Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex da Silva Martire

Ciências Humanas

Arqueologia
  • archaeogaming e arqueologia pública: interatividades digitais em tempo real empregadas na construção coletiva de conhecimento de pesquisas antárticas (arise-furg/leach-ufmg/nap- ufpi)
  • A Arqueologia Antártica tem se demonstrado cada vez mais atuante entre os temas globais estudados pela área. O estudo arqueológico visa apontar elementos que, de outro modo, não aparecem nos relatos e crônicas oficiais dos séculos XVIII e XIX, ou seja, a arqueologia busca estudar a vida dos homens comuns que foram caçar animais marinhos e, por sua vez, estabeleceram assentamentos temporários na região. Este projeto visa divulgar essas informações por meio de um jogo eletrônico digital e uma experiência em realidade virtual imersiva voltados para uso em escolas do mundo todo. Partindo dos vestígios escavados pelo LEACH-UFMG, e em parceria com a UFPI e a UFABC, esses 2 produtos serão desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar e disponibilizados para celulares e óculos de RV a fim de colaborar com a divulgação científica da história e arqueologia antárticas nas escolas. As fases serão: modelagem 3D de cenários e personagens; programação dos ambientes interativos; confecção de guia didático; aplicação dos produtos em formação de professores. A quantidade de materiais escavados e estudados são suficientes para que um jogo e um aplicativo de RV sejam desenvolvidos em sua plenitude. Além do potencial educativo, esse projeto visa formar discentes das universidades envolvidas no campo tecnológico digital 3D: algo ainda incipiente no Brasil. Ressalta-se que esse será o primeiro jogo digital sobre Arqueologia Antártica já produzido no mundo, tornando o Brasil e o PROANTAR pioneiros.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • Fri Dec 15 00:00:00 BRT 2023-Fri Dec 31 00:00:00 BRT 2027
Foto de perfil

Alex Ferreira Magalhães

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • o direito das favelas no contexto das políticas de regularização fundiária: proposições conceituais, teóricas, metodológicas e políticas
  • O projeto tem por objeto a regulação das favelas e outras formações urbanas análogas, especialmente no que tange aos processos de uso e ocupação do solo. Por regulação entende-se o conjunto de normas, emitidas pelo Estado ou originadas nas práticas sociais, que interferem na configuração desses territórios. Parte-se da premissa de que as favelas não constituem espaços de vazio regulatório: observações rigorosas têm permitido desconstruir esse senso comum. O conhecimento disponível a respeito dos processos estruturadores dessa regulação ainda é insuficiente, o que justifica novos esforços nessa direção, como condição do avanço na compreensão de processos socioespaciais complexos e, sobretudo, no aprimoramento de políticas públicas direcionadas a essas parcelas do tecido urbano. Tais esforços contam com condições favoráveis ao seu desenvolvimento, como o bom número de pesquisas empíricas realizadas (no Brasil e América Latina) e o relativo amadurecimento de teorias apropriadas a referenciar tais esforços, como a teoria do pluralismo jurídico. O projeto propõe revisitar e atualizar questões classicamente debatidas nessa produção (Como as favelas se regulam? Que padrões específicos de juridicidade emergem em seu processo de consolidação? Que significados podemos extrair dessa regulação?), a fim de produzir novos dados e hipóteses a respeito delas, bem como reformular os próprios termos em que são postas. A estratégia metodológica partirá de síntese da produção disponível, a fim de consolidar seus resultados e indicações metodológicas, a serem reaproveitados na construção de uma proposta de pesquisa aplicável em escala nacional, que se nutra das experiências de pesquisa precedentes. Busca-se superar o patamar atual dos estudos de caso individualizados, partindo-se para a produção de dados de maior escala, que permitam a elaboração de análises generalizáveis. A metodologia também inclui a realização do primeiro teste e avaliação da proposta metodológica a ser construída.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 23 00:00:00 BRT 2023-Sat Feb 28 00:00:00 BRT 2026