Projetos de Pesquisa

 

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Alexandre Kupka da Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • análise global de eficiência, custo e impacto ambiental do armazenamento e uso do hidrogênio sustentável produzido por energia solar em transportes comparado a energia elétrica e biocombustíveis
  • Uma das preocupações no que diz respeito ao meio ambiente concerne a descarbonização dos processos de produção de energia [1]. O hidrogênio é considerado um combustível universal, e sua geração é feita de forma sustentável através do processo de eletrólise, usando-se eletricidade gerada através de energias renováveis para a quebra da molécula de água, produzindo oxigênio e hidrogênio [2, 3]. Deste modo, há um grande interesse no desenvolvimento de tecnologias para geração, armazenamento e transporte de hidrogênio verde, tendo-se em vista seu uso no setor de transporte. Contudo, uma vez que sua produção se dá pelo uso de energia elétrica advinda de fontes renováveis como a solar (enfoque deste trabalho), surge a necessidade em verificar se, havendo uma mesma área com o mesmo potencial de irradiação solar disponível, esta fonte combustível pode ser tão ou mais rentável, eficiente e ambientalmente sustentável do que vetores mais tradicionais de conversão de energia renovável para transporte, como fotovoltaica em carros elétricos e biocombustíveis em carros tradicionais. Tal estudo será feito através do desenvolvimento de modelos numéricos para avaliar parâmetros de custo, eficiência global do vetor de conversão de energia e quantidade de dióxido de carbono liberado para a atmosfera ao longo do processo. Com esta análise, é possível avaliar se o hidrogênio já pode ser considerado um combustível competitivo para o setor de transporte e, caso negativo, auxiliar na estimativa de fatores que possam impulsioná-lo para este viés [4].
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Fri Jan 27 00:00:00 BRT 2023-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
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Alexandre Luis Braun

Engenharias

Engenharia Civil
  • desenvolvimento de estratégias de computação de alto desempenho e sua aplicação em problemas de grande porte da mecânica aplicada computacional.
  • Problemas associados com a modelagem computacional na indústria do petróleo e as análises da ação do vento em estruturas, meio-ambientes urbanos e em dispositivos para geração de energia eólica são extremamente desafiadores, requerendo alta capacidade de processamento e conhecimento específico para serem abordados. Neste contexto, as abordagens de Machine e Deep Learning estão começando a desempenhar um papel importante, acelerando o avanço das descobertas científicas em vários campos de pesquisa. Portanto, para atender à solicitação de simulações de grande porte, envolvendo milhões de incógnitas, o desenvolvimento de novos algoritmos com tecnologia capaz de explorar sistemas HPC (High Performance Computing) modernos é de suma importância, especialmente usando arquiteturas próprias para paralelização em placas gráficas. São propostos então neste projeto três temas específicos da Mecânica Aplicada Computacional, onde o uso de técnicas de HPC se faz necessário para o avanço no conhecimento científico: a) ação do vento em estruturas e em meio-ambientes urbanos usando paralelização com placas gráficas em linguagem CUDA/FORTRAN - investigar problemas que não podem ser facilmente abordados em túneis de vento usando modelos numéricos em CFD confiáveis, desenvolvendo novos algoritmos e avançando o conhecimento sobre a ação do vento para obtenção de especificações de norma e projeto nestas situações; b) modelagem teórica e computacional de deformações em bacias sedimentares: investigar bacias sedimentares para a indústria do petróleo, desenvolvendo um modelo numérico termo-poromecânico em elementos finitos para grandes deformações para auxiliar a tomada de decisões durante a fase de exploração de reservatórios. c) Análise de confiabilidade estrutural usando técnicas de high performance computing e machine learning: desenvolver estudos de confiabilidade estrutural com modelamento substituto e paralelização massiva, com otimização mono e multiobjetivo. VER PROJETO EM ANEXO
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Mon Dec 11 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alexandre Luiz Polizel

Outra

Multidisciplinar
  • fecri - feira de ciência, tecnologia e humanidades do cricaré
  • Esta ação tem por objetivo Estimular o envolvimento de alunos e educadores em projetos conduzidos pela prática do método científico e/ou de engenharia, fortalecendo e aperfeiçoando o processo de aprendizagem investigativa com culminância na prática de popularização da ciência pela realização de feira de ciência e mostra científica que envolvam principalmente escolas do ensino básico de cidades do norte do Espírito Santo. Para tal, será organizada em quatro eixos: i) Formação de professores para o desenvolvimento de investigações e projetos de pesquisa na educação básica; ii) Visita nas escolas com encontros formativos e estimulos para desenvolvimento de projetos em ciência, tecnologia e humanidades; iii) instaurar um espaço de popularização das ciências na Feira de Ciência, Tecnologias e Humanidades do Cricaré (FECRI); iv) implementação de bolsas de Iniciação Cientifica Júnior e acompanhamento dos desenvolvimentos e aprimoramento dos projetos para apresentação em multiplas feiras e espaços de popularização da ciência e difusão cientifica.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Alexandre Medeiros de Figueiredo

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo ecológico e análise de desigualdades intramunicipais de morbidade e mortalidade
  • Resumo O dimensionamento das desigualdades regionais e intermunicipais na saúde pode ser realizado a partir dos sistemas de informação do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudos já realizado no país. Entretanto, as análises das desigualdades intramunicipais são escassas, apesar da sua importância. Estudo realizado no município de São Paulo revela que a diferença na idade média de morte dos moradores de diferentes bairros pode chegar a mais de duas décadas de vida. O dimensionamento destas diferenças intramunicipais nos indicadores de saúde é um elemento importante para uma melhor avaliação de políticas públicas e para a identificação do impacto dos determinantes sociais da saúde na gênese de doenças infecciosas e doenças crônicas não transmissíveis. Este estudo tem como objetivo analisar a associação entre a morbidade e mortalidade e características socioeconômicas nos diversos setores censitários do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo ecológico de áreas pequenas que utilizará os setores censitários como unidade de análise. Informações extraídas de bases do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e dos sistemas de informação do (SUS) serão agregadas em um grande banco de dados anonimizados. Os dados do Censo serão utilizados para a elaboração de um índice de vulnerabilidade social. Os dados de notificações de COVID-19, internações e mortes ocorridas entre os anos de 2010 e 2023 e calculados taxas de incidência, internação e mortalidade por setor censitário, utilizando métodos de suavização baseados na teoria Bayesiana. A partir agregação destes dados, serão desenvolvidos um Índice de Vulnerabilidade Social, atlas com mapas dos setores censitários de maior risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, Infecção por COVID-19 e Internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave e Internações por Condições Sensíveis a Atenção Primária. Por fim, o Indice de Vulnerabilidade criado será validado utilizando dados de morbidade e mortalidade.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026