Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Rafael Pereira de Paula

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos do treinamento físico sobre a sarcopenia decorrente da associação entre sedentarismo, obesidade e envelhecimento: estudos in vivo e in vitro
  • O envelhecimento se caracteriza por um conjunto de alterações progressivas que culminam no declínio das funções fisiológicas. A combinação entre envelhecimento, sedentarismo e obesidade altera o turnover protéico, resultando em um perfil sarcopênico, caracterizado por prejuízos estruturais e funcionais musculares e associado a um estado pró-oxidativo e pró-inflamatório crônico. Há evidências consistentes da efetividade do treinamento físico na prevenção de diversas doenças crônicas ao estimular vias de defesas antioxidantes. Não foram encontrados estudos elucidando o efeito do treinamento físico sobre parâmetros morfofuncionais musculares quando realizado previamente e após a indução da obesidade ao longo da vida. O objetivo do presente projeto é investigar os efeitos preventivo e terapêutico do treinamento sobre alterações estruturais, redox, inflamatórias e gênicas musculares provocadas pelo envelhecimento e obesidade em modelos in vivo e in vitro. O modelo animal proposto para este estudo, já foi validado em estudo prévio do nosso grupo que evidenciou que a realização do exercício físico regular de moderada intensidade em esteira atenuou o prejuízo funcional muscular associado ao envelhecimento e obesidade induzida por dieta hiperlipídica sobre o metabolismo de glicose. Serão utilizados 56 ratos Wistar machos (CEUA-UFBA 079/2020) divididos em 7 grupos experimentais (n=8/grupo): dois grupos jovens (sedentários e treinados); 5 grupos envelhecidos (sedentários, treinados, obesos sedentários, obesos treinados preventivamente e obesos treinados terapeuticamente). Após eutanásia, serão coletadas amostras de soro, depósitos adiposos e músculos esqueléticos e cardíacos para análises de bioquímica redox e inflamatória, moleculares e histoquímicas. Para os estudos in vitro, serão cultivadas células musculares e macrófagos murinos que serão expostas ao soro dos ratos Wistar dos referidos grupos experimentais. As células serão utilizadas para análises do transcriptoma.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Rafael Rodrigues de Assis

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • magmatismo granítico e ambientes de formação das mineralizações auríferas hidrotermais da província mineral de alta floresta (mt): ambiente tectônico, petrogênese, regime de fluidos e anisotropias magnéticas.
  • A Província Mineral de Alta Floresta, sul do Cráton Amazônico, é constituída por rochas graníticas, vulcânicas e vulcanossedimentares paleoproterozoicas, derivadas de magmatismo oxidado e cálcio-alcalino, além de magmatismo alcalino em menor escala, coletivamente gerados em ambiente de arcos continentais (ca. 2,03-1,77 Ga). A colocação de corpos graníticos de ca. 1,79-1.77 Ga tem sido considerada como essencial na instalação de sistemas auríferos equivalentes aos do tipo pórfiro e epitermais. Esses sistemas exibem a presença marcante de halos hidrotermais, quimismo e natureza dos fluidos similares aos sistemas cenozoicos andinos, porém, de idade paleoproterozoica na Província. Contudo, a falta de consenso quanto à evolução tectônica e magmática da província, dificulta a compreensão de sua metalogênese. Esse Projeto, portanto, tem por meta principal a compreensão do papel do magmatismo granítico na gênese das mineralizações auríferas da Província de Alta Floresta. Está estruturado na caracterização do magmatismo granítico e na identificação dos principais atributos descritivos e genéticos das ocorrências auríferas da Província. Esse objetivo será alcançado por meio da petrografia de rochas magmáticas, zonas hidrotermalizadas e de minério; litogeoquímica, anisotropia magnética, das assinaturas geofísicas de unidades regionais, definição de idades de cristalização U-Pb e para o minério, por Re-Os e Ar-Ar, identificação do regime de fluidos e suas fontes por inclusões fluidas e isótopos estáveis, além da determinação da composição de fases hidrotermais por microssonda eletrônica, e de elementos traço em sulfetos e clorita (por LA-ICP-MS). Essa abordagem permitirá avaliar a importância do magmatismo granítico como metalotecto nos processos genéticos relacionados às ocorrências auríferas da Província Mineral de Alta Floresta, inclusive, com desdobramentos à exploração mineral para sistemas pórfiro e epitermal de idade paleoproterozoica.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/05/2022-31/05/2025
Foto de perfil

Rafael Rodrigues de Oliveira

Outra

Multidisciplinar
  • iv feira de ciências gênios de multigêneros +cultura +arte
  • O presente projeto fundamentado pela Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2021 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, tem como escopo a realização da IV FEIRA DE CIÊNCIAS GÊNIOS DE MULTIGÊNEROS +CULTURA +ARTE DA EEEFM ANTÔNIO JOSÉ PEIXOTO MIGUEL no âmbito municipal, do município de Serra/ES, com foco na continuidade da promoção e popularização dos conhecimentos científicos, descoberta, incentivo e valorização da participação de jovens talentos nas áreas de matemática, física, astronomia, robótica e engenharias, bem como de cultura e arte, promovendo assim o diálogo entre a Ciência e outras áreas de conhecimento. O projeto privilegia, ainda, trabalhos desenvolvidos por meninas/mulheres ou que demonstrem sua efetiva participação em todo o processo investigativo e de execução. A ação visa privilegiar projetos oriundos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e técnico provenientes do município de Serra e outros municípios parceiros, encurtando assim as distâncias geográficas e promovendo uma rede integrada de divulgação e promoção dos conhecimentos científicos em múltiplos espaços escolares, principalmente aqueles provenientes de bairros de periferia onde há pouco incentivo ao desenvolvimento e promoção dos conhecimentos e da produção científica e tecnológica, oportunizando novos talentos e buscando a redução da desigualdade social, racial e de gênero.
  • Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel - ES - Brasil
  • 30/01/2022-31/01/2024
Foto de perfil

Rafael Roesler

Ciências Biológicas

Farmacologia
  • epigenética de tumores cerebrais
  • Uma das características do câncer é a reprogramação epigenética que confere propriedades malignas às células transformadas. Os mecanismos epigenéticos alterados incluem modificações na ação de enzimas que atuam no “empacotamento” do DNA, regulando a estrutura da cromatina, tais como histona deacetilases (HDACs) e histona metiltransferases (HMTs). Os processos regulados por essas enzimas influenciam tanto o desenvolvimento embrionário normal quanto o câncer. Nesta proposta de pesquisa, iremos avaliar a expressão de genes que codificam enzimas reguladoras de processos epigenéticos nos principais tipos de tumor cerebral maligno que acometem adultos (glioblastoma, GBM) e crianças (meduloblastoma, MB), a partir de análises in silico de genomas de amostras de tumores humanos; avaliar os efeitos e mecanismos de inibidores de enzimas de regulação epigenética – sozinhos ou em combinação com quimioterapia citotóxica - em culturas de células de GBM e MB, incluindo células-tronco tumorais, e alguns mecanismos moleculares subjacentes; e identificar novos inibidores da HMT G9a como potenciais agentes antitumorais. Nossas hipóteses, baseadas em resultados preliminares já obtidos no laboratório, incluem: 1) pode haver expressão aumentada de genes que codificam HMTs em tumores cerebrais malignos, em comparação com tumores de menor grau e tecido cerebral normal; 2) a inibição de HDACs e HMTs pode ter efeitos antitumorais em modelos experimentais de tumores cerebrais; e 3) é possível identificar novos inibidores de G9a como agentes antitumorais em câncer cerebral. Usaremos combinações de metodologias de bioinformática com biologia molecular e farmacologia celular, já estabelecidas no laboratório. Temos disponível uma infraestrutura privilegiada, em uma rede de instituições colaboradoras.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Rafael Vilhena Reis Neto

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • “aplicação de ferramentas genéticas, quantitativas e moleculares, na aquicultura”
  • Dados estatísticos de produção evidenciam que a aquicultura nacional está em plena expansão, no entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre a sustentabilidade dessa atividade, uma vez que, mesmo diante de todo potencial de crescimento do setor no país, o Brasil ainda se mostra pouco competitivo em relação aos grandes atores da aquicultura mundial. O uso de tecnologias de produção já pesquisadas e desenvolvidas ainda encontra resistência no setor aquícola, o que pode ter relação com a falta de difusão destas tecnologias. Iniciativas de cursos e treinamentos, que demonstrem todo o potencial e viabilidade para emprego de técnicas avançadas no sistema produtivo, oferecidos para formação de recursos humanos especializados pode promover o aumento da produtividade tornando a aquicultura nacional mais competitiva. Assim, nossa proposta é oferecer um curso na modalidade presencial com carga horária de 40 horas/aula, sendo 16 horas/aulas de conteúdos teóricos e 24 horas/aula de atividades práticas abordando as principais ferramentas principais genéticas, molecular e quantitativa, usadas para melhorar a produtividade na aquicultura.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 20/12/2021-30/06/2024
Foto de perfil

Rafaela Harumi Fujita

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • hidrogeomorfologia do baixo curso do rio iguaçu
  • O rio Iguaçu possui grande potencial e aproveitamento hidrelétrico. No trecho compreendido pelo Baixo Iguaçu, estão previstas a instalação de PCHs o que poderá ocasionar impacto hidrológico, sedimentológico e na qualidade da água. O intuito desse projeto é analisar a hidrogeomorfologia do baixo curso do rio Iguaçu. Assim, busca-se aplicar metodologias voltadas para o conhecimento da geometria hidraulica e tridimensionalidade do fluxo e composição da carga sedimentar . Conhecer o comportamento deste rio torna-se de fundamental imporância geoambiental para o estado do Paraná, pois as informações geradas a partir deste estudo servem para o manejo, planejamento e gerenciamento desse sistema, bem como o desenvolvimento de futuras pesquisas multidisciplinares. Além de que, estudos que versam sobre o tema ainda é incipiente para o Baixo Rio Iguaçu, nesse sentido os estudos de hidrogeomorfologia serão de extrema importâcia para a viabilização para a avaliação do impacto ambientais provocados por obras de engenharia.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Rafaela Soares Rech

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • sistema integrado de rastreamento, diagnóstico e monitoramento da disfagia orofaríngea apoiado por inteligência artificial – digsis
  • A disfagia é uma alteração no ato de engolir que resulta em elevada morbimortalidade e diminuição da qualidade de vida. Seus impactos incluem maior chance de morte durante internações e pneumonia por aspiração. Devido as suas consequências, são necessários métodos de diagnóstico rápidos e precisos para identificar, tratar e acompanhar os pacientes o mais precocemente, o que pode reduzir as taxas de internação hospitalar, custos em cuidados em saúde e a mortalidade. Os instrumentos de rastreio existentes têm baixa acurácia diagnóstica e o exame padrão ouro, videofluoroscopia, tem alto custo, demanda profissionais especializados, expõe o paciente ao raio x e contamina o meio ambiente com bário. Ainda que a avaliação clínica evite exames complementares, os métodos atuais têm baixíssima acurácia, o que torna a videofluoroscopia uma técnica sem substituto. Sendo assim, há um valor substancial no desenvolvimento de uma ferramenta facilmente implementável e escalonável e que possibilite o rastreamento, o diagnóstico e o monitoramento da disfagia. O uso da inteligência artificial é um campo emergente de pesquisa e representa uma oportunidade ímpar para prover ambientes hospitalares e ambulatoriais com sistemas apoiados por métodos acurados, precisos e de baixo custo para a detecção e gerenciamento destes casos. Assim, o objetivo do presente estudo é desenvolver e avaliar a acurácia diagnóstica de um sistema integrado de rastreamento, diagnóstico e monitoramento da disfagia apoiado por modelos de inteligência artificial. Propõe-se o desenvolvimento de um sistema de inovação que poderá evitar o subdiagnóstico e garantir objetividade clínica. O aprendizado de máquina supervisionado será realizado mediante estudo de acurácia diagnóstica, por meio de comparação com o método padrão-ouro que é a videofluoroscopia. São propostos quatro algoritmos: para o rastreamento; para a projeção do grau de severidade; para apoiar o diagnóstico e para o monitoramento da disfagia.
  • Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Raimunda Nonata Ribeiro Sampaio

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo piloto do tratamento oral da leishmaniose tegumentar americana no idoso.
  • As leishmanioses cutâneas (LC) e mucosas (LM) são doenças parasitárias mundiais, negligenciadas de alta morbidade e óbito ocasional. Entre 2001 e 2017, houve 940.396 casos notificados de leishmaniose tegumentar americana (LTA), incluindo ambas leishmanioses cutânea (LC) e mucosa (LM) com uma média anual de 55.317 casos no continente americano. Nosso país contribuiu com 76,6%. O tratamento como primeira arma de controle, tem poucas drogas e estas sempre injetáveis com efeitos adversos graves e passíveis de resistência parasitária. Com o desequilíbrio ambiental e urbanização crescentes a doença é cada vez mais alta em idosos que têm contraindicação ao uso de SbV droga de primeira escolha na LTA, porque geralmente são portadores de cárdio-nefro-hepatopatias gerando assim um desafio terapêutico. Por outro lado, a nossa relação idosos/jovens cresce e tem previsão para 2055 de 202:100. Surgem então as necessidades apontadas pela ciência para um tratamento menos tóxico, oral que foque na resistência. Nossos objetivos são determinar a eficácia e efeitos adversos da associação oral das drogas (miltefosine e pentoxifilina) no tratamento da Leishmaniose Cutânea (LC) e Leishmaniose Mucosa (LM) comparando com a anfotericina B lipossomal, droga recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) para o idoso, mas que é de uso injetável e que pode apresentar efeitos adversos desagradáveis e graves como reações de hipersensibilidade com febres, calefrios, cefaléia e cárdio hepato-nefro-toxicidade. O nosso grupo já testou com sucesso a associação miltefosine+pentoxi em outros grupos, com demonstração de boa eficácia e efeitos adversos menos graves em camundongos e em 2 ensaios clínicos de LC e LM. Portanto, achamos conveniente e plausível testar a associação de drogas orais em um grupo social negligenciado e crescente em nosso país, visando melhorar a sua qualidade de vida.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Raimundo Carlos Silvério Freire

Outra

Microeletrônica
  • modelagem e desenvolvimento de sistemas baseados em dispositivos de ondas acústicas de superfície - saw
  • Com a evolução das pesquisas dos dispositivos SAW surgiu a necessidade de desenvolver sistemas de medição mais robustos e completos, visando seu uso em aplicações práticas. Para superar as barreiras científicas desse desenvolvimento, nesse projeto são propostas 3 linhas de trabalho: (i) o desenvolvimento de modelos que representem melhor os dispositivos SAW e sua interação com circuitos elétricos; (ii) o desenvolvimento de arquiteturas de medição usando os dispositivos SAW como sensores, visando redução de consumo, altas sensibilidade e estabilidade; (iii) e o desenvolvimento de arquiteturas de interrogadores a distância, tendo o SAW como sensor passivo, usando ondas de rádio. Este projeto será desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa em Instrumentação e Metrologia Científicas, liderado pelo coordenador deste projeto, e proporcionará o desenvolvimento de teses, dissertações de mestrado e trabalhos de iniciação científica, incrementando assim a colaboração já existente e produtiva entre UFCG, UFS, UEMA e UFMA. Este projeto também conta com a parceria na área de dispositivos SAW com a Université de Bordeaux e a Université de la Guyanne, ambas da França. Como frutos científicos, além dos trabalhos citados, são esperadas 4 publicações em periódicos científicos de impacto, além de 12 publicações em anais de eventos da área. A divulgação dos resultados deste projeto para a população em geral será realizada a partir da elaboração de um texto e/ou vídeo curto para cada divulgação acadêmica (artigos, teses, etc), com linguagem acessível para o público não especializado. Diante disso, espera-se com esse projeto: publicação de artigos científicos de impacto; formação de pesquisadores em todos os níveis na área de microeletrônica, em especial em dispositivos SAW; consolidação da área de microeletrônica na região Nordeste do Brasil; maior internacionalização das universidades envolvidas; e atração de jovens talentos para as áreas relacionadas à tecnologia.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • 30/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Ramofly Bicalho dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • interfaces entre as políticas públicas de educação popular e educação do campo no brasil
  • Importante sinalizar neste trabalho, a continuidade das nossas reflexões acerca das pesquisas realizadas em Educação do Campo na sua estreita articulação com a Coordenação e Docência na Licenciatura em Educação do Campo (2010–2021), Coordenação do Programa Escola Ativa (2009–2012) e Programa Escola da Terra (2018–2021). Essas experiências, desenvolvidas na UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em diálogo com os movimentos sociais e demais entidades do campo, foram inicialmente analisadas no Pós-Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF – Universidade Federal Fluminense (2016 – 2017). Neste campo de análise, privilegiaremos as relações entre educação do campo e formação do educador, através das seguintes políticas públicas: Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA; Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo – PROCAMPO e o Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO. Nossos principais objetivos são: 1) Realizar um aprofundamento histórico acerca da educação popular e educação do campo no Brasil, compreendendo suas interfaces com os movimentos sociais, limites e possibilidades. 2) Compreender as políticas públicas específicas de educação do campo no Brasil, especialmente, o PRONERA, PROCAMPO e PRONACAMPO. 3) Analisar a formação docente nas escolas do campo, na sua estreita relação com as experiências e práticas de educação popular, considerando as histórias de vida e memórias que se entrelaçam nos processos identitários das educadoras e educadores. Entendemos que as lutas organizadas pelos movimentos sociais do campo podem contribuir na formação de novos sujeitos sociais, numa perspectiva popular e histórica, através da organização coletiva e fortalecimento de projetos políticos pedagógicos emancipadores (FREIRE, 1997). A expressão educação do campo identifica uma reflexão pedagógica que germina das inúmeras práticas educativas desenvolvidas pelos sujeitos camponeses.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025