Enquanto técnica para a análise dos dados provenientes das questões abertas, será utilizada a do Núcleo de Significação. Assim, a relevância desta pesquisa consiste na contribuição para as políticas de cuidados em ILPIs e no aprimoramento de serviços públicos, na medida em que identifica e analisa as demandas especificas das mulheres idosas institucionalizadas, que estão sendo altamente impactadas pela pandemia de Covid-19 em dimensões sanitárias, econômicas e socioafetivas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Nara de Carvalho Pavão
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Ciência Política
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desinformação, meta-percepções e identidades políticas no brasil
Resumo:
O tema da desinformação assumiu protagonismo no debate político e acadêmico. Fake news, notícias hiper-partidárias e narrativas conspiratórias (três tipos do que comumente chamamos de desinformação) são abundantes na política e ganharam alcance e influência sem precedentes na era das mídias sociais. Elas criam ruído considerável no debate público, especialmente quando endossadas pelas elites políticas. Embora a desinformação seja uma preocupação crescente entre o público e as elites políticas, estudos importantes sugerem que seus efeitos de persuasão são insignificantes e que é improvável que esse tipo de conteúdo afete diretamente os resultados das eleições. Porém, pouco se sabe sobre os efeitos da desinformação para além da persuasão. Estudos recentes sugerem que a desinformação pode levar a resultados políticos indesejáveis, como confiança reduzida no governo e nas instituições, níveis limitados de mobilização e menores intenções de se engajar no processo político. Mais importante, alguns estudos associam as narrativas conspiratórias a comportamentos e atitudes políticas não normativas, como preconceito em relação a grupos religiosos e étnicos, atitudes populistas e apoio a violência política. Apesar de preocupantes, esses achados ainda são bastante limitados e possuem fraca robustez empírica. A pesquisa proposta visa preencher essa lacuna e produzir evidências robustas a respeito de se e como a desinformação na política aumenta as distorções nas meta-percepções dos eleitores e a disposição para engajamento em comportamentos políticos violentos e normativamente indesejáveis. A pesquisa se baseia em amplo esforço de construção teórica a respeito da conexão entre componentes específicos da desinformação política e as meta-percepções e comportamentos políticos dos eleitores Brasileiros. As principais proposições causais da pesquisa serão testadas através de pilotos e experimentos de survey conduzidos em amostras representativas da população de eleitores Brasileiros
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Nara Miranda de Figueiredo
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
enativismo: desenvolvimentos e desafios.
Resumo:
O enativismo é uma abordagem recente da cognição, segundo a qual os sistemas vivos são fundamentalmente relacionais: suas experiências significativas e valorativas emergem da interação dinâmica entre processos orgânicos e ambientais. A presente proposta tematiza a compreensão enativista de processos cognitivos individuais e interativos. Mais especificamente de processos linguísticos, lógicos, fenomenológicos e éticos, que compõem quatro núcleos de investigação. A delimitação dos núcleos se justifica pela própria teoria, que considera a produção de sentido, o caráter fenomênico e a valoração como condições básicas da vida. Os núcleos abordarão questões relacionadas à emergência do significado e do simbolismo, aos seus aspectos interativos e fenomênicos e às suas dimensões de valor. A questão geral que guia esses temas é de se a abordagem enativista é bem sucedida em manter seus pressupostos na consideração da cognição de ordem elevada, como linguagem e raciocínio. Essa questão é relevante pois tem-se reconhecido na literatura que este é um tema ainda subdesenvolvido. A hipótese é de que a teoria pode ser bem sucedida na explicação desses processos a partir da tese de que a experiência significativa é intrínseca às interações entre organismo e ambiente, e processos de alta ordem resultam da complexidade da interação agente-ambiente. Para oferecer evidências sobre sua plausibilidade teremos quatro focos metodológicos: desenvolvimento teórico, revisão de escopo, experimentos em interatividade e experimentos em fenomenologia. Esses metodologias visam explorar (i) a produção participativa de sentido na cognição linguística; (ii) as bases agenciais da inferência lógica, (iii) a relação entre experiência de possibilidades e afetividade básica; e (iv) questões sobre normatividade e opressão nas interações sociais, com desdobramentos na epidemiologia social, na filosofia das emoções e da cognição normativa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Natacha Silva Araújo Rena
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bem viver + ecocivilização, arquitetura saudável e paisagem cultural: construindo diretrizes tecnológicas para um desenvolvimento de alta qualidade em tempos de globalização alternativa e multipolar
Resumo:
Esta pesquisa envolve uma investigação a respeito de práticas emergentes no Sul Global que apontem para uma nova compreensão de desenvolvimento e sustentabilidade. Há, atualmente, no debate a respeito do desenvolvimento sustentável uma hegemonia de ideias provenientes do Ocidente Industrializado que baseia-se em concepções indissociáveis de um sistema ocidental desenvolvido e muito diverso das nações multipolares do Sul Global. Para construir diretrizes que atendam aos interesses e às culturas do Sul Global, será desenvolvida uma análise histórica e teórica, conceitual e prática que possa demonstrar como concepções de Ecocivilização e Desenvolvimento de Alta qualidade, recorrentes nos debates políticos chineses, e de Buen Vivir, proveniente de discussões filosóficas latino-americanas, têm influenciado novas formas de intervenção e desenvolvimento territorial desvinculados às formas hegemonizadas de se pensar o desenvolvimento e a sustentabilidade. Em um cenário de emergência de novos arranjos geopolíticos e da ascensão da China como um grande player geopolítico, torna-se imprescindível a construção de referências múltiplas para a construção de diretrizes técnicas sobre o desenvolvimento sustentável ancoradas em práticas concretas de desenvolvimento territorial emergentes no Sul Global. A partir de uma observação rigorosa dos processos emergentes de desenvolvimento territorial promovidos no Sul Global, é possível construir um arcabouço conceitual adequado às realidades do Sul e alternativo às concepções hegemônicas de desenvolvimento sustentável. A metodologia deste projeto é baseada em: ETAPA 1- elaboração histórica, teórica e conceitual; ETAPA 2 - cartografia e estudos de caso exploratórios, voltados à análise de processos concretos de desenvolvimento territorial com preocupações socioambientais e construção de diretrizes e práticas re-aplicáveis ; e, finalmente, a ETAPA 4 que será de Análise, sistematização e divulgação dos resultados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Natali da Silva Barbosa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
minerais estratégicos de níquel e cobalto da província setentrional do são francisco: desafios atuais e perspectivas futuras.
Resumo:
O desenvolvimento de projetos de prospecção de minerais estratégicos ME é complexo e desafiador, face a sua limitada condição de concentração na crosta terrestre, tornando o fornecimento vulnerável a riscos econômicos, geopolíticos e ambientais. Nos próximos anos é previsto um aumento na demanda global destes insumos, contudo a oferta é incerta pois são reservas não renováveis e a perspectiva é de suprimento limitado e de escassez das reservas econômicas. Esses fatores criam oportunidades para países emergentes como o Brasil, devido à diversidade geológica e a ocorrência de depósitos ME. Os ME se destacam por seu valor intrínseco na tecnologia e indústria moderna e desempenham um papel importante na economia dos países desenvolvidos. Assim, a confiabilidade do fornecimento futuro é um motivo de preocupação e de gestão dos setores geocientíficos. Isso conduz a concentração de esforços na coleta de informações sobre as fontes mundiais desses ME. Nesse contexto, o níquel Ni e cobalto Co são metais estratégicos que ocorrem associados na natureza, são utilizados nas indústrias metalúrgica, química, alimentícia, automotiva, militar e de energia. A disponibilidade desses elementos é um requisito para manter os níveis de produção para satisfazer os usuários finais. Esta proposta estima identificar regiões propícias à exploração de ME portadores de Ni e Co, gerados em rochas ultramáficas e identificadas em ambientes geológicos específicos. As áreas geográficas de alcance deste projeto são promissoras a esta investigação, pois na Bahia existem longas faixas de rochas ultramáficas, algumas com ocorrência mineral e outras com perspectivas. Os dados geológicos, geofísicos e espectrais contribuirão para a distinção entre áreas potencialmente mineralizadas e áreas estéreis, auxiliando nos trabalhos de prospecção geoquímica, mapeamento dos depósitos, identificação de alvos metalogenéticos, estudo de perfis lateríticos, e a proposição de modelos de evolução dos depósitos de Ni-Co.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
19/12/2022-31/12/2025
Natália Bezerra Dutra
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
investigando os impactos do contexto socioeconômico e da interação com os cuidadores sobre comportamentos sociais na infância em populações demograficamente diversas
Resumo:
A desigualdade socioeconômica é uma questão desafiadora atual, que não deve ser ignorada na perspectiva evolucionista e do desenvolvimento do comportamento humano. O aumento das disparidades de renda se intensificou após a pandemia de COVID-19, impactando especialmente países em desenvolvimento, como o Brasil. Sendo a redução da desigualdade um dos principais objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, é relevante investigar o impacto do contexto socioeconômico em comportamentos sociais, auxiliando a compreensão de mecanismos que moldam sociedades mais justas. Poucos estudos investigam o contexto socioeconômico na aprendizagem cultural. Não há consenso sobre o efeito do contexto econômico na partilha, embora a maioria dos estudos utilize medidas mais objetivas, como renda anual, educação e o índice de Gini, e não contemple medidas mais subjetivas de status e desigualdade. Este projeto busca expandir o entendimento sobre como o contexto socioeconômico modula a partilha e a aprendizagem cultural em crianças. Serão realizados dois estudos. O Estudo 1 irá analisar o comportamento de crianças no Brasil e Canadá em um Jogo do Ditador de acordo com o status socioeconômico subjetivo e a percepção da desigualdade econômica dos cuidadores. O Estudo 2 ampliará os comportamentos analisados nos dois sítios de pesquisa. Planejamos analisar: 1. o efeito do contexto socioeconômico no Jogo dos Bens Públicos e na tarefa da Torre de Espaguete. 2. como as crianças integram normas sociais caso observem seus cuidadores realizando essas tarefas previamente. Como resultados principais, esperamos que crianças mais velhas e de status socioeconômico mais alto demonstrem mais sucesso na tarefa de aprendizagem. O efeito do contexto socioeconômico na partilha, devido à falta de consenso atual, será analisado de forma exploratória. Variações individuais de temperamento e funções executivas serão investigadas em um segundo momento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
21/12/2023-31/12/2026
Natália Bueno Leite Slade
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de sistemas nanoestrutados de alta performance à base de nióbio para aplicações farmacêutica e nutracêutica
Resumo:
A utilização eficaz de compostos bioativos, tais como antioxidantes naturais e peptídeos antimicrobianos, junto às indústrias farmacêuticas e nutracêuticas tornou-se um desafio desde a comprovação do amplo espectro de suas atividades biológicas até os dias atuais. Dentre as dificuldades estão a elevada taxa de degradação em meio fisiológico, baixa absorção e direcionamento ineficaz ao alvo. Considerando as vantagens advindas da nanotecnologia, bem como a abundância do elemento Nb no estado de Minas Gerais e os indícios potenciais de sua utilização para fins biomédicos, já verificados por este grupo de pesquisa, este projeto tem como objetivo geral propor uma pesquisa inovadora e aplicada para a realização da síntese de nanopartículas à base de Nb para o desenvolvimento de estruturas nano antioxidantes e nano antibióticas, buscando contribuir com as necessidades das indústrias farmacêutica e nutracêutica, bem como a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, as nanopartículas à base de Nb serão preparadas e funcionalizadas com os bioativos pertinentes à ação desejada, a citar: quercetina, curcumina e ácido tânico para o desenvolvimento do nano antioxidante, e Polybia-MP1 e Jeleína para o desenvolvimento do nano antimicrobiano. O processo de funcionalização se dará por meio de técnicas como adsorção, silanização e deposição química a vapor assistida por plasma. É importante salientar que as técnicas utilizadas no presente trabalho consideram a eficiência, os baixos custos e os impactos ambientais. As nanopartículas de Nb puras e funcionalizadas serão caracterizadas morfologicamente e estruturalmente via as técnicas de FTIR, AFM, MEV/EDX, medidas de potencial zeta e DLS. As nanoestruturas serão avaliadas em sistemas in vitro, considerando parâmetros importantes como atividade antibacteriana e as vias de toxicidade em culturas de células humanas, coordenados à ensaios biofísicos para elucidar os mecanismos associados as suas propriedades biofuncionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Natalia de Lacerda Gil
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
qualidade, racionalidades colonizadas e exclusão escolar (1920-2020)
Resumo:
Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil, interessando-se em compreender o modo como o conceito de qualidade em educação se apresentou no cenário educacional brasileiro entre 1920 e 2020. O foco dos esforços investigativos estará na análise da circulação do debate sobre o tema ao longo do período e das estatísticas, que pretendem expressar em números as características da escola e seus problemas. Importa escrutinar quais as relações entre a ideia de qualidade, modos etnocêntricos de organização e compreensão da escola e a persistência da exclusão escolar. A proposta será desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Histeb História da Escolarização Brasileira: políticas e discursos especializados, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2011. Trata-se de uma pesquisa sócio-histórica que articula à análise empírica proposta contribuições teóricas de Reinhart Koselleck, com a História dos Conceitos, de Aníbal Quijano, pela noção de colonialidade do poder, de Pierre Bourdieu, para compreensão dos processos sociais de exclusão escolar, e de Estudos da Quantificação, o que permite analisar as estatísticas de modo crítico. Serão mobilizadas como fontes históricas a imprensa periódica (revistas especializadas e jornais), as estatísticas de educação (os números em si e publicações e debates em torno deles) e a documentação escolar (boletins, diários de classe, fichas de alunos etc.).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
15/12/2023-31/12/2026
Natalia dos Santos Renato
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise energética e ambiental da produção de biofertilizantes e bioestimulantes a partir de microalgas
Resumo:
A demanda global por alternativas sustentáveis cresceu devido às preocupações ambientais com as emissões de CO2, promovendo medidas de sequestro de carbono. O cultivo de microalgas destaca-se como uma opção promissora para capturar CO2, principalmente pela sua versatilidade de uso e pela sua alta eficiência de fixação de CO2 comparada às florestas. Entre suas aplicações, os biofertilizantes e bioestimulantes são essenciais para uma agricultura sustentável, mas sua comercialização enfrenta desafios. Nesse cenário, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta crucial para tornar essa produção mais sustentável, realizando a análise energética, o mapeamento dos impactos ambientais e a identificação de pontos críticos. Os estudos de ACV ainda são incipientes, demandando mais pesquisas. Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma ACV focada no balanço de energia e na emissão de carbono do cultivo de microalgas, para produção de biofertilizantes e bioestimulantes. O experimento usará tanques para cultivo das microalgas, alimentados com CO2 de uma fonte estacionária e agitados por energia solar fotovoltaica. A biomassa será concentrada e floculada para uso como biofertilizante e bioestimulante. Em seguida, será feita a análise energética, considerando todas as entradas e saídas de energia do sistema, nas formas de eletricidade e calor, além do balanço de carbono para identificar as principais vias de recuperação e fixação de carbono, considerando todas as entradas e saídas de CO2. Por fim, será feita a ACV abrangendo toda a cadeia produtiva, do início ao fim, com foco em materiais, recursos energéticos, emissões e outros impactos ambientais. Será feito o levantamento do inventário, com dados experimentais e secundários da literatura. A Avaliação dos Impactos do Ciclo de Vida será realizada considerando as categorias de impacto mudanças climáticas, consumo de água e escassez de recursos fósseis, entre outras. A incerteza será analisada pelo método de Monte Carlo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
05/02/2024-28/02/2027
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