Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Robert Neil Gerard Miller

Ciências Agrárias

Agronomia
  • mal-do-panamá: genômica aplicada a busca de genes de resistência
  • A banana (Musa spp.) representa a base da alimentação familiar em diversos países. A ausência de variação genética tem resultado em uma lavoura com pouca resistência a pragas e doenças. Dentre os patógenos que atacam a cultura, o mal-do-Panamá, causado por três raças fisiológicas do fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, e considerado hoje a doença mais importante nas regiões produtoras do mundo. Um patógeno com a viabilidade prolongada no solo, não há métodos físicos, químicos e biológicos satisfatórios para seu controle. Dependendo do nível de resistência, plantas doentes podem não chegam a produzir cachos, ou têm frutos com valor comercial comprometido. O ‘mal-do-Panamᒠcausada pela raça 1 é de extrema importância para o Brasil, com altos níveis de incidência da doença no cultivar ‘Maç㒠e variedades do subgrupo ‘Prata’. A medida de controle mais eficiente é o desenvolvimento de variedades resistentes ao patógeno, e a genômica pode ser uma grande aliada na descoberta de genes de resistência, para a sua introgressão em cultivares comerciais. Uma nova abordagem, conhecida como RenSeq, vem sendo utilizada para o enriquecimento e sequenciamento de genes de resistência da família NLR, que são elementos fundamentais na resistência de plantas a doenças. As atividades propostas envolvem a caracterização do transcritoma radicular da interação entre F. oxysporum f. sp. cubense raça 1 e o genótipo selvagem de M. acuminata Calcutta 4, resistente.a raça 1. O mapeamento de transcritos contra NLR scaffolds possibilitará ume analise precisa de expressão de genes deste família de receptores durante a cinética da interação com o patógeno. Os genes candidatos serão validados através de RT-qPCR e transformação genética de plantas modelo. Os avanços na identificação de genes envolvidos em imunidade vegetal em Calcutta 4 e a aplicação no melhoramento podem trazer benefícios para o pequeno produtor, mitigando as perdas de produtividade e beneficiando o consumidor final.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Robert Wegner

Ciências Humanas

História
  • história da genética e de seus impactos: raça, racismo e população no brasil
  • O século XX já foi considerado o século da genética. É difícil exagerar os impactos da genética na economia, especialmente na agricultura, desde o aperfeiçoamento, no início do século XX, dos antigos métodos de melhoramento das sementes e dos rebanhos por meio do cruzamento controlado até os alimentos transgênicos produzidos contemporaneamente pela agroindústria, passando pela produção de sementes híbridas e sua associação com a revolução verde a partir dos anos 1960. Da mesma forma, as práticas e ideias políticas dirigidas às populações são uma demonstração da centralidade da genética, a começar pelos movimentos eugênicos das primeiras décadas do século XX, dos quais os desenvolvimentos iniciais da genética eram indissociáveis, passando pelos debates sobre a existência ou não existência de raças humanas e a substituição da categoria raça pela de população desde o período após a Segunda Guerra Mundial, até as revoluções nos diagnósticos, tratamentos e gestão da medicina provocadas pela genômica. O objetivo da pesquisa é o de desenvolver uma história da genética no Brasil, levando em consideração seus impactos sociais, econômicos e políticos. Procuraremos investigar as divergências políticas e as controvérsias científicas na história da genética, desde o movimento eugênico até o desenvolvimento da genômica, passando pela genética das populações humanas, especialmente no que diz respeito aos juízos antagônicos em relação à mistura racial. O mendelismo não resolveu as controvérsias em torno desse tema que vinha desde o século XIX, assim como as campanhas antirracistas levadas a cabo pela UNESCO no Segundo Pós-Guerra não resultaram no abandono absoluto de categorias racializadas nas teorias científicas nem, tampouco, das práticas racistas. Nosso projeto pretende enfrentar o desafio de desenvolver a pesquisa por meio de uma equipe que opere de forma efetivamente transdisciplinar, daí a reunião de historiadores das ciências, antropólogos, sociólogos, biólogos, geneticistas e educadores. Ao lado disso, somos desafiados a pensar no caminho sugerido por Peter Wade, que, baseado no debate contemporâneo da antropologia que põe em questão a dicotomia do pensamento ocidental entre nature (natureza) e nurture (cultura), argumenta que “raça” sempre tem sido como uma “natural-cultural assemblage” na qual “natureza” e “cultura” estão sempre moldando uma à outra, e as diferenças entre elas nem sempre são claras. Para pensar o racismo e confrontar o racismo a partir desse ponto de vista, consideramos que o método de Foucault pode ser uma ferramenta útil. Sua noção de “racismo de estado”, conectada ao seu conceito de “biopolítica”, é crucial para compreender como o racismo atravessa o século XX e o século XXI mesmo depois das teorias do racismo científico do século XIX serem completamente desacreditadas. O racismo persiste mesmo com todas as mudanças científicas, políticas, sociais e econômicas que marcaram o Ocidente desde o Segundo Pós-Guerra. Seguindo Foucault, a questão fundamental diz respeito a perceber em que momentos entra em operação, seja em bases predominantemente biológicas seja com suporte culturalista, uma maneira de cindir uma população em grupos distintos e, a partir daí, hierarquizar esses grupos. Os objetivos da equipe podem ser desdobrados nos seguintes tópicos: Estudar as primeiras pesquisas mendelianas desenvolvidas nas escolas agrícolas das primeiras décadas do século XX e as relações de pesquisadores dessas escolas com o movimento eugênico; Desenvolver pesquisa sobre o movimento eugênico, as políticas reprodutivas no Brasil dos anos 1920 e 1930 e o desenvolvimento da biotipologia no Brasil entre 1930 e 1945; Desenvolver pesquisa sobre a institucionalização da genética no Brasil, especialmente a partir da atuação de Theodosius Dobzhansky; Desenvolver pesquisa relativa ao debate racial no âmbito da UNESCO, especialmente a partir de Otto Klineberg e Julian Huxley; Investigar a atuação de Renato Kehl após a Segunda Guerra Mundial, levando em consideração sua dedicação a teoria psicológicas, a caracteriologia e à defesa do controle populacional; Desenvolver pesquisa sobre as continuidades de ideias e práticas eugênicas no Brasil do Segundo Pós-Guerra, como as relativas à esterilização; Desenvolver pesquisa relativa às teorias e práticas de controle populacional entre as décadas de 1960 e 1980; Investigar a história da bioética e dos debates bioéticos em torno das práticas de esterilização no Brasil e, mais recentemente, em torno do aborto por Anomalia Fetal, especialmente relacionado à Síndrome Congênita do Zika; Realizar uma investigação acerca da genética médica e da genômica, desenvolvendo um projeto de história oral com pesquisadores e técnicos de dois laboratórios da Fiocruz: o Laboratório de Genética Humana e o Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática; Desenvolver atividades pedagógicas com estudantes do ensino médio e projetos educativos relacionados a noções de genética e ao combate ao racismo; Desenvolver um jogo educativo relativo a noções de genética e combate ao racismo.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Fri Oct 29 00:00:00 BRT 2021-Thu Oct 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Roberta Camineiro Baggio

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a recepção de normas pré-constitucionais pelas cortes latino-americanas: continuidades e rupturas normativas na formação do constitucionalismo a partir da segunda metade do século xx
  • Muitas das Constituições latino-americanas são o resultado de processos de redemocratização em que a nova ordem constitucional é defrontada com inúmeras legislações pré-constitucionais, algumas produzidas em períodos autoritários e incompatíveis materialmente com a nova ordem. Na medida em que a determinação da força normativa dos textos constitucionais se vincula ao modo como essas incompatibilidades são tratadas pelas Cortes, o estudo desses casos pode revelar as condições institucionais da nova ordem constitucional de deixar para trás os padrões de produção normativos predominantes até então, assim como a disposição ou não das Cortes em manejar o novo texto constitucional com vistas à consolidação do regime de democracia formal instaurado. O problema a ser investigado busca identificar o modo como Cortes Latino-Americanas (em especial, Brasil, Argentina, Chile e Colômbia) têm tratado o tema da recepção de normas, de maneira que se possa mapear as soluções jurídicas encontradas e analisar se contribuem ou não para melhorar as condições de exercício da força normativa dessas Constituições. A hipótese é a de que as Cortes não aplicam de modo uniforme a teoria da recepção das normas e que as posições variam e se contradizem a depender da matéria analisada em cada caso e da conjuntura à qual estão vinculadas, fragilizando as condições institucionais de exercício da força normativa dessas Constituições. As evidências dessa hipótese estão no caso brasileiro, quando o STF secundariza a aplicação da teoria da recepção das normas e se contradiz na materialidade de duas decisões: a do julgamento da ADPF 130, que não recepcionou a Lei de Imprensa e da ADPF 153, que recepcionou a Lei de Anistia. A partir do desenvolvimento de uma pesquisa jurisprudencial nessas quatro Cortes, combinada com as estratégias do método da sociologia histórica, como a comparação integrada, pretende-se analisar as condições de ruptura e continuidade normativa das atuais ordens democráticas na região
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Roberta de Sousa Ramalho

Outra

Divulgação Científica
  • caravana da ciência
  • Esta proposta é uma atividade extensionista que se destaca como uma das mais importantes missões dos Institutos Federais, conforme a Lei n. 11.892 de 2008, Seção II, Das Finalidades e Características dos Institutos Federais, Art.6° inciso VII: “desenvolver programas de extensão e de divulgação científica e tecnológica;” (BRASIL, 2008). A Caravana da Ciência é uma ação extensionista do IFFluminense Campus Cabo Frio que implica na popularização da ciência e divulgação científica de projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento técnico, tecnológico e científico da Região do Lagos. Entendemos que a extensão é um processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade. O objetivo maior desta atividade é promover a cultura, a popularização e a divulgação científica a estudantes dos níveis médio e fundamental. A Caravana da Ciência envolve uma atmosfera sensorial, de experimentação, dialógica e intelectual, onde os alunos são estimulados ao reconhecimento da relevância do saber científico e da ciência na própria vida cotidiana e na transformação social. Nesse ano de 2022 a proposta é levar a Caravana para escolas municipais de Armação dos Búzios. A metodologia é simples, apoia-se na exposição de banners e vivência de experimentos das áreas de biologia, química, física, robótica e automação. O público é conduzido por estudantes dos cursos de nível médio-técnico integrado, graduação e pós-graduação, a percorrer o circuito de tendas onde os projetos são expostos e os experimentados. O envolvimento dos nossos estudantes na apresentação dos projetos estimula o público do evento a dar continuidade aos seus estudos. Por isso, acreditamos no impacto no processo formativo dos alunos envolvidos e da sociedade civil da Região dos Lagos, bem como no despertamento do interesse pela ciência de um modo geral.
  • Instituto Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Roberta Lima Gomes

Outra

Divulgação Científica
  • centro tecnológico (ufes) de portas abertas
  • O presente projeto propõe a realização do evento “Centro Tecnológico (Ufes) de Portas Abertas”, ou “CT/Ufes de Portas Abertas”, o qual visa prover ao público externo -escolas públicas e particulares do Ensino Médio e Técnico da região da Grande Vitória - informações sobre o funcionamento dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (CT/Ufes). Nessa primeira edição do evento é planejada a realização de diferentes atividades como: visitas guiadas de diferentes grupos aos laboratórios dos cursos; realização de oficinas envolvendo tecnologias aplicadas; palestras e exposição de projetos. Com a promoção dessas atividades, permite-se que estudantes do Ensino Médio conheçam um pouco mais sobre o funcionamento da Universidade e dos cursos das áreas tecnológicas. Ao conhecer o ambiente acadêmico e parte da Universidade, pode-se incentivar a opção dos adolescentes pela graduação nessas áreas. Uma escolha bem mais fundamentada, melhora o acesso e a permanência desses estudantes nos cursos de graduação. Cabe ressaltar que esta proposta se insere em um momento em que temos a disseminação de diferentes tecnologias em praticamente todos os setores da sociedade. Uma consequência disso é que o mercado brasileiro vem apresentando uma carência crescente de profissionais de Tecnologia e Engenharia. Por exemplo, de acordo com a Brasscom, o déficit de profissionais de TI pode chegar a meio milhão até 2025. Mas apesar da necessidade de se atrair novos profissionais para a área, observa-se na última década um crescente desinteresse por cursos relacionados a TI. Com isso, uma potencial contribuição desta proposta é justamente fomentar esse interesse pela área de Tecnologia e Engenharia. Tendo como tema “BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, o evento conectará a evolução tecnológica no Brasil com a história dos cursos do Centro Tecnológico da Ufes, o qual acaba de completar 50 anos.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Mon Sep 19 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023