Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sandra Portella Montardo

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • plataformização da produção cultural no brasil
  • A plataformização da produção cultural compreende os modos pelos quais extensões econômicas, infraestruturais e de governança de plataformas digitais penetram as indústrias culturais (notícias, jogos, mídias sociais e entretenimento), assim como as formas de organização de práticas de trabalho, criatividade e cidadania que se organizam em torno dessas plataformas[1]. Processos de dataficação, modelos de negócio e dinâmicas de mercados multilaterais, bem como questões referentes à governança, são impostos pelas plataformas (YouTube, Instagram, Twitch, TikTok, Spotify, etc.) em que esses conteúdos (fotos, vídeos, jogos, música, etc.) são gerados e distribuídos. Com isso, observa-se a reconfiguração de processos de concepção desses produtos devido, em parte, à profunda dependência de seus produtores em relação às plataformas nas quais esses produtos são disponibilizados (Poell, Nieborg, 2018). No entanto, o consumo e a propagação desses conteúdos são práticas implicadas nessas dinâmicas e que as complexificam. Nessa direção, a produção científica existente sobre o tema sinaliza apropriações culturais diversas em processos de plataformização desse tipo. Frente a isso, pergunta-se: quais são as especificidades da plataformização da produção cultural no Brasil? Este projeto tem por objetivo identificar a plataformização da produção cultural no Brasil a partir de três núcleos temáticos: produção de conteúdo (influenciadores digitais), produção em/para plataformas de entretenimento e produção de desinformação em plataformas digitais. Transversalmente a esses núcleos temáticos, serão investigados três eixos: dinâmicas de consumo, violência de gênero e memória e temporalidades em plataformas digitais. Pesquisa bibliográfica e documental combinadas com um conjunto de instrumentos de pesquisa mobilizado a partir de inspiração etnográfica e de métodos digitais compõem os procedimentos metodológicos básicos da proposta, que se situa no âmbito dos estudos comparados.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sandra Regiane Rodrigues Pereira

Ciências Humanas

Educação
  • feira municipal de ciência e tecnologia de chapadão do sul
  • O desenvolvimento da sociedade está atrelado ao conhecimento científico e tecnológico que um povo possui e ao acesso a este conhecimento. Bem como, pesquisas apresentam as melhorias proporcionadas na qualidade de vida dos cidadãos. O acesso a este conhecimento científico acontece, por excelência na instituição escolar. Crianças e jovens tem o benefício da curiosidade natural e de pensar em soluções criativas para diferentes problemas. Assim, a proposta que aqui apresentamos é da aproximação do conhecimento científico aos alunos da educação básica das escolas de Chapadão do Sul (instituições públicas e privadas) e a popularização da ciência, com o intuito de proporcionar aprendizado por meio de projetos interdisciplinares e estimulando o protagonismo estudantil. Em um contato prévio com a UFMS, a proposta da Feira Municipal como afiliada à FETEC/MS foi cogitada para posterior divulgação. Os trâmites legais efetivados, iniciou-se o processo de conversação com a comunidade escolar – divulgação e incentivo à participação das instituições escolares. Assim, o próximo passo foi o edital de lançamento da primeira edição da Feira Municipal de Ciência e Tecnologia de Chapadão do Sul, município do interio do Mato Grosso do Sul, onde possui um Campus da UFMS. Na sequência foi organizado formação/capacitação de professores da Educação Básica visando a elaboração de projetos de pesquisas. Bem como a equipe organizadora do evento, captou recursos por meio de doações para que a Feira Municipal aconteça em meados de outubro de 2021, como parte das comemorações do aniversário do município. Estabeleceu-se parcerias com empresas locais - além da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Estadual de Educação – para aquisição de materiais de consumo, confecção de copos e camisetas, artigos de higienização, entre outros insumos necessários para a realização do evento.
  • Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul - MS - Brasil
  • Sat Dec 11 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • escolas não-tradicionais: aprofundando o mapeamento e pesquisa teórica da inovação pedagógica
  • O projeto dá continuidade a um ciclo de pesquisas, iniciado no ano de 2010, a respeito das escolas “não-convencionais”, ou seja, aquelas que inovam e se alteram nas suas relações com a comunidade, nas relações entre educador/educando, nos seus métodos pedagógicos e na definição do que é aprender e como se aprende. Trata-se de uma pesquisa que produz informações e procura compreender como e porque algumas escolas rompem com o “paradigma hegemônico da educação” e quais as consequências de tal mudança para a sociedade e para a economia. Sustentando-se em estudos de autores como Boaventura de Sousa Santos, José Pacheco, Edgar Morin, Helena Singer, Paulo Freire, José Gimeno Sacristán e Bernard Charlot. Em nossa pesquisa prévia, diagnosticamos (no Brasil e na América Latina) centenas de escolas com características inovadoras e, seguindo os critérios de “sustentabilidade” e de força do seu caráter “inovador”, definimos 37 escolas no Brasil com marcantes características de pedagogias não-convencionais. O prosseguimento de nossa pesquisa propõe a confecção de um mapa das escolas não-convencionais mais marcantes e a realização de entrevistas com os gestores destas escolas. Selecionaremos 10 escolas onde realizaremos extenso trabalho de campo, por meio da observação e registro audiovisual, sob a epistemologia da “etnografia da educação”. Das 10 escolas que visitaremos, serão 7 escolas brasileiras e 3 argentinas. As entrevistas, registros e observações de campo subsidiarão a confecção de dados qualitativos para análises importantes a fim de nutrir políticas públicas para as escolas e capacitação de professores e educadores, bem como subsidiar pesquisadores e professores em seus trabalhos relacionados à educação escolar. Desse modo, a proposta metodológica é complementada pela divulgação dos resultados por meio da produção de um livro, artigos em revistas científicas, comunicações científicas, um filme documentário longa-metragem e seminário público.
  • Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Sandra Regina Salvador Ferreira

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • biorefood: estratégias de biorrefinaria para recuperação de componentes bioativos a partir de resíduos agroindustriais de frutas com relevância econômica e/ou social para o brasil.
  • Embora o conceito de biorrefinaria no Brasil esteja essencialmente associado à produção de biocombustíveis, novos conceitos representam uso sequencial de diferentes processos para a conversão de biomassa (resíduos agroindustriais, plantas, etc.) em energia e subprodutos (compostos químicos) de alto valor agregado. Este foco se justifica pelos grandes volumes de biomassa residual gerados pela agroindústria Brasileira (20% do PIB nacional), sugerindo o aproveitamento desses subprodutos pouco explorados cientificamente e industrialmente, para a recuperação de compostos bioativos. Dentre os diversos segmentos da agroindústria brasileira, frutas como banana e tamarindo apresentam destaque pelo apelo econômico e social gerado. O substancial aumento desses resíduos é um desafio a ser enfrentado para atingir os 17 “Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável” (ODS) propostos pela ONU. No entanto, no Brasil, investimentos em tecnologias capazes de agregar valor à enorme quantidade desses resíduos são escassos, apesar de seu alto valor agregado. Assim, do ponto de vista tecnológico, a valorização de resíduos de frutas mediante a integração de processos emergentes, como as tecnologias a alta pressão, para uso integral dessas biomassas representa uma importante inovação. Esses métodos aliam baixo impacto ambiental e uso de solventes seguros, como extração com fluido supercrítico, líquido pressurizado, água subcrítica, e líquido expandido por gás, além da integração dessas técnicas para a obtenção de diferentes frações de extratos recuperados a partir dos subprodutos de frutas. Estes extratos serão avaliados em termos de propriedades bioativas e tecnológicas e aplicados na produção de embalagens bioativas para alimentos. Assim, este projeto busca combinar processos ambientalmente seguros para valorizar resíduos de frutas, visando seu aproveitamento integral e sustentável, como alternativas para minimizar o impacto ambiental causado pelo acúmulo desses resíduos.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025