Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Antonio da Silva Sa Ravagnani

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese de processos para a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis: avaliação técnico-econômica e ambiental
  • No presente projeto almeja-se o desenvolvimento de estudos de simulação e otimização, da viabilidade técnica, ambiental, do consumo energético e do investimento econômico, para processos de produção de combustíveis verdes, como diesel, querosene de aviação e hidrogênio, e outros com baixo teor de carbono a partir de fontes renováveis. Simuladores comerciais (Aspen Hysys e Aspen Plus) serão usados devido aos confiáveis modelos e pacotes termodinâmicos neles disponíveis. Dados experimentais disponíveis na literatura serão utilizados para o desenvolvimento das rotas de produção. Processos convencionais e não convencionais serão estudados (transesterificação, hidrotratamento e pirólise, reforma do biometano e outros). Para a definição das rotas químicas será desenvolvido projeto ótimo do sistema de reações, visando a melhor configuração de reatores, em diferentes temperaturas e pressões, de modo a aproveitar o calor gerado pelas etapas exotérmicas e minimizar os insumos energéticos e tamanho dos equipamentos, e de estudos cinéticos para determinação de equações de taxa de reação, constantes cinéticas e condições operacionais ideais para a produção dos diferentes combustíveis. Serão utilizadas técnicas de otimização para a minimização de custos e impactos ambientais nos processos estudados em MATLAB, GAMS e outros ambientes e ferramentas para avaliação do ciclo de vida dos processos e produtos formados. Incertezas na matéria prima, energia e nos produtos formados serão incorporadas aos modelos. Como resultados, espera-se o desenvolvimento de modelos de otimização e simulação de processos para a produção dos combustíveis, com rotas inovadoras. Ao final, serão disponibilizados à comunidade acadêmica e industrial os modelos e os códigos computacionais desenvolvidos. O trabalho será desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em conjunto com a UFPE, a UTFPR, a Universidad de Alicante (Espanha) e a empresa Origem Energia SA.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Augusto Burkert Del Pino

Ciências Humanas

Educação
  • a economia política da ausência na escola pública
  • O problema da pesquisa desenvolve-se num contexto de mudanças no cenário político educacional brasileiro. Há profundas carências para o exercício do trabalho e do estudo na educação pública, tanto no ensino básico como no superior, oriundas de uma nova posição do estado frente à constituição de um sujeito empreendedor, que enfraquece a noção de direito público. Isto tem levado a comunidade escolar a criar soluções para os desafios, resistindo à precarização e inventando-se na política da falta. O problema da pesquisa é compreender como esse processo configura um cenário de novas relações na escola, contribuindo para a desobrigação estatal e a criação de uma comunidade escolar empresária de si. A hipótese da pesquisa é que a escola passa a ter que resolver as suas carências através de uma economia política que cria uma performatividade que abrange a subjetividade, as práticas institucionais, a economia e o governo. Disto decorre o conceito de economia política da ausência, que tem como premissa compreender as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens que visam atender às necessidades no interior da escola pública, bem como as leis que regem tais relações. A hipótese é plausível, uma vez que são os sujeitos que atuam na escola que colocam as políticas em ação, as interpretam e as recriam. O objetivo da pesquisa é estudar as relações sociais da produção de mecanismos que visam superar as ausências existentes no cotidiano escolar, identificando seus motivos em relação aos interesses locais e globais. A metodologia utilizada é de abordagem quanti-qualitativa que busca articular resultados de um survey junto aos docentes da rede municipal de ensino de Pelotas com dados produzidos em grupos focais com professores e gestores de diferentes escolas. Toma como referência a abordagem do ciclo de políticas e a teoria da atuação. Os resultados serão analisados a partir das dimensões contextuais da atuação da política, através da análise de conteúdo.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Caetano de Souza

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • implicações da mobilidade aérea urbana do futuro no planejamento da inovação no transporte aéreo sustentável a partir dos princípios da inteligência artificial.
  • Acredita-se que, em um breve futuro, os principais desafios associados às inovações em transporte aéreo estarão associados, por um lado, à necessidade do aumento da eficiência no uso de recursos naturais e à redução da dependência do setor de combustíveis fósseis, e por outro, à gestão da crescente demanda pelo transporte aéreo individual, principalmente considerando a mobilidade aérea urbana. Tais desafios tem orientado o desenvolvimento de estudos e pesquisas na identificação das necessidades tecnológicas e dos padrões de comportamento das pessoas em relação ao transporte aéreo. Sendo assim, nessa proposta pretende-se melhor explorar as oportunidades e desafios da mobilidade aérea urbana, como caracterizar a infraestrutura e operações com veículos aéreos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOL), identificar as tendências relacionadas à sustentabilidade nas operações do transporte aéreo, de tal forma que tanto as necessidades do mercado (market-pull), quanto as oportunidades tecnológicas (technology-push) possam ser combinadas na proposição de instrumentos para o efetivo planejamento da inovação no transporte aéreo sustentável. Para tanto, os conceitos de mobilidade aérea urbana, inteligência artificial e sustentabilidade serão utilizados como referência. Como materiais e métodos serão utilizados instrumentos de suporte ao planejamento da inovação, como o mapeamento das rotas tecnológicas (TRM), modelos de processo de desenvolvimento de tecnologia (PDT) e produto (PDP), além de técnicas de tomada de decisão multicritério (MCDM), como a Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), Data Envelopment Analysis (DEA), ELECTRE TRI, bem como ferramentais computacionais de inteligência artificial na coleta e tratamento de dados, particularmente o aprendizado de máquinas, como suporte para as inovações em transporte aéreo.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Mauro Cirano

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano atlântico sul entre o rio de janeiro (rj) e a ilha trindade – movar - triênio 2024-2026
  • O projeto intitulado "MOnitoramento da VARiabilidade Regional do transporte de calor e volume entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade (MOVAR)" executa periodicamente, desde agosto de 2004, a radial de alta densidade de XBT AX97, localizada entre Rio de Janeiro e a Ilha Trindade (20S, 30W). Esse projeto é realizado por instituições brasileiras e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tem como o intuito aumentar o número de observações da Corrente do Brasil em uma região com intensa atividade de mesoescala e de grande importância econômica no país. A radial AX97 é parte integrante do programa Global Ocean Observing System (GOOS) e endossada no plano amostral de linhas de alta densidade apresentado durante a OceanObs 09 e recente reafirmado no OceanObs 19. Esta serie temporal, que já apresenta 19 anos de dados in situ, representa um dos mais longos monitoramentos continuados da Corrente do Brasil. O entendimento da circulação desta parte do oceano Atlântico Sudoeste, através da utilização e análise de dados observados em conjunto com a modelagem numérica representa uma contribuição importante para o desenvolvimento da oceanografia física da região. As metodologias utilizadas para análise dos dados de temperatura, assim como dos parâmetros associados, como a velocidade, o transporte de volume e calor são metodologias baseadas nas melhores práticas vigentes e/ou artigos científicos consolidados. Os dados obtidos ao longo da radial AX97 são assimilados pela maioria dos modelos oceânicos dos principais centros previsores distribuídos ao longo do globo, sejam estes modelos regionais, de bacia ou globais. Em função de todas estas características, também acreditamos que a região da radial AX97 pode ser utilizada como referências tanto para a avaliação dos modelos climáticos do IPCC como também para a avaliação de novas plataformas de aquisição de dados, incluindo gliders e a missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Coelho dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • degradação eletroquímica e sensoreamento de poluentes emergentes
  • Este projeto de pesquisa visa desenvolver métodos promissores e eficientes no tratamento de efluentes contaminados por diferentes poluentes emergentes: tais como: conservantes, pesticidas, hormônios, plastificantes e fármacos em matrizes naturais aquosas. Para a eficiência na remoção e na detecção destes poluentes serão estudados materiais multifuncionais nanoestruturados compostos de óxidos de baixo custo e carbono (cátodos) e diamante dopado com boro, platina, entre outros (anodos). Os EDGs com os melhores resultados para peróxido de hidrogênio serão aplicados como cátodos na eletrogeração de peróxido de hidrogênio juntamente com ânodos eficientes em processos de oxidação anódica: diamante dopado com boro, platina, entre outros. Como ideia inovadora aplicada diretamente aos EDGs, tem-se a proposta do uso de um campo magnético contínuo. Os processos eletroquímicos de oxidação avançados baseados em Fenton (incluindo solar) visam a degradação dos poluentes emergentes. Serão usadas as técnicas de espectrofotometria de absorção na região do UV-Vísivel, análise de carbono orgânico total e HPLC-MS para acompanhar os processos de descoloração, de redução do conteúdo de carbono orgânico total e para elucidar o mecanismo de degradação de cada molécula. Será necessário também o uso de sensores eletroquímicos para avaliar o processo de pós-degradação dos poluentes emergentes que serão eficientes para se medir a concentração residual dos compostos recalcitrantes contidos nas matrizes ambientais a serem estudadas. Propõe-se neste trabalho o uso de nanoestruturas carbonáceas, nanopartículas metálicas e/ou quantum dots como modificadores de novos arranjos de sensores e/ou (foto)sensores eletroquímicos aplicados na determinação sensível de poluentes emergentes. Para esta finalidade, serão desenvolvidas novas plataformas de eletrodos impressos e posterior modificação, visando a miniaturização, portabilidade e análise remota e in situ.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Felippe Felix Mediano

Ciências da Saúde

Medicina
  • programa de exercícios físicos domiciliares na forma indeterminada da doença de chagas (estudo pedi-chagas): um ensaio clínico randomizado
  • Cerca de 70% dos indivíduos na fase crônica da doença de Chagas (DC) apresentam a forma indeterminada da doença, caracterizada por evidências parasitológicas e/ou sorológicas de infecção pelo T.cruzi, porém ausência de sinais e sintomas clínicos. Embora a caracterização da forma indeterminada seja clara, o prognóstico desta forma clínica ainda é controverso, com alguns trabalhos demonstrando maior mortalidade quando comparados a indivíduos não infectados, tendo sido observadas alterações subclínicas. Algumas evidências têm demonstrado que tanto o exercício formal quanto o incremento informal nos níveis de atividade física se associam a redução da mortalidade em indivíduos com e sem doença. Além da redução da mortalidade, outros benefícios obtidos com a prática de atividade física incluem o aumento da capacidade funcional, maior controle ponderal, melhora da função cognitiva, da saúde mental e da qualidade de vida. O objetivo do presente estudo será avaliar o efeito de um programa de exercícios físicos domiciliares em pacientes com a forma crônica indeterminada da doença de Chagas na aptidão física, fadigabilidade, dor lombar, biomarcadores bioquímicos, inflamatórios e cardíacos, função autonômica, função e morfologia cardíaca, qualidade de vida, sintomas de depressão e ansiedade, qualidade do sono e estresse. Trata-se de um ensaio clínico randomizado em paralelo, de superioridade fase III, com duração de seis meses em que o grupo de intervenção receberá orientações para a realização de um protocolo de exercícios domiciliares e um grupo controle que receberá apenas orientações gerais quanto aos benefícios da atividade física. Serão utilizadas todas as medidas realizadas no grupo intervenção e no grupo controle, independente das perdas ao longo do período de intervenção, caracterizando uma análise por intenção de tratamento. Espera-se observar melhoras em alterações subclínicas dos parâmetros avaliados nos pacientes com a forma indeterminada da doença de Chagas.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Henrique Nogueira Guimarães de Abreu

Ciências da Saúde

Odontologia
  • risco de soroconversão para hiv e hbv em exposições ocupacionais a material biológico de risco nos ambientes odontológicos
  • O objetivo do presente estudo é quantificar a frequência de soroconversão do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e do Vírus da Hepatite B (HBV) em profissionais e estudantes que se acidentaram com material biológico em atividades odontológicas no munícipio de Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e avaliar a qualidade do banco de dados utilizado para as estimativas de soroconversão. A revisão sistemática terá como pergunta original: “qual a taxa de soroconversão para HIV entre profissionais da saúde que sofreram acidente com material biológico de risco? Dentre esses, quais grupos tiveram indicação de Profilaxia Pós-Exposição (PPE) e qual a taxa de soroconversão naqueles que aderiram ou não às PPE indicadas?” Serão realizadas buscas sistematizadas de estudos primários em bases de dados, com estratégias de buscas definidas. O estudo observacional terá como população os profissionais e estudantes que sofreram acidente com material biológico de risco em ambiente odontológico, no município de Belo Horizonte, e seguiram as recomendações para atendimento adotadas pelo município entre 2011 e 2019. Serão incluídos pacientes de ambos os sexos, que tiveram exame anti-HIV negativo e/ou anti-HbsAg não reativo na data do acidente e que realizaram acompanhamento de, no mínimo, 3 meses (HIV) e 6 meses (HBV) pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) do município de Belo Horizonte. Para o estudo de coorte, serão analisados os acidentes ocupacionais com exposição a fluidos corporais de pacientes com testagem ou de fonte desconhecida para sorologia do HIV e HBV, bem como sua adesão, ou não, à PPE. Covariáveis clínicas e sociodemográficas também serão mensuradas. O desfecho a ser analisado será a soroconversão ou não para HIV positivo e/ou HBV positivo entre os pesquisados. Análises estatísticas descritivas e de regressão múltipla serão desenvolvidas para estimativas de risco relativo não-ajustados e ajustados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Jose Alixandrini Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • interfaces tangíveis para sistemas de informação geográfica
  • A complexidade das formas tridimensionais da paisagem como sua morfologia, as estruturas vegetais e as construções modelam processos naturais e antrópicos que afetam a população. Tanto causas como efeitos desses processos devem ser compreendidos por diferentes profissionais e por diferentes perfis de população afim de elaborar soluções interdisciplinares para problemas como: ocupação antrópica do espaço, a erosão, a ventilação, regimes de escoamento das águas, deslizamentos, queimadas, insolação e propagação de doenças infecciosas, etc. A ciência da informação geográfica tem utilizado modelos computacionais e captura da realidade para simular analisar e avaliar esses processos e seu impacto no ambiente. Mas essas análises de geoinformação cada vez mais interdisciplinares demandam interfaces mais versáteis que permitam discussões mais amplas e dinamizem as interações. Apresenta-se então um sistema de visualização de modelagem geoespacial tangível, que deve ser investigado quanto a sua verdadeira capacidade de promover ganhos interdisciplinares. Isso porque tecnologias emergentes desafiam mais e mais a capacidade de elaboração de soluções interdisciplinares que demandam interações mais ativas de profissionais das mais diferentes áreas de conhecimento. Uma vez que as interfaces já promovem ganho de experiência e habilidades de trabalho em áreas específicas o projeto se debruça para estudar sua capacidade frente a problemas geoespaciais. Propõe-se uma configuração física e arquitetura de software e hardware de um sistema de interface tangível de informação geográfica para investigar seus recursos para usos interdisciplinares. A proposta apoia-se numa metodologia que foca desde a captura da realidade com tecnologias inovativas à preparação de uma base de dados e a construção de uma interface tangível além de uma série de experimentos que possam produzir informações para a avaliação das interações interdisciplinares de profissionais ou mesmo na preparação deles.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Lúcio Franco

Outra

Multidisciplinar
  • parque da ciência itinerante
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • Tue Dec 27 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Margalho Coutinho

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inovação tecnológica e educação em comunidades ribeirinhas: contribuições à concepção de cidades inteligentes na amazônia
  • Hoje muito se fala acerca das Cidades Inteligentes e Solidárias e de como elas podem elevar a qualidade de vida da população. Entretanto, em regiões como a Amazônia, onde as cidades são espraiadas em um ecossistema que abarca centenas de áreas ribeirinhas, não se pode pensar o desenvolvimento local sem incluir essas regiões e suas particularidades. Durante a pandemia que assolou a humanidade em 2020 milhares de estudantes ribeirinhos ficaram totalmente desprovidos de quaisquer recursos de ensino por não terem acesso à Internet, infraestrutura que definitivamente ainda não está disponível para a maioria dos que vivem nessa condição. Apesar de haverem soluções alternativas que poderiam ter dado um desfecho diferente a esse problema, o foco sempre se deu nas áreas urbanas com recursos já disponíveis, em uma amostra latente do quão o planejamento estratégico desses grandes centros precisa ser repensado. Esta proposta traz em seu cerne a investigação, desenvolvimento e teste de uma alternativa factível para a comunidade ribeirinha no que tange à continuidade da atividade formativa, mesmo diante de adversidades como foi o caso da pandemia de 2020 que trouxe com ela a necessidade de isolamento social. Cabe ressaltar que este estudo se ancora na comunicação baseada em contatos oportunistas, viabilizados em locais totalmente desprovidos de infraestrutura, como é o caso do espaço sideral, e se alicerça em métodos similares ao adotado nas pesquisas da Internet por se apropriar de uma forma de comunicação remota conhecida como mula de dados. Em tempos normais o sistema poderá ainda ser usado no apoio à formação não presencial através de vídeos aulas disponibilizadas em um sistema amigável, autônomo e que poderá ser alimentado tanto por conteúdo proveniente das instâncias oficiais, como pelas secretarias de educação, além de pela própria comunidade, fomentando um modelo de ciência cidadã e permitindo que o conhecimento ribeirinho se propague para as próximas gerações.
  • Universidade da Amazônia - PA - Brasil
  • Sat Dec 17 00:00:00 BRT 2022-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026