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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
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Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola de Guerra Naval
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Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
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Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
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Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
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Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
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Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Celiane Costa Machado
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sustentabilidade na educação matemática
Resumo:
A presente pesquisa tem por objetivo investigar ações educativas sobre sustentabilidade na Educação Matemática. A equipe, que está vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas (FORPPE), inserido na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tem como interesse tornar a Matemática uma aliada na formação de um sujeito comprometido com o meio no qual está inserido, a partir do compromisso socioambiental que a universidade possui. Para isso, a fundamentação teórica desta investigação é baseada em três pilares: Educação Matemática, Sustentabilidade e Formação de Professores. A abordagem metodológica é de cunho qualitativo. Quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa exploratória; com relação aos procedimentos, é caracterizada como pesquisa bibliográfica. Ademais, também é uma pesquisa de campo, pois envolve dados obtidos no desenvolvimento de ações educativas junto aos participantes do estudo, que serão professores de Matemática e estudantes da Educação Básica, além de licenciandos em Matemática da FURG. As informações a serem analisadas serão obtidas por meio de mapeamentos e materiais textuais, produzidos no decorrer do projeto. Para análise das informações, será utilizado o método de Análise Textual Discursiva (ATD). As etapas de desenvolvimento da pesquisa consistem em: Mapeamento de trabalhos científicos e estudos teóricos; Levantamento de ações educativas; Planejamento e desenvolvimento de ações educativas do processo formativo; Produção de material pedagógico; Produção e publicação de artigos científicos. Espera-se, com o projeto, ampliar os conhecimentos científicos sobre a temática, fomentar a discussão de políticas públicas e de formação de professores e, a partir do ensino e aprendizagem da Matemática, contribuir com a formação de sujeitos conscientes de suas ações para um mundo sustentável e comprometido com as futuras gerações.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
03/01/2024-31/01/2027
Celina Maria Colino de Magalhães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mães e crianças em contextos de cárcere: trajetórias de vida, práticas de cuidado e rede de apoio
Resumo:
O desenvolvimento humano constitui um processo complexo com influência de inúmeras variáveis. O indivíduo tem a família como centro inicial da vida, o nascimento de uma criança, as crenças e práticas dos cuidadores e a rede de apoio podem exercem enorme influência sobre o desenvolvimento, assim como o ambiente físico e social em que vivem. O contexto de cárcere feminino com bebês é um cenário presente em diversos países, com descompassos na ofertas das condições de dignidade às mulheres e seus filhos, apesar de normativas legais existentes. O projeto objetiva analisar o contexto de cárcere como microssistema envolvendo as díades mães/bebês e sua rede de apoio. Envolverá três instituições de ensino superior em dois países (Brasil e Portugal), abrangendo um conjunto de investigações com objetivos distintos, mas interligados, a saber: O estudo 1 analisará as trajetórias de vida das mães, identificando fatores de risco e proteção; o Estudo 2 analisar as crenças e práticas parentais das mães com seus filhos, nos três contextos de privação de liberdade, e o Estudo 3 identificará a rede de apoio dos filhos após desligamento do contexto de cárcere. Os dados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial, além da categorização de conteúdos das entrevistas. A pesquisa permitirá a consolidação de uma relação de parceria que vem sendo construída pelo Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento Humano (LED), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Programa de Pós Graduação em Estudos da Criança, na área da Sociologia da Infância da Universidade do Minho (UMINHO), em Braga, Portugal, desde 2013, além do fortalecimento com o Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade do Piauí, por meio da participação no Núcleo de Pesquisa em Relacionamento Interpessoal (NUP).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Celina Miraglia Herrera de Figueiredo
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e np-completo
Resumo:
Projeto para apoiar o 12 pesquisadores doutores liderados pela professora Celina Miraglia Herrera de Figueiredo, professora titular da COPPE/UFRJ e pesquisadora 1A CNPq. O projeto é caracterizado como pesquisa científica, apoia a formação de recursos humanos para o país em Teoria da Computação, e Complexidade Computacional de Problemas Combinatórios. Projeto executado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, nota máxima 7 na avaliação CAPES, em parceria com 6 instituições públicas brasileiras em Goiás e Rio de Janeiro: UFRJ, UFF, UFRRJ, IFRJ, UFG e IFG. O projeto integra 12 pesquisadores doutores, sendo 1 proponente professora Celina e a equipe de 11 pesquisadores doutores, professores de instituições públicas; Simone Dantas UFF, Diane Castonguay UFG; Luis Kowada UFF; Vinícius Sá UFRJ; Rafael Teixeira UFRRJ; Erika Coelho UFG; André Ribeiro IFG; Hebert Silva UFG; Márcia Cappelle UFG; Julliano Nascimento UFG; Caroline Patrão IFRJ. A professora Celina é ``Cientista do Nosso Estado''FAPERJ para reconhecida liderança em projeto que integra pesquisadores do Rio de Janeiro. Os projetos Universal-CNPq e ``Cientista do Nosso Estado''FAPERJ se complementam para apoiar a liderança da professora Celina na formação de doutores para o país. A professora Celina coordena desde 2010, projetos para o programa de Núcleos de Excelência. O projeto tem tema, a complexidade de problemas combinatórios: a dicotomia polinomial e NP-completo, pertinente aos temas de pesquisa de todos os participantes. A Chamada CNPq/MCTI Universal prevê parcela de 30 por cento dos recursos a projetos cuja execução esteja sediada nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. O projeto é colaboração entre os estados de Goiás e Rio de Janeiro. Embora o coordenador professora Celina seja docente da UFRJ, a equipe de 12 pesquisadores, com 6 em 4 instituições públicas no Rio de Janeiro e com 6 em 2 instituições públicas em Goiás, atende às demandas regionais do país.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
Celio Loureiro Cavalcante Jr
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
novas rotas tecnológicas para produção de gasolina sustentável via conversão de co2.
Resumo:
Combustíveis renováveis possuem o potencial de impulsionar o desenvolvimento sustentável e, concomitantemente, assegurar a oferta a uma demanda crescente de energia em um novo cenário mundial de urgente transição e/ou diversificação da matriz energética. A gasolina sustentável é um combustível hidrocarbônico com desempenho similar ao seu congênere de origem fóssil. Portanto, a utilização da gasolina sustentável contribui para a descarbonização da economia, além de acelerar o uso em maior escala dos combustíveis renováveis. A disponibilidade, segurança alimentar e preço da matéria-prima são alguns dos obstáculos para a utilização da gasolina sustentável produzida pelas rotas convencionais. Nesse cenário, este projeto propõe uma rota alternativa que mitiga tais obstáculos e, ao mesmo tempo, valoriza o CO2 obtido de processos de captura. Aqui, a gasolina sustentável será produzida a partir da integração de dois processos: CO2 para metanol sustentável e metanol sustentável para gasolina sustentável. Essa estratégia para a produção de gasolina sustentável é especialmente inovadora e com produção de intermediários com alto valor agregado. Dessa forma, dois produtos com alto valor agregado (metanol sustentável e gasolina sustentável) resultarão da execução das atividades do cronograma deste projeto. Em particular, o processo MTH (do inglês, Methanol-to-Hydrocarbons) será empregado para produção de gasolina sustentável. A engenharia do complexo microambiente catalítico do processo MTH pode otimizar e/ou intensificar a produção de gasolina sustentável. Nesse sentido, o melhor entendimento para o eventual controle do processo MTH nortearão as atividades de simulação, experimentais e analíticas deste projeto. Com isso, este projeto tem potencial para o desenvolvimento de novas técnicas e tecnologias para a produção de gasolina sustentável e metanol sustentável, além da capacitação de recursos humanos, fortalecimento em PD&I das instituições envolvidas e divulgação científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
08/12/2022-31/12/2026
Celme Torres Ferreira da Costa
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
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Currículo
Título do Projeto:
projeto nascentes do cariri cearense
Resumo:
As nascentes surgem do afloramento da água no solo e são responsáveis pela formação de rios que fazem parte das bacias hidrográficas, a sua importância ultrapassa o meio ecológico, integrando o meio social e o político. Diversos problemas ambientais impactam as nascentes na Região do Cariri Cearense, dentre eles ressaltam-se as modificações no espaço com o uso, a ocupação inadequada do solo, o desmatamento, a poluição hídrica, as queimadas, perda da biodiversidade e as práticas e as relações construídas neste espaço. A motivação para realização da pesquisa justifica-se pela ausência de estudos na região, com as abordagens: ecológica, socioterritorial e política, para verificar o potencial de conservação das nascentes, sob a ótica da sustentabilidade, considerando os usos, as especificidades e as relações políticas em torno dessas fontes. A proposta possui o objetivo de avaliar o potencial de conservação das nascentes nas abordagens ecológica, socioterritorial e política, através do aperfeiçoamento da metodologia interdisciplinar como ferramenta prática para ações de recuperação de nascentes no Cariri Cearense e sustentabilidade hídrica da região. A proposta, portanto, se utilizará dos seguintes procedimentos metodológicos para a obtenção dos resultados: pesquisa documental e bibliográfica, pesquisa de campo com uso de roteiro previamente, pesquisa de laboratório, observação assistemática. As principais contribuições tecnológicas oriundas deste projeto podem ser elencadas na aplicabilidade da ferramenta metodológica interdisciplinar como um protocolo que poderá ser utilizado por pesquisadores, extensionistas, poder público, estudantes, de grande relevância e inovação para a região do Cariri com a finalidade de promover ações para conservação de nascentes. Nesse sentido, pretende-se contribuir para a gestão participativa e sustentabilidade hídrica na Sub-bacia Hidrográfica do Salgado através de ações e projetos que visem a conservação e recuperação de nascentes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
14/02/2024-28/02/2027
Celso Augusto Guimarães Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise geoespacial da exposição e impactos das secas meteorológicas no brasil em face das mudanças climáticas
Resumo:
Este projeto tem como objetivo principal investigar e analisar as secas meteorológicas que ocorreram no Brasil sob a perspectiva das mudanças climáticas. A abordagem envolve a utilização de métodos geoespaciais para mapear a exposição das diferentes regiões do Brasil às secas, considerando as variações climáticas ao longo do tempo. O estudo visa compreender como as secas têm evoluído e como as mudanças climáticas podem estar influenciando sua ocorrência e intensidade. Essa análise geoespacial contribuirá para uma melhor compreensão dos impactos das mudanças climáticas no Brasil, especialmente no que se refere às secas meteorológicas. A investigação das secas meteorológicas e das mudanças climáticas sobre o Brasil será realizada utilizando estimativas do Climate Research Unit (CRU) ao longo dos últimos 100 anos (19202019) com base no índice SPI. Para tanto, primeiramente será avaliada a acurácia estatística das estimativas do CRU em identificar o comportamento espaço-temporal da precipitação e da temperatura do ar sobre o Brasil, bem como a influência da evapotranspiração potencial no comportamento das secas meteorológicas sobre o Brasil, mediante comparação entre os resultados dos índices SPI e SPEI. Em seguida, será avaliada a influência do tamanho das séries históricas na caracterização dos eventos de secas meteorológicas mais recentes que atingiram o Brasil. Os eventos de secas meteorológicas que afetaram o Brasil serão caracterizados, de modo espaço-temporal, com base na quantidade de eventos, duração, severidade, intensidade, frequência e área atingida ao longo dos últimos 100 anos. Por fim, será identificada a existência e magnitude das tendências das séries de precipitação, temperatura do ar e de comportamento das secas, utilizando testes não-paramétricos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
05/01/2024-31/12/2026
Celso Augusto Guimarães Santos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gestão adaptativa de recursos hídricos frente a cenários futuros de mudanças climáticas e atividades antrópicas para a zona costeira do nordeste brasileiro
Resumo:
Este projeto propõe uma metodologia voltada para melhorar o gerenciamento dos recursos hídricos para ser utilizada por agências estatais responsáveis pelo monitoramento e gestão dos recursos hídricos. A área de estudo desta pesquisa será o nordeste brasileiro, a princípio, com foco no baixo curso da bacia hidrográfica do Rio Paraíba e seu estuário. O principal problema que este projeto se propõe a estudar é a influência das alterações climáticas e das ações antrópicas futuras na gestão dos recursos hídricos costeiros (operação de reservatórios e severidade de secas) e nos ecossistemas marinhos da costa do Nordeste do Brasil. Assim, propor alternativas de adaptação às mudanças do clima considerando o nexo segurança hídrica e degradação de ecossistemas de parte da zona costeira do Nordeste, especificamente do Estuário do Rio Paraíba, que é de extrema relevância para a gestão adaptativas dos recursos hídricos e a conservação ambiental. Nas últimas décadas, a exploração dos recursos hídricos na zona costeira da Paraíba tem sido intensificada, principalmente pelo aumento da população. A análise dos recursos hídricos é realizada com base em aspectos isolados do ciclo hidrológico. Aqui propomos uma metodologia de gestão que atua desde previsibilidade meteorológica, passando pela modelagem da água sub-superficial, pela simulação/operação de reservatórios até a governança hídrica. Ademais, este projeto analisará cenários otimistas e pessimistas para a previsão hidrológica, para serem considerados na gestão ambiental da região da zona costeira do Nordeste. Portanto, um produto de extrema valia para o desenvolvimento econômico e de interesse para toda a população da região Nordeste.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
28/12/2022-31/12/2025
Celso do Prado Ferraz de Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o processo de implementação da base nacional comum curricular e da reforma do ensino médio nas escolas das redes públicas de ensino do estado de são paulo
Resumo:
O objeto de estudo dessa pesquisa é o processo de implementação da reforma do ensino médio e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas da Secretaria de Educação de São Paulo (SEDUC/SP), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Duas questões orientam o processo investigativo: compreender o processo de incorporação dos princípios, diretrizes e objetivos das reformas nos documentos pedagógicos que orientam o trabalho docente; saber se as escolas concretizam na cotidianidade escolar as metas dos reformadores. A hipótese é a de que a apropriação feita pelas escolas dos aspectos normativos definidos pelas reformas, pouco destoa do estabelecido oficialmente, mas as práticas dos profissionais que nelas atuam não se guiam predominantemente pelo que elas definem, mas por objetivos, conhecimentos, concepções e valores historicamente produzidos na esfera da cotidianidade. O objetivo geral é verificar se, e de que forma, as escolas concretizam a reforma educacional proposta para o ensino médio e pela BNCC. Os objetivos específicos são verificar se a implementação das reformas educacionais promove alterações no trabalho desenvolvido pelos profissionais que atuam na escola, em que consistem tais alterações, se as recomendações presentes nas diretrizes curriculares e documentos conexos implicam alterações nos conteúdos escolares e nas metodologias empregadas pelas escolas de ensino médio. A pesquisa é qualitativa e orientada pela abordagem do ciclo de políticas. Entendemos que a análise do contexto da prática é a que mais se aproxima de nosso objetivo. Os procedimentos de análise implicam o levantamento e análise dos documentos que subsidiam a reforma bem como a realização de um conjunto de entrevistas com professores e coordenadores de ensino.
Instituição/UF/País:
Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2026
Celso Henrique Leite Silva Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
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Currículo
Título do Projeto:
ybyrá-br: quantificação espaço-temporal das emissões e remoções de co2 pelas florestas brasileiras
Resumo:
As últimas quatro décadas no Brasil foram marcadas pela perda e degradação da cobertura florestal, levando ao comprometimento da integridade ambiental dos habitats, resultando na emissão de gases do efeito estufa para a atmosfera. Embora todos os biomas tenham sido impactados negativamente pelas atividades humanas, pouco se sabe sobre a contribuição de cada um deles para as emissões e remoções de gases do efeito estufa. O objetivo geral do projeto, portanto, é prover um balanço entre as emissões de dióxido de carbono (CO2) por desmatamento, fragmentação florestal (efeito de borda) e incêndios florestais, e as remoções deste gás da atmosfera, pelo crescimento das florestas secundárias. Espera-se gerar curvas de emissão e remoção das florestas, adaptadas para cada um dos biomas brasileiros. Os dados utilizados compõem uma inovadora integração de produtos de sensoriamento remoto e dados de campo, associados ao estado da arte, tanto na quantificação das emissões, quanto das remoções, utilizando metodologias que a equipe de pesquisa deste projeto desenvolveu e participou, publicadas nos últimos três anos em revistas Qualis A1. Os resultados que buscamos alcançar tornam esta proposta pioneira para a disponibilização de informações técnico-cientificas que podem subsidiar o planejamento estratégico e a tomada de decisão para a redução de emissões e maximização de absorção de carbono da atmosfera pelo crescimento de florestas, contribuindo para o alinhamento às metas do Acordo de Paris e de Desenvolvimento Sustentável, as quais o Brasil é signatário. Além disso, os resultados do projeto darão apoio para a melhoria dos sistemas de MRV (Mensuração, Relato e Verificação) de projetos REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) dos estados brasileiros.
Instituição/UF/País:
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - PA - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Celso Jorge Villas-Bôas
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de um transceiver para distribuição quântica de chaves e de um gerador quântico de números aleatórios para aplicações comerciais
Resumo:
Apresentamos uma proposta para o desenvolvimento soluções quânticas para sistemas de comunicação segura com vistas a aplicações comerciais de curto prazo, como 1) prova de conceito um emissor quântico de chaves criptográficas (QKD) baseado em fontes de laser atenuado e 2) gerador quântico comercial de números aleatórios (QRNG) baseado em flutuações quânticas do vácuo. Em particular, o QRNG a ser desenvolvido será integrado em sistemas de criptografia avançada já utilizados pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun. Tais soluções poderão integrar as redes de comunicação quântica a serem instaladas no Brasil, uma vez que os QRNG's são ingredientes cruciais em dispositivos de QKD e o próprio transceiver poderá ser utilizado por outros grupos. Além do desenvolvimento de um QRNG comercial (com aplicações imediatas) e da prova de conceito de um transceiver, nossa proposta também visa contribuir para o desenvolvimento da rede de comunicação quântica do Brasil via desenvolvimento de expertise e bases tecnológicas em três frentes cruciais para o desenvolvimento de qualquer tecnologia na área: 1) Domínio nacional de fabricação de chips fotônicos e de fotônica integrada; 2) Domínio de toda eletrônica digital e analógica e desenvolvimento de software envolvidos na construção de dispositivos de comunicação quântica; 3) Por fim, domínio de sincronização de sinais (clássicos e quânticos) de telecomunicações, com o uso de relógios atômicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Celso José Bruno de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
epidemiologia genômica de salmonella enterica e clostridioides (clostridium) difficile em águas superficiais sob o impacto agropecuário no estado da paraíba
Resumo:
Salmonelose não tifoide e infecção por Clostridioides dificille (ICD) tem despertado atenção na Saúde Única pelo aumento global de casos. O número crescente de casos de salmonelose atribuídos ao consumo de vegetais, bem como casos de ICD comunitárias, apontam as fontes hídricas como possíveis reservatórios desses agentes. Ambos os patógenos estão presentes no trato gastrointestinal, os quais são carreados para os corpos dágua através dos dejetos. Além disso, há a hipótese que estes patógenos possam permanecer em reservatórios superficiais devido a capacidade de sobrevivência (Salmonella) na água ou esporulação (Clostridioides). Dados preliminares do nosso grupo reforçam essa hipótese pois apontam frequência de Salmonella superior a 60%, reforçando tal hipótese. Posto isso, o objetivo do trabalho é identificar e caracterizar S. enterica e C. difficile em amostras de água das bacias hidrográficas do estado da Paraíba. Será realizado um estudo analítico observacional em todas as bacias hidrográficas do Estado ao longo de três anos. Serão coletadas 6 amostras de dois pontos de cada bacia hidrográfica, considerando uma prevalência estimada de 50% e nível de confiança de 95%. Amostras de água (10L) serão coletados pelo método de suabe modificado de Moore. Análises físico-químicas da água serão realizadas in situ. Após isolamento microbiológico e confirmação molecular por PCR, será realizado o sequenciamento completo do genoma (SCG) das cepas em plataforma Illumina Miseq. Os genomas serão montados de novo e analisados para resistoma, plasmidoma e MLST. Árvores filogenéticas serão reconstruídas a partir de análises de máxima verossimilhança. Todas as sequências serão depositadas no NCBI. Serão realizadas análises de regressão binomial considerando a presença dos patógenos e as variáveis explicativas. Será realizada uma revisão bibliográfica ampla para identificar a importância das cepas identificadas na saúde animal e humana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos do treinamento aeróbio versus intervenção comportamental para aumentar a atividade física em pacientes com asma: um estudo clínico aleatorizado e identificação do perfil dos respondedores a intervenção comportamental
Resumo:
Objetivos primários: i) comparar os efeitos do treinamento aeróbioo vs. intervenção comportamental para aumento da atividade física (AFVD) no controle clínico da asma e qualidade de vida de pacientes com asma; ii) Identificar as características clínicas, pessoais e antropométricas dos respondedores e dos não respondedores à intervenção comportamental; e, iii) continuar o desenvolvimento do aplicativo (App) Inspirar. Métodos: Serão 2 ensaios clínicos, um aleatorizado de avaliação cega (Projeto 1) e um pragmático (Projeto 2). O terceiro será a continuidade do desenvolvimento do App para monitorar sintomas de asma (Projeto 3). Projeto 1: ensaio aleatorizado de 2 braços e avaliação cega que incluirá 56 pacientes com asma não controlada aleatorizados nos grupos treinamento aeróbio (GTA) ou intervenção comportamental (GIC). Serão 16 intervenções e o GTA terá a intensidade estabelecida em teste cardiopulmonar de esforço. As avaliações incluirão o controle clínico da asma, a qualidade de vida, o nível de AFVD, a composição corporal e os sintomas de ansiedade e depressão. Projeto 2: estudo longitudinal pragmático que incluirá 100 pacientes com asma não controlada submetidos à intervenção comportamental (8 semanas). As avaliações incluirão o nível de AFVD, composição corporal, barreiras para prática da AFVD, controle clínico da asma, qualidade de vida, sintomas de ansiedade e depressão e exacerbações. A resposta será classificada pelo aumento de 2.500 passos. Projeto 3: Continuidade do APP InspirAr (na PlayStore) e o próximo passo será seu escalamento. O Inspirar visa facilitar a inclusão de novos pacientes e seu monitoramento. A próxima fase inclui novos ajustes a partir da experiência de usuário; acompanhamento do uso do aplicativo por profissionais de saúde; melhoria do processo de instalação e cadastro do paciente; produção de versão light do APP; melhoria da interface de acompanhamento do paciente pelo profissional de saúde, com redesenho da visualização de dados.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Celso Teixeira Mendes Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
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Currículo
Título do Projeto:
genômica funcional em tecido epitelial de brasileiros miscigenados utilizando sequenciamento long-read oxford nanopore: análise integrada da diversidade genética e expressão gênica para a predição da pigmentação da pele e de idade epigenética
Resumo:
A miscigenação brasileira se reflete em uma ampla diversidade fenotípica que é facilmente observável na distribuição da cor da pele, olhos e cabelos. Apesar da alta herdabilidade, a pigmentação da pele apresenta forte interação ambiental. A depender da quantidade de melanina, a exposição à luz UV pode resultar em danos no DNA, alteração de padrões de metilação e expressão gênica e bronzeamento. Por esta razão, ferramentas de Fenotipagem Forense por DNA para predição da cor da pele (ex.: HIrisPlex-S e Snipper) baseada em SNPs apresentam baixa acurácia, principalmente para cores intermediárias. Porém, pouco se sabe sobre o impacto direto/indireto de cada SNP sobre a expressão gênica, o qual pode ser determinante para os frequentes erros de predição. Portanto, uma estratégia de genômica funcional se faz necessária. Temos por hipótese que a constituição genética e a expressão gênica sejam determinantes para estabelecer a cor da pele, e que os padrões de metilação apresentem variação no tecido epitelial de acordo com a pigmentação da pele (maior ou menor exposição do DNA à luz UV) e ajam como modificadores de todo o processo. Além disso, sabe-se que os marcadores de metilação estão associados à idade cronológica/biológica, podendo ser empregados no desenvolvimento de modelos preditivos, os quais existem basicamente para sangue e saliva. Com os avanços na análise de touch DNA em cena de crime, é essencial que o tecido epitelial passe a ser estudado. Dessa maneira, pretendemos analisar a variabilidade genômica, epigenômica e transcriptômica de tecido epitelial de 48 indivíduos miscigenados por meio de sequenciamento de terceira geração (Oxford Nanopore), e realizar análise de associação em escala genômica entre estas variáveis e características de pigmentação, utilizando ancestralidade global e local como covariáveis. Esta estratégia permitirá uma visão integrada abrangente sobre a pigmentação e identificar variáveis que exerçam impacto na fenotipagem forense por DNA.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
Celson Pantoja Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
model-bio - modelos de transferência de tecnologia para as rotas de desenvolvimento ligadas à cadeias produtivas da bioeconomia.
Resumo:
O projeto Modelos de Transferência de Tecnologia para as Rotas de Desenvolvimento Ligadas à Cadeias Produtivas da Bioeconomia visa criar uma rede de cooperação internacional entre instituições de pesquisa do Norte e Nordeste brasileiro e instituições portuguesas no entorno do tema Bioeconomia, um tema estratégico para o país e para o mundo, que vive hoje uma grande busca por soluções compatíveis com a manutenção da floresta em pé para atender as mais diferentes necessidades da sociedade. Objetivos propostos pelas diferentes instituições parceiras, muito difíceis de alcançar de maneira isolada, compõem este projeto que gerará conhecimento e produtos para fortalecer cadeias da Bioeconomia do Norte e Nordeste Brasileiro através do benchmarking de melhores práticas de cadeias de valor europeias; da prospecção tecnológica de produtos; de estudos de futuro; avaliação do uso de indicações geográficas; da elaboração de modelos de negócio para a transferência tecnológica para as cadeias de valor; e da criação de conexão com a Rede Europeia de Polos de Inovação Digital, conhecimentos estes selecionados para proporcionar às cadeias a capacidade de vislumbrar oportunidades, agregar valor aos seus produtos, ganhar produtividade e acesso ao mercado nacional e internacional. Para tanto, o projeto inclui atividades de ensino, pesquisa e extensão, mobilidade acadêmica, e o compartilhamento de metodologias e dados coletados entre as instituições parceiras para que se alcance os objetivos propostos. Contempla ainda um plano de divulgação científica pensado para aumentar a difusão e o impacto do conhecimento gerado pelo projeto. O projeto prevê a qualificação de professores das instituições parceiras, a formação de alunos de pós-graduação, e a consolidação de vínculos que podem no futuro ser a base para novos projetos e atividades de formação de recursos humanos qualificados neste e em outros temas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Oeste do Pará - PA - Brasil
Vigência:
11/01/2024-31/01/2026
Cenira Maria Lupinacci
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Geografia
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Currículo
Título do Projeto:
uso adequado das terras: em busca de uma metodologia para evitar a erosão rural
Resumo:
Segundo documento da FAO (2015), no Ano Internacional dos Solos, a erosão constitui-se em um dos principais fatores de degradação deste importante elemento físico. O documento considera que há necessidade de coletar e avaliar dados para gerar tecnologias de previsão e controle da erosão do solo, adaptadas as condições locais, principalmente na América Latina. Considerando que grande parte da problemática da erosão vincula-se a padrões de uso inadequado do solo, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo colaborar com a produção de dados científicos, na forma cartográfica, que possam subsidiar a gestão dos espaços rurais visando conter ou impedir o desenvolvimento da erosão, que se constitui em grande desafio para a sustentabilidade da produção agrícola e, portanto, para as comunidades rurais brasileiras. Para isso, buscar-se-á desenvolver uma metodologia cartográfica para ambientes rurais degradados, a qual permita avaliar o histórico de cultivos das comunidades e a dinâmica natural da área a fim de sugerir um sistema de uso e manejo adequado às características locais e limitações do meio físico. Busca-se garantir um ambiente ecologicamente equilibrado, a partir de evidências científicas que possam subsidiar políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico rural sustentável. Foram selecionadas como áreas de estudo bacias hidrográficas no setor de cuestas do estado de São Paulo, considerado como ambiente altamente suscetível a atividade erosiva, de antiga ocupação, principalmente pela monocultura canavieira. Pretende-se adaptar, aprimorar e expandir a proposta metodológica de Zanatta (2018), criada para o oeste paulista, em contexto histórico de uso da terra e físico diferenciado do proposto nesta pesquisa. Além disso, a participação de pesquisadores de outros estados, que trabalham em condições ambientais distintas das estudadas, visa criar uma rede de pesquisa em busca de metodologia própria, nacional, para estabelecer o uso adequado das terras.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
15/12/2022-28/02/2026
Cesar Albenes Zeferino
COORDENADOR(A)
Outra
Microeletrônica
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Currículo
Título do Projeto:
arquiteturas de sistemas em chip para visão computacional baseada em aprendizado de máquina
Resumo:
O avanço dos processos de fabricação de circuitos integrados impulsionou o uso massivo das tecnologias de informação e de comunicação. Em especial, esse avanço viabilizou o desenvolvimento de novas aplicações como, por exemplo, os sistemas de direção assistida em automóveis. As soluções atuais de visão computacional empregam técnicas e tecnologias de processamento de imagem e de aprendizado de máquina para extrair e interpretar informações de imagens capturadas por câmeras, mimetizando o sistema de visão humana. Contudo, o grande volume de dados gerados e os requisitos de desempenho para analisar essas imagens em tempo real demandam o uso de plataformas orientadas ao domínio de aplicação. Atualmente, existe uma grande diversidade de técnicas de aprendizado de máquina e de tecnologias e arquiteturas de hardware e software que devem ser investigadas para se avaliar sua aplicabilidade em sistemas de visão computacional. Considerando esse problema, este projeto busca identificar quais são as técnicas, tecnologias e arquiteturas mais eficientes para atender os requisitos específicos dessas aplicações. A literatura recente aponta que as técnicas de aprendizado profundo oferecem bons níveis de acurácia na interpretação de informações extraídas de imagens, contudo demandam alto poder de processamento para execução em tempo real, o que remete à necessidade de emprego de sistemas com hardware dedicado. Este projeto de pesquisa pretende abordar essa questão por meio do desenvolvimento de uma plataforma SoC multiprocessada baseada em aprendizado de máquina e aceleradores em hardware para a implementação de soluções de visão computacional. O projeto envolverá uma equipe multi-institucional com larga experiência em P&D de arquiteturas avançadas, em especial para aplicações da área de processamento de imagem. Como resultado, espera-se disponibilizar uma plataforma de referência para desenvolvimento rápido de aplicações baseadas em visão computacional.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
Vigência:
05/12/2023-31/12/2026
César Alberto da Silva
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mostra científica, cultural e tecnológica do ifsp - presidente epitácio - edição 2024
Resumo:
Este projeto tem como objetivo precípuo contribuir para o desenvolvimento científico, cultural, tecnológico e de inovação no município de Presidente Epitácio-SP. Em outras palavras, este projeto visa atingir as camadas mais vulneráveis da sociedade por meio da popularização da ciência, identificar jovens talentos e incentivá-los a seguir carreira técnico-científica e docente. Estimular-se-á à participação de alunos da educação básica, enfatizando a importância deles para o avanço da área científica. Desse modo, destaca-se que a indissociabilidade entre ciência/sociedade torna-se fundamental para a transmissão do conhecimento, ou seja, além de produzir conhecimento científico, este projeto busca divulgar a ciência para a sociedade de um modo amplo, estreitando-se os laços, aproximando as escolas, instituições de ensino superior e pesquisa e a comunidade. Em linhas gerais, as atividades serão: mostra de projetos, mostra cultural, apresentação oral, competições científicas e esportivas e feira de ciências. Nesse sentido, a 12ª Edição da Mostra Científica, Cultural do IFSP, câmpus Presidente Epitácio representa um evento de importância primordial para a formação plena dos discentes de todos os níveis de ensino, pois cria-se a possibilidade de interação entre alunos, professores, profissionais da área e da sociedade, propiciando o acesso à ciência e à cultura. Este projeto parte da perspectiva da não neutralidade da ciência e da tecnologia, pois, como construções humanas, são atravessadas pelas demandas dos contextos histórico, econômico, social e ambiental. Pensando nas diversas demandas da escola, as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, confirmaram a urgência da inserção de discussões sobre a equidade étnico-racial nos currículos, assim, as ações deste projeto visam, também, a promoção da sensibilização, conscientização acerca da temática étnico-racial por meio da divulgação científica.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/12/2023-31/12/2025
Cesar Augusto Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a circulação e adoção do método português castilho em portugal e no brasil no oitocentos
Resumo:
O presente projeto de pesquisa objetiva reconstituir de forma sistemática e crítica a circulação e a adoção do Método de Leitura de António Feliciano de Castilho em Portugal e no Brasil. Portanto, buscaremos identificar a trajetória do autor, a origem e finalidade do Método Portugûes de modo a compreendermos como ocorreram os processos de circulação e adoção isto é, classificar os diferentes territórios pedagógicos e educativos em ambos os países, as relações de sociabilidades, as críticas e as defesas do autor frente a sua proposta educativa e identificar a cultura material escolar para a aplicação do Método Portugûes. Esta investigação apresenta como problema central compreender de que maneira o Método de Leitura de António Feliciano de Castilho circulou e foi adotado em Portugal e no Brasil? E como hipótese é a de que este método de ensino oportunizou reformas educativas relevantes em ambos territórios no oitocentos. Neste estudo optamos pela pesquisa de cunho bibliográfico e documental. Para tanto, faremos uso dos fundamentos teóricos e metodológicos da História Cultural. Esta proposta é relevante pela pouca incidência de estudos em Portugal e no Brasil sobre os aspectos educativos do autor; b) o papel que o Método assumiu em diferentes espaços educativo desses dois países; c) possibilitar estreitamento das relações entre os pesquisadores da História da Educação maranhense com investigadores nacionais e internacionais.Sendo assim, esta pesquisa é uma possibilidade de (re)visitarmos e ampliamos os debates sobre a História da Educação e a História da Alfabetização e como estes campos são férteis e rico em abordagens e, ao mesmo tempo, entendermos a maneira pela qual os modelos, as formas de ensino não obedecem as fronteiras e os limites do tempo e lugares, mas são globais, e adaptáveis as características nacionais e regionais como ocorreu com a adoção do Método Castilho em Portugal e no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
César Augusto Tureta de Morais
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
criatividade e inovação depois dos 40 anos de idade
Resumo:
A capacidade criativa das pessoas tende a diminuir a partir dos 40 anos de idade. Algumas evidências mostram que a maturidade traz benefícios que permitem os profissionais lidarem com as limitações oriundas da idade mais avançada. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, a força de trabalho tem envelhecido nas últimas décadas. As organizações têm sofrido pressões para serem mais criativas e inovadores. Um relatório da Mckinsey sobre o futuro do trabalho mostra que até 2030 a criatividade será uma das habilidades mais demandas dos funcionários nas organizações. O problema geral a ser abordado é como profissionais com mais de 40 anos de idade lidam com as limitações impostas pelo envelhecimento para se manterem criativos em seus trabalhos. Esse estudo é importante porque ajudará a entender as estratégias que os profissionais utilizam para contornar os efeitos negativos do avanço da idade na criatividade. O conhecimento e a expertise adquiridos ao longo da carreira geram benefícios que os profissionais mais velhos podem usar para superar as limitações que o envelhecimento produz na criatividade e na capacidade de inovar. A expertise e o conhecimento sobre fatos, princípios, critérios estéticos e scripts para solução de problemas, em um determinado campo profissional, estabelecem um amplo leque de respostas possíveis para a geração e elaboração de ideias criativas. Uma vez adquiridos, esses elementos tendem a se manter durante toda a vida profissional, oferecendo benefícios cumulativos que disparam um círculo virtuoso, estimulando a busca por mais conhecimento e potencializando a criatividade. O projeto será desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa. Serão entrevistados profissionais (com mais de 40 anos de idade) de áreas nas quais a criatividade e a capacidade de inovar são elementos centrais do trabalho (e.x. profissionais da indústria criativa, empreendedores, executivos de empresas e cientistas/pesquisadores).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Cesar Barreira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instituto nacional de ciência e tecnologia violência, poder e segurança pública (invips)
Resumo:
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Violência, Poder e Segurança Pública (INViPS) é uma iniciativa que reúne 15 grupos de pesquisa de referência na área de estudos da violência, crime e segurança pública, com atuação em 10 estados brasileiros. Seu objetivo é ser uma rede com impacto nacional no conhecimento sobre como o fenômeno da violência e do crime afeta a sociedade brasileira, suas instituições e cultura. A ideia consiste em criar um intercâmbio de ações de pesquisa, ensino e extensão, com a construção de uma rede de pesquisadores e a criação de vasta base de dados de relevante impacto para pesquisa científica e promoção de boas práticas no campo da segurança pública e da justiça. Esta rede possui qualificadas pesquisadoras e pesquisadores com vasta experiência nesse campo de estudo, configurando uma robusta proposta de cooperação e desenvolvimento científico de acúmulos teórico-metodológicos para compreensão, análise e crítica dos problemas de segurança pública e justiça na sociedade brasileira. O INViPS conta ainda com uma rede de consultoras e consultores internacionais que, em seu desenvolvimento, irão ajudar a ampliar o escopo dos estudos e resultados apresentados. A perspectiva metodológica que anima a proposta se fundamenta em uma abordagem multissituada e comparativa para análise dos problemas locais possíveis de serem observados em diferentes contextos. Procura entender como fenômenos da violência e do crime observados em diferentes Estados se comunicam a partir dos seus contextos, possibilitando encontrar especificidades e similitudes entre diferentes práticas. Ao congregar as informações, o INViPS visa se tornar uma referência importante na produção de conhecimento, consolidação de tipologias e mapeamentos sobre o crime e a violência, assim como disseminador de boas informações para a sociedade civil e governos brasileiros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
Vigência:
04/01/2023-31/01/2028
César de Castro Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as múltiplas faces do carbono e dos metais no ecossistema antártico: ferramentas elementares, isotópicas e moleculares aplicadas a geoquímica e poluição marinha da antártica (carbmet ii)
Resumo:
O resumo da proposta é apresentado no formulário completo (páginas 5 e 6).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
07/12/2023-31/12/2027
César Fernando Meurer
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nem interno, nem externo: rumo a um fundamento ecológico para a sintaxe da linguagem natural
Resumo:
A linguagem natural é tal que possibilita agrupar itens lexicais de modo a formar expressões, frases e sentenças. Em virtude do que certos agrupamentos são sintaticamente corretos e outros não? A pergunta pelos fundamentos da sintaxe já foi respondida de diversas maneiras. As abordagens mais influentes do último século - a cognitivista e a estruturalista - propõem um fundamento interno e externo, respectivamente. Para um cognitivista como Chomsky, a mente conta com uma faculdade para a linguagem; um sistema biológico inato e universal que opera por parâmetros computacionais. Estudar a linguagem significa estudar esse sistema, que determina o que é sintaticamente correto na linguagem natural. Para um estruturalista como Bloomfield, por outro lado, o correto no âmbito da linguagem é apenas um subproduto das condições sociais. Estudar a linguagem significa examinar uma série de fenômenos observáveis, um deles justamente o que em certas condições sociais é tido como sintaticamente correto. De um ponto de vista pós-cognitivista, ambas as abordagens falham pois se baseiam em concepções de cognição, percepção e ação que são perpassadas por dualismos. No entanto, o movimento pós-cognitivista ainda não elaborou uma resposta à questão dos fundamentos da sintaxe. Propomos desenvolvê-la nesta direção: o fundamento da sintaxe da linguagem natural não é interno e tampouco externo, mas relacional. Amparados na psicologia ecológica, propomos que o campo de affordances de um organismo possui uma sintaxe e que a sintaxe da linguagem natural está fundada na (e se funde com a) sintaxe do campo de affordances. Essa proposta, de abordar a sintaxe sem reeditar dualismos tradicionais, é original e inédita. Seu desenvolvimento constitui avanço teórico na psicologia ecológica e na abordagem pós-cognitivista da mente. Isso, por sua vez, pode ensejar avanços empíricos, pois estudos empíricos de orientação pós-cognitivista seguem endossando premissas cognitivistas acerca da sintaxe.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/12/2023-31/12/2026
Cesar Geraldo Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas da terra encontros da universidade com os saberes e fazeres afro-indígenas
Resumo:
Este projeto dá continuidade ao trabalho realizado junto à Formação Transversal em Saberes Tradicionais na UFMG e articula uma rede de alianças e experiências compartilhadas que já se vislumbrava em diversas frentes, entre as universidades federais de Minas Gerais, do Ceará e do Sul da Bahia, e a Teia dos Povos. Especialmente, nos interessa retomar duas experiências desta Formação, as disciplinas Políticas da Terra e Escolas da Terra. Nelas, soubemos das várias lutas pela terra em assentamentos de trabalhadores rurais, comunidades indígenas, em quilombos e terreiros de religiões afro-brasileiras; as injustiças e as várias formas de invenção política que estas comunidades abrigam. No projeto, estas iniciativas se retomam e se desdobram em três conjuntos de atividades: a primeira visa instaurar um processo de pesquisa compartilhada com mestras e mestres de tradições indígenas e afro-brasileiras, ampliando sua presença em uma perspectiva decolonial e, mais ainda, contracolonial na universidade. A segunda frente se refere à edição, publicação impressa e audiovisual e circulação de resultados da pesquisa compartilhada com mestras e mestres. Por fim, em uma terceira frente, daremos continuidade às experiências de formação protagonizadas por mestras e mestres, em cursos oferecidos nas universidades e no Assentamento Terra Vista. Por meio destas ações de pesquisa, publicação e formação, o projeto se esforça por não separar a criação compartilhada de conceitos e as práticas concretas nos territórios. Ele busca conhecer, em suas especificidades, experiências ligadas às lutas pela terra (os assentamentos rurais, as retomadas indígenas e quilombolas, os enfrentamentos das comunidades pesqueiras; os modos de cultivo, de base agroecológica, nos vários biomas), em metodologias que procuram desfazer a divisão persistente entre sujeitos e objetos do conhecimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
27/12/2022-28/02/2026
César Henrique Lenzi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelos holográficos para a descrição da matéria de estrelas compactas
Resumo:
Dada as frequentes atualizações nos dados observacionais de estrelas compactas, oriundas, por exemplo, da missão ``Neutron star Interior Composition Explorer'' (NICER), e de colaborações como LIGO-Virgo, de detecção de ondas gravitacionais, o estudo de diferentes equações de estado (EDE) para descrição das propriedades da matéria sob condições extremas, é muito relevante e atual. Essas análises podem trazer uma maior compreensão sobre a matéria constituinte no interior destas estrelas, trazendo à luz, por exemplo, a existência de matéria desconfinada no interior destes objetos. Por outro lado, a dualidade calibre/gravidade trouxe uma inovadora maneira de acessar o regime não-perturbativo de teorias de calibre, apresentando grande sucesso para fenomenologia hadrônica, transições de fase da Cromodinâmica Quântica (QCD) e na descrição das propriedades do plasma de quarks e glúons. Nesse projeto, serão utilizados modelos holográficos da QCD para descrição da matéria nuclear, objetivando desenvolver equações de estado (EdE) para descrição de estrelas compactas. Serão explorados tanto modelos D3/D7, onde a energia livre é obtida da ação clássica na geometria de brana negra, bem como modelos fenomenológicos Anti-de Sitter/QCD (AdS/QCD). Neste sentido, analisaremos os modelos na perspectiva da missão NICER , que recentemente forneceu dados observacionais sobre a massa e o raio de estrelas de nêutrons, e também da colaboração LIGO-Virgo, que vem contribuindo com ajustes cada vez mais refinados aos parâmetros de EdE, por via da análise do parâmetro de deformabilidade de maré. Tais testes serão realizados no contexto da relatividade geral, bem como de distintas teorias modificadas de gravitação tais como, teorias do tipo $F(R)$ e outras extensões, para as quais expressões para a determinação de alguns parâmetros astrofísicos, como o parâmetro de deformabilidade de maré, e equações relativas às oscilações radiais, ainda não são conhecidos.
Instituição/UF/País:
Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Cesar Rossas Mota Filho
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
rede de pesquisa para o monitoramento de bactérias resistentes a antibióticos e de genes de resistência aos antimicrobianos no esgoto de cidades brasileiras
Resumo:
O aumento de infecções causadas por bactérias resistentes a antimicrobianos (BRAs) é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade atualmente. Dados de vigilância confiáveis que caracterizam a ocorrência e distribuição da RAM são fundamentais para o monitoramento e avaliação das mudanças de resistência ao longo do tempo para desenvolvimento de ações para o controle da RAM. Os esgotos sanitários são ricos em marcadores biológicos, genéticos e químicos excretados pela população. O monitoramento desses marcadores constitui a epidemiologia baseada no esgoto (EBE), que tem sido usada mundialmente na vigilância da RAM e de diversos patógenos. A EBE é considerada uma ferramenta importante em saúde pública, pois é possível obter informações no nível populacional, independentemente do número de casos clínicos. Diante do atual cenário de escassez de informações sobre a circulação e prevalência de BRA no país, a EBE pode contribuir para o monitoramento da RAM a nível nacional, fornecendo dados essenciais para o conhecimento da evolução espacial e temporal da resistência bacteriana a antimicrobianos considerados críticos para a saúde humana. O objetivo deste projeto é criar uma Rede de Pesquisa para Vigilância da Resistência Antimicrobiana Baseada no Esgoto (REVIRAE), englobando importantes capitais brasileiras, em todas as regiões do país. O monitoramento terá como foco a identificação de Enteropatógenos resistentes a antimicrobianos, elencados pela OMS e pelo MAPA como prioritários. Ademais, serão identificados, por meio de metagenômica, os genes de resistência a antimicrobianos no esgoto, bem como o resistoma dos principais patógenos isolados por meio do sequenciamento genômico completo. A Rede conta com robusto arranjo institucional, incluindo o MinSaúde, LACENs, ANA, Fiocruz, CETESB e importantes instituições federais de ensino e pesquisa
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
29/12/2022-30/06/2025
César Serra Bonifácio Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
biofortificação fenólica e propriedades bioativas do aspargo marinho salicornia neei e do salsão apium graveolens cultivado em diferentes salinidades.
Resumo:
O aspargo marinho Salicornia neei Lag. e o salsão/aipo Apium graveolens L. têm ampla distribuição nas costas da América do Sul e podem ser cultivados em aquaponia integrada a carcinocultura marinha intensiva e em solos sobre irrigação salina. São usados na alimentação humana, dieta animal e produção de fármacos. Estudos mostraram que elas acumulam em seus tecidos de compostos fenólicos antioxidantes e com outras propriedades bioativas com a elevação da salinidade de seu cultivo, indicando uma capacidade de biofortificação. Nossa hipótese de trabalho é que a biofortificação por estresse salino pode ser induzida nas duas halófitas antes da colheita apenas com o uso de tempos de exposição e teores salinos específicos. A biofortificação por estresse salino de compostos fenólicos com propriedades bioativas será investigada nestas duas espécies através de uma pesquisa colaborativa entre a Universidade Federal do Rio Grande-FURG e o Centro de Ciências do Mar - CCMAR da Universidade do Algarve (Portugal). Análises bioquímicas e moleculares (expressão gênica através RT-qPCR) serão efetuadas em extratos das halófitas cultivadas hidroponicamente em diferentes salinidades (0, 5, 15 e 30g de NaCl L-1) e tempos de exposição aos estresses salinos (1, 2, 3, 4, 17, 34 e 50 dias). A expressão gênica em vias metabólicas dos compostos fenólicos e o acumulo destes nos tecidos permitirão compor um quadro de intensidade e tempo de exposição para o enriquecimento das biomassas. As atividades antioxidantes, antidiabética e neuroprotetora dos extratos das duas halófitas também serão quantificadas nas diferentes salinidades. Um segundo experimento aplicará o manejo da salinidade, indicado pelo primeiro estudo, em halófitas cultivadas aquaponicamente com águas de cultivos do camarão marinho Litopenaeus vannamei, sendo a produção de compostos fenólicos e propriedades bioativas comparadas com plantas de sistemas de cultivo que não sofrerão intervenção na salinidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Cézar Augusto Casagrande
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
concreto de ultra-alto desempenho com agregados reciclados: sustentabilidade para compósitos cimentícios
Resumo:
O Concreto de Ultra-Alto Desempenho (CUAD) é conhecido por suas excepcionais propriedades mecânicas (fck >120MPa) e, por consequência, alta durabilidade. A produção do CUAD é similar ao concreto convencional e, por isso, envolve impactos ambientais significativos pelo uso extensivo de agregados naturais, indo em caminho ao esgotamento de recursos. Outro problema associado aos materiais de construção civil é o descarte irregular e entulhos, que se apresentam como problema ambiental principalmente em grandes centros urbanos. Assim, existe uma linha de pesquisa que se concentra na incorporação de agregados reciclados como uma alternativa sustentável nas formulações de compósitos cimentícios. Estudos indicam que a incorporação de agregados reciclados em CUAD, em níveis de substituição de até 40% podem ser adequados sem afetar as propriedades físicas do compósito, indicando potencial de estudo. Além disso, a incorporação de agregados reciclados contribuiu para a redução de resíduos e conservação de recursos, abordando os crescentes desafios da gestão de resíduos na indústria da construção. Com relação a durabilidade, o CUAD com agregados reciclados demonstrou resistência favorável à penetração de íons em comparação com o CUAD convencional, também apresentou aumento do refinamento dos poros e a melhora da zona de transição interfacial. Neste estudo tem-se como objetivo investigar a influência de agregados reciclados no desempenho de CUAD e avaliar seu potencial como solução sustentável para esse tipo de compósito. Assim, neste projeto será avaliado o potencial de incorporação de agregados reciclados em compósitos cimentícios de ultra-alto desempenho, nas propriedades do estado fresco e o impacto destas nas propriedades reológicas e adequação a consistência adequada de uso, nas propriedades mecânicas para fins estruturais e relacionadas a durabilidade, como lixiviação e retração, e por fim, analisado o potencial sustentável da adição de agregados reciclados à mistura.
Instituição/UF/País:
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
28/03/2024-31/03/2027
Charbel Nino El Hani
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento e aplicação de uma moldura teórica e de um modelo de pesquisa sobre educação intercultural
Resumo:
No mundo globalizado, é essencial compreender as relações entre grupos humanos distintos e seus sistemas de conhecimento, colocados em contato crescente, para lidar com dimensão intercultural da educação e criar condições de que alun@s valorizem e entendam os conhecimentos de suas culturas e de outros grupos, fazendo-se capazes de cruzar fronteiras entre culturas. Nosso objetivo geral é construir uma moldura teórica que gere tal compreensão e seja aplicada numa educação intercultural que dê conta desses desafios, com base no diálogo entre sistemas de conhecimento. São objetivos específicos 1) elaborar pilares da moldura teórica - compreensão da tradução intercultural como ato produtor de significados no diálogo entre conhecimentos; interpretação pluralista pragmática das relações entre conhecimentos; metodologia para estudo de convergências parciais em ontologias, epistemologias e valores de sistemas de conhecimento. 2) Gerar avanços em métodos de coprodução de conhecimento em comunidades de prática reunindo professor@s e pesquisador@s, integrando contribuições teóricas e conhecimentos docentes e locais no design de inovações educacionais. 3) Construir e investigar práticas inovadoras de educação intercultural. 4) Estabelecer modelo de pesquisa reunindo estudos filosóficos e de conhecimentos biológicos/ecológicos de comunidades indígenas/locais, e pesquisa e inovação educacional, informando a proposição de práticas inter-/transdisciplinares. O projeto expande estudos do proponente e de pesquisadores brasileiros (UFBA,UFSC,USP,UFMG) e estrangeiros (WUR,MUNI,UPN) nos últimos 8 anos, no INCT IN-TREE. Inclui estudos teórico-filosóficos e empíricos qualitativos em comunidades pesqueiras e comunidade indígena. Estudos empíricos envolverão triangulação de métodos de observação participante, análise de gravações em áudio/filmagens, e entrevistas semi-estruturadas, sendo os dados tratados por codificação e análise categórica, com procedimentos de validação de resultados.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
02/12/2023-31/12/2026
Charles Aparecido de Almeida
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
geometria dos espaços de moduli de fibrados vetoriais
Resumo:
Nosso principal objetivo nesse projeto será avançar, em várias direções possíveis, no estudo da geometria dos espaços de moduli de fibrados vetoriais em esquemas projetivos, como descreveremos em detalhes a seguir. 1) Estudo da dimensão e de novas componentes irredutíveis: Pretendemos fornecer métodos efetivos para o cálculo da dimensão do espaço tangente dos espaços de moduli de um fibrado vetorial. Isto permitirá o estudo não apenas do número exato de componentes para o espaço de moduli de fibrados vetoriais com carácter de Chern fixado, mas também esperamos conseguir uma fórmula para o limitante superior da dimensão espaços de moduli de fibrados, como a de Deligne-Mumford para espaço de moduli de curvas. 2) Estudo da teoria de interseção das componentes irredutíveis: Muito trabalhos foram feitos nos últimos 30 anos, estudando-se a geometria das componentes irredutíveis de espaços de moduli de fibrados vetoriais, mas pouco se sabe a respeito de sua teoria de interseção, como por exemplo, não há um estudo detalhado de seus anéis de Chow, deste modo, pretendemos preencher essa lacuna neste projeto. 3) Estudo das componentes dos fibrados instanton em particular de posto mais alto em esquemas projetivos mais gerais: Neste trabalho nosso objetivo será estender a definição de fibrados instantons a outras variedades, como as obtidas pela explosão de espaços projetivos ao longo de subesquemas, e também para o caso de instantons de posto alto, para então estudar seus espaços de moduli 4)Estudo da estrutura algébrica dos primeiros módulos de cohomologia dos fibrados vetoriais, e sua relação com a geometria dos espaços de móduli: Os Teoremas da dualidade e de anulamento de Serre, garantem que esses módulos de fato são álgebras artinianas graduadas, o que possibilita o estudo da presença das propriedades de Lefschetz nelas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Charles dos Santos Guidotti
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
comunidades aprendentes: rede escola-universidade de pesquisa-formação com professores de ciências
Resumo:
Neste projeto de pesquisa, buscamos compreender os impactos nas ações didático-pedagógicas de professores de Ciências participantes de processos formativos em comunidades aprendentes, constituídas em rede escola-universidade de pesquisa-formação. Pretende-se defender o argumento de que em uma comunidade aprendente de professores, tanto em estágios iniciais quanto em formação continuada, os participantes aprendem e aperfeiçoam ações didático-pedagógicas ao desenvolverem investigações de suas práticas. Para isso, o corpus da pesquisa será constituído a partir de três cenários formativos, oriundos de projetos de ensino e extensão com professores da Educação Básica do Rio Grande do Sul, propostos pelos grupos de pesquisa CEAMECIM e CIEFI. O processo de construção de argumentos acontecerá em uma abordagem sociocultural com base na linguagem destes professores, em que a fenomenologia hermenêutica é assumida como meio de construção epistemológica. As informações produzidas a partir dos cenários de investigação serão analisadas, em uma perspectiva de pesquisa qualitativa, seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). As principais contribuições científicas incluem a compreensão do impacto das comunidades aprendentes na formação acadêmica-profissional de professores e ao mesmo tempo do fortalecimento da rede escola-universidade na perspectiva de construir conhecimento interligado as mudanças das ações didático-pedagógicas no contexto escolar, potencializando a abordagem formativa colaborativa nas comunidades com professores de ciências.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
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