Projetos de Pesquisa

 

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Nalú Farenzena

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais
  • Diante da necessidade de se compreender e estudar os mecanismos adotados por políticas na alocação de recursos públicos por resultados educacionais, este projeto interinstitucional foi idealizado, sob a coordenação da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de contar com outras instituições, através de seus pesquisadores. A temática da pesquisa é a alocação de recursos financeiros por resultados educacionais, compreendidos no sentido estrito de desempenho de redes de ensino e de escolas públicas apurado por intermédio de indicadores educacionais tais como níveis de aprendizagem dos estudantes em provas de larga escala, rendimento escolar e cobertura educacional. Justifica-se o estudo tendo em conta a sua contribuição para a área de políticas públicas educacionais em geral – com prioridade para políticas de financiamento, de gestão e curriculares –, bem como a relevância científica e social da temática e da abordagem desenhada para a mesma. O problema de pesquisa é: quais os principais referenciais presentes em dispositivos de alocação de recursos financeiros por resultados educacionais e como estes dispositivos afetam políticas de financiamento, de gestão e curriculares na educação? Tem como objetivo geral: Analisar possíveis repercussões no financiamento e na gestão educacionais e em políticas curriculares de dispositivos que preveem alocação de recursos por resultados educacionais. E como objetivos específicos: 1) Identificar e caracterizar dispositivos/mecanismos adotados pelo governo do Brasil e por estados e municípios brasileiros para alocação e/ou distribuição de recursos educacionais por resultados; 2) Analisar referenciais presentes em dispositivos/mecanismos adotados pelo governo do Brasil e por estados e municípios brasileiros para alocação e/ou distribuição de recursos educacionais por resultados.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Nanci Soares

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • políticas sociais de cuidados de mulheres idosas afrodescendentes na america do sul
  • A temática é atual e tem relevância social, política e acadêmica, haja vista o número de estudos e pesquisas sobre o envelhecimento populacional, o qual cresce expressivamente em diversas áreas de conhecimento. O aumento da expectativa de vida da população, fruto dos avanços na medicina e na tecnologia, é considerado uma conquista pela sociedade. Entretanto, são vários os desafios para o século XXI, pois este aumento da parcela da população idosa, acarreta mudanças no perfil das demandas por políticas sociais, destacamos a maior incidência de dependências de cuidados, e não prioridade nas agendas públicas. Esta pesquisa tem como Geral: analisar as políticas sociais de cuidados destinadas as mulheres idosas afrodescendentes na America do Sul (Brasil, Argentina e Uruguai) e os serviços ofertados pelas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: Compreender os limites e possibilidades dos programas sociais propostos pelas políticas socioassistenciais para enfrentamento dos cuidados das pessoas idosas nas ILPIs; Identificar as principais dificuldades de acesso as ILPIs das mulheres idosas afrodescendente em vulnerabilidade social e situação de risco; Analisar a questão de gênero, “raça” e classe na interlocução com o cuidado; Conhecer, dos profissionais da ILPIs, como vê a política de cuidados nas ILPIs, possibilidades e estratégias. A metodologia utilizada será quanti-qualitativa. Enquanto técnica para a análise dos dados provenientes das questões abertas, será utilizada a do “Núcleo de Significação”. Assim, a relevância desta pesquisa consiste na contribuição para as políticas de cuidados em ILPIs e no aprimoramento de serviços públicos, na medida em que identifica e analisa as demandas especificas das mulheres idosas institucionalizadas, que estão sendo altamente impactadas pela pandemia de Covid-19 em dimensões sanitárias, econômicas e socioafetivas.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Nara de Carvalho Pavão

Ciências Humanas

Ciência Política
  • desinformação, meta-percepções e identidades políticas no brasil
  • O tema da desinformação assumiu protagonismo no debate político e acadêmico. Fake news, notícias hiper-partidárias e narrativas conspiratórias (três tipos do que comumente chamamos de desinformação) são abundantes na política e ganharam alcance e influência sem precedentes na era das mídias sociais. Elas criam ruído considerável no debate público, especialmente quando endossadas pelas elites políticas. Embora a desinformação seja uma preocupação crescente entre o público e as elites políticas, estudos importantes sugerem que seus efeitos de persuasão são insignificantes e que é improvável que esse tipo de conteúdo afete diretamente os resultados das eleições. Porém, pouco se sabe sobre os efeitos da desinformação para além da persuasão. Estudos recentes sugerem que a desinformação pode levar a resultados políticos indesejáveis, como confiança reduzida no governo e nas instituições, níveis limitados de mobilização e menores intenções de se engajar no processo político. Mais importante, alguns estudos associam as narrativas conspiratórias a comportamentos e atitudes políticas não normativas, como preconceito em relação a grupos religiosos e étnicos, atitudes populistas e apoio a violência política. Apesar de preocupantes, esses achados ainda são bastante limitados e possuem fraca robustez empírica. A pesquisa proposta visa preencher essa lacuna e produzir evidências robustas a respeito de se e como a desinformação na política aumenta as distorções nas meta-percepções dos eleitores e a disposição para engajamento em comportamentos políticos violentos e normativamente indesejáveis. A pesquisa se baseia em amplo esforço de construção teórica a respeito da conexão entre componentes específicos da desinformação política e as meta-percepções e comportamentos políticos dos eleitores Brasileiros. As principais proposições causais da pesquisa serão testadas através de pilotos e experimentos de survey conduzidos em amostras representativas da população de eleitores Brasileiros
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
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Nara Miranda de Figueiredo

Ciências Humanas

Filosofia
  • enativismo: desenvolvimentos e desafios.
  • O enativismo é uma abordagem recente da cognição, segundo a qual os sistemas vivos são fundamentalmente relacionais: suas experiências significativas e valorativas emergem da interação dinâmica entre processos orgânicos e ambientais. A presente proposta tematiza a compreensão enativista de processos cognitivos individuais e interativos. Mais especificamente de processos linguísticos, lógicos, fenomenológicos e éticos, que compõem quatro núcleos de investigação. A delimitação dos núcleos se justifica pela própria teoria, que considera a produção de sentido, o caráter fenomênico e a valoração como condições básicas da vida. Os núcleos abordarão questões relacionadas à emergência do significado e do simbolismo, aos seus aspectos interativos e fenomênicos e às suas dimensões de valor. A questão geral que guia esses temas é de se a abordagem enativista é bem sucedida em manter seus pressupostos na consideração da cognição de ordem elevada, como linguagem e raciocínio. Essa questão é relevante pois tem-se reconhecido na literatura que este é um tema ainda subdesenvolvido. A hipótese é de que a teoria pode ser bem sucedida na explicação desses processos a partir da tese de que a experiência significativa é intrínseca às interações entre organismo e ambiente, e processos de alta ordem resultam da complexidade da interação agente-ambiente. Para oferecer evidências sobre sua plausibilidade teremos quatro focos metodológicos: desenvolvimento teórico, revisão de escopo, experimentos em interatividade e experimentos em fenomenologia. Esses metodologias visam explorar (i) a produção participativa de sentido na cognição linguística; (ii) as bases agenciais da inferência lógica, (iii) a relação entre experiência de possibilidades e afetividade básica; e (iv) questões sobre normatividade e opressão nas interações sociais, com desdobramentos na epidemiologia social, na filosofia das emoções e da cognição normativa.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • Thu Dec 15 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026
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Natacha Silva Araújo Rena

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • bem viver + ecocivilização, arquitetura saudável e paisagem cultural: construindo diretrizes tecnológicas para um desenvolvimento de alta qualidade em tempos de globalização alternativa e multipolar
  • Esta pesquisa envolve uma investigação a respeito de práticas emergentes no Sul Global que apontem para uma nova compreensão de desenvolvimento e sustentabilidade. Há, atualmente, no debate a respeito do “desenvolvimento sustentável” uma hegemonia de ideias provenientes do Ocidente Industrializado que baseia-se em concepções indissociáveis de um sistema ocidental desenvolvido e muito diverso das nações multipolares do Sul Global. Para construir diretrizes que atendam aos interesses e às culturas do Sul Global, será desenvolvida uma análise histórica e teórica, conceitual e prática que possa demonstrar como concepções de “Ecocivilização” e “Desenvolvimento de Alta qualidade”, recorrentes nos debates políticos chineses, e de “Buen Vivir”, proveniente de discussões filosóficas latino-americanas, têm influenciado novas formas de intervenção e desenvolvimento territorial desvinculados às formas hegemonizadas de se pensar o desenvolvimento e a sustentabilidade. Em um cenário de emergência de novos arranjos geopolíticos e da ascensão da China como um grande player geopolítico, torna-se imprescindível a construção de referências múltiplas para a construção de diretrizes técnicas sobre o desenvolvimento sustentável ancoradas em práticas concretas de desenvolvimento territorial emergentes no Sul Global. A partir de uma observação rigorosa dos processos emergentes de desenvolvimento territorial promovidos no Sul Global, é possível construir um arcabouço conceitual adequado às realidades do Sul e alternativo às concepções hegemônicas de desenvolvimento sustentável. A metodologia deste projeto é baseada em: ETAPA 1- elaboração histórica, teórica e conceitual; ETAPA 2 - cartografia e estudos de caso exploratórios, voltados à análise de processos concretos de desenvolvimento territorial com preocupações socioambientais e construção de diretrizes e práticas re-aplicáveis ; e, finalmente, a ETAPA 4 que será de Análise, sistematização e divulgação dos resultados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Natali da Silva Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • minerais estratégicos de níquel e cobalto da província setentrional do são francisco: desafios atuais e perspectivas futuras.
  • O desenvolvimento de projetos de prospecção de minerais estratégicos ME é complexo e desafiador, face a sua limitada condição de concentração na crosta terrestre, tornando o fornecimento vulnerável a riscos econômicos, geopolíticos e ambientais. Nos próximos anos é previsto um aumento na demanda global destes insumos, contudo a oferta é incerta pois são reservas não renováveis e a perspectiva é de suprimento limitado e de escassez das reservas econômicas. Esses fatores criam oportunidades para países emergentes como o Brasil, devido à diversidade geológica e a ocorrência de depósitos ME. Os ME se destacam por seu valor intrínseco na tecnologia e indústria moderna e desempenham um papel importante na economia dos países desenvolvidos. Assim, a confiabilidade do fornecimento futuro é um motivo de preocupação e de gestão dos setores geocientíficos. Isso conduz a concentração de esforços na coleta de informações sobre as fontes mundiais desses ME. Nesse contexto, o níquel Ni e cobalto Co são metais estratégicos que ocorrem associados na natureza, são utilizados nas indústrias metalúrgica, química, alimentícia, automotiva, militar e de energia. A disponibilidade desses elementos é um requisito para manter os níveis de produção para satisfazer os usuários finais. Esta proposta estima identificar regiões propícias à exploração de ME portadores de Ni e Co, gerados em rochas ultramáficas e identificadas em ambientes geológicos específicos. As áreas geográficas de alcance deste projeto são promissoras a esta investigação, pois na Bahia existem longas faixas de rochas ultramáficas, algumas com ocorrência mineral e outras com perspectivas. Os dados geológicos, geofísicos e espectrais contribuirão para a distinção entre áreas potencialmente mineralizadas e áreas estéreis, auxiliando nos trabalhos de prospecção geoquímica, mapeamento dos depósitos, identificação de alvos metalogenéticos, estudo de perfis lateríticos, e a proposição de modelos de evolução dos depósitos de Ni-Co.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Natália Bezerra Dutra

Ciências Humanas

Psicologia
  • investigando os impactos do contexto socioeconômico e da interação com os cuidadores sobre comportamentos sociais na infância em populações demograficamente diversas
  • A desigualdade socioeconômica é uma questão desafiadora atual, que não deve ser ignorada na perspectiva evolucionista e do desenvolvimento do comportamento humano. O aumento das disparidades de renda se intensificou após a pandemia de COVID-19, impactando especialmente países em desenvolvimento, como o Brasil. Sendo a redução da desigualdade um dos principais objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, é relevante investigar o impacto do contexto socioeconômico em comportamentos sociais, auxiliando a compreensão de mecanismos que moldam sociedades mais justas. Poucos estudos investigam o contexto socioeconômico na aprendizagem cultural. Não há consenso sobre o efeito do contexto econômico na partilha, embora a maioria dos estudos utilize medidas mais objetivas, como renda anual, educação e o índice de Gini, e não contemple medidas mais subjetivas de status e desigualdade. Este projeto busca expandir o entendimento sobre como o contexto socioeconômico modula a partilha e a aprendizagem cultural em crianças. Serão realizados dois estudos. O Estudo 1 irá analisar o comportamento de crianças no Brasil e Canadá em um Jogo do Ditador de acordo com o status socioeconômico subjetivo e a percepção da desigualdade econômica dos cuidadores. O Estudo 2 ampliará os comportamentos analisados nos dois sítios de pesquisa. Planejamos analisar: 1. o efeito do contexto socioeconômico no Jogo dos Bens Públicos e na tarefa da Torre de Espaguete. 2. como as crianças integram normas sociais caso observem seus cuidadores realizando essas tarefas previamente. Como resultados principais, esperamos que crianças mais velhas e de status socioeconômico mais alto demonstrem mais sucesso na tarefa de aprendizagem. O efeito do contexto socioeconômico na partilha, devido à falta de consenso atual, será analisado de forma exploratória. Variações individuais de temperamento e funções executivas serão investigadas em um segundo momento.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Dec 21 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Natália Bueno Leite Slade

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de sistemas nanoestrutados de alta performance à base de nióbio para aplicações farmacêutica e nutracêutica
  • A utilização eficaz de compostos bioativos, tais como antioxidantes naturais e peptídeos antimicrobianos, junto às indústrias farmacêuticas e nutracêuticas tornou-se um desafio desde a comprovação do amplo espectro de suas atividades biológicas até os dias atuais. Dentre as dificuldades estão a elevada taxa de degradação em meio fisiológico, baixa absorção e direcionamento ineficaz ao alvo. Considerando as vantagens advindas da nanotecnologia, bem como a abundância do elemento Nb no estado de Minas Gerais e os indícios potenciais de sua utilização para fins biomédicos, já verificados por este grupo de pesquisa, este projeto tem como objetivo geral propor uma pesquisa inovadora e aplicada para a realização da síntese de nanopartículas à base de Nb para o desenvolvimento de estruturas nano antioxidantes e nano antibióticas, buscando contribuir com as necessidades das indústrias farmacêutica e nutracêutica, bem como a qualidade de vida das pessoas. Para tanto, as nanopartículas à base de Nb serão preparadas e funcionalizadas com os bioativos pertinentes à ação desejada, a citar: quercetina, curcumina e ácido tânico para o desenvolvimento do nano antioxidante, e Polybia-MP1 e Jeleína para o desenvolvimento do nano antimicrobiano. O processo de funcionalização se dará por meio de técnicas como adsorção, silanização e deposição química a vapor assistida por plasma. É importante salientar que as técnicas utilizadas no presente trabalho consideram a eficiência, os baixos custos e os impactos ambientais. As nanopartículas de Nb puras e funcionalizadas serão caracterizadas morfologicamente e estruturalmente via as técnicas de FTIR, AFM, MEV/EDX, medidas de potencial zeta e DLS. As nanoestruturas serão avaliadas em sistemas in vitro, considerando parâmetros importantes como atividade antibacteriana e as vias de toxicidade em culturas de células humanas, coordenados à ensaios biofísicos para elucidar os mecanismos associados as suas propriedades biofuncionais.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Natalia de Lacerda Gil

Ciências Humanas

Educação
  • qualidade, racionalidades colonizadas e exclusão escolar (1920-2020)
  • Este projeto de pesquisa articula-se aos estudos acerca da história da escolarização no Brasil, interessando-se em compreender o modo como o conceito de qualidade em educação se apresentou no cenário educacional brasileiro entre 1920 e 2020. O foco dos esforços investigativos estará na análise da circulação do debate sobre o tema ao longo do período e das estatísticas, que pretendem expressar em números as características da escola e seus problemas. Importa escrutinar quais as relações entre a ideia de qualidade, modos etnocêntricos de organização e compreensão da escola e a persistência da exclusão escolar. A proposta será desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa “Histeb – História da Escolarização Brasileira: políticas e discursos especializados”, que integra o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2011. Trata-se de uma pesquisa sócio-histórica que articula à análise empírica proposta contribuições teóricas de Reinhart Koselleck, com a História dos Conceitos, de Aníbal Quijano, pela noção de colonialidade do poder, de Pierre Bourdieu, para compreensão dos processos sociais de exclusão escolar, e de Estudos da Quantificação, o que permite analisar as estatísticas de modo crítico. Serão mobilizadas como fontes históricas a imprensa periódica (revistas especializadas e jornais), as estatísticas de educação (os números em si e publicações e debates em torno deles) e a documentação escolar (boletins, diários de classe, fichas de alunos etc.).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Natalia dos Santos Renato

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • análise energética e ambiental da produção de biofertilizantes e bioestimulantes a partir de microalgas
  • A demanda global por alternativas sustentáveis cresceu devido às preocupações ambientais com as emissões de CO2, promovendo medidas de sequestro de carbono. O cultivo de microalgas destaca-se como uma opção promissora para capturar CO2, principalmente pela sua versatilidade de uso e pela sua alta eficiência de fixação de CO2 comparada às florestas. Entre suas aplicações, os biofertilizantes e bioestimulantes são essenciais para uma agricultura sustentável, mas sua comercialização enfrenta desafios. Nesse cenário, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma ferramenta crucial para tornar essa produção mais sustentável, realizando a análise energética, o mapeamento dos impactos ambientais e a identificação de pontos críticos. Os estudos de ACV ainda são incipientes, demandando mais pesquisas. Assim, o objetivo deste estudo é realizar uma ACV focada no balanço de energia e na emissão de carbono do cultivo de microalgas, para produção de biofertilizantes e bioestimulantes. O experimento usará tanques para cultivo das microalgas, alimentados com CO2 de uma fonte estacionária e agitados por energia solar fotovoltaica. A biomassa será concentrada e floculada para uso como biofertilizante e bioestimulante. Em seguida, será feita a análise energética, considerando todas as entradas e saídas de energia do sistema, nas formas de eletricidade e calor, além do balanço de carbono para identificar as principais vias de recuperação e fixação de carbono, considerando todas as entradas e saídas de CO2. Por fim, será feita a ACV abrangendo toda a cadeia produtiva, do início ao fim, com foco em materiais, recursos energéticos, emissões e outros impactos ambientais. Será feito o levantamento do inventário, com dados experimentais e secundários da literatura. A Avaliação dos Impactos do Ciclo de Vida será realizada considerando as categorias de impacto mudanças climáticas, consumo de água e escassez de recursos fósseis, entre outras. A incerteza será analisada pelo método de Monte Carlo.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • Mon Feb 05 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027