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ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
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Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal da Bahia
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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Prefeitura Municipal de São Paulo
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Título do Projeto:
nanofluidos para recuperação avançada de petróleo: redução de custos em campos maduros
Resumo:
A exploração e produção de petróleo no país, iniciada no início dos anos 40, está atrelada as descobertas realizadas no âmbito onshore e na região Nordeste, como por exemplo o campo petrolífero de Candeias na Bahia. As descobertas desses campos, mesmo que com pequena produtividade incentivaram, no ano de 1953, a criação da empresa estatal Petróleo Brasileiro S.A., mais conhecida como Petrobras. Com o passar dos anos, novas prospecções ampliaram a produção petrolífera no país, e, com a descoberta de reservas no âmbito offshore, em 1968 a empresa iniciou a exploração de petróleo em águas profundas. A maior reserva de petróleo do país, a Bacia de Campos, foi descoberta no ano de 1974 e, mais recentemente, no ano de 2007, o governo brasileiro anunciou a descoberta de um novo campo de exploração com poços localizados a sete mil metros de profundidade, o chamado Pré-sal. Em função da alta produtividade do Pré-sal, a produção de petróleo do Brasil vem crescendo vertiginosamente. Na contramão desse crescimento, os campos de petróleo responsáveis pelo início da indústria de petróleo no Brasil, têm sua produção diminuindo acentuadamente, como é o caso das bacias sedimentares de Alagoas, Espírito Santo-Mucuri, Potiguar, Recôncavo e Sergipe e também da bacia de Campos. O início da vida do campo é marcado por um aumento acentuado de sua produtividade e baixo investimento. Após alcançado o pico de produção, a produtividade entra em declínio e, na sequência, o campo atinge a fase de maturidade, caracterizada por um menor retorno financeiro. Nesta fase, novos investimentos se fazem necessários no intuito de mitigar esse declínio. Neste contexto estratégias como a criação de novos poços de adensamento de malha, a aplicação de métodos de recuperação avançada e o desenvolvimento de novas tecnologias de recuperação tem recebido destaque. Em dezembro de 2020, com uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o governo brasileiro criou o Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar). O programa tem como foco a revitalização dos campos maduros offshore com o objetivo principal de extensão da vida útil desses campos bem como do aumento do fator de recuperação. Estima-se que, até o final de 2030, o consumo de energia deve aumentar em torno de 50% se comparado aos níveis atuais. Eventualmente esse patamar não será atingido pelo uso exclusivo de recursos renováveis e, portanto, denota-se uma categórica e progressiva demanda por petróleo como recurso energético prioritário. Com o declínio em descobertas de petróleo e gás nas últimas décadas, acredita-se que o aumento dos fatores de recuperação dos campos maduros através de técnicas de recuperação avançada de petróleo terá um papel decisivo para suprir a demanda de energia nos próximos anos. Desta forma, a revitalização de campos maduros, deve atrair esforços e investimentos de empresas especializadas no desenvolvimento de novas tecnologias de recuperação avançada capazes de aumentar a produtividade desses campos. Em dezembro de 2017 iniciamos a execução do projeto de P&D intitulado Nanofluidos híbridos de copolímeros de acrilamida e nanomateriais de carbono para a recuperação melhorada de petróleo, e está sendo desenvolvido no Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno, CTNano/UFMG, que possui uma infraestrutura com equipamentos e laboratórios adequada para a realização de todas as etapas para validações experimentais objetivadas. Nesse projeto de P&D, financiado pela Petrobras, foram otimizadas as sínteses e executadas algumas etapas de aumento de escala de nanomateriais de carbono (NMC) e testes em nanofluidos em laboratório. A síntese e a modificação química de NMC em condições economicamente viáveis, têm sido a principal linha do grupo proponente, assim como a produção e a validação do aumento de escala dos NMC com modificação química customizada que atendam às necessidades do projeto e com redução dos custos de produção. O produto que foi desenvolvido na fase I deste projeto é um nanofluido a base de materiais poliméricos e óxido de grafeno que oferece uma solução mais eficiente e proporciona um aumento no fator de recuperação em campos maduros. Este nanofluido apresenta propriedades superiores como maior estabilidade e maior viscosidade em condições de reservatório, se comparadas aos fluidos poliméricos tradicionalmente utilizados e disponíveis no mercado. Testes em laboratório demonstraram que os nanofluidos desenvolvidos apresentam um ganho de viscosidade médio em relação ao fluido de referência de cerca de 70% em condições severas de reservatório, isto é, temperatura de 70ºC e força iônica de 0,6 (alta salinidade). Em ensaios de envelhecimento em ambiente relevante, o nanofluido desenvolvido apresentou uma maior estabilidade uma vez que após 90 dias, a viscosidade média continuava apresentando ganhos de até 50% em relação ao fluido comercial de referência. Foram ainda desenvolvidas várias formulações de nanofluidos que permitem a sua customização de acordo com as características requeridas no momento de sua aplicação, fornecendo ao produto, grande versatilidade. O nanofluido desenvolvido neste projeto viabiliza uma redução de 16,3% no custo diário de operação se comparado ao produto comercial utilizado hoje. Levando em conta que a viscosidade do nanofluido ao final de 3 meses é 50% maior que a do produto comercial, estima-se que, ao final desse tempo, além da diminuição significativa do custo diário de injeção, o fator de recuperação de petróleo pode ser muito superior ao obtido com o produto comercial, uma vez que ele apresenta relação direta com a viscosidade do fluido de injeção.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Mon Sep 27 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Vinícius Costa da Silva Zonatto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
antecedentes que determinam a propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas nos processos orçamentários
Resumo:
Este projeto propõe analisar os efeitos antecedentes da configuração orçamentária no compartilhamento de informações verticais e das atitudes do supervisor na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas. Busca ainda compreender reflexos consequentes de tais interações em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias. O orçamento é um importante instrumento de controle gerencial utilizado para fins de planejamento, comunicação, motivação e avaliação de desempenho. Por se tratar de um instrumento utilizado para estes fins, exerce influência nas cognições e no comportamento humano no trabalho. Apesar de sua importância no contexto gerencial, pouca atenção é dada pela literatura gerencial brasileira aos efeitos da configuração orçamentária no compartilhamento de informações e os efeitos dessas interações na propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas, em atitudes gerenciais e no desempenho gerencial em atividades orçamentárias, lacunas teóricas exploradas neste projeto, a ser realizado com surveys com gestores com responsabilidade orçamentária em indústrias que atuam no País. Os resultados contribuem para o desenvolvimento dos conhecimentos existentes sobre as temáticas envoltas no projeto, revelando suas interações no contexto orçamentário de organizações que atuam no Brasil, bem como antecedentes e consequentes à propensão de gestores subordinados ao compartilhamento de informações privadas. A transferência de experiências e novos conhecimentos produzidos, impacta a estruturação de instrumentos de controle gerencial, empresas de consultoria empresarial, a pesquisa e práticas de gestão orçamentária das organizações, impulsionando o desenvolvimento científico e tecnológico na área de conhecimento, por meio de mudanças em processos operacionais e administrativos, e a melhoria de produtividade e competitividade das empresas, por meio de desempenhos gerenciais superiores
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vinicius de Almeida Vale
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
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Currículo
Título do Projeto:
crescimento e disparidades regionais no pós-pandemia: avaliação de políticas setoriais a partir da análise aplicada de equilíbrio geral
Resumo:
O Brasil é marcado por significativas e persistentes disparidades regionais. Além disso, novos desafios foram impostos pela pandemia COVID-19. A doença provocou significativas mudanças no sistema econômico, o que levou diversos países a adotarem medidas de estímulo para contrabalançar os efeitos contracionistas em curso. Dessa maneira, esforços serão necessários para garantir a retomada da economia. Além disso, a questão regional e disparidades existentes deverão fazer parte das estratégias de política no pós-pandemia. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo realizar uma análise prospectiva dos impactos sistêmicos de políticas setoriais no Brasil no pós-pandemia a partir de análises de equilíbrio geral. Para tal, propõem-se usar um modelo inter-regional para a economia brasileira. Os resultados obtidos permitirão identificar objetivamente o papel da eficiência setorial sobre as disparidades regionais, provendo informações que podem auxiliar a promover um melhor alinhamento entre as políticas setoriais, políticas de desenvolvimento territorial e políticas de retomada da economia no pós-pandemia. Vale destacar que, por se tratar de um modelo representativo por Unidades da Federação, os resultados poderão ser utilizados para direcionar políticas setoriais e regionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vinícius de Amorim Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
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Currículo
Título do Projeto:
dinâmica de fragmentos florestais de mata atlântica e recursos hídricos por meio de geoprocessamento e inteligência artificial
Resumo:
A conservação de um bioma e da biodiversidade nele existentes é um dos fatores primordiais para a manutenção dos recursos naturais. Especificamente na região cacaueira, o bioma Mata Atlântica encontra-se ameaçado pelo manejo inadequado do extrativismo vegetal e da agropecuária. O cultivo tradicional do cacau, por meio do sistema agroflorestal Cabruca, é essencial para a conservação de espécies nativas originárias da Mata Atlântica e consequentemente para a manutenção dos recursos hídricos. O objetivo deste trabalho é avaliar a dinâmica de fragmentos florestais de Mata Atlântica, sistema agroflorestal (cacau cabruca) e disponibilidade dos recursos hídricos. Atualmente, existem dificuldades operacionais na distinção entre o sistema agroflorestal e a vegetação nativa, quando analisados por imagens de satélite, apresentam as mesmas características espectrais dos remanescentes florestais. Para isso, será necessário a aplicação de técnicas de geoprocessamento aliada aos métodos de programação computacional baseados na aplicação da inteligência artificial (IA), utilizando algoritmo de classificação como Random-Forest - RF e Support Vector Machine - SVM. Os estudos de campo serão conduzidos em áreas experimentais localizadas em alguns nos municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Leste: Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Una, Buerarema, Camacã, Coaraci, Almadina, Uruçuca, Canavieiras, situadas no estado da Bahia. Ademais, serão avaliadas a qualidade da água e sedimentos na área de estudo. Espera-se produzir resultados satisfatórios por meio da validação dos modelos, por meio do índice Kappa, estatística não paramétrica, fornecendo subsídios técnicos e científicos por meio da inteligência artificial, geoprocessamento, produtos cartográficos digitais, vinculados principalmente à grande quantidade de informações de natureza espacial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vinícius Diniz Mayrink
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Probabilidade e Estatística
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Currículo
Título do Projeto:
modelagem de dados sequenciais: espaçamento irregular, pontos de mudança, valores extremos, estrutura funcional e degradação
Resumo:
Este projeto de pesquisa tem 5 vertentes de estudo. O foco é desenvolver modelagens estatísticas para aprimorar as análises de dados com uma estrutura complexa, que não pode ser explorada por métodos simples ou convencionais. As 3 primeiras propostas lidam com dados sequenciais tendo espaçamento irregular. Na Vertente 1, o alvo é impor uma estrutura de dependência Markoviana, entre valores próximos, para configurar um método de detecção de pontos de mudança relativos aos parâmetros da distribuição geradora dos dados. A Vertente 2 também aplica essa dependência Markoviana, mas o alvo aqui é incorporar uma distribuição definida na Teoria de Valores Extremos para identificar observações altas ou baixas da série. A Vertente 3 está na área de dados funcionais, ela estabelece uma associação espacial entre curvas de locais diferentes e investiga a importância de modelar distâncias entre observações irregularmente espaçadas no domínio funcional. A Vertente 4 é um estudo, com metodologia de multi-partições, para identificar múltiplos pontos de mudanças em dados sequenciais. A Vertente 5 busca determinar melhor a distribuição do tempo de falha de elementos com elevada confiabilidade. Em termos metodológicos, o projeto irá: (i) adaptar um modelo HMM (Hidden Markov Mixture) para identificar pontos de mudanças em séries irregulares; (ii) adaptar o HMM para incorporar a distribuição GPD (Generalized Pareto) que acomoda naturalmente valores extremos; (iii) construir um modelo hierárquico Bayesiano para lidar com dados funcionais tendo dois níveis de dependência espacial (entre curvas e entre observações no domínio funcional); (iv) aprimorar limitações do Modelo Partição Produto para identificar pontos de mudanças no contexto multiparamétrico; (v) decompor a taxa de degradação em 2 componentes (para o tempo e para a unidade) e construir um modelo dinâmico de degradação para medidas positivas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vinícius Maran
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
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Currículo
Título do Projeto:
recomendação sensível ao contexto de recursos e eventos em campus universitários utilizando aprendizagem de máquina
Resumo:
A computação ubíqua e suas possibilidades vêm despertando o interesse da indústria de hardware e software em várias áreas. Um dos tópicos na área de computação ubíqua trata da construção de ambientes inteligentes. Uma aplicação de ambientes inteligentes trata da criação de espaços inteligentes em universidades, criando campus universitários inteligentes. Por meio da utilização de artefatos da computação ubíqua, esses campus podem recomendar ou adaptar serviços de acordo com as necessidades dos usuários, gerenciando recursos. Uma característica das pesquisas é a necessidade de adaptação rápida do ambiente em relação às demandas, que podem ter diversas origens e contextos diferentes. Esta necessidade de adaptação é dependente da forma com que informações de contexto são coletadas e gerenciadas. Elas podem ser representadas de diversas formas e pesquisas recentes demonstram que a representação dessas informações baseada em ontologias apresenta vantagens importantes se comparada a outras soluções. Em outros domínios de aplicação, técnicas de aprendizado de máquina têm sido utilizadas para recomendar recursos e eventos que atendam necessidades e interesses específicos de alunos e professores nestes campus. Trabalhos recentes apresentam propostas de integração entre aprendizado de máquina e modelagem conceitual, a fim de aumentar, entre outras, a eficiência e a transparência dos sistemas de recomendação. Este projeto de pesquisa apresenta a proposta de conceituação e definição de um sistema de recomendação de recursos e eventos em campus universitários inteligentes, que implementa um modelo de integração que atua em conjunto com a definição formal de contexto através de ontologias para suportar recomendações sensíveis ao contexto em campus universitários. Pretende-se avaliar a aplicação da proposta em forma de serviços disponibilizados em aplicações-teste no campus universitário da UFSM.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vinícius Santos Andrade
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
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Currículo
Título do Projeto:
inclusão e acessibilidade aplicada em feira de ciências
Resumo:
A educação inclusiva tem sido conceituada como processo de educar conjuntamente e de maneira incondicional, nas classes do ensino comum, alunos ditos típicos com alunos com necessidades especiais. Pelo reconhecimento do valor humano e dos direitos desses indivíduos, adotou-se como objetivo o oferecimento de educação para todos, e proclamou-se, entre outros princípios, a necessidade de inclusão da educação especial dentro dessa perspectiva. É diante desse novo paradigma educativo, em que a escola deve-se redefinir como uma instituição social que tem por dever atender a todos os alunos, sem exceção, que surgem os aspectos que se julgam principais na construção de uma proposta inclusiva e que serão aqui analisados. É neste contexto que a presente proposta tem como meta organizar uma feira de ciências, a ser realizada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2021. O tema desta feira será Inclusão e Acessibilidade. Esta feira de ciências será realizada no Centro Universitário Das Faculdades Associadas De Ensino UNIFAE. Serão realizados experimentos e mostras que abranjam os cursos de graduação desta Universidade, de tal forma que cada área mostre, de forma criativa, soluções simples que possam impactar diretamente nas vidas das pessoas com necessidades especiais, e que ainda possa contribuir significativamente em ganhos individuais e no auxílio do seu desenvolvimento. A inclusão estará não somente inserida nos temas dos experimentos e mostras a serem apresentados, mas também, na participação da elaboração e execução dos mesmos, visto que a elaboração e execução desta feira contará com a participação de alunos inclusivos do ensino médio de colégios da rede pública do município de São João da Boa Vista - SP. Para isto, serão formados grupos de trabalho, os quais serão compostos por graduandos da UNIFAE, e alunos de ensino médio de colégios do município, tantos alunos típicos quanto alunos inclusivos. Durante todo o processo de elaboração dos experimentos, os grupos de trabalho acima citados, terão o suporte dos docentes da UNIFAE, e de uma equipe especializada em adolescentes e jovens com necessidades especiais, composta por terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicóloga e pedagoga. Esta equipe irá acompanhar e dar o todo suporte necessário para que essa interação entre os alunos típicos e inclusivos seja a mais produtiva possível. A equipe auxiliará também todos os participantes envolvidos na feira, para que o aprendizado e desenvolvimento das relações interpessoais sejam positivas no que diz respeito ao convívio e no desenvolvimento do trabalho entre eles. Por fim, espera-se, ao final deste projeto, que todo o público envolvido (sejam elaboradores, executores ou expectadores), tenham adquirido conceitos e reflexões, tanto no âmbito científico quanto no âmbito social. No caso da equipe executora (alunos de graduação e alunos de ensino médio), que tenham amadurecido sua liderança, planejamento conhecimento, responsabilidade e relação interpessoal. Ainda no caso da equipe executora, que os alunos inclusivos tenham se deparado com suas próprias superações e capacidade de criar, participar e apresentar trabalhos. E por fim, que os expectadores da feira, ao terem acesso aos experimentos que tenham como tema inclusão social, possam aprender e refletir sobre dificuldades de pessoas com deficiências, assim como se conscientizarem de que os deficientes também apresentam capacidades e talentos. Por fim, espera-se que, através de uma dinâmica participativa, solidária e hospitaleira proporcionada para todos na Feira de Ciências, a deficiência seja vista como multiplicidade, que se constrói por meio da conexão e interação com todos os envolvidos neste projeto.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - SP - Brasil
Vigência:
Tue Jan 12 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
Vinícius Santos Andrade
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ciência ao alcance de todos
Resumo:
O presente projeto é apresentado em atendimento ao Edital 06/2021 - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT 2021 A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta Linha B, o qual oferece apoio financeiro a projetos de divulgação científica na área científica no sentido de incentivar iniciativas para promoção da divulgação científica e a melhoria da qualidade de educação. Para ser bem sucedido, o presente projeto contará com a participação da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro (FMPFM), localizada na cidade de Mogi Guaçu SP, numa distância de aproximadamente 60 km de São João da Boa Vista. Consideramos que um projeto desta importância necessita de temas que atraiam não somente a atenção dos alunos, mas também que desperte a curiosidade de pessoas de todas as idades, classes sociais e níveis de instrução, além de esclarecer alguns mitos, verdades e dúvidas sobre qualquer tema da área científica e tecnológica. É neste contexto que a presente proposta tem como meta a divulgação da ciência e tecnologia. Serão realizadas visitas da equipe executora as escolas, visita dos alunos as instituições participantes do projeto e serão oferecidas oficinas para os alunos e a população em geral dos mais variados temas, onde o principal objetivo da oficinas será a divulgação e popularização da ciência e tecnologia.
Instituição/UF/País:
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - SP - Brasil
Vigência:
Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Vinícius Tavares Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
xiv mostra de ciências e tecnologias do ifsul câmpus charqueadas - mocitec 2020
Resumo:
Atualmente, a partir das facilidades de acesso a informação, cresce a necessidade de se trabalhar na formação de um sujeito crítico e consciente de seu papel na sociedade. Assim, desenvolver a habilidade de filtrar, interpretar e aplicar de forma adequada os conhecimentos adquiridos se torna fundamental para uma formação plena e em conformidade com as atuais expectativas sociais. Faz parte desse processo saber pesquisar e selecionar de forma crítica as informações disponíveis, aplicando-as em experimentos e, possibilitando assim, a constituição do espírito científico. Quando tais ações são materializadas nos níveis fundamental, médio, técnico e superior, além de oportunizar a pesquisa aplicada, preparam e aproximam os estudantes da pesquisa acadêmica. Sob esta perspectiva, as Mostras e Feiras se consolidam como um meio para estimular e instigar os estudantes a desenvolverem projetos científicos, propiciando, adicionalmente, a divulgação e discussão sobre os resultados obtidos. A realização da XIV MOCITEC (2021) se coaduna a este cenário, invocando docentes e discentes para o desenvolvimento de projetos e experimentos. Os resultados provenientes das edições anteriores denotam a importância deste tipo de evento para a comunidade, pois, obtiveram resultados extremamente expressivos no âmbito nacional e internacional. Dessa forma, especificamente, a proposta apresentada para este edital visa a solicitação de recursos para a realização da XIV MOCITEC (2021), a qual é fundamental para que se mantenha acesa a chama do espírito investigativo, instigando e encorajando docentes e estudantes a formalizarem suas experiências e apresentá-las, desvelando saberes e revelando habilidades e competências.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 29 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Vinicius Tavares Kütter
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
paleoceanografia, assinatura geoquímica e assembleias de microfósseis da plataforma carbonática equatorial offshore do neógeno, norte do brasil
Resumo:
A plataforma equatorial carbonática brasileira é única caracterizada por algas calcáreas e heterozoários. Para as unidades são conhecidos apenas microfosseis guia de interesse para explorações de petróleo e gás. A descrição de outros grupos fosseis faz-se necessário para pesquisas paleontológicas, paleoceanográficas e paleoecológicas para uma reconstituição mais acurada do período. O projeto pretende suprir o marco de referência das assembleias micro e macrofossilíferas do Neógeno investigando um testemunho da plataforma continental (poço ANP 1-MAS-16) que caracteriza a Bacia Pará-Maranhão. As triagens exploratórias preliminares (poço ANP 1-MAS-16) para validar a proposta permitiram o reconhecimento e constatar a abundância dos foraminíferos bentônicos (Amphistegina, Miogypsina, Nummulites, Lepidociclina, e Sphaerogipsyna), briozoários (Mamilloporidea, Metrarabdotos, cf. Microporidae, Pirabosporella, Nellia, e Candidae), ostrácodos (Bairdiidae), equinoides (cf. Cidaridae), ofiuroides (Gorgonocephalidae), crinoides (Cormatulidos), poríferos (Demospongia e esponjas calcárias indeterminadas), algas calcarias (Corallia e Hamimeda), moluscos (bivalves e gastrópodes), crustáceos decápodes (Alpheidae e indeterminados), cirripedios, vermétidos, e peixes (escamas e dentes de Teleósteos). A utilização de tecnologia e inovação associada a técnicas clássicas de paleoestratigrafia e geoquímica, assim como, o desenvolvimento de protocolos nas análises com nano e microtomografia dos espécimenes fósseis permitirá explorar um novo cenário de oportunidades na sistemática paleontológica, base para os modelos paleoestratigráficos. O colapso do carbonato na plataforma continental equatorial do Brasil em consequência do incremento substancial nos processos de sedimentação é inequívoco, mas seguem eventos paleoclimáticos e paleoceanográficos de caráter multifatorial, ainda pouco conhecidos. A execução do projeto permitirá fortalecimento do grupo multidisciplinar interinstitucinal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Virgínia Aparecida da Silva Moris
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
caracterização da gestão de reee do município de sorocaba
Resumo:
A logística reversa (LR) dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) e a recuperação de seus componentes viabiliza o aproveitamento de materiais constituintes que podem entrar na fabricação de novos produtos, reduzindo o consumo de matérias primas virgens promovendo a Economia Circular. Assim, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) possui alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No caso dos REEE, para que possam ser reinseridos no ciclo produtivo são necessários: conscientização dos consumidores, estabelecimento de canais reversos, e processos de tratamento do material coletado como a reciclagem, que constituem temas específicos da presente proposta. De forma complementar, serão analisadas as tecnologias emergentes, utilizadas nessas operações e sua relação com os ODS. Como questão específica: É possível efetuar a caracterização da gestão dos REEE, considerando critérios operacionais, de sustentabilidade e suporte tecnológico visando a reciclagem de seus componentes? O escopo do projeto se estende desde a conscientização para iniciativas de descarte; planejamento da rede reversa considerando aspectos operacionais (definição de pontos de coleta, frequência de viagens, tipos de veículo etc.), e ambientais (potencial de aquecimento global, etc.); adoção de tecnologias emergentes até as análises ambientais do processo de reciclagem por meio da metodologia de avaliação do ciclo de vida (ACV). A estratégia metodológica considera o estudo de caso, aplicado às características da cidade de Sorocaba e que requer o planejamento de sua rede reversa de REEE. No tocante à conscientização são previstas ações nas redes pública e privada de ensino; em relação ao planejamento de rede considera-se o uso de Simulação de Eventos Discretos (SED); análises comparativas qualitativas baseadas em estudos sobre tecnologias na logística reversa; e ainda a ACV para efetuar as análises do processo de reciclagem dos materiais recuperados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 10 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Virginia Bentes Pinto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
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Currículo
Título do Projeto:
representação da informação, terminologia e documentação sanitária: proposta de construção de um glossário no contexto da pandemia de covid-19 (rintermdogls)
Resumo:
O tema principal desta proposta de pesquisa é a criação de um glossário com a terminologia referente a pandemia de COVID-19 e do léxico anotado nos prontuários dos pacientes acometidos por essa enfermidade, visando o acesso e a preservação da documentação sanitária. A pandemia da COVID-19 trouxe outro olhar em relação a necessidade de preservação da documentação sanitária, tanto no que concerne a memória histórica do enfrentamento da enfermidade, da própria história vivenciada pelos sujeitos nesse entorno, da terminologia e do léxico adotado. Acredita-se que a terminologia de especialidade se encontra com o léxico das pessoas que foram acometidas pela COVID-19 e cuja representação real e simbólica está presente nos discursos- verbais ou não-verbais- das pessoas que vivenciaram essa enfermidade, nas circunstâncias das ações de cuidados em que expressam suas dores- físicas ou psicossociais. A efetivação desta pesquisa parte do seguinte problema: como construir um glossário terminológico, em versão eletrônica, da linguagem de especialidade associada ao léxico proveniente da atenção de cuidados dos pacientes acometidos pela pandemia de COVID-19? Tenciona-se unir a Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) de autoria de Cabré (1996) e a Socioterminologia de Gaudin (1993, 2003). Nos campos da Ciência da Informação e da Biblioteconomia, a terminologia já de há muito se faz presente na representação da informação, para a elaboração de vocabulários controlados, sejam cabeçalhos de assuntos, tesauros, sistemas de classificação e, mais recentemente nas ontologias. Objetivo básico: construir um glossário terminológico, em versão eletrônica, adotando-se a linguagem de especialidade em consonância com o léxico proveniente da atenção de cuidados dos pacientes acometidos pela pandemia de COVID-19. Metodologia mapeamento da terminologia e do léxico enunciado pelos pacientes nas ações de cuidados visando a construção da ficha terminológica e em seguida o glossário.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Virgínia Damin
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estratégias para aumentar a eficácia de herbicidas pré-emergentes em solos de cerrado e reduzir impactos em organismos não alvo
Resumo:
Os herbicidas pré-emergentes são aplicados ao solo, porém somente a textura do mesmo vem sendo considerada para fins de recomendação. Em solos de Cerrado, pesquisas recentes (Pacheco, 2017) demonstraram que a biodisponibilidade desses herbicidas e, como consequência, sua eficácia e potencial de impacto ambiental, pode não tem correlação com a textura e que atributos como a CTC e a saturação de bases (V%) são melhores estimadores de sua biodisponibilidade, porém com atributos do solo específicos para cada molécula de herbicidas. Nesse contexto, pretende-se com este projeto: 1- identificar parâmetros do solo úteis para a predição das doses dos herbicidas clomazone, tebuthiuron, sulfentrazone, amicarbazone e isoxaflutole mais adequadas para solos de Cerrado. Então, utilizar essa informação para a criação de estratégias de predição de doses desses herbicidas, associando essa informação ao tipo e distribuição de plantas infestantes, quantificadas in loco e por imageamento remoto. Para comparar o modelo de cálculo de doses proposto as doses previstas em bula, pretende-se avaliar: 1- a fitotoxicidade dessas moléculas à cana-de-açúcar, utilizando a diagnose visual, o imageamento remoto por câmeras multiespectrais e parâmetros fisiológicos medidos pelo IRGA; 2- a produtividade da cultura e parâmetros industriais; 3- o impacto dos herbicidas à microbiota do solo, por quantificação enzimática e das taxas de nitrificação, da abundância de microorganismos nitrificantes (qPCR) e outros. Espera-se, com isso, criar estratégias que possibilitem a redução das quantidades aplicadas desses herbicidas, o que se traduz em menor custo e menor potencial de impacto ambiental. Ainda, esta proposta ajudará a sanar lacunas científicas, resultantes de questões nunca investigadas, como o efeito dos herbicidas tebuthiuron, amicarbazone e isoxaflutole sobre a diversidade de microorganismos nitrificantes, a atividade enzimática e taxa de nitrificação em solos de regiões tropicais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Virginia Picanço e Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de uma plataforma nk-car (off-the-shelf) para o tratamento de leucemias e linfomas utilizando vetores virais e não virais.
Resumo:
Recentemente, tivemos grandes avanços na terapia com células CAR-T. No entanto, as estas células têm uma série de limitações. A geração de um produto autólogo para cada paciente é logisticamente complicada. A fabricação de células CAR-T leva várias semanas, o que a torna impraticável para pacientes com doença em rápido avanço. Além disso, nem sempre é possível gerar doses clinicamente relevantes de pacientes fortemente pré-tratados (linfopênicos). As NK fornecem uma alternativa às células T para a engenharia CAR. As células NK não causam GVHD e podem oferecer um produto de prateleira para uso clínico imediato. Além disso, como as células NK modificadas retem seus receptores nativos o que pode reduzir o risco de recidiva mediada pela perda do antígeno reconhecido pelo CAR. As NK são candidatas promissoras para o uso em imunoterapias. No entanto, sua expansão, assim como sua modificação gênica ainda é uma tarefa desafiadora. Nossa hipótese é que o uso de vetores virais e não virais contendo de domínios de sinalização intracelulares específicos para NK, proporcionarão a geração de CAR-NK mais seguras e com maior eficácia terapêutica. Os objetivos sao: 1) Estabelecimento de um bioprocesso de produção de células NK-CAR anti-CD19, 2) Testar nossas novas construções CAR com moléculas de sinalização específicas em células NK primárias, visando aumentar a proliferação, ativação, secreção de citocinas e atividade citolítica das mesmas e 3) Transfectar NKs com vetores não virais, que irá proporcionar mais segurança à essa imunoterapia (CAR-NK virus-free). Este projeto foi iniciado em 2019 e já temos todas as construções prontas e testadas em células NK-92. Nossos resultados iniciais são promissores, mas ainda precisam ser validados em NK primárias. Portanto, esse projeto de pesquisa permitirá a implementação de uma terapia CAR alogenica no Brasil. As NK-CAR irão oferecer um produto off the shelf adequado para o uso seguro e eficaz na imunoterapia do câncer.
Instituição/UF/País:
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto - SP - Brasil
Vigência:
Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025
Virgínia Soares Lemos
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo translacional da doença arterial coronariana humana: bases moleculares e alterações morfofuncionais com foco na intervenção prognóstica e terapêutica
Resumo:
A doença arterial coronariana (DAC), maior causa de morbimortalidade no mundo, é caracterizada pelo fornecimento inadequado de sangue ao músculo cardíaco causado pelo estreitamento das artérias coronárias, cujo desfecho clínico mais grave é o infarto do miocárdio. A aterosclerose é a principal causa da DAC e quando diagnosticada de forma precoce é potencialmente reversível. No entanto, a escassez de dados das alterações moleculares que ocorrem durante a progressão da DAC em humanos, limita o avanço de intervenções terapêuticas eficientes, principalmente precoces. Nosso objetivo é estudar os aspectos moleculares da DAC humana e suas consequências nas diversas fases da aterogênese com o intuito de identificar potenciais alvos para intervenção prognóstica e terapêutica. O projeto envolve 3 fases: 1) estudo da função vascular de pacientes internados para cirurgia de transplante cardíaco; 2) estadiamento da aterosclerose nas artérias coronárias retiradas dos pacientes transplantados e avaliação ex vivo da reatividade vascular e 3) ensaios moleculares nas coronárias e leucócitos circulantes. A óxido nítrico sintase neuronal e o receptor nicotínico alfa7 da acetilcolina serão foco inicial do estudo, pois são expressos em células do vaso e sangue, desempenham papel importante na aterogênese e são a área de expertise do grupo. A interação com o centro de cirurgia cardiovascular do hospital das clínicas da UFMG e UFES está otimizada. A maior parte da fase 1 e da avaliação funcional do vaso da fase 2 está concluída. Dispomos de um repositório de vasos congelados de 70 pacientes para a execução das fases 2 e 3. Este projeto translacional abre perspectivas para a descoberta de marcadores de lesão precoce para diagnóstico e alvos para intervenções terapêuticas nos diversos estágios da doença. O potencial de sucesso do projeto está alicerçado na excelência da equipe, nas parcerias e interface clínica e pesquisa básica consolidadas e nos promissores resultados já obtidos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vitor Braga Rissi
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estresse de retículo endoplasmático e suas consequências na regulação epigenética durante o desenvolvimento in vitro de embriões bovinos
Resumo:
As biotecnologias aplicadas à reprodução animal encontram-se atualmente em plena expansão comercial. O Brasil possui um dos maiores rebanhos comerciais bovinos do mundo sendo pioneiro na aplicação de biotecnologias da reprodução, dentre elas a Produção in vitro de Embriões (PIVE). A PIVE na espécie bovina ainda apresenta desafios a serem superados e melhorias que venham a elevar a eficiência da técnica. Estudos recentes têm destacado o papel das modificações epigenéticas durante os processos reprodutivos, desde a formação dos gametas até a fecundação e desenvolvimento embrionário inicial, período este, crítico para o desenvolvimento a termo em todas as espécies animais. Nos últimos anos, foram identificadas diversas moléculas e genes capazes de modificar ativamente marcadores epigenéticos. Existem evidências de que o cultivo in vitro em um ambiente subótimo pode alterar, em nível molecular, o funcionamento embrionário em comparação ao ambiente in vivo. Tais condições comprometem a eficiência de algumas biotecnologias da reprodução. O retículo endoplasmático (RE) é uma organela importante para a homeostasia celular, e sua relação com eventos epigenéticos que são essenciais para o correto desenvolvimento embrionário inicial ainda necessita ser estabelecida. Através de um modelo de indução de estresse de RE em embriões bovinos produzidos in vitro, serão estudas suas consequências na expressão gênica, marcadores epigenéticos e estresse oxidativo. Adicionalmente será avaliado o efeito de um tratamento capaz de reverter e aliviar condições de estresse de RE in vitro. Espera-se com a realização deste projeto gerar novos conhecimentos acerca da importância do estresse de RE para o desenvolvimento embrionário. O entendimento de mecanismos epigenéticos e resposta a estímulos estressantes poderão basear melhorias em sistemas de PIVE comerciais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vitor Fabricio Machado Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi simpósio ¨o xadrez como inclusão escolar¨
Resumo:
A presente proposta refere-se à realização do VI ¨Simpósio o Xadrez como Inclusão Escolar¨, edição 2022, a ser promovida pelo Setor Litoral da UFPR, tendo como Instituições Colaboradoras a Confederação Brasileira de Xadrez Escolar, Instituto Federal do Paraná Campi Paranaguá e a Unespar, com o apoio das escolas públicas da região, das Secretaria Municipais de Educação dos municípios envolvidos e do Núcleo Regional de Educação (NRE) dos sete municípios da região litorânea do Estado do Paraná que abrange os municípios de Morretes, Guaraqueçaba, Antonina, Paranaguá, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. O simpósio, integra diferentes esferas e níveis do ensino público e fortalece o crescente movimento da Educação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Vitor Garcia
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
bragantec - feira municipal de ciência do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de são paulo
Resumo:
BRAGANTEC is a science fair organized by IFSP Bragança Paulista for 10 years, and in 2021 it will be its 11th edition. The fair aims to encourage young students of elementary, high school and technical education to develop scientific projects in different areas of knowledge, to be an instrument for the dissemination and popularization of science among the non-specialized public, to train teachers and students in the elaboration and development of projects research, strengthen the relationship between research centers, schools and the community and contribute to the scientific and technological development of the region and the country. Some of the goals proposed by BRAGANTEC are to train teachers from state and municipal schools in the region, increasing the participation of public schools in the region, involving the academic community in the development of projects, increasing the number of visitors and reaching the fair among the non-public. specialized, making the fair a reference in the region in scientific dissemination. The incentive for students is even made for those who are in the early years of their school life, through Bragantequinha, a BRAGANTEC action aimed at students in the initial grades of elementary school. To achieve these objectives, several actions are carried out before and during BRAGANTEC. As an aid in the elaboration of projects and training of students and teachers, the Organizing Committee of BRAGANTEC offers an online material with guidelines on how to prepare a research project, from the initial steps to the moment of presenting the work. In addition to this material, another action taken is the offering of a free 60-hour "Scientific Methodology and Orientation of Research Projects in High School" course, aimed at public school teachers. The Organizing Committee also makes doubts available to students and teachers twice a month, in order to assist in the preparation of projects to be submitted to the fair. To encourage the beginning of project development, BRAGANTEC also conducts a mini-course on Design Thinking, a strategy that can be used both in the conception of the problem to be researched and in the search for its solution. To ensure the quality of BRAGANTEC in all its actions and provide continuous improvement, during the fair, opinion polls are carried out with participants, students and authors, so it is possible to evaluate the results obtained. In addition to the presentation of student work, several other activities take place during BRAGANTEC. Every year, at various times at the fair, cultural presentations take place, such as plays, musical performances, various exhibitions, actions related to literature, workshops, among others. There are also activities related to sustainability and preservation of the environment, such as planting trees, workshops on the use of recycling material, orientation lectures on this topic, among others. BRAGANTEC is open to students in the 8th and 9th grades of elementary and high school and technical education. Students can submit papers in the areas of (i) Informatics, (Iii) Engineering; (iii) Exact and natural sciences; (iv) Humanities and Language. The authors of each project submit a Research Plan and a Summary, with information on its development. The selection of works for the fair takes place in 3 stages: (i) verification of the documentation; (ii) pre-evaluation by ad hoc consultants; (iii) analysis by the Technical Committee. The approved works are presented during the execution of BRAGANTEC. The presentations of works take place during the 3 days of the fair, in which the authors present their results to the community and to ad hoc evaluators. The evaluation of the projects is done taking into consideration aspects such as creativity and innovation, the application of the scientific or engineering method, the depth of its development, the necessary skill for its realization, the quality of the oral presentation and the analysis of the documents presented by the group, such as Logbook, among others. Each topic is assigned a score from 1 to 5 and the projects are classified. The first placed in several categories are awarded. At the end of BRAGANTEC, some monitoring indicators are verified to assess its success, such as, for example, the reach of disclosures on social media, the number of people registered in the evaluation system, support and collaborators obtained, the number of works registered , requests for buses to visit, scheduling schools, number of visitors, percentage of jobs present and absent, impact on the local press, satisfaction survey among participants, etc.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Tue Mar 16 00:00:00 BRT 2021-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Vitor Koiti Miyazaki
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
morfologia urbana e fragmentação socioespacial: formas e processos espaciais em cidades não metropolitanas
Resumo:
Esta pesquisa busca explorar o processo de fragmentação no âmbito da acentuação da diferenciação socioespacial e das transformações na morfologia urbana em cidades não metropolitanas. Partimos da hipótese de que dinâmicas atreladas à intensificação da urbanização têm tornado muitas cidades, inclusive as não metropolitanas, cada vez mais complexas em relação à diferenciação socioespacial, dispersão territorial e constituição de novas centralidades urbanas. Neste contexto, observamos transformações importantes nas cidades brasileiras, inclusive em relação à sobreposição, cada vez maior, de uma lógica socioespacial fragmentária à configuração predominantemente centro-periférica. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as transformações na morfologia urbana e suas relações com fragmentação socioespacial nas cidades de Dourados-MS, Ituiutaba-MG, Maringá-PR e Presidente Prudente-SP. O recorte territorial da pesquisa se justifica em decorrência da vinculação desta proposta com redes de pesquisas coletivas. Para atender ao objetivo da pesquisa, serão desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa e revisão bibliográfica; levantamento de dados e realização de trabalhos de campo; tratamento e representação espacial das informações; análise e divulgação dos resultados. Por meio do desenvolvimento da pesquisa, esperamos contribuir para os estudos referentes à morfologia urbana e à fragmentação socioespacial, bem como para o diagnóstico e caracterização das cidades analisadas para posterior subsídio ao poder público em relação à políticas públicas e planejamento urbano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vitor Matheus Bacani
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelagem dinâmica de serviços ecossistêmicos gerados pelo estoque e sequestro de carbono no cerrado brasileiro
Resumo:
Mudanças no uso e cobertura da terra causadas por atividades humanas promovem emissões de carbono que contribuem com as mudanças climáticas globais e regionais. Por outro lado, o sequestro de carbono pode repor e contribuir para a redução das emissões de CO2. Enquanto o avanço da agropecuária sobre o Cerrado tem sido alvo de preocupação em relação as metas de redução de gases de efeito estufa, a expansão da silvicultura pode representar um aumento no sequestro de carbono. A bacia hidrográfica do rio Pântano (BHRP) se destaca no leste de Mato Grosso do Sul por apresentar profundas transformações paisagísticas nas últimas décadas. O primeiro impacto importante foi o alargamento do canal fluvial em razão da instalação próxima da usina hidrelétrica de Ilha Solteira-SP, seguido pelo avanço da agropecuária sobre áreas naturais, e atualmente a silvicultura para atender um dos maiores complexos de papel e celulose do mundo. A modelagem preditiva do armazenamento e sequestro de carbono por classes de uso e cobertura da terra pode contribuir para uma avaliação efetiva dos Serviços Ecossistêmicos (SE) na definição de Áreas Prioritárias para Conservação. Este projeto tem como objetivo avaliar o estoque de carbono na BHRP para os anos de 1984, 2007, 2021 e simular o sequestro de carbono de diferentes cenários para 2050 utilizando o modelo CA-Markov (Cadeias de Markov-Autômato Celulares) e o modelo InVEST (Integrated Valuation of Ecosystem Services and Tradeoffs). O mapeamento das mudanças e simulação do uso e cobertura da terra será desenvolvido com base no modelo CA-Markov e a modelagem do sequestro de carbono utilizando o modelo InVEST para três cenários futuros diferentes: 1- manutenção de tendência atual (avanço da silvicultura); 2- retração da silvicultura e avanço da agropecuária; 3- conservacionista, conforme previsto na legislação ambiental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vitor Santaella Zanuto
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e avaliação de protótipos de painéis fotovoltaicos cobertos por vidros especiais
Resumo:
Há décadas a comunidade científica aponta a necessidade de reduzir nossas emissões de carbono, e o acordo de Paris estabeleceu algumas metas claras. Neste contexto a energia solar é a grande candidata para substituir os combustíveis fósseis, porém, ainda precisamos desenvolver muitas tecnologias, como por exemplo materiais que tornem os painéis fotovoltaicos mais eficientes e sustentáveis. Num painel comercial o vidro de cobertura corresponde a cerca de 2/3 do peso do dispositivo, e devido a sua temperatura de fusão elevada, na sua produção são emitidas grandes quantidades de Carbono. Neste projeto exploramos a possibilidade de utilizar vidros com temperatura de fusão mais baixa, e outras propriedades especiais, na cobertura dos painéis. Potencialmente, estes materiais podem reduzir a intensidade de energia consumida para se construir um painel, e, por meio da incorporação de metais terras-raras, podem ainda atuar como conversores espectrais. Resultados preliminares que já realizamos apontam que um de nossos vidros podem absorver luz ultravioleta, protegendo o dispositivo dos efeitos nocivos dessa radiação ao mesmo tempo que essa energia é convertida em emissão no infravermelho, que possuí maior probabilidade de conversão em eletricidade pelo silício. Esta característica pode ser um caminho para se superar os limites de eficiência impostos pela teoria de Shockley-Queisser, como tem sido amplamente discutido na literatura. Deste modo, nossa estratégia consiste em sintetizar os vidros especiais já comentados, e utiliza-los na construção de protótipos de painéis fotovoltaicos, que vamos avaliar a eficiência utilizando um simulador solar de padrão internacional e também com medidas em iluminação natural. Iniciaremos com amostras codopadas com Európio e Neodímio, que já tiveram as concentrações destes íons otimizadas, e avaliaremos continuamente a viabilidade de testar outras matrizes vítreas e/ou combinações de dopantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
Mon Jun 06 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Vitor Sommavilla de Souza Barros
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
realismo e antirrealismo: integrando as evidências mais recentes ao debate acerca da normatividade moral
Resumo:
Neste projeto, avaliamos de que modo as novas evidências da filosofia experimental e das ciências das emoções impactam o debate entre realismo e antirrealismo morais e buscamos apresentar alternativas filosóficas para o entendimento da normatividade moral que sejam cientificamente adequadas. Na literatura em metaética, regularmente pressupõe-se: 1) que as pessoas usam a linguagem moral cotidianamente de forma realista; 2) que o antirrealista tem dificuldade para explicar o caráter normativo (i.e. vinculante) da moralidade; 3) e que existe uma conexão intrínseca entre julgar que algo deve ser feito (juízo moral) e estar ao menos em parte motivado a agir conforme. Juntos, estes pressupostos produzem um apelo inicial favorável ao realismo. Contudo, estudos recentes de filosofia experimental têm posto em dúvida o suposto realismo da linguagem moral cotidiana (item 1). Igualmente, estudos em ciências das emoções têm questionado a ideia de que há emoções morais universais apropriadas para cada situação de ação e (no caso de estudos sobre psicopatia) que há uma relação intrínseca entre juízo moral e motivação (item 3). De que modo o debate entre realismo e antirrealismo é afetado por esses achados? Quais alternativas cientificamente adequadas permanecem aos dois lados? Nossa hipótese inicial é que as evidências recentes aumentam a plausibilidade comparativa do antirrealismo. Se as evidências parecem atenuar os desafios 1 e 3 ao antirrealista, ele ainda precisa oferecer uma reposta a 2. Pretendemos explorar alternativas antirrealistas para a explicação da normatividade moral, com a hipótese inicial de que o construtivismo metaético oferece uma alternativa viável. Adicionalmente, hipotetizamos que, em vista dos achados, a alternativa mais plausível para o realista moral é rejeitar a conexão intrínseca entre juízo moral e motivação. Procedemos através da análise argumentativa e do confronto das teses filosóficas com os achados experimentais ou científicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
Sat Feb 05 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Vivaldo Moura Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
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Currículo
Título do Projeto:
controle da proliferação tumoral: edição genômica por crispr das proteínas mdr frente à temozolomida, busca de biomarcadores tumorais por biópsia líquida e controle imunoterapêutico de tumores na presença de agonistas d tlr
Resumo:
O sistema CRISPR sabidamente possibilita a edição do genoma e o estudo da função de variados genes em diferentes doenças. Além disso, fármacos podem ser avaliados em linhagens celulares modificadas por CRISPR, permitindo determinar a contribuição de genes nos processos de resistência à tratamentos antitumorais. Neste estudo, a testagem de fármacos capazes de diminuir o fitness ou a viabilidade cellular in vitro será realizada conjuntamente à modificação do gene de proteínas MDRs usando o sistema CRISPR. Além disso, avaliaremos por biópsia líquida, possíveis alterações de DNA tumorais no sangue de pacientes acometidos por distintos tumores tais como pâncreas, intestino, fígado, próstata e gliomas, previamente diagnosticados por biópsia de tecido e imagem. Embora as biópsias sólidas sejam o padrão ouro no diagnóstico de neoplasias constituem um procedimento invasivo passive de eventuais equívocos. Em contrapartida, a biópsia líquida veio para superar tais limitações. Efetivamente surgida nos últimos anos, é baseada na análise de DNA circulante proveniente de tumores (ctDNA) que é liberado no sangue podendo fornecer as mesmas informações genéticas que a biópsia de tecido ou até informações extras no caso de tumores metastáticos e heterogêneos. Mais ainda, o sangue permitirá a busca de biomarcadores tais como miRNA e citocinas, expressando a tumorigênese nos pacientes e seu índice de malignidade. Vamos analisar mutações em genes já descritos, através da metodologia de PCR digital seguida, eventualmente, de sequenciamento como contraprova. Como terceira etapa vamos ensaiar o controle imunoterapêutico de tumores na presença de agonistas do receptor TLR. A instituição proponente, e sede executora, será o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), com seus neurocirurgiões e pesquisadores, assim como colegas da UFRJ.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Mar 29 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vivian Alonso Goulart
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de uma plataforma diagnóstica diferencial para sars-cov-2 e outras síndromes respiratórias baseada em rt-pcr multiplex e sistema capilar de detecção
Resumo:
As síndromes respiratórias são onipresentes na história da humanidade, acarretando constantes prejuízos sociais, econômicos, culturais e políticos. A atual pandemia causada pelo SARS-COV-2 evidenciou tanto a extrema necessidade de detecção e controle das cepas virais envolvidas nos surtos infecciosos, quanto a urgência por investimentos nacionais em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação nesta área. Visto que as síndromes respiratórias compartilham diversos sintomas em comum dificultando a investigação clínica, se torna imprescindível a utilização de metodologias diagnósticas que permitam a detecção diferencial de cepas com potencial pandêmico, como SARS-COV-2, frente a outros agentes causadores de síndromes respiratórias. Diante desse problema, o presente projeto pretende desenvolver uma plataforma diagnóstica diferencial padrão ouro baseada na detecção de material genético por biologia molecular, com alta sensibilidade e especificidade. Para isso a técnica RT-PCR multiplex será otimizada para conter diferentes fluoróforos e tamanhos distintos de alvos, cujas sequências estão disponíveis no NCBI/GenBank, permitindo o desenvolvimento de um kit diagnóstico one-tube que distinga 22 síndromes gripais (HAdV, HBoV, Cor229, HKU, Cor63, Cor43, nCov-2, EV, HMPVA, HMPVB, Mpneu, HPeV, RV, FLUA, FLUB, H1N1, HPIV(1,2,3 e 4), HRSVA e HRSVB). Os laboratórios envolvidos na proposta possuem toda a infraestrutura, equipamentos e corpo técnico necessários para a realização dos experimentos propostos. Os membros da equipe integram o INCT-TERANANO, permitindo ampla colaboração da UFU com diversos pesquisadores. A metodologia a ser desenvolvida é inovadora e mais eficaz, não estando disponível nos protocolos hospitalares atuais e sua implementação poderá impactar diretamente na vigilância epidemiológica de nosso país. Além dos artigos científicos, dissertações e teses, a execução do presente projeto poderá gerar depósitos de patentes importantes para uma nova estratégia diagnóstica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Vívian da Silva Braz
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra científica em cocalzinho/goiás- bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
No Brasil a dimensão prática do conhecimento tem permanecido, historicamente, em segundo plano. Este fato tende a ser uma característica geral da educação brasileira. A realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia constitui, desse modo uma contribuição importante para atenuar, e quem saber colaborar para minimizar essa lacuna lastimável. É necessário familiarizar o estudante com a pesquisa, formando cidadãos capazes de responder às necessidades do mundo atual. Nesse sentido, os pesquisadores têm um importante papel a cumprir. Por meio da divulgação precisa e responsável dos avanços técnico científicos e dos impactos que eles possam ter sobre as pessoas, esses profissionais podem contribuir de forma decisiva para a construção de uma consciência crítica da sociedade brasileira. Esta proposta tem por objetivo popularizar a produção científica e tecnológica a fim de estimular escolares da rede municipal de Cocalzinho a refletir, experimentar e problematizar a ciência e a tecnologia. Destaca-se que a escola que será atendida por essa proposta é a Escola Municipal Modelo de Cocalzinho, onde detecta-se uma grande carência em iniciativas de acesso não formal ao conhecimento por meio dos estudantes. Portanto, o evento pretende conduzir de forma transversal das discussões sobre ciência e tecnologia com os escolares, especialmente, entendo o papel crucial desses conceitos com alavanca do desenvolvimento humano e para a sustentabilidade socioambiental. O Evento ocorrerá por meio do intercâmbio entre o Ensino Superior e o Ensino Fundamental. A UniEvangélica trará para os escolares as práticas e pesquisas realizadas em diversos ramos da ciência e tecnologia, promovendo o contato e acesso das crianças à ciência na prática. Pretende-se aproximar os profissionais da ciência dos jovens estudantes, promovendo a socialização do saber produzido no Brasil, bem como despertando o interesse dos mesmos a uma formação voltada à solução de seus problemas regionais.
Instituição/UF/País:
Universidade Evangélica de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Tue Sep 20 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Vivian Machado de Menezes
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
iv feira de ciências da cantu na uffs
Resumo:
A IV Feira de Ciências da Cantu na UFFS consiste em um evento proposto para proporcionar uma ferramenta de divulgação científica e interação entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul, escolas e comunidade externa da região de abrangência da Instituição. Já foram realizadas três edições da Feira, em 2017, 2018 e 2019, onde foram possibilitados momentos de comunicação científica entre estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e visitantes com temas de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento. Os dados levantados apontam que o desenvolvimento destas atividades promoveu a aproximação entre os membros da comunidade acadêmica, das escolas municipais, estaduais e particulares da região e do entorno do Território Cantuquiriguaçu-PR com a UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, fortaleceu o envolvimento de todos em atividades científicas, além de auxiliar na divulgação da Universidade e dos cursos ofertados no Campus Laranjeiras do Sul. A Feira de Ciências da Cantu na UFFS é uma oportunidade importante para que os participantes validem seus projetos de pesquisa e pratiquem suas habilidades comunicativas, socializando seus trabalhos com diferentes públicos da comunidade escolar, acadêmica e regional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Vívian Vanessa França Henn
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
explorando fases quânticas em nanomateriais: desenvolvimento de funcionais da densidade e aplicações via dft
Resumo:
O grande desafio de descrever a matéria completamente, ou seja, compreender todas as suas propriedades e características, é o tratamento quântico dos sistemas interagentes de muitos corpos. A tarefa se torna ainda mais difícil ao lidar com sistemas quânticos complexos na presença de heterogeneidades espaciais, como bordas, impurezas localizadas, potenciais confinantes, desordem. No entanto, essas heterogeneidades não são apenas comuns, mas muitas vezes inevitáveis em nanomateriais realistas. Portanto, é crucial estudar modelos teóricos heterogêneos para que as simulações numéricas sejam suscetíveis de aplicação a dispositivos reais. A Teoria do Funcional da Densidade (DFT) é uma ferramenta poderosa para investigar tais nanoestruturas interagentes e espacialmente heterogêneas. No entanto, o sucesso dos cálculos de DFT está intrinsecamente relacionado à qualidade e performance dos funcionais de densidade adotados. Neste projeto, propomos construir, otimizar e aplicar funcionais da densidade em cálculos de DFT para investigar emaranhamento quântico e transições de fase quânticas em nanomateriais heterogêneos. Exploraremos fenômenos críticos em metais, isolantes, supercondutores convencionais e superfluidos exóticos, bem como sua relação com o grau de emaranhamento dos nanomateriais. Estudos envolvendo estados emaranhados são oportunos para o desenvolvimento de tecnologias quânticas. Nosso objetivo é duplo: usar o emaranhamento como uma possível testemunha das transições de fase quânticas e entender a relação das fases com o graus de emaranhamento, visando a aplicação desses materiais em tecnologias quânticas. Iremos também investigar como todos esses fenômenos são afetados pela temperatura e pela dimensionalidade do modelo. Assim, as linhas de pesquisa propostas neste projeto vão desde a pesquisa fundamental, passando pelo desenvolvimento metodológico, até aplicações nas propriedades dos nanomateriais.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Viviana Borges Corte
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
v mostra de biologia: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
A Mostra de Biologia chega a sua quinta edição com histórico de sucesso no alcance e envolvimento de estudantes da educação básica e suas comunidades escolares. O evento tem sido apoiado pelo MCTI desde sua terceira edição por meio dos editais SNCT 2019, 2020 e 2021. Tendo o conhecimento científico e o avanço tecnológico como referência estratégica, a V Mostra de Biologia, focada no bicentenário da independência do Brasil, caracteriza-se pela promoção de atividades de educação não formal e de divulgação científica que tem como objetivo principal estimular o aprendizado e a percepção do papel da ciência na sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico construído ao longo dos anos. Para isso, a Mostra trará uma viagem no tempo por meio da qual os visitantes poderão passear por diferentes momentos na história do Brasil desde as viagens e expedições ao Brasil do naturalista britânico Charles Darwin em 1832 e 1836 e as contribuições do naturalista teuto-brasileiro Fritz Muller em 1864, encontrando os(as) cientistas brasileiros que marcaram época, com destaque à discussão o papel das mulheres na ciência brasileira e como ampliar a participação das mulheres na ciência no Brasil. Visitaremos as primeiras instituições científicas brasileiras, descobrindo seu legado, sua importância e os principais avanços científicos e tecnológicos dos últimos 200 anos. O evento conta com equipe multidisciplinar e multiprofissional, o que permitirá permear diversas áreas do conhecimento por diferentes formas - expositivas, interativas, nas modalidades presencial e virtual, as atividades da Mostra foram pensadas visando estimular a criatividade, o senso crítico, a curiosidade e o espírito científico por meio de Exposição, Seminário ou Ciclo de Palestras, Conjunto de Oficinas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Viviana Borges Corte
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
iv mostra de biologia: a ciência está em tudo!
Resumo:
Em um contexto de pandemia, agravada por correntes de desinformação, o mundo passa por grandes mudanças em todos os setores da atividade humana. A sociedade hoje conectada está cada vez mais diversa e globalizada. Estamos vivendo a quarta revolução industrial que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos (UNESCO, 2018). Não somente o setor industrial, mas como quase todos os setores da economia sofreram mudanças ocasionadas pela automatização, digitalização e desenvolvimento da internet. Além de mudanças econômicas e sociais, a era da digitalização também provocou mudanças profundas na comunicação. Redes sociais e plataformas de divulgação de conteúdo, como YOUTUBE®, blogs, entre outros, provocaram uma revolução na comunicação humana, diminuindo distâncias e democratizando a informação (COUTINHO & LISBÔA, 2011). Nos últimos anos, avanços incríveis aconteceram na ciência, tecnologia e inovações, levando a soluções rápidas para problemas reais, que pensávamos outrora que jamais seriam possíveis. Há, portanto, uma ruptura de paradigma entre as sociedades analógica e digital que mais do que conduzir-nos à Quarta Revolução Industrial, o avanço na ciência, tecnologia e inovações está provocando uma transformação cultural. Estas mudanças na sociedade, afetaram também a educação, desde a escola básica até o ensino universitário, que precisam ressignificar-se para atender às necessidades de crianças, jovens e adultos em um mundo cada vez mais diversificado, digitalizado e globalizado. Além da educação formal, essa realidade também se apresenta em transformação nas diversas formas de veiculação da informação entre as pessoas das diversas classes sociais ou culturais. Há de se pensar em uma forma nova de comunicar ciência à sociedade. Daí podemos refletir sobre como e o que ensinar para nossos jovens e adultos em um mundo onde as mudanças tecnológicas são tão rápidas? Como preparar os jovens para um mercado de trabalho e para uma sociedade cada vez mais digitalizada, diversificada, globalizada e altamente conectada? As crianças de hoje já nasceram num mundo digital, por isso o uso de celulares, tablets e outras tecnologias está cada vez mais comum em seu cotidiano e consequentemente no espaço escolar. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2018 apontam que 79,1% dos lares brasileiros estão conectados a uma rede de internet, ou seja, 126,9 milhões de pessoas. A facilidade de acesso à informação popularizou-se, nunca houve, na história da humanidade, as mesmas facilidades de propagação de notícias como há agora! Se antes existia uma disputa entre professores e celulares, hoje muitos educadores já criaram formas de unir educação com tecnologia para potencializar a aprendizagem. Pensar em escolas usando recursos como realidade aumentada ou até inteligência artificial, para muitos, já não parece uma cena futurista. Freire (2019) destaca que a situação de aprendizagem deve considerar um problema real do mundo, pois ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo, ou seja, a educação deve ser transformadora (FREIRE, 2019, p.96). Apesar de reconhecer que a educação é capaz de intervir no mundo, Paulo Freire destaca que a educação por si não muda o mundo. Ela muda as pessoas, e estas sim, mudam o mundo (FREIRE, 1989). Deste modo, o olhar do professor não deve ser apenas para o conteúdo ou projeto pedagógico, mas sim um olhar mais atento ao desenvolvimento pessoal e integral do aluno. Dessa forma, a IV Mostra de Biologia: A ciência está em tudo! visa abordar a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o futuro do planeta, integrando o mundo natural (real) e o mundo tecnológico (virtual) como forma de despertar nas crianças e jovens a curiosidade em explorar e aprender cada vez mais. Tendo o conhecimento científico e o avanço tecnológico como referência estratégica, a IV Mostra de Biologia, focada na transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta, caracteriza-se pela promoção de atividades de educação não formal e de divulgação científica que tem como objetivo principal estimular o aprendizado e a percepção do papel da ciência na sociedade e como instrumento de fortalecimento da educação formal (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica), não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico. Para isso, a Mostra trará um tema que desperta a curiosidade dos públicos de todas as idades: Tem ciência aqui? A partir dessa reflexão, queremos aprimorar a formação dos estudantes, unindo as capacidades de produzir conhecimentos com uma cidadania que sabe pensar (DEMO, 2010, p. 10) e com isso encontrar soluções que integram natureza e tecnologia para os problemas do dia-a-dia. As atividades serão desenvolvidas por estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Engenharias, Oceanografia, Geografia, Pedagogia, Línguas e Letras e Psicologia. Participam ainda, mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBio e alunos de Ensino Fundamental e Médio atendidos pelo Núcleo de Atendimento a alunos com Altas Habilidades e Superdotação (NAAHS) da Secretaria de Estado da Educação (SEDU). Em sua quarta edição, a Mostra de Biologia exibirá a ciência, tecnologia e inovações em perspectiva transversal, permeando diversas áreas do conhecimento por diferentes formas - expositivas, interativas, nas modalidades presencial e/ou virtual. As atividades propostas foram pensadas visando estimular a criatividade, o senso crítico, a curiosidade e o espírito científico por meio de Exposição de CT&I, Seminário ou Ciclo de Palestras, Conjunto de Oficinas de CT&I, Mostra de Vídeos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Viviane Capoane
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento das áreas em processo de arenização na bacia hidrográfica do rio pardo mato grosso do sul brasil
Resumo:
Solos arenosos são ecologicamente frágeis, altamente suscetíveis à erosão e de baixa aptidão agrícola. Quando convertidos para agroecossistemas desconsiderando as limitações naturais ocorrem graves consequências ambientais como erosão, sedimentação e degradação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, e econômicas em decorrência da diminuição da produtividade. Na bacia hidrográfica do rio Pardo, área de estudo do presente projeto, solos de textura arenosa correspondem a 37,6% da área, e a atividade agrícola predominante é a pecuária, com extensas áreas de pastagens em vários estágios de degradação com focos em processo de arenização. Considerando que o conhecimento das condições ambientais é fundamental para o entendimento de sua dinâmica, bem como para um manejo adequado dos recursos naturais, este projeto visa mapear as áreas em processo de arenização nesta bacia hidrográfica, bem como fazer uma caracterização geoambiental. A escolha da área foi motivada pela aprovação para implantação de sete Pequenas Centrais Hidrelétricas, no rio Pardo e sub-bacias, além da presença de uma Usina Hidrelétrica e duas Centrais Geradoras de Eletricidade já em operação, e pela importância desta bacia no abastecimento público de Campo Grande (50%) e demais municípios inseridos na bacia. Para a caracterização geoambiental serão utilizados dados geográficos de diferentes fontes, escalas, resolução espacial e resolução temporal. Para o mapeamento das áreas em processo de arenização serão derivados índices radiométricos de solo, água e vegetação, de imagens multiespectrais do Satélite Sentinel-2. A validação será feita a partir de índices espectrais de imagens interanuais. Para os focos de arenização de menor dimensão, serão feitos trabalhos de campo. Uma vez mapeados os areais, serão efetuadas coletas de amostras de solo para caracterização geoquímica. Espera-se que os dados gerados sejam utilizados pelos gestores na definição das áreas prioritárias para recuperação ambiental
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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