Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patricia Fernanda de Oliveira Cabral

Ciências Humanas

Educação
  • estudos de caso interrompidos e os biofilmes poliméricos: multimodalidade no ensino superior de química
  • Trabalhos da literatura destacam a relevância da comunicação em linguagem científica. Nesse âmbito, habilidades imprescindíveis de desenvolvimento em cursos de graduação são a escrita, a leitura, a argumentação e a capacidade de realizar exposições orais, especialmente em contextos de resolução de problemas. Os estudos de casos interrompidos como estratégia didática de resolução de problemas podem promover tais habilidades. Estes são pouco conhecidos no contexto nacional, e se caracterizam pela adição gradativa de informações à narrativa. O caso é escrito com base no conteúdo de um artigo original de pesquisa, com um problema que foi realmente enfrentado por pesquisadores, e agora deve ser solucionado por estudantes, que devem argumentar a favor da melhor resolução e apresentar seus achados. A análise da apresentação dos resultados e dos recursos multimodais nela utilizados (imagens, textos, gestos, etc.), permite investigar a aquisição de conhecimentos por graduandos em química, especificamente sobre bioplásticos e biofilmes poliméricos, e as habilidades de comunicação científica. Tais reflexões contribuirão para a elaboração de um Guia prático sobre os estudos de caso para professores. Buscamos responder à questão: Que relações podem ser estabelecidas entre a resolução de estudos de caso interrompidos sobre biofilmes poliméricos e a exposição oral com o uso de recursos multimodais, tendo em vista a produção adequada do gênero? Ela permite avaliar a qualidade da produção de exposições orais, como o conhecimento do gênero de fonte e de destino, a compreensão do texto-base e a habilidade de construir um argumento para a resolução do caso. Serão analisadas transcrições dos vídeos das apresentações, slides, texto do estudo de caso e artigos originais de pesquisa por meio da microanálise (Bowen e Roth) dos recursos multimodais: textos, fala, gestos (McNeill), imagens (Kress e Van Leeuwen), direção do olhar do apresentador e sua posição corporal (Pozzer-Ardenghi e Roth).
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026