Projetos de Pesquisa

 

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Alesandra Araújo de Souza

Ciências da Saúde

Educação Física
  • estudo da relação entre os comportamentos de movimento, competência motora e desfechos em saúde de crianças da zona urbana e território indígena de cidade do norte do brasil que atendem ou não as recomendações de sono
  • Apenas 6% das crianças em contexto de vulnerabilidade social e em território afastado dos centros urbanos atingem as recomendações de sono, 32,6% as horas diárias para atividade física moderada a vigorosa (AFMV), e nenhuma usa telas por tempo recomendado. A reduzida duração do sono tem relação com índice de massa corporal mais elevado, maior tempo em comportamento sedentário (CS), menos tempo em AFMV e os dados relacionados a aptidão física relacionada a saúde e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais são controversos quando comparadas aos seus pares que dormem por tempo recomendado. Nesse contexto, dados sobre crianças indígenas são escassos na literatura sendo necessário conhecer a real prevalência delas que atende as recomendações para a AF, sono, tempo de tela, e CS; avaliar a relação desses comportamentos com variáveis relacionadas à saúde; além de entender se a competência motora delas apresenta alguma diferença com as crianças de zona urbana. O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis associações entre os comportamentos de movimentos de 24 horas e sua relação com indicadores de saúde e competência motora de crianças de zona urbana e território indígena que atendem ou não às recomendações de sono. Trata-se de pesquisa observacional, com a participação de pré-escolares e escolares dos três aos 16 anos, matriculados em instituições públicas de ensino de zona urbana e território indígena de um município da região do Bico do Papagaio, no Tocantins. Serão coletados dados sobre AF, CS, T, duração do sono, status de peso, AFRS e CM. Os dados serão analisados quanto a normalidade e homogeneidade. Serão aplicados testes de correlação, regressão e comparação ou seus correspondentes não paramétricos. Como resultados, espera-se poder fornecer ao sistema de Educação e Saúde do município de execução do trabalho e do Estado do Tocantins dados relacionados ao estilo de vida e saúde de pré-escolares e escolares de zona urbana e território indígena.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Alesandra de Araujo Benevides

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • impacto da relação professora-aluna sobre desempenho em matemática do ceará: um estudo longitudinal a partir de dados administrativos
  • A existência de um hiato de desempenho entre meninos e meninas na área de matemática leva a uma desmotivação das meninas na escolha de carreiras voltadas para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês). Essas carreiras têm maiores salários no mercado de trabalho e essa sub-representação leva à perpetuação das disparidades salariais entre homens e mulheres. Embora a literatura internacional ainda não esteja consolidada e a nacional seja incipiente, alguns estudos mostram que, quando as meninas têm um exemplo feminino a seguir (role models), elas se sentem mais motivadas e aumentam a probabilidade de escolher uma carreira STEM, além de elevar seu desempenho em matemática. O objetivo dessa pesquisa é verificar o impacto causal de modelos femininos a seguir sobre o desempenho em matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas públicas do Ceará. Com bases de dados identificadas e cedidas pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC), é possível montar uma coorte de estudantes que irá acompanhar os alunos do 5º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, período considerado sensível para início do hiato de desempenho em matemática entre meninos e meninas. Para analisar os determinantes do desempenho matemático, será aplicado o modelo linear hierárquico (MLH) multinível. Como a base de dados será longitudinal e serão agregadas covariáveis sociodemográficas dos estudantes, docentes, turmas e escolas, é possível também empregar tanto métodos de Pareamento por Escore de Propensão (PEP) quanto o Método de Diferenças em Diferenças (DiD, em inglês).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026