Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandre Carneiro Leão de Mello

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estratégias para otimizar sistemas integrados de produção de forragem: um enfoque ecossistêmico
  • O aumento da produtividade agropecuária tem sido a resposta comum para atender a demanda da crescente população mundial. Esta solução é apontada como uma das causas de perda da biodiversidade, aumento da emissão de gases de efeito estufa e da vulnerabilidade dos ecossistemas a eventos climáticos extremos. A hipótese deste projeto é que os serviços ecossistêmicos em sistemas de produção de forragem podem ser aprimorados por meio da formação de sistemas integrados de gramíneas e palma forrageira com leguminosas. Os benefícios esperados incluem produção de forragem mais estável e rica em proteína, aumento da fixação do N2 atmosférico, da biodiversidade e do sequestro de carbono. O objetivo será estudar a contribuição de leguminosas forrageiras em sistemas integrados de produção de forragem na geração de serviços ecossistêmicos. Para tal, serão realizados os seguintes experimentos: 1) Sistemas integrados de Clitoria ternatea e seis cultivares de capim-elefante (Cenchrus purpureus), em Pernambuco, Brasil; 2) Sistemas integrados de C. ternatea e Desmanthus pernambucanus e duas espécies de palma forrageira, em Pernambuco, Brasil e em Nairobi, no Quênia e 3) Sistema integrado de Mimosa caesalpiniifolia com Urochloa decumbens em sistema silvipastoril. Os delineamentos experimentais serão em blocos ao acaso, com quatro (experimentos 1 e 2) e três repetições (3). Serão estudados aspectos produtivos e valor nutritivo da forragem, desempenho animal, qualidade do solo relacionado ao sequestro de carbono e ciclagem de nutrientes, fixação de N2 e biodiversidade de insetos polinizadores. Os resultados poderão orientar a adoção de estratégias para os sistemas de produção de forragem, incentivando a utilização de leguminosas forrageiras. Os impactos são redução na utilização de grãos na dieta animal, de adubos nitrogenados, da emissão de gases de efeito estufa e da vulnerabilidade a eventos climáticos, devido ao aumento da biodiversidade.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 27/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre César Cunha Leite

Ciências Humanas

Ciência Política
  • china e sua atuação na transição energética no brasil: investimentos no setor de energias renováveis no nordeste do brasil
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar o fluxo de capital chinês na forma de investimento direto no setor de energias renováveis na região nordeste. Para alcançar tal objetivo, faz-se necessário propor algumas delimitações e definir os instrumentos e métodos utilizados na fundamentação da análise. Assim, delimita-se que, por capital, será analisado o fluxo de investimento direto estrangeiro vindo da China destinado aos estados do Nordeste brasileiro. A delimitação temporal atende ao período em que tais investimentos apresentaram crescimento, logo, o período de análise é de 2010 à 2024. No que concerne ao setor de energia renováveis, uma maior ênfase será concedida aos setores de energia eólica e solar, simplesmente por serem as preponderantes na região. Para compreender os elementos de atratividade que dão norte a postura ativa da China faz-se necessário uma análise geopolítica e de política internacional considerando temas como mitigação das mudanças climáticas, pressão e demanda internacional por posicionamento da China, agenda ambiental, e estratégia chinesa para se tornar tanto fornecedor de bens públicos globais como o elemento segurança energética e sua estreita relação com a estratégia chinesa de desenvolvimento. Do lado brasileiro, entende-se que o Brasil é reconhecido como um dos principais detentores de recursos naturais de base energética; incidência de luz do sol, correntes de vento, disponibilidade hídrica, além de conhecimento no uso destes recursos. Neste cenário de busca internacional pela mitigação das mudanças climáticas, políticas internas e externas chinesas guiam o país na corrida pela liderança da transição energética, transformando a relação sino-brasileira em uma agenda não só agroalimentar, mas também energética, climática e ambiental. Pretende-se usar um aparato metodológico híbrido para alcançar a construção de um material cartográfico indicativo do volume de capital e sua destinação dentro dos estados do Nordeste brasileiro.
  • Universidade Estadual da Paraíba - PB - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Cesar Gurgel Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • geometria lipschitz de singularidades de dimensão e codimensão baixa
  • Estudo da Geometria Lipschitz real e complexa de singularidades de conjuntos e aplicações Estudo especícifico dos invariantes analíticos que possuem natureza de invariantes bi-Lipschitz para singularidades de codimensão baixa, por exemplo: os problemas da invariância bi-Lipschitz de singularidades de codimensão baixa e da codimensão mínima de mergulhos bi-Lipschitz de singularidades. Encontrar invariantes discretos para o problema de classificação de singularidades de conjuntos a menos de homeomorfismos bi-Lipshictz e descrever o “moduli”, quando possível, para singularidades de aplicações a menos de mudança de coordenadas bi-Lipschitz. Um dos problemas mais abordados da geometria Lipschitz atualmente é a classificação das singularidades 2D (reais e complexas) a menos de homeomorfismos outer bi-Lipschitz, uma vez que a classificação dessas singularidades por homeomorfismos inner bi-Lipschitz é conhecida desde 1999 no caso real e 2014 no caso complexo. Este projeto reúne os pesquisadores responsáveis pelos principais avanços nos últimos anos das perguntas aqui formuladas, por exemplo: “trabalhos de multiplicidade real e complexo, trabalhos de pizza, trabalhos de nós métricos, e os trabalhos de mergulhos. A principal estratégia que usaremos para abordar o problema é: aplicação da teoria de multipizza, recentemente desenvolvida por Birbrair e Mendes e a teoria de homologia moderadamente descontínua recentemente desenvolvida por Sampaio. Usaremos a homologia métrica para detectar regiões de auto -contato e suas respectivas topologias e usaremos a teoria de multipizza para decompor as singularidades adequadamente de acordo com essas regiões de autocontato. Nossa hipótese é que o objeto final após uma tal decomposição geométrica será um invariante bi-Lipschitz robusto.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Alexandre Costa Quintana

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • evasão no ensino de graduação em ciências contábeis: os impactos decorrentes da pandemia covid-19
  • Em decorrência da COVID-19, as Instituições de Ensino Superior precisaram adaptar a forma de trabalho por meio do ensino remoto, fazendo com que docentes e discentes passassem a vivenciar uma nova realidade, que pode ter afetado o processo de aprendizado, o interesse, o envolvimento e a capacidade dos estudantes seguirem as suas atividades na instituição. Dessa forma, aspectos relacionados a evasão passam a ser temas relevantes de pesquisa para compreender como a pandemia a afetou. Assim, o objetivo geral do projeto é analisar os impactos da pandemia COVID-19 na evasão dos estudantes da graduação em Ciências Contábeis, nos anos seguintes a pandemia. Assim, a ideia é realizar levantamentos nos anos de 2024 e 2025 relativo aos indicadores de evasão dos anos de 2022, 2023 e 2024, para buscar os estudantes evadidos nesse período e identificar os motivos que levaram a evasão, procurando entender como a pandemia pode ter provocado algum impacto. Deve-se observar que estudantes que evadirem nos períodos de 2022 a 2024, passaram pela pandemia, na graduação ou no ensino médio, e essa condição pode de alguma forma estar ligada a evasão. Assim, em um primeiro momento a proposta é levantar dados nas coordenações de curso de Ciências Contábeis, para uma análise descritiva e na sequência a aplicação de um instrumento de pesquisa a ser enviado aos estudantes evadidos, por meio de um questionário, procurando identificar os motivos da evasão. Além disso, desse grupo de estudantes que responderem o questionário será selecionado um número reduzido de pessoas para uma entrevista, com finalidade de entender a possível relação entre evasão e pandemia. Os resultados permitirão entender se além da pandemia, existem motivos externos ou internos dos estudantes que possam estar interferindo nos indicadores de evasão. Dessa forma, o projeto é uma proposta contemporânea, fortemente relacionada com o momento presente de transformações na forma de relação entre professor e aluno, no pós-pandemia.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026