Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alcides Nobrega Sial

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • quimioestratigrafia isotópica de ni, hg, n e c e o papel do vulcanismo contemporâneo às transições cretáceo–paleógeno (k/pg), permiano–triássico (p-tr) e ordovicino–siluriano (os)
  • O contraste entre a quimioestratigrafia de Hg e de C é de grande importância no estudo do papel de vulcanismo contemporâneo as cinco principais extinções em massa e alguns dos principais limites cronológicos no Fanerozoico. A coincidência de excursão nega-tiva de delta 13Ccarb, pico positivo de Hg/TOC e (MIF) Delta 199Hg ~ 0‰ em nível estratigráfico onde ocorreu extinção em massa tem sido considerada como registro de vulcanismo. Busca-se um segundo elemento que, ao exemplo do Hg e e seus isótopos, sirva de proxy para um vulcanismo contemporâneo à estas extinções. Ni e seus isótopos parecem ser um forte candidato, utilizados com sucesso em uma localidade até então (limite Permiano–Triássico). Neste projeto, usaremos quimioestratigrafia de isótopos de C, N, Hg e Ni em seções que registraram uma das transições: Cretáceo–Paleógeno, Permiano–Triássico ou Ordoviciano–Siluriano. A metodologia a ser aplicada incluirá: (a) seções geológicas clássicas (escala centimétrica) ou escolhidas, (b) análise de Hg, Ni e de isótopos de Hg, Ni, C e N nestas seções; (c) isótopos de Ni e Hg em vulcânicas (Traps Siberianos, Deccan e Sierra del Tigre na Argentina) para contrastá-los com Hg e Ni destas seções, (d) análises de Al, V, Cr, Mn, Fe, Co, Ni, P, Cu, Zr, Mo, Ba, REE, Hf, Pb, Th, e U para investigação do suprimento detrítico, produtividade e estrutura paleoredox nas seções em questão. O mérito e originalidade desta proposta são: (a) aprofundamento do conhecimento de grandes extinções em massa no Fanerozoico (b) investigação do papel do vulcanismo em extinções em massa no Fanerozoico, utilizando Hg isótopos de Hg (delta 202Hg, Delta 199Hg e Delta 201Hg) e de Ni (delta 60Ni); (c) comparação /contraste do comportamento quimioestratigráfico de isótopos de Hg e Ni em diferentes situações ambientais, cronológicas e geográficas, verificando-se globalmente a robustez deste segundo como proxy para vulcanismo.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alcindo Cipriano Argolo Mendes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • caracterísitcas específicas dos setores como fator determinante para o desenho e uso dos sistemas de contorle gerencial
  • A pesquisa de controle de gestão, incluindo os sistemas de controles contábeis, obtiveram avanços significativos desde a década de 1970 sustentada fundamentalmente pela Teoria Institucional e pela Teoria da Contingência. Os dois caminhos aportaram ganhos importantes em perspectivas diferentes. Do ponto de vista institucional, estudos anteriores apontam que os processos de mudanças nos Management Control System (MCS) passam por instituições internas e externas e são vistos como relacionados às regras e rotinas organizacionais. Já na linha contingencial, diversos fatores internos e externos estão relacionados com o desenho e uso do MCS. Assim, como a cultura de um país tem sido reconhecida como fator contingencial importante para entendimento do desenho e uso do MCS, é preciso reconhecer que há também uma cultura própria do setor que pode exercer pressões sobre o MCS. Trabalhos anteriores (ex. Fullerton et al., 2014) apontam que determinadas tecnologias de produção utilizadas em setores específicos estão relacionadas com o MCS. Messner (2016) indica que setores mais regulados sofrem pressão para adoção de sistemas orçamentários, assim como empresas de manufatura estão mais relacionadas com sistemas de custeio mais avançados. Em 2015, a Management Accounting Research apresentou um painel comemorativo dos 25 anos da revista, onde foi destacado a necessidade de aprofundamento no efeito do setor nos mecanismos de controles gerenciais. Messner (2016) publicou um trabalho na mesma revista mostrando os caminhos a serem percorridos pelos pesquisadores para entendimento da importância do setor no MCS, e desde então, pouco se avançou no entendimento dessa temática. Assim, o objetivo desse projeto é analisar as características dos diversos setores que influenciam no Sistemas de Controle de Gestão, considerando as duas principais linhas teóricas do tema.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026