Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Saul Rassy Carneiro

Ciências da Saúde

Medicina
  • tratamento de tuberculose resistente ou multirresistente utilizando os medicamentos bedaquilina e delamanida: revisão sistemática.
  • No mundo em 2019 a tuberculose atingiu 10 milhões de pessoas que desenvolveram a doença de TB, com cerca de 1,2 milhões de mortes por esta causa entre pessoas HIV-negativas e 208.000 mortes entre pessoas que vivem com HIV (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020). A TBDR é um problema de questão pública, pois os indivíduos doentes transmitem a forma resistente, esta ocorre devido à resistência adquirida aos medicamentos no tratamento de TB por descontinuação do tratamento, não tratamento ou tratamento não eficaz (JACOBS; PINTO JUNIOR, 2020). No esquema de TBDR são utilizados no mínimo quatro fármacos efetivos, não utilizados antes, nos quais dois têm capacidade bactericida e esterilizante, e os outros dois são fármacos acompanhantes para estratégia protetora contra a resistência adquirida. A classificação da TBDR também influenciará no esquema, pois são classificados de acordo com o número de medicamentos ou tipo de medicamento que são resistentes. Sendo classificados em Monorresistência, Polirresistência, Multirresistência (TB MDR), Resistência extensiva (TB XDR), Resistência à rifampicina (TB RR)(BRASIL, 2019). Assim a busca por novos medicamentos para tratamento da tuberculose extensivamente resistente ou multirresistente, tem objetivo de avaliar ou reavaliar novas possibilidades farmacológicas, com menores efeitos adversos, pois conforme a mudança das linhas de medicamentos por causa da resistência aos antibióticos os medicamentos acabam se tornando mais agressivos, e outro fator importante é a diminuição da sua eficácia conforme aumenta da resistência no sucesso do tratamento. Será utilizado uma revisão sistemática com análise de impacto orçamentário para analisar a bedaquilina e delamanida, a fim de esgotar todas as bases de dados disponíveis de forma organizada e sistematizada, desse modo assegura-se a melhor evidência científica para dessas tecnologias
  • Hospital Universitário João de Barros Barreto - PA - Brasil
  • Tue Dec 07 00:00:00 BRT 2021-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Saulo de Tarso Marques Bezerra

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • algoritmo híbrido multiobjetivo para setorização de sistemas de distribuição de água
  • A setorização dos sistemas de distribuição de água tem se destacado como uma das principais ações para a gestão das perdas de água, pois promove o cálculo do balanço hídrico, adequação das pressões de serviço, detecção de vazamentos, redução de obras de reabilitação e redução de custos. Não obstante, é complexo determinar o melhor projeto de setorização, uma vez que os problemas de médio e grande porte possuem uma ampla quantidade de possíveis soluções. Embora a comunidade científica esteja apresentando metodologias para o projeto de distritos de medição e controle, há algumas lacunas nos estudos que apontam para a necessidade do desenvolvimento de modelos aplicáveis a sistemas reais. Por exemplo, a maioria dos métodos é de objetivo único, o que não atende satisfatoriamente às exigências dos técnicos das companhias de saneamento. Muitos fatores, como estabilidade de pressão, custos de reabilitação (para readequar o sistema ao novo layout), a qualidade da água e o tamanho dos distritos também devem ser considerados como objetivos do problema. Além disso, destaca-se a importância de incluir na metodologia um método específico de otimização para a reabilitação de redes de distribuição. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva contribuir com a indústria da água por meio do desenvolvimento de um modelo híbrido multiobjetivo aplicável a sistemas de distribuição de água de grande porte. Este modelo, que será baseado na teoria dos grafos e em um multi-objective particle swarm optimization, considerará os limites impostos pelas características hidráulicas e administrativas dos sistemas e os custos de reabilitação. Ao final da pesquisa, espera-se que o algoritmo desenvolvido seja uma ferramenta computacional prática e aplicável nos mais diversos tipos de projetos de setorização.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Saulo Fernandes de Andrade

Ciências da Saúde

Farmácia
  • desenvolvimento de protótipos otimizados derivados de 8-hidroxiquinolinas e quinazolinas visando a obtenção de novos candidatos a fármacos antimicrobianos
  • A descoberta de novos fármacos para tratamento de doenças infecciosas com limitadas opções terapêuticas é urgente. Em especial, as tripanossomíases como Doença de Chagas e as infecções fúngicas dispõem de poucas classes terapêuticas; associado a isso, casos de resistência aos fármacos disponíveis são cada vez mais reportados. Esta proposta visa a descoberta de novos candidatos a fármacos para tratamento destas enfermidades sendo, portanto, de grande importância para a saúde pública brasileira e mundial. A principal hipótese do projeto é que a modificação molecular de derivados de quinazolinas e 8-hidroxiquinolinas podem levar a novos derivados potentes promissores candidatos a fármacos antimicrobianos, especialmente, antifúngicos e antitripanossomatídeos. Esta é suportada pelos mais de 20 trabalhos publicados pelo grupo nos últimos 4 anos em revistas como Eur. J. Med. Chem., J. Med. Chem., NJC, Med. Mycol neste tema e pela experiência da equipe na área. Como resultado deste grande esforço 3 séries mais promissoras de compostos foram descobertas e apresentaram atividades na faixa de micromolar baixo a nanomolar com efeito celular ou alvo molecular de ação definido e servirão como hits para etapas finais de otimização e modificações objetivando-se a descoberta de novos candidatos a fármacos. Na estratégia metodológica, as séries 1, 2 e 3 sofrerão modificações moleculares aplicadas nas melhores universidades e indústrias farmacêuticas do mundo como bioisoterismos, variação de substituintes e/ou extensão das estruturas visando otimizar questões finais farmacodinâmicas, farmacocinéticas e/ou toxicológicas. As sínteses serão realizadas utilizando estratégias modernas como cross-couplings para inserção de fragmentos e as propriedades biológicas serão avaliadas utilizando ferramentas computacionais, modelos enzimáticos, celulares e animais apropriados; dado o caráter de amplo espectro dos derivados, outros patógenos também poderão ser investigados a depender dos recursos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Saulo Gantes Tractenberg

Ciências Humanas

Psicologia
  • fatores preditores de risco e proteção para problemas psicossociais em adolescentes em estado de vulnerabilidade
  • A adolescência é um período crítico do desenvolvimento. É amplamente caracterizada como uma “janela de vulnerabilidade” na qual há um aumento dos comportamentos de risco, impulsividade e desregulação emocional que podem impactar a saúde física e mental e contribuir para o surgimento de psicopatologias e problemas psicossociais (e.g., internações psiquiátricas, problemas legais, uso de drogas). A caracterização dos múltiplos fatores responsáveis por mediar a manifestação de comportamentos de extremo risco e, consequentemente, os desfechos psicossociais negativos ainda é um desafio para área, pois grande parte dos estudos se baseia em análises associativas transversais entre os fatores investigados. Assim, estudos longitudinais, com múltiplas variáveis e com foco na predição de desfechos específicos são de extrema relevância para a área, pois possibilitam não apenas elencar com acurácia fatores de risco e proteção, mas também identificar as múltiplas relações entre tais fatores. Com isso, torna-se possível propor planos e políticas de intervenção direcionadas e mais eficazes, reforçando fatores protetivos e atenuando risco a fim alterar um desenvolvimento desfavorável e promover a resiliência e saúde na adolescência. Neste sentido, este projeto busca investigar os múltiplos fatores preditivos de risco e de proteção para desfechos psicossociais existentes em adolescentes vulneráveis, ou seja, que já apresentam problemas psicossociais e de saúde mental. Serão avaliados fatores sociodemográficos, perfil clínico e cognitivo, traços de personalidade e estilo de vida, e marcadores biológicos, possibilitando estimar fatores de predição de resposta ao tratamento e que possam alterar o curso do desenvolvimento psicossocial negativo destes adolescentes. Ainda, a partir da implementação da ciência de dados em nossas análises, será possível delinear um projeto de intervenção em grupo, com enfoque na redução do risco e da promoção de resiliência e saúde.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025