Projetos de Pesquisa

 

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Aaron Sena Cerqueira Reis

Ciências Humanas

Educação
  • ensino de história para estudantes surdos: uma proposta inclusiva a partir da consciência histórica
  • Localizado em uma zona de fronteiras, o Ensino de História é um campo do conhecimento direcionado aos processos de ensino-aprendizagem da História. Sob influência da teoria da História alemã e das teorias da Aprendizagem, pesquisadores desse campo têm se debruçado sobre a formação da consciência histórica de estudantes e professores. Apesar da valorização e incorporação desses sujeitos na constituição disciplinar da História, uma parcela significativa ainda é invisibilizada, trata-se da população surda. Neste projeto, buscamos evidenciar o direito do surdo ao conhecimento histórico, bem como o dever da História em elegê-lo como sujeito de estudo e ensino. Nosso escopo é o desenvolvimento de pesquisas relacionadas às narrativas históricas construídas por estudantes surdos e seus professores, suas percepções acerca das práticas de ensino de História e a produção de material didático de História. Com apoio de professores e estudantes de graduação, desenvolveremos pesquisa de campo em escolas inclusivas da cidade de Aracaju-SE. Esperamos que este projeto possa dirimir alguns dos problemas apontados por pesquisadores do Ensino de História para surdos, como a ausência de reflexões sobre a surdez no processo de formação inicial e continuada de professores de História. Ademais, esperamos contribuir com a produção de evidências capazes de subsidiar políticas públicas para a educação inclusiva, bem como para o desenvolvimento do arcabouço teórico das áreas relacionadas à História, Educação e Surdez.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 08/01/2024-31/01/2027
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Abelmon da Silva Gesteira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • potencializando a memória epigenética em citros através do déficit hídrico: um avanço no cultivo agropecuário.
  • O déficit hídrico provoca alterações morfofisiológicas, bioquímicas e moleculares que condicionam a planta a estratégias para aclimatização e/ou adaptação. A metilação do DNA é sensível e dinâmica nas plantas, podendo ser alterada durante o déficit hídrico. Combinações laranjeira 'Valência' (LA) com os porta-enxertos limoeiro 'Cravo' (LC) e tangerineira 'Sunki Maravilha' (SM) foram submetidas a três de déficit hídrico. Os resultados indicaram que as plantas cítricas possuem memória aos episódios recorrentes de déficit hídrico, afetando os parâmetros fotossintéticos em eventos subsequentes. Diante desses resultados, surgiram os seguintes questionamentos: Mudas formadas com borbulhas de plantas que sofreram déficit hídrico transfere a memória de estímulos anteriores? A origem da borbulha, de qual combinação copa/porta-enxerto foi retirada, determina os níveis de organização da planta para estímulos adicionais? Para responder essas questões, três porta-enxertos; LC, SM e tangerineira ‘Sunki Tropical’ (ST) foram combinadas com LA e submetidos a três ciclos de déficit hídrico. Após o déficit hídrico, borbulhas de LA foram enxertadas em citrumelo 'Swingle', avaliando-se o comportamento das diferentes combinações resultantes. Verificou-se que a origem da borbulha e o número de ciclos em que foi submetida ao déficit hídrico determinaram a resposta ao déficit hídrico posterior. Dois ciclos de déficits hídricos estimularam uma melhor resposta fotossintética em comparação com as plantas enxertadas com borbulhas que não foram desafiadas. Avanços foram alcançados nessa área, mas é necessário compreender melhor o significado funcional da metilação do DNA associada à memória de tolerância à seca em citros. Além disso, pretende-se validar, em condições de campo, a transmissão de marcas epigenéticas, associadas ao déficit hídrico, em plantas cítricas cujas borbulhas foram submetidas a esse tratamento.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - BA - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026