Projetos de Pesquisa

 

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Nelson Torro Alves

Ciências Humanas

Psicologia
  • registro simultâneo de eeg durante a estimulação transcraniana por corrente contínua (tdcs) no reconhecimento de faces
  • A proposta de colaboração internacional foi elaborada com o objetivo de avaliar os efeitos eletrofisiológicos da estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) sobre o reconhecimento de faces em voluntários saudáveis e indivíduos acometidos por acidente vascular cerebral (AVC). De modo distinto dos estudos anteriores, será combinado simultaneamente o paradigma de Estimulação Visual Periódica Rápida (EVPR) com o registro eletroencefalográfico (EEG) para analisar as respostas evocadas no reconhecimento de faces. No protocolo de estimulação, de modo a atingir as áreas de reconhecimento facial, o ânodo será posicionado sobre o córtex têmporo-parietal direito (área occipital da face, OFA) e o cátodo sobre o córtex fronto-temporal esquerdo, com uma corrente de 2mA. O experimento foi dividido em três fases. Na Fase 1, os participantes serão submetidos a uma estimulação simulada (sham) durante a realização das tarefas de reconhecimento de faces. Na Fase 2, os participantes receberão inicialmente 10 minutos de estimulação da tDCS e, em seguida, realizarão as tarefas da EVPR durante a estimulação (10 minutos complementares). Na Fase 3, uma nova sessão com a tCDS simulada será realizada durante as tarefas de EVPR, a fim de avaliar os efeitos da pós-estimulação. Em todas as fases, serão utilizados os seguintes paradigmas: Faceloc (discriminação entre objetos e faces), Idedis Direita (discriminação de faces na orientação convencional) e Idedis Invertida (discriminação de faces na orientação invertida). Será realizada uma coleta de dados multicêntrica nos grupos que integram a proposta. O projeto é inovador por permitir avaliar as bases neurais do reconhecimento de faces e os efeitos da tDCS em indivíduos com AVC, com possível aplicação em protocolos de reabilitação clínica. As ações delineadas nesta proposta possibilitarão intensificar a transferência de conhecimento entre os grupos de pesquisa e o desenvolvimento dos jovens pesquisadores de doutorado e pós-doutorado.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Jan 09 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
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Nen Nalú Alves das Mercês

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • prevenção do câncer do colo do útero em rede de apoio norte e sul do brasil: plano de intervenção para melhores indicadores de saúde
  • A incidência do câncer do colo do útero, a baixa cobertura do exame citopatológico e da vacinação contra o HPV no Brasil evidencia a necessidade de intervenção para melhor prevenção, rastreio e erradicação, conforme agenda internacional para erradicação da doença até 2030. A estratégia com intervenções baseadas em evidências científicas apoiadas nos pilares: aumentar a vacinação contra o HPV de 9 a 14 anos e aumentar a cobertura do rastreamento do câncer do colo do útero. Para o controle deste câncer, a abordagem integral e um conjunto de ações ao longo da vida de uma mulher, ajustadas às realidades sociais e culturais, necessitam ser implementadas pelos Serviços de Saúde. Este estudo parte da hipótese que implantar um plano de intervenção construído coletivamente com profissionais atuantes nas Estratégias Saúde da Família aumentará a cobertura vacinal contra o HPV e do exame citopatológico nos municípios de Buritis/RO, Porto de Moz/PA, Pinhais/PR, São José dos Pinhais/PR e São José/SC. Esta hipótese se confirma pela afirmação da OMS que é possível prevenir este tipo de câncer se 70% das mulheres realizarem exames periódicos e 90% forem tratadas adequadamente. A escolha para o desenvolvimento desta proposta e locais se justificam, na medida que se considera plausível o estudo, pela experiência exitosa anterior, em uma Estratégia de Saúde da Família de Buritis/RO, após a implantação de um plano de intervenção, a cobertura de 8% passou para 45%. A estratégia metodológica para efetivação da proposta, uma pesquisa-ação, com desenvolvimento de ações coletivas, orientadas para a resolução de problemas, com as fases: exploratória, principal, ação e avaliação. Os cenários do estudo serão APS, gestores, equipes da ESF, professores e responsáveis legais de crianças e adolescentes das escolas da rede municipal. Dessa forma, o estudo visa estabelecer uma rede de pesquisa com cooperação entre pesquisadores e pessoas implicadas na situação investigada.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026