Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Maria Emília da Cruz Sales

Outra

Divulgação Científica
  • aprender com a amazônia a partir das coleções do museu goeldi - circuitos híbridos de comunicação da ciência
  • Vide projeto anexo
  • Museu Paraense Emílio Goeldi - PA - Brasil
  • Fri Dec 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Nov 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Erisfagna Ribeiro de Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • olimpíada territorial de cavernas e artes rupestres
  • Vide projeto anexo
  • COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Erisfagna Ribeiro de Macedo

Outra

Divulgação Científica
  • feira municipal de ciência, empreendedorismo e tecnologia da educação básica da rede pública de campo formoso - bahia (femcetec/ba)
  • O presente projeto é resultado de ações de popularização da ciência que vêm sendo desenvolvidas no município de Campo Formoso-Bahia visando propiciar a formação cidadã antirrascista dos estudantes e mostrar a produção científica das escolas da Educação Básica e Profissional. A Feira Municipal de Ciência, Empreendedorismo e Tecnologia da Educação Básica da Rede Pública de Campo Formoso - Bahia (FEMCETEC/BA) terá como eixo norteador os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisação, problematização, planejamento participante com os atores e instituições envolvidas; busca e coleta dos dados; entrevistas, oficinas, ação, reflexão da ação e avaliação. Assim, busca-se discutir e entender a popularização da ciência com a educação formal e a história e a cultura afro-brasileira e indígena. Bem como, interfaces, desdobramentos teóricos, metodológicos e conceitos de educação científica e ensino da Literatura negra e indígena interligados à educação básica e profissional. O evento possibilitará que todos os envolvidos aprendam e socializem seus saberes, de forma crítica, autônoma e prazerosa.
  • COLEGIO ESTADUAL LUIS JOSE DOS SANTOS - BA - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Esther Soares Marques

Engenharias

Engenharia Civil
  • análise do comportamento mecânico de pavimento ferroviário em ensaios de verdadeira grandeza (box test)
  • Nesta pesquisa propõe-se a montagem de modelos físicos, em verdadeira grandeza, de plataformas ferroviárias que serão montadas em um aparato denominado Box Test disponível no IME. Será possível alterar todos os materiais componentes do pavimento, desde o subleito até os dormentes, em especial utilizando solos tropicais e materiais alternativos. Ao monitorar os esforços em um modelo real será é possível avaliar a distribuição de cargas e a resposta estrutural do pavimento ferroviário, em condições controladas de laboratório. Essa informação é essencial para a manutenção preventiva, a identificação de áreas com potencial de falha e o aprimoramento contínuo do projeto e da operação ferroviária. Com base nessas medições, é possível tomar decisões com relação ao uso de materiais e seu dimensionamento, garantindo a segurança, durabilidade e a eficiência do sistema ferroviário como um todo. Alguns solos tropicais são rejeitados por normas internacionais, por falta de conhecimento sobre seu desempenho em pavimentos ferroviários. No caso de pavimentos rodoviários, já há sua utilização, pois comprovadamente apresentam bom desempenho mecânico. De forma semelhante ocorre para resíduos. Neste projeto propõe-se a utilização destes materiais nos modelos físicos de pavimentos ferroviários. Outro aspecto é a correlação de ensaios em verdadeira grandeza (Box Test) com ensaios triaxiais de carga repetida de pequena grandeza, usualmente utilizados em laboratório. Como varia o comportamento mecânico quando se comparam os dois tipos de ensaios? Será possível calibrar os ensaios de pequena dimensão, triaxiais, a partir dos ensaios no Box Test, de forma a se ter parâmetros, como módulo resiliente e deformação permanente mais próximos dos de campo? Ensaios triaxiais e na Box Test têm sido executados em centros de pesquisa internacionais, e neste projeto pretende-se executar esses ensaios no Brasil, considerando os aspectos geológicos geotécnicos das formações de solos e resíduos brasileiros
  • Instituto Militar de Engenharia - RJ - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Eugênia Silva de Souza

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • depósitos de lítio do médio vale do jequitinhonha, mg: um estudo sobre critérios prospectivos para pegmatitos litiníferos com base em condicionantes tectono-metamórficos e magmáticos.
  • Dentre os materiais tecnológicos para a transição energética destacam-se os minerais de lítio, elemento fundamental das baterias íon-Li, cuja demanda pela indústria de veículos elétricos cresce vertiginosamente. Neste cenário, o Médio Vale do Jequitinhonha tornou-se o Lithium Valley de Minas Gerais, devido às grandes jazidas de Li em pegmatitos, mineradas pela Companhia Brasileira de Lítio e Sigma Lithium, e novas descobertas de pegmatitos litiníferos (cf. relatórios on-line de Atlas Lithium, Lithium Ionic e Latin Resources). Com meio século de teses (e.g., Sá 1977, USP; Pedrosa-Soares 1984, UnB; Romeiro 1998, UFMG; Deluca 2018, UFMG; Barbosa 2021, UFOP) e publicações sobre pegmatitos e rochas associadas (e.g., Correia-Neves et al. 1986, RBG; Pedrosa-Soares et al. 1987, RBG; 1990, REM; 2011, G.S. London; Paes et al. 2016, CPRM; Pedrosa-Soares 2023, Pegmatitos Litiníferos, ADIMB), o Médio Jequitinhonha oferece relevantes áreas-chave para investigar diferentes tipos de pegmatitos litiníferos, incluindo aqueles que contém o minério largamente mais demandado pela indústria: o espodumênio. Assim, a hipótese investigativa fundamenta-se na muito provável origem ígnea dos pegmatitos litiníferos da região, mas busca elucidar o fato de apenas parte deles serem muito ricos (> 20%vol) em espodumênio. Para isto, o projeto estabelecerá as características magmáticas, metamórficas e tectônicas que controlam gênese e ocorrência dos pegmatitos ricos em espodumênio em relação a outros pegmatitos litiníferos. Os estudos serão realizados em afloramentos e testemunhos de sondagem de duas áreas-chave, uma com pegmatitos não-zonados ricos em espodumênio, e outra área com pegmatitos zonados portadores de diversos minerais de lítio, incluindo petrografia, litoquímica, química mineral e geoquímica isotópica. Além de publicações científicas e teses, espera-se estabelecer critérios prospectivos minimizadores do risco na exploração de pegmatitos litiníferos no Distrito Pegmatítico de Araçuaí.
  • Universidade Federal de Ouro Preto - MG - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Eugênia Zerlotti Mercadante

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • variação genética e fenotípica da contagem de folículos antrais e relação com eficiência reprodutiva em bovinos nelore
  • A descoberta de um fenótipo moderadamente herdável que explique certa proporção da variação genética da fertilidade de fêmeas é de extrema importância para selecionar fêmeas mais férteis, além de poder ser usado como biomarcador de vacas jovens e/ou adultas para identificar fêmeas mais férteis a serem retidas no rebanho. Outro desafio é que esse fenótipo seja factível de ser mensurado em grande número de animais em condições extensivas que caracterizam a produção de carne tropical. A contagem de folículos antrais (AFC - antral follicle count), determinada por ultrassonografia ovariana, é definida como o número de folículos maior ou igual a 3mm. Resultados de pesquisas anteriores da equipe mostraram que AFC tem alta repetibilidade e pode ser obtido uma só vez na vida da fêmea bovina. A hipótese do presente projeto é que AFC tem variação genética que pode ser trabalhada em projetos de seleção visando obter fêmeas bovinas mais férteis e/ou com boa produção de folículos para programas de fertilização in vitro. Serão desenvolvidos estudos com os seguintes objetivos: 1) Estimar parâmetros genéticos e fenotípicos para AFC, dias ao parto, perímetro escrotal, peso e altura de animais da raça Nelore; 2) Avaliar a influência do ambiente de gestação nos valores fenotípicos e genéticos da AFC e dias ao parto; e, 3) Realizar estudos de associação genômica ampla para AFC e dias ao parto, visando a identificação de genes que contribuem para a variância genética aditiva dessas características. O banco de dados disponível até o momento (600 fêmeas com AFC, 3.500 fêmeas com dias ao parto, e 2.408 animais genotipados) e os animais a serem avaliados no decorrer do projeto (500 fêmeas) são provenientes dos rebanhos selecionados para crescimento do Instituto de Zootecnia.
  • Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Fabiana Damásio Passos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • plano de mapeamento e sistematização das ações de saúde de enfrentamento à problemática das cenas abertas de uso de drogas, com ênfase na atenção primária à saúde (aps).
  • Muitas são as questões que podem ser contempladas e enfrentadas pelo Plano de Mapeamento e Sistematização das Ações de Saúde de Enfrentamento à Problemática das Cenas Abertas de Uso de Drogas, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS). A proposta metodológica pretende ao mesmo tempo mapear, sistematizar e qualificar trabalhadores e gestores das eCR, tendo em vista o formato de oficinas com temas concernentes ao processo de trabalho destas equipes. Atualmente temos no Brasil 171 eCR e aproximadamente 2.000 trabalhadores (BRASIL, 2022), o que reforça a necessidade de mapear e sistematizar as práticas desenvolvidas por estas equipe, além de qualificá-las, principalmente no campo da atenção às pessoas com problemas na relação com álcool e outras drogas. Merecem destaque também as questões que emergem no processo de trabalho destas equipes por conta da necessidade de solidificar os atributos da APS, como elementos orientadores do trabalho com a PSR, nas cenas abertas de uso de drogas (MACHADO; PASSOS, 2018; MACHADO; RABELLO, 2020). Neste contexto, o Plano de Mapeamento e Sistematização das Ações de Saúde de Enfrentamento à Problemática das Cenas Abertas de Uso de Drogas, com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS), propõem ações diretas com os atores envolvidos nas questões levantadas (gestores e trabalhadores). Além disso, o plano oferece a possibilidade de desdobramentos posteriores nos territórios, exatamente por qualificar os atores citados e ao final propor um mapeamento e sistematização de práticas ampla e plural. O Plano estabelece um desenho lógico, que oferece um espiral crescente de conhecimento, que se inicia com o mapeamento e sistematização das práticas de gestão das eCR, posteriormente realizando o mesmo movimento em relação aos trabalhadores das eCR. Os dois movimentos (com gestores e trabalhadores) se articulam em relação à complexidade das práticas mapeadas e sistematizadas, assim como na qualificação dos pesquisados durante o processo de pesquisa
  • Fundação Oswaldo Cruz - DF - Brasil
  • Tue Dec 20 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Fatima de Sousa

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo nacional sobre fatores formadores da inclusão e letramento digital dos profissionais da atenção primária à saúde.
  • O Brasil experimentou um aumento significativo no acesso e uso da internet, smartphones e mídias sociais durante a pandemia, com 84,3% da população conectada à internet e 97,12% usando smartphones. No entanto, ainda existem lacunas de exclusão digital que afetam o acesso a informações de qualidade, especialmente na área da saúde. Este projeto visa diagnosticar o nível de inclusão digital e letramento digital em saúde dos profissionais da Atenção Primária à Saúde no Brasil. Visa realizar um levantamento nacional sobre a inclusão e letramento digital em saúde dos profissionais que atuam na APS, com a finalidade de produzir evidências à tomada de decisões dos gestores do SUS. Busca responder as seguintes perguntas 1) Como se revela o cenário atual brasileiro em relação à inclusão digital em saúde dos profissionais que atuam na APS? 2) Qual o nível do letramento digital em saúde dos profissionais que atuam na APS; 3) Que lacunas (gaps) de competências existem em relação ao letramento digital em saúde destes profissionais? Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa, a ser realizado nas cinco regiões que analisará o nível de inclusão e letramento digital em saúde, seus reflexos e consequências, observando normas éticas em pesquisa.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Wed Dec 27 00:00:00 BRT 2023-Tue Jun 30 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Fernanda Derntl

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • favelas e remoções em brasília, 1964-1985
  • Favelas e habitações precárias são um fenômeno global e de crescente relevância, mas seu estudo é dificultado pela limitação de dados a esse respeito e pelo modo homogêneo ou redutor como muitas vezes são abordadas. Esta proposta trata do tema a partir do peculiar contexto de Brasília sob a ditadura civil e militar, para o qual encontramos significativa documentação. A intenção é ir além da ênfase usual no Plano Piloto e sua icônica arquitetura criada sob o governo de Juscelino Kubitscheck (1956-1961), para tratar da formação do território do Distrito Federal nas duas décadas e meia após a inauguração da capital em 1960. A principal hipótese a ser investigada é a de que a erradicação de favelas, realizada desde fins da década de 1950, tornou-se, durante o período da ditadura, uma política sistemática e prioritária para a prefeitura, depois governo do DF, com objetivo de preservar o traçado do plano original da capital. Essa hipótese baseia-se numa análise preliminar de uma série de levantamentos, relatórios e planos elaborados naquele período, nos quais se revelam métodos e justificativas para remover as favelas do DF. Além de analisar os padrões adotados nessa documentação de cunho administrativo, a pesquisa buscará investigar os modos como processos de remoção foram representados por alguns indivíduos e grupos sociais. Para isso, selecionamos e coletamos fontes coetâneas às remoções (fotografias derivadas dos trabalhos da Secretaria de Comunica-ção Social e escritos literários); e fontes recentes (dossiês de tombamento de bens situados em comunidades periféricas e também imagens e narrativas de grupos de grafiteiros). Essa análise pretende ser desenvolvida ao longo de dois anos, contando com uma equipe interdisciplinar e em diálogo com pesquisadores do Center for Latin American Studies de Georgetown, onde há uma sólida linha de estudos urbanos sobre favelas, desigualdade social e o Brasil no século 20.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Fri Dec 29 00:00:00 BRT 2023-Tue Mar 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Maria Fernanda Pimentel Avelar

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • métodos analíticos empregando técnicas quimiométricas para controle de qualidade de produtos de cannabis medicinal, sementes e fibras de algodão
  • O presente projeto visa desenvolver métodos analíticos robustos e confiáveis,empregando técnicas quimiométricas. Está focado em controle de qualidade principalmente de produtos de cannabis medicinal, sementes e fibras de algodão. Os medicamentos à base de cannabis representam uma estratégia terapêutica alternativa para diversas doenças. Um exemplo é a epilepsia refratária que atinge principalmente a crianças, pesquisas demostraram que o uso de canabidiol (CBD) reduz os episódios de convulsões. Diante disso, a ANVISA regulamentou a importação de extratos medicinais da cannabis (2015) e a importação de partes da planta (2016). Desde então, a produção de extratos cresceu no país com preparações artesanais/domésticas realizados por familiares dos pacientes e por associações de pacientes sem fins lucrativos. Uma pesquisa recente evidenciou uma ampla variabilidade na composição dos extratos medicinais usados para tratar a mesma doença. Esse cenário mostra a necessidade de monitoramento e controle da qualidade desses produtos para que tenhamos uma terapêutica adequada. Sobre o algodão, uma das exigências do mercado é a boa qualidade da fibra e uma das principais características tecnológicas avaliada é o comprimento médio superior (UHM). Na indústria têxtil, as fibras com UHM mais longas contribuem para durabilidade, resistência e qualidade dos tecidos. A determinação de rotina para o UHM pode ser realizada por um sistema de alto volume (HVI) ou sistema avançado de informações de fibras (AFIS), que demanda alto custo para instalação e análises laboriosas. Quanto às sementes, a qualidade fisiológica é medida pelos índices de germinação e vigor às condições edafoclimáticas de cultivo para formação de plantas produtivas. Porém, a determinação da germinação e do vigor de um conjunto de sementes demanda infraestrutura laboratorial, pessoal treinado, tempo de análise, preparo de amostra e custos tangíveis.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Thu Jan 04 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026