Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rodrigo Dornelas do Carmo

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • manejo fonoaudiológico da tosse crônica refratária
  • A tosse é um mecanismo reflexo da laringe com função de proteger as vias aéreas inferiores. Sua persistência por mais de oito semanas, apesar de tratamento médico, caracteriza a Tosse Crônica Refratária (TCR) e acomete até 10% de adultos. O manejo da TCR é um desafio na clínica fonoaudiológica que tem atraído a atenção recente de pesquisadores. Uma intervenção cognitivo-comportamental busca suprimir a TCR, aumentar o limiar do reflexo de tosse e promover quebra do ciclo de irritação dos receptores laríngeos. Os procedimentos de avaliação clínica utilizados são heterogêneos, o que dificulta a comparação dos estudos e apenas dois instrumentos estão traduzidos e validados para o português brasileiro. O mecanismo de ação da intervenção fonoaudiológica não é completamente compreendido, por falta de evidências de segurança e eficácia obtidas por meio de Ensaios Clínicos Randomizados (ECR). Assim sendo, é necessário mapeamento de evidências, validação de instrumentos de avaliação e análise da segurança e eficácia das intervenções, para promover a prática baseada em evidências e oferecer atendimento clínico de qualidade. Entende-se que uma metodologia que contemple o desenvolvimento de Revisão de Escopo (RE) para mapear os procedimentos de avaliação, estudo de validação de instrumentos de autoavaliação, Revisão Sistemática (RS) do efeito e segurança das intervenções e ensaio clínico randomizado com duas intervenções para manejo da TCR possam fornecer evidências para responder as dúvidas clínicas e fortalecer a prática fonoaudiológica com TCR. Os estudos primários terão como participantes pacientes com diagnóstico de TCR, encaminhados pelo Serviço de Pneumologia e de Otorrinolaringologia e serão desenvolvidos nos ambulatórios de Voz das universidades. Os estudos secundários serão desenvolvidos a partir de buscas e seleção de estudos nas bases de dados pelo portal de periódicos CAPES e literatura cinzenta, extração e análise de dados em softwares específicos.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Fernandes de Souza

Outra

Multidisciplinar
  • ix congresso intedisciplinar da faculdade evangélica de goianésia: a mulher na ciência brasileira
  • Em sintonia com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o IX Congresso Interdisciplinar da Faceg tem como objetivo a divulgação científica no meio acadêmico e sociedade civil, evidenciando os avanços da Ciência Brasileira nos últimos 200 anos. O público-alvo do evento são acadêmicos dos Cursos de Agronomia, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Odontologia e Psicologia da Faculdade Evangélica de Goianésia; estudantes de outras IES sediadas no estado de Goiás, além da comunidade dos municípios de Goianésia, Santa Isabel, Barro Alto, Ceres e Rubiataba, localizadas na Mesorregião Norte do Estado de Goiás. O Tema Central será a Mulher na Ciência brasileira e visa discutir durante a Semana o Impacto das pesquisas básicas e aplicadas realizadas por mulheres. As palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos estão sendo pensadas de modo a agregar conhecimento de forma a disseminar na população dos municípios envolvidos o poder da Ciência e da Inovação no âmbito da pesquisa. A instituição proponente, Faculdade Evangélica de Goianésia possui auditório climatizado e equipado com infraestrutura de som e imagem com capacidade para 400 pessoas, 3 miniauditórios com capacidade para 200 pessoas, um espaço de estacionamento, que coberto com tendas atende 1600 pessoas, além de espaços para apresentação de pôsteres, laboratórios e campo experimental. As parcerias com a prefeitura Municipal de Goianésia, bem como com a Câmara de Vereadores farão com que os espaços do Centro Cultural da cidade e o Auditório da Câmara possam ser utilizados para uso nos eventos relacionados aos cursos, com menor contingente de pessoas. Todos estes locais são disponibilizados de forma gratuita, anualmente, para que o evento possa ocorrer.
  • Faculdade Evangélica Goianésia - GO - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo Gribel Lacerda

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de língua eletrônica baseada em grafeno para monitoramento da qualidade de combustíveis - fase 2
  • Este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de sensores baseados em grafeno para identificação e quantificação de contaminantes em combustíveis. Os sensores em questão são quimioresistores, cuja resistência elétrica varia em reposta a mudanças químicas no ambiente ao seu redor. A interação entre o líquido e o elemento sensitivo ocorre de forma direta e induz uma resposta elétrica do dispositivo que pode ser monitorada continuamente através de uma central de aquisição e processamento de dados. Os dados são processados através de algoritmos baseados em redes neuronais artificiais, fornecendo informações que possibilitam a rápida identificação e quantificação de cada fase líquida presente dentro do tanque. O grande diferencial deste tipo de sensor em relação às tecnologias existentes no mercado é que ele tem potencial para apresentar baixo custo de produção, alta sensibilidade, baixo consumo de energia e a possibilidade de miniaturização.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Oct 07 00:00:00 BRT 2021-Sun Apr 30 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Rodrigo Gribel Lacerda

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação das propriedades opto-eletrônicas e desenvolvimento de aplicações tecnológicas baseadas em materiais 2d e hetero-estruturas de van der waals.
  • Os materiais bidimensionais (2D) englobam famílias de semicondutores e isolantes com propriedades físicas controláveis de grande relevância para aplicações. Por exemplo, as propriedades quânticas desses materiais são modificadas por alguns parâmetros específicos como: número de camadas atômicas, ângulo de giro entre camadas, e pela formação de heteroestruturas. Os focos dessa proposta são: crescer hetero-estruturas de van der Waals 2D, investigar as propriedades através de medidas ópticas e eletrônicas, e desenvolver aplicações tecnológicas como sensores. A equipe envolve especialistas em crescer materiais e heteroestruturas (2D), e em várias caracterizações óticas e eletrônicas de nanomateriais. Os principais problemas a serem resolvidos tangem: (i) o crescimento de materiais 2D através da técnica de “chemical vapor deposition” (CVD) com o objetivo de obter materiais de altas qualidades, e produzir hetero-junções horizontais compostas por dois materiais dicalcogenetos metais de transição (TMD) distintos. Um dos desdobramentos seria medir comportamentos retificadores decorrentes das heterojunções; (ii) incorporar curvaturas em TMDs, que serão suspensos em plataformas anteriormente usadas para a microfluídica. É conhecido que defeitos em tais materiais curvados atuam como fontes de fótons únicos. Ainda dentro do tema de hetero-estruturas verticais, seguiremos mais duas linhas: (iii) pretendemos produzir grafenos de duas camadas girados com baixos ângulos (menores que 1 grau), e investigar estados topológicos suportados nas interfaces entre regiões Bernais invertidas (AB e BA), tais estruturas surgem naturalmente nessa região de ângulos baixos; (iv) pretendemos utilizar de hetero-estruturas compostas por grafeno e nanopartículas de ouro funcionalizadas para desenvolvermos sensores biológicos. Todas as propostas acima são extensões diretas das áreas de pesquisa dos grupos envolvidos, ou seja, os focos são adequados às expertises e instalações físicas já existentes.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Rodrigo Guerra Peixoto

Engenharias

Engenharia Civil
  • formulações numéricas para análise de falhas em elementos estruturais
  • Técnicas computacionais para análise dos diferentes fenômenos físicos têm apresentado grande desenvolvimento nas últimas décadas, dada sua importância na prática da engenharia, seja numa fase de projeto ou em análises de falhas. Particularmente no âmbito da engenharia estrutural, há grande interesse em temas como estabilidade global, comportamento dinâmico, efeitos inelásticos e desenvolvimento, propagação de fissuras e análise de resistência residual num processo de fratura mecânica. Com relação a este último tema, o método dos elementos de contorno (MEC) e o método dos elementos finitos generalizado (MEFG) apresentam-se como ferramentas numéricas bastante eficientes, visto que, em ambos os casos, dispensa-se a necessidade de reconstrução da malha durante a propagação das fissuras, como corriqueiro no método dos elementos finitos tradicional. No caso do MEC, há a necessidade apenas da introdução de novos elementos ou células internas durante a propagação, enquanto que no MEFG basta que novas funções de enriquecimento sejam introduzidas nos elementos já existentes. Tais vantagens têm despertado o interesse da comunidade científica para a elaboração e aprimoramento de novas formulações desses métodos para a simulação de falhas estruturais. Desta forma, o presente projeto se propõe a contribuir com o desenvolvimento dessas novas formulações para análise de meios sólidos, principalmente em situação de propagação de fissuras, com carregamentos cíclicos ou quase-estáticos. O desenvolvimento de técnicas mais robustas e eficientes permite a elaboração de softwares mais confiáveis e acessíveis para análise dos mais diversos problemas de falhas em componentes mecânicos ou elementos estruturais que ocorrem no dia a dia dos diferentes setores da indústria. A metodologia limita-se basicamente ao estudo teórico das formulações, seguidos pela implementação computacional dessas ideias. Os recursos necessários restringem-se, portanto, à aquisição das ferramentas computacionais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025