Projetos de Pesquisa

 

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Otília Deusdênia Loiola Pessoa

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • prospecção de fontes naturais (terrestre e marinha) buscando compostos bioativos através de uma abordagem interdisciplinar: química, metabolômica e farmacologia
  • Empiricamente identificados como uma das primeiras formas de tratar doenças humanas, os produtos naturais (PN) botânicos passaram a ser globalmente reconhecidos como sendo fundamentais p/ a descoberta de compostos ativos e como fonte de inspiração para o planejamento de fármacos. Posteriormente, surgiram os estudos com os organismos e micro-organismos marinhos, os quais têm se destacado como uma incontestável fonte de substâncias ativas. Estima-se que cerca de 40% dos medicamentos em uso são derivados de PN, originados principalmente a partir de plantas e microrganismos. Reconhecendo o potencial dos PNs, o enfoque da presente proposta será investigar extratos de fontes naturais (ver metodologia), por meio de fracionamentos bioguiados, buscando compostos de estruturas inéditas e ativas, particularmente, terpenos, alcaloides e vitanolideos. Um aspecto inovador da proposta consiste nos estudos de metabolômica aliado a análise multivariada, de plantas medicinais do gênero Plectranthus (Lamiaceae) visando a descoberta e a validação de biomarcadores, e Acnistus arborescens (Solanaceae) para explicar as diferenças de expressão gênica entre as plantas silvestres e as domesticadas, como previamente evidenciado em estudos de isolamento. Foram priorizados os testes farmacológicos: anti-inflamatório, através da inibição da produção de NO e de citocinas inflamatórias em macrófagos estimulados com LPS; gastroprotetor, em modelo de úlcera gástrica induzida por etanol em camundongos; testes de atividade sobre o SNC usando modelos experimentais em zebrafish e em camundongos, com destaque para as atividades ansiolítica, anticonvulsivante e comportamentais, bem como avaliação da inibição da enzima acetilcolinesterase. Ressaltamos que as pesquisas com organismos marinhos e micro-organismos associados são ainda inovadoras e bastante promissoras para nossa região, dada a importância não apenas do conhecimento químico/farmacológico, mas também para a descoberta de novos fármacos.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Sun Mar 20 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto Dantas

Ciências Humanas

Educação
  • os cursos de pedagogia nas ies brasileiras: análises das dimensões teórico-científicas e prático-organizacionais
  • A Resolução CNE/CP Nº 02/2019 estabelece Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a Formação inicial de Professores para a Educação Básica, impactando a reestruturação dos cursos de Pedagogia do país. A proposta de novas DCN desconsidera as experiências das Instituições de Ensino Superior, as pesquisas sobre epistemologia da Pedagogia e campos de atuação da/o pedagoga/o, como também as críticas direcionadas às DCN específicas para o curso, homologadas em 2006. Assim, problematiza-se as tensões e as perspectivas para o curso de Pedagogia com base no contexto histórico, político e social, destacando dois aspectos: o teórico-científico, que corresponde à epistemologia da Pedagogia, à concepção de formação e aos fundamentos da teoria educacional e os aspectos prático-organizacionais relativos aos componentes curriculares do curso. Considera-se que as reformulações curriculares dos cursos de Pedagogia descaracterizaram a Pedagogia como ciência que investiga os fenômenos educativos em diferentes espaços, fragilizando o processo formativo. O objetivo do projeto é compreender a direção epistemológica e formativa do Curso de Pedagogia no Brasil. Especificamente, busca-se: a) analisar os Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos cursos de Pedagogia e como tais aspectos são traduzidos na organização curricular; b) descrever o perfil profissional e como estão constituídos os eixos epistemológicos da formação no que tange à dimensão teórico-metodológica; c) compreender as concepções de Pedagogia na perspectiva de docentes e discentes. A metodologia pauta-se na abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo a análise documental da legislação e dos PPPs dos cursos de IES públicas e privadas e a aplicação de questionário direcionado a docentes membros dos NDE e discentes. Esta pesquisa, proposta pela Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia, sistematizará um conjunto de dados que poderão gerar proposições para as novas DCNs a serem elaboradas pelo CNE.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ozerina Victor de Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • tecnologias educacionais, formação de professores e educação especial: potencialidades de integração e de inovação.
  • Neste projeto de pesquisa, profissionais de duas áreas de conhecimento, a Educação e a Engenharia Elétrica, instados a responder demandas irruptivas da educação remota, problematizam o uso das tecnologias educacionais nas mediações pedagógicas tanto nos currículos da formação inicial de professores quanto nos currículos da Educação Especial, na perspectiva do desenvolvimento da autonomia docente, da inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs) e da integração entre tecnologias e currículo para além da condição posta à educação pela atual pandemia. O propósito é compreender a inserção das tecnologias nos currículos de formação de professores, o acolhimento e desenvolvimento de pessoas com algum tipo de deficiência em escolas comuns e como se opera mudanças substantivas nos processos pedagógicos por meio de tecnologias educacionais. O desenvolvimento da pesquisa se encontra teoricamente amparado na compreensão do processo cíclico das políticas de currículo, na formação integral, nas tecnologias educacionais como prática social e no papel social de circuitos elétricos, magnéticos e eletrônicos na produção tecnológica sustentável. Em decorrência, a abordagem metodológica adotada é qualitativa e experimental, envolvendo estudo bibliográfico, estudo documental, entrevistas semiestruturadas, observação participante e não participantes, workshop entre pesquisadores, professores e estudantes e experimentos em laboratórios de Engenharia Elétrica. A expectativa é de que esta pesquisa possa potencializar a tecnologia necessária à integração curricular e subsidiar políticas públicas em currículo voltadas à inovação pedagógica e à produção de tecnologia socialmente responsáveis na formação inicial de professores e aos processos de escolarização de todo aquele que necessita ser atendido em sua especificidade, em virtude de deficiências ou transtornos.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Pablo Barbosa Tozetti

Outra

Multidisciplinar
  • i feira de ciências e cultura do colégio edward - feccuce
  • Ao longo dos anos se arrasta a discussão sobre a questão da relação do ensino x aprendizagem, apresentados atualmente. Formar alunos críticos que consigam passar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e aplicá-los no cotidiano é um desafio, e desse modo, coloca-se em questão de que maneira estão sendo construídos os saberes desses alunos. Diante disso, a interação com os projetos da Feira de Ciências, concede a alunos e professores uma proximidade maior no intuito de alcançarem objetivos em comum. De acordo com Santos (2012) ”às feiras e mostras de ciência são importantes para promover o desenvolvimento da cultura científica”. Portanto, para esse espaço pedagógico que se constituem também a Feira de Ciências, no dia 19 de novembro de 2022, será realizada a I Feira de Ciências e Cultura do Colégio Edward, presencialmente na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Edward Abreu do Nascimento no município de Pedro Canário — ES e tem por objetivo, introduzir a realização de Feiras de Ciências, no calendário escolar, e despertar o interesse nos alunos pelos assuntos relacionados a diferentes áreas do conhecimento. A metodologia será baseada em Projetos, adequando-se melhor a realidade dos alunos, e a proposta da Feira. E justifica-se por oportunizar compartilhamento de conhecimento coletivamente, visto que, desenvolve a capacidade criativa e de invenção dos alunos ao lado dos trabalhos investigatórios, possibilitando a produção de novos conhecimentos e da divulgação científica. A Feira é presencial tendo como público-alvo, alunos e docentes da escola, do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e EJA, abrangendo toda a comunidade local, sendo gratuita e de livre acesso.
  • Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Pablo Daniel Carrasco Correa

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • continuidade de expoentes para endomorfismos
  • Os expoentes de Lyapunov são uma ferramenta fundamental para analisar o comportamento assintótico das equações diferenciais, e por tanto seu estudo é de grande interesse, tanto desde o ponto de vista prático como teórico. O presente projeto aborda uma pergunta natural: como variam os expoentes para pequenas perturbações do sistema? Técnicas habituais permitem reduzir o estudo a tempo discreto, o que leva a considerar iterações de mapas (difeomorfismos) e seus expoentes correspondentes. Neste caso existe abundante literatura, o que contrasta com a escassa quantidade para quando o mapa não é invertível (endomorfismo). Sistemas não-invertíveis são associados a processos irreversíveis, pelo qual é um tema clássico de estudo dentro dos sistemas dinâmicos, mas a parte correspondente à continuidade dos seus expoentes ainda resulta misteriosa. Utilizando avanços recentes em teoria ergódica diferenciável nosso objetivo é elucidar o problema para endomorfismos de superfícies compactas. Precisamente, consideraremos uma superfície compacta orientável (por exemplo, o Toro) e o espaço E de endomorfismos conservativos (de grau maior a um) nela, munido com a topologia Cr. Estudaremos os pontos de continuidades em E das funções que associam a cada endomorfismo seus expoentes. Avanço neste contexto certamente abriria uma linha de pesquisa relacionada a possíveis generalizações. Avanços recentes na teoria (continuidade de expoentes para parcialmente hiperbólicos e para cociclos sobre endomorfismos fixos) dão novas ferramentas que podem ser aplicadas neste problema, que ate agora tinha ficado fora do alcanço da tecnologia existente. Neste projeto, estudaremos como adaptar e combinar os argumentos anteriores para o caso do cociclo derivada (que não é independente do mapa).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Pablo Sebastián Fernández

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • produção (foto)eletroquímica de produtos de valor agregado a partir da conversão de co2 e glicerol
  • O contínuo crescimento da demanda de energia e os efeitos causados pelo aquecimento global têm estimulado o desenvolvimento de sistemas para de conversão e armazenamento sustentável de energia. No Brasil, há condições ótimas para utilização das energias solar e/ou eólica em grande parte do território. Estas fontes intermitentes de energia fornecem elétrons “verdes” que podem ser utilizados para a realização de diversos tipos de reações eletroquímicas. De fato, o tema se encaixa nas áreas prioritárias de pesquisa definidas pelo MCTI. O CO2 é um gás gerado durante a queima de combustíveis fósseis em muitos processos industriais e majoritariamente descartado na atmosfera, o que contribui com o aquecimento global. O glicerol é um subproduto da obtenção do biodiesel, uma indústria bem estabelecida no Brasil. Infelizmente, existe hoje um acúmulo de glicerol uma vez que sua geração é maior que a demanda. Assim, neste projeto, propomos o desenvolvimento de materiais para utilizar CO2 e glicerol para a geração de produtos de valor agregado através de processos eletroquímicos. O desenvolvimento de catalisadores com estrutura e composição otimizadas é essencial para realizar estas reações de maneira eficiente (rápida e com altos rendimentos) e seletiva (obtendo o produto desejado). A preparação racional destes materiais não é possível sem o conhecimento dos processos microscópicos que acontecem na interface eletrodo-solução. Assim, neste projeto, além da síntese, propomos estudos sistemáticos utilizando técnicas de caracterização in situ com o intuito de entender como estas reações ocorrem nos seguintes materiais: i) mistura de nanoligas de Cu/Au e nanopartículas de Cu visando o efeito Tandem (para a redução de CO2) e ii) óxidos semicondutores e óxidos de Perovskita e nanopartículas com baixo teor de metais nobres (para a Eletrooxidaççao de glycerol).
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Paloma Maria Silva Rocha Rizol

Outra

Divulgação Científica
  • o uso das redes sociais para incentivar mais mulheres nas engenharias.
  • O problema do baixo número de mulheres nas áreas profissionais de engenharia ocorre em todo o mundo. Hoje no Brasil, de acordo com o INEP (2017), as mulheres que ingressam no ensino superior são 55%, porém mulheres ingressantes no ensino superior em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, da sigla em inglês) representam apenas 14%. Este problema tem sido estudado em todo o mundo e tem-se criado estratégias para atrair mais mulheres para estas áreas. Várias iniciativas e grupos no Brasil estão realizando atividades de modo a contribuir para equidade de mulheres na área de Engenharias. Nesta perspectiva, pode-se citar os grupos: IEEE WIE (Women in Engineering) da UNESP de Guaratinguetá, o GT (Grupo de Trabalho) da Abenge Mulheres na Engenharia, STEM2D, Engenheiras da Borborema – IEEE WIE UFCG, entre outros. Neste contexto, o objetivo deste projeto é realizar o levantamento qualitativo e quantitativo da participação feminina nos cursos de Engenharia do Brasil entre os anos de 2004 e 2019, por meio dos Microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Também será realizada a análise nas redes sociais, tais como: Linkedin e Twitter para verificar a inserção e atuação de mulheres no mercado de trabalho. Os dados quantitativos serão tratados por meio de análise estatística e os dados qualitativos serão tratados por meio de analise de conteúdo. Pesquisa exploratória, será realizado o levantamento bibliográfico e documental sobre o tema para composição do estado da arte; análise de conteúdo dos dados do ENADE disponíveis pelo (INEP), com orientação quantitativa e qualitativa; e, a partir destas informações propor estratégias e interações de Comunicação Pública utilizando das redes sociais para estimular e despertar o interesse vocacional das meninas e jovens para as carreiras de Engenharias.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Mar 24 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Pâmela Billig Mello Carpes

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • modulação da consolidação e persistência da memória induzida pelo exercício físico: mecanismos envolvidos e aplicabilidade
  • A prática de exercício físico (EF) após uma aprendizagem pode atuar modulando a consolidação da memória. Já sabemos que uma sessão de EF após um aprendizado melhora a consolidação e persistência da memória por meio de mecanismos catecolaminérgicos no hipocampo, estrutura cerebral essencial para a consolidação da memória. Este projeto tem como objetivo avançar os conhecimentos acerca dos efeitos do EF agudo sobre a modulação da memória e compreender os mecanismos neurobiológicos envolvidos e sua aplicabilidade. Este projeto será desenvolvido a partir de 4 estudos. Para os três primeiros estudos serão utilizados ratos Wistar adultos, e a memória será testada através da tarefa de reconhecimento de objetos (RO). No estudo 1, nós iremos investigar o envolvimento da área tegmental ventral (ATV) e do locus coerulleus (LC), núcleos catecolaminérgicos, na modulação do aprendizado pelo EF agudo, utilizando estratégias farmacológicas e mensurações neuroquímicas. No estudo 2, nós avaliaremos a requisição de síntese proteica hipocampal mediada pelo EF agudo para a promoção da persistência da memória, através de experimentos farmacológicos-comportamentais, de imunoquímica e epigenética. No estudo 3, o efeito e mecanismos do EF agudo na memória serão investigados considerando a fase de consolidação tardia da memória, 12 horas após o aprendizado, utilizando estratégias farmacológicas. O quarto estudo será realizado no contexto educacional, sendo os sujeitos estudantes do Ensino Médio da Educação Básica. Neste estudo avaliaremos os efeitos de uma sessão de exercício no aprendizado dos estudantes através de testes formais de conhecimento, além de mensurar os níveis de cortisol e a atividade adrenérgica (níveis de alfa-amilase salivar). Ao final deste projeto esperamos ter maior compreensão acerca dos efeitos modulatórios e mecanismos de ação do EF sobre a consolidação e persistência da memória, além de insights sobre sua aplicabilidade no contexto educacional.
  • Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Pâmela Freitas Pereira Toassi

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • aprendizagem de vocabulário por bilíngues e multilíngues
  • A aprendizagem de vocabulário é um tópico proeminente no estudo de aquisição de segunda língua. Informações sobre como aprendemos novas palavras e sobre como as acomodamos no nosso sistema linguístico já estabelecido podem ser muito informativas no entendimento dos processos envolvidos no aprendizado da língua em si. Compreender os mecanismos que subjazem o léxico mental é fundamental para o entendimento desses processos de aprendizagem. Neste projeto de pesquisa objetivamos avaliar a influência do contexto semântico e não semântico na aprendizagem de palavras novas. Para tanto iremos apresentar aos participantes sentenças contendo palavras raras. Estas sentenças serão manipuladas em relação ao contexto, à língua e à modalidade (apenas escrita ou oral e escrita). O presente estudo tem por base o estudo de Lauro, Schwartz e Francis (2020), cujos resultados demonstraram que os aprendizes lembraram melhor os significados das palavras raras quando elas haviam sido apresentadas em contextos variados do que em contextos repetidos. Pretendemos expandir essa análise através da incorporação de grupos de participantes com a mesma combinação linguística do estudo reportado, mas com diferente dominância linguística, bem como acrescentar participantes com outras combinações linguísticas, sendo bilíngues e trilíngues. A tarefa experimental consistirá na apresentação de 84 sentenças contendo palavras raras, com ou sem estímulo auditivo. Os participantes terão o movimento dos olhos monitorado enquanto leem as sentenças. Como já mencionado, será manipulado o contexto e a língua das sentenças. Após a tarefa de leitura, os participantes irão realizar uma tarefa de julgamento semântico e uma tarefa de completar sentenças. Estas duas últimas tarefas nos fornecerão dados de acurácia e tempo de resposta, os quais nos permitirão inferir sobre as condições nas quais o aprendizado das palavras foi melhor.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Fri Apr 08 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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Paola Berenstein Jacques

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • cronologia do pensamento urbanístico: plataforma on-line e rede colaborativa
  • A proposta pretende dar continuidade à pesquisa em curso a partir de dois eixos: alimentação do banco de dados, manutenção e divulgação da plataforma on-line ; consolidação da rede de colaboração interinstitucional transnacional das oito equipes da pesquisa, com a realização de oficinas, seminários e publicações coletivas. A plataforma on-line, criada em 2003, e apoiada pelo CNPq desde então, tem como objetivo divulgar e articular resultados de pesquisas sobre urbanismo, visando contribuir para uma construção teórica-metodológica mais complexa da história do urbanismo. A proposta repousa na hipótese que, mesmo após mais de cinco décadas de crítica às formas funcionalistas de intervir nas cidades, ainda é necessária uma desconstrução de epistemologias hegemônicas, com objetivo de dotar as práticas urbanísticas de maior reflexividade quanto aos seus próprios gestos. A plataforma se converteu em importante fonte de informações sobre urbanismo no país e no exterior, sendo utilizada por professores, estudantes, técnicos e público em geral. Só neste ano recebemos mais de 170 mil acessos de 144 países e 2495 cidades. Nossa rede de colaboração hoje possui oito equipes distintas, sediadas em diferentes universidades públicas, configurando novos saltos teóricos, escalas de ação e desafios. Os diferentes trabalhos nesta nova configuração já resultaram na coleção de livros Nebulosas do Pensamento Urbanístico (3 tomos). Com o apoio do CNPq, divulgaremos os resultados dos nossos trabalhos em anais, a partir de três seminários de enfrentamento colaborativo dos problemas de pesquisa, objetos teóricos, procedimentos de tratamento com fontes, dados, periodizações e hipóteses, com participação dos pesquisadores nacionais e de observadores internacionais. Os recursos solicitados visam a atualização e manutenção da plataforma on-line, o fomento à colaboração entre os grupos e a divulgação dos resultados das investigações e dos debates teóricos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025