Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Anselmo Ramalho Pitombeira Neto

Engenharias

Engenharia de Produção
  • processos de decisão markovianos e semimarkovianos com aplicações em logística e transportes
  • Processos de tomada de decisão sequenciais são comuns no cotidiano das pessoas e instituições. A principal característica desses processos é a incerteza quanto ao futuro. A representação matemática da incerteza pode ser realizada por meio da teoria de processos de decisão markovianos e semimarkovianos. Este projeto aborda a modelagem de problemas de decisão sequenciais estocásticos nas áreas de logística e transportes. Em particular, serão abordados problemas relacionados à alocação dinâmica de veículos e previsão de trajetória de veículos em ambientes urbanos, nos quais um ou múltiplos agentes inteligentes precisam decidir ao longo do tempo quais veículos alocar a chamados que chegam estocasticamente, de forma a maximizar uma função de desempenho. A alocação dinâmica de veículos ocorre na gestão de frotas em empresas de entrega de mercadorias; em sistemas de viagens por aplicativos; e em sistemas de atendimento de emergência com uso de ambulâncias. Soluções ineficientes implicam em maior tráfego e emissão de poluentes nas cidades, altos custos de operação, e maior número de óbitos no caso de sistemas de atendimento de emergência. Este projeto tem por objetivo pesquisar e desenvolver soluções mais eficientes para esses problemas por meio da modelagem por processos de decisão markovianos e semimarkovianos, os quais serão resolvidos por meio de algoritmos de programação dinâmica aproximada e aprendizado por reforço. Os processos de decisão markovianos têm apresentado resultados promissores na área de inteligência artificial, por exemplo: na criação de agentes capazes de jogar jogos de tabuleiro tão bem ou até melhor que seres humanos; na movimentação de robôs e aeronaves; em carros autônomos; e em sistemas de controle de tráfego de veículos. Os modelos matemáticos serão testados por meio de experimentos computacionais e comparados com abordagens heurísticas usadas como solução prática em problemas reais e com abordagens propostas na literatura.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antônio André Cunha Callado

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • especificidades das relações interorganizacionais entre parceiros de negócios e suas relações com práticas de mensuração de desempenho
  • Espera-se que a integração entre os parceiros de negócios de uma cadeia de suprimentos melhore a satisfação do cliente, o desempenho e a competitividade das empresas individuais envolvidas nos negócios em andamento. No entanto, pouco parece ser conhecido sobre o papel específico desempenhado por empresas individuais em tais mecanismos de coordenação de cadeias de suprimento em relação à identificação das características desejáveis de um sistema de medição de desempenho tem sido uma meta para acadêmicos e profissionais. Mensuração de desempenho no contexto de cadeias de suprimento deveria considerar os diversos aspectos das operações realizadas, e o conjunto de indicadores de desempenho utilizados deveria abordar o desempenho organizacional com base na natureza das organizações, bem como de suas relações. O objetivo geral desta pesquisa é investigar em que medida os aspectos relativos às relações interorganizacionais entre parceiros de negócios estão associados a procedimentos gerenciais referentes à mensuração de desempenho. Para a operacionalização desta pesquisa exploratória, será considerado um survey com abordagem de análise quantitativa. A contribuição desta pesquisa se evidenciar em função da escassez de pesquisas realizadas até o momento sobre os sistemas de medição de desempenho no contexto de cadeias de suprimento multicamadas ou muitos para muitos e os efeitos das relações entre os participantes atuam nesses sistemas, fazendo-se necessário o desenvolvimento de uma abordagem sistêmica de mensuração do desempenho de cadeias de suprimento que vá além das fronteiras das empresas individuais que as compõem e considere as relações interorganizacionais existentes.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Mar 11 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antonio Azevedo da Costa

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • spintrônica e nanomagnetismo
  • A spintrônica, ao contrário da eletrônica convencional, onde apenas a carga do elétron é usada, explora o momento angular de spin dos elétrons para armazenar, codificar, acessar, processar e/ou transmitir informações. As descobertas seminais da área de spintrônica ocorreram no final do século XX e logo foram incorporadas em dispositivos de armazenamento de dados. O nanomagnetismo trata de fenômenos específicos no regime de tamanhos submicrométricos e lida com problemas científicos que podem ser colocadas de maneira resumida como, (i) sintetizar, (ii) explorar e (iii) desenvolver materiais com propriedades magnéticas não usuais. Dentre estes materiais destacamos as nanoestruturas obtidas por técnicas “bottom-up” e “top-down” com propriedades otimizadas para conversão mútua spin-carga e desenvolvimento de dispositivos spintrônicos. Neste estágio, é fundamental determinar a relação entre as propriedades estruturais e magnéticas, tendo em vista que defeitos, segregação e contornos de grãos influenciam profundamente as propriedades e funcionalidades dos nano-dispositivos. Destacamos o interesse em investigar materiais óxidos funcionais, materiais com intensa interação spin-órbita, materiais 2D, materiais quânticos, materiais magneto-elétricos, entre outros. Para que o projeto tenha sucesso, são necessárias condições adequadas de capital humano, de equipamentos e técnicas específicas. Neste caso, temos uma equipe formada por nove pesquisadores experientes, de quatro instituições diferentes, que interagem cientificamente há muitos anos, como mostram os artigos científicos publicados em coautoria. Além do caráter complementar da equipe, destacamos o elenco de técnicas de fabricação e caracterização de nanomateriais, bem como técnicas de caracterização de propriedades magnéticas. A metodologia a ser utilizada envolve a interação já estabelecida entre os membros da equipe, incluindo cooperação com estudantes através de coorientações de teses e dissertações de mestrado.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Antonio Carlos Andrade Ribeiro

Ciências Humanas

Sociologia
  • ação social e significação no enfretamento dos riscos à inovação no setor público.
  • Estudos sobre inovação no setor público tem se dedicado a análise dos elementos que antecedem a gênese de inovações. As pesquisas investigam o perfil dos agentes inovadores e as variáveis contextuais que favorecem ou constrangem a agência inovadora. Esta proposta de pesquisa avança ao analisar a ação cotidiana de agentes inovadores e seus apoiadores no enfrentamento dos riscos às inovações por eles patrocinadas. Aqui, riscos são consideradas práticas conducentes à execução de ideias alternativas à inovação implementada ou ao retorno à velhas formas de fazer. A investigação sobre as formas de enfrentamentos dos riscos às inovações no setor público é relevante para compreendermos o alcance de processos de inovação no longo prazo, para além dos fatores que contribuem para a gênese de inovações. Nossa proposta de pesquisa destaca o seguinte problema central: como agentes inovadores e seus apoiadores dentro de organizações públicas defendem cotidianamente as inovações que promovem? Nossa hipótese de trabalho sustenta que os agentes inovadores e seus apoiadores ressignificam suas inovações a partir de explicações pós-implementação que justificam a sobrevivência das inovações contra os riscos que a ameaçam. Garfikel (2018) apresenta vários casos que mostram como os atores sociais em situações cotidianas justificam suas escolhas de modo a legitimá-las retrospectivamente. A plausibilidade de nossa hipótese resiste nesta constatação, restando investigar os métodos utilizados pelos agentes inovadores no enfrentamento de riscos às inovações no setor público. Serão realizadas entrevistas semiestruturadas com servidores de Minas Gerais e Mato Grosso que: 1) atuaram como agentes inovadores; e 2) forem citados como apoiadores importantes para a sobrevivência da inovação. Será realizada etnografia virtual para observar e descrever as relações dos agentes nas mídias digitais a fim de mensurar o impacto das interações virtuais no processo de ressignificação das narrativas inovadoras.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025