Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria José Valenzuela Bell

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de dispositivos óticos baseados em sistemas vítreos: prova do conceito e viabilidade prática
  • O projeto propõe investigar nanocompósitos vítreos para aplicações em dispositivos óticos. O grupo já vem trabalhando no tema nos últimos anos, especialmente processos de luminescência, transferência de energia, efeitos termo-óticos e não lineares de vidros dopados. As amostras de interesse são vidros óxidos dopados ou co-dopados com nanoestruturas metálicas; nanoestruturas semicondutoras; íons terras raras (pares Tb3+-Yb3+ e Tm3+-Yb3+) e metais de transição (Nb5+ e Ti5+). Propomos as seguintes aplicações: 1) vidros óxidos para "down conversion" visando o aumento da eficiência da absorção infravermelha de células solares, através da conversão de um fóton no espectro visível em 2 fótons na região infravermelha; 2) sensores plasmônicos, onde a ressonância de plasmon de nanopartículas metálicas é sensível a variações do índice de refração do meio, o qual é modificado pela adsorção de moléculas de interesse. Focaremos no estudo da espectroscopia na escala nanoscópica, a qual somente se tornou possível com a recente aquisição de um equipamento nanoRaman (espectroscopia Raman acoplada a Microscópio de Força Atômica) e um sistema de luminescência de picosegundos também acoplada ao equipamento. A investigação simultânea da morfologia e dos processos de transferência de energia entre a matriz vítrea, nanoestruturas e íons luminescentes poderá revelar a complexa correlação entre a composição química e propriedades físicas, bem como a hetereogeneidade espacial da composição, fatores que influenciam no projeto e na performance dos dispositivos. Exemplo disso são eventuais heterogeneidades espaciais tanto das nanopartículas (tamanho e forma) quando formação de clusters de íons terras raras e defeitos na matriz vítrea. Usaremos também as técnicas clássicas de absorção, infravermelho, lente térmica, z-scan. Para os dispositivos será realizada a prova do conceito, testes de sensibilidade, linearidade e reprodutibilidade dos dispositivos propostos.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

María Julieta Abba

Ciências Humanas

Educação
  • sistematização internacional de experiências educativas indígenas para a interculturalidade e a cidadania global crítica
  • O projeto vem ao encontro das demandas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de modo especial ao Plano Global para a Década das Línguas Indígenas (DILI) e a Agenda 2023 para a Educação, a fim de promover uma educação vinculada com os desafios mundiais contemporâneos. Esta proposta também se une aos esforços da Organização das Nações Unidas (ONU) plasmados nos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que buscam assegurar os direitos humanos, garantir um desenvolvimento sustentável, promover o respeito à diversidade, fomentar a interculturalidade e cidadania global, dentre outras metas que contribuam para habitar a nossa cada comum. O objetivo da pesquisa consiste em sistematizar experiências educativas de comunidades Kaingang da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; comunidades Tupis e Guaranis da região Metropolitana da Baixada Santista, no Litoral de São Paulo e comunidades Guaranis da região de Santa Maria de Fe, Misiones, Paraguai. Busca-se identificar a contribuição dessas experiências para a interculturalidade e a cidadania global numa perspectiva crítica e internacional. Esta questão de pesquisa mostra-se relevante diante do processo de tensionamento e invisibilidade da inserção de povos originários nas dinâmicas da vida urbana (cidade) e nas lógicas acadêmicas (universidade) contemporâneas. Diante disso, verifica-se a necessidade de um diálogo intercultural e cidadão entre as comunidades indígenas e a academia a partir da própria experiência dos povos indígenas, com o intuito de ampliar o horizonte da ciência moderna, colonial e eurocentrada. A metodologia se fundamenta na sistematização de experiências e na pesquisa participante que terá como ponto de partida as práticas e narrativas de participantes indígenas no território brasileiro e paraguaio. A pesquisa poderá proporcionar aportes práticos, teóricos e epistemológicos para a construção da interculturalidade e cidadania global crítica.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026