Projetos de Pesquisa

 

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Rodrigo Arantes Reis

Outra

Divulgação Científica
  • ciência cidadã e educação básica: análise de perfil, engajamento e experiência dos participantes
  • Os projetos baseados no conceito de Ciência Cidadã são iniciativas educacionais que buscam o envolvimento da sociedade por meio de diferentes níveis de participação. Estas iniciativas vêm crescendo de maneira no Brasil e no Mundo e mostrando grande potencial para o engajamento público da ciência e contribuição para a formação científica de estudantes e professores. A presente proposta tem como objetivo identificar quem são os participantes das ações de Ciência Cidadã na educação básica, seu perfil, motivações e de que maneira a participação em projetos desse tipo impactam na formação científica destes sujeitos. Tendo a Educação Básica como foco prioritário de pesquisa, a presente proposta terá como temas de investigação o engajamento público da ciência, o capital científico, a comunicação pública da Ciência e o diálogo entre Divulgação científica, ciência cidadã e o ambiente escolar. A equipe é composta por pesquisadores de instituições paranaenses com grande experiência nas áreas de Divulgação Científica, Comunicação Científica e Ensino de Ciências. Essa equipe é a responsável pela implementação do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) junto às escolas públicas do Paraná, com apoio do MCTI e da Fundação Araucária. A metodologia da pesquisa está estruturada em duas fases: (1) a elaboração e validação de dois instrumentos de coletas de dados de caráter qualitativo e quantitativo e (2) a aplicação dos instrumentos com professores e estudantes das escolas da rede pública de ensino do Paraná. As análises acontecerão por meio de estatísticas descritivas e inferenciais e de análises de conteúdo. Este trabalho implica em contribuições para as áreas envolvidas, destacadamente a divulgação científica e o ensino de ciências, ampliando a compreensão sobre as práticas de ciência cidadã enquanto elementos formativos de estudantes e professores da educação básica; e vivência cultural promotora de engajamento público em ciência e tecnologia.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Rodrigo Arantes Reis

Outra

Divulgação Científica
  • ufpr na semana nacional de ciência e tecnologia 2022: “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil”
  • A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil. Criada em 1912, demonstra sua importância e excelência através de seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, atendendo a uma comunidade de mais de 30 mil estudantes. Principal referência no ensino superior para o Estado do Paraná e uma das principais do Brasil, a UFPR participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desde 2009, principalmente com atividades relacionadas ao Programa de Extensão Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR (LabMóvel). Para o ano de 2022 a UFPR está ampliando as ações desenvolvidas para a SNCT, desta maneira a presente proposta tem como objetivo principal promover a articulação dos diferentes atores e projetos que atuam na área de divulgação e popularização da Ciência na UFPR, buscando construir uma proposta institucional de atividades para a SNCT. A estrutura descentralizada de campi da UFPR, associada às parcerias institucionais, potencializa a amplitude e permeabilidade das ações do projeto no Estado do Paraná. A proposta prevê atividades nos municípios onde a UFPR atua (Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul) e em 50 municípios sob influência direta destes campi. O projeto UFPR na SNCT 2022 utilizará diversas estratégias de ações que incluem exposição em Museus, oficinas, exposições científicas, feiras de ciências, mostras de vídeos e produção de jogos didáticos espera-se atingir um público de aproximadamente 100.000 pessoas. Entretanto, um ponto importante de avaliar da presente proposta é que ela se apresenta como desafio de integração das atividades de divulgação e popularização da ciência que incluem um grupo de pesquisadores e divulgadores da ciência que vem trabalhando na idealização de um espaço de divulgação científica da UFPR. Esse grupo em implantação é denominado Rede de Divulgação Científica da UFPR, e incorpora pesquisadores de diferentes unidades da UFPR e áreas de conhecimento.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Rodrigo Arantes Reis

Outra

Divulgação Científica
  • ufpr na semana nacional de ciência e tecnologia 2021: “a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”
  • A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Criada em 1912, demonstra sua importância e excelência através de seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, atendendo a uma comunidade de mais de 30 mil estudantes. Este cenário faz com que a UFPR seja a principal referência no ensino superior para o Estado do Paraná e uma das principais do Brasil. A UFPR participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desde 2009, principalmente com atividades relacionadas ao Programa de Extensão Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel). Em diversos anos o professor Rodrigo Arantes Reis, coordenador do LabMóvel, foi a principal referência no Paraná para as atividades da SNCT. Em 2020 professor Emerson Joucoski, vice-coordenador do LabMóvel, assumiu a tarefa de coordenar as atividades da SNCT pela UFPR, pois o professor Rodrigo A. Reis estava envolvido em outras atividades administrativas pela UFPR e impossibilitado de assumir a responsabilidade. Este ano o professor Rodrigo A. Reis volta a coordenar a proposta. Estamos ampliando as ações desenvolvidas pelo LabMóvel, desta maneira a presente proposta tem como objetivo principal promover a articulação dos diferentes atores que atuam na área de divulgação e popularização da Ciência na UFPR, buscando construir uma proposta institucional de atividades para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Além disso, também objetivamos promover a disseminação do conhecimento científico, em especial promovendo a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta por meio de estratégias lúdicas e de linguagem adaptada. A estrutura descentralizada de campi da UFPR, associada às parcerias institucionais, potencializa a amplitude e permeabilidade das ações do projeto no Estado do Paraná. A proposta prevê atividades em todos os municípios onde a UFPR tem campus com cursos (Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul) ou estruturas avançadas (Paranaguá, Piraquara). Os demais municípios propostos são da região metropolitana e litoral do Paraná, que terão atividades organizadas pelos campi Curitiba e Setor Litoral respectivamente. O projeto UFPR na SNCT espera obter como resultados a efetivo desenvolvimento de atividades de divulgação e popularização da Ciência em 22 municípios do PR utilizando diversas estratégias de ações que incluem exposição de MicroMuseus, oficinas, exposições científicas, feiras de ciências, mostras de vídeos e produção de jogos didáticos espera-se atingir um público de aproximadamente 21.000 pessoas. Entretanto, um ponto importante de avaliar da presente proposta é que ela se apresenta como um importante desafio de integração das atividades de divulgação e popularização da ciência que incluem um grupo de pesquisadores que vem trabalhando na idealização de um espaço de divulgação científica da UFPR. Esse grupo em implantação é denominado Rede de Divulgação Científica da UFPR (ReDC), e incorpora pesquisadores de diferentes unidades da UFPR e áreas de conhecimento
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Thu Oct 07 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
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Rodrigo Bonacin

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • uma plataforma para prontuários semânticos de saúde para o domínio da oncologia
  • A evolução dos sistemas computacionais proporcionou o armazenamento de grandes volumes de informações de saúde em Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP). Entretanto, embora exista uma evolução recente dos padrões para modelagem de PEPs, bem como dos sistemas de organização do conhecimento (KOS – Knowledge Organization Systems), problemas relacionados à qualidade de dados, reuso de modelos, visualização de informações e interoperabilidade semântica ainda persistem. Tais problemas se tornam ainda mais claros em PEPs de áreas especializadas como a oncologia pediátrica. Portanto, este trabalho propõe uma plataforma para modelar, implementar e visualizar dados de PEPs semânticos para a oncologia pediátrica. Para tanto, é proposta a pesquisa por frameworks de desenvolvimento utilizando especificações internacionais e KOS para descrição e armazenamento de PEPs, bem como a utilização de técnicas avançadas de interação e visualização de informações. Esta plataforma será desenvolvida em processo iterativo com base no estado da arte e estudos empíricos em colaboração com um hospital especializado em oncologia pediátrica. Espera-se com isso avançar no entendimento de como construir PEPs, e modelos em geral, com maior capacidade de reuso, interoperabilidade, qualidade de dados e visualização, permitindo a aplicação de soluções para análise de dados, predição e apoio à decisão. A pesquisa apresenta contribuições em temas relacionados à computação como Tecnologias Semânticas/Web Semântica, Visualização de Informações e Informática Médica. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão ser, no futuro, replicados a outros domínios de aplicação, bem as tecnologias repassadas para empresas desenvolvedoras software.
  • Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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Rodrigo Braga Moruzzi

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • velocidade de sedimentação de agregados de fractal formados a partir de particulas primárias de microplásticos e microalgas
  • Essa pesquisa visa agregar novos desafios ao estudo da floculação e separação sólido/líquido em águas de abastecimento. Especificamente, a proposta foi constituída com dois eixos. No primeiro, buscar-se-á o aprimoramento do ferramental para avaliação direta da sedimentação de agregados de fractal por velocimetria de partículas e medições diretas da morfologia de agregados, em substituição às medições indiretas de velocidade realizadas em ensaios de Jarteste. Para tal, experimentos serão conduzidos usando técnica de aquisição e tratamento de imagem. No segundo, a geometria de fractal será empregada para avaliação dos aspectos disformes e permeáveis dos agregados constituídos por partículas primárias distintas em densidade, tamanho e forma. Dessa forma, a hipótese é que o tamanho da partícula e a força de arrasto não estão intrinsecamente relacionados ao tamanho. Assim, poderá ser avaliada a dinâmica morfológica, a porosidade e a massa específica aparente de agregados formados após a floculação para distintas massas específicas, morfologia e tamanho de partículas primárias, com ênfase em materiais particulados reais de relevância atual, tais como caulinita, microalgas e microplásticos. A proposta tem grande aplicação prática, visto que 90% das estações de tratamento brasileiras empregam a sedimentação como etapa de pré-clarificação e parâmetros importantes de projeto dependem da velocidade do agregado formado durante a floculação, com reflexos no desempenho e nos custos das unidades de separação. Finalmente, vale mencionar que a proposta ora apresentada está inserida no contexto dos projetos colaborativos do qual o proponente está envolvido e conta com as seguintes parcerias internacionais: Red Iberoamericana Para El Tratamiento De Efluentes Con Microalgas (Renuwal) - CYTED P319RT0025 (http://www.cyted.org/es/renuwal); University College London (UCL); Kingston University e University of Birmingham.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025