Projetos de Pesquisa

 

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Michelle Vieira Fernandez de Oliveira

Ciências Humanas

Ciência Política
  • a implementação das políticas de saúde da mulher e a atuação da burocracia de nível de rua
  • O presente projeto tem como objetivo entender a atuação dos profissionais de saúde, enquanto burocratas de nível de rua (BNRs), na implementação das políticas de saúde da mulher na atenção primária à saúde. A mortalidade materna, a gravidez na adolescência relacionada à pobreza e à violência sexual e doméstica e o baixo acesso a serviços de saúde de qualidade persistem como problemas do Sistema Único de Saúde. Ao mesmo tempo, reconhece-se como fundamental o papel dos implementadores na oferta do cuidado integral para mulheres, adolescentes e meninas por meio de intervenções das equipes de Saúde da Família. Nesse sentido, observando a incidência de valores, ideologias e crenças dos BNRs na implementação, partimos da hipótese de que as representações e valores desses atores influenciam na implementação de políticas para a saúde da mulher a partir da compreensão individual dos trabalhadores sobre o problema de saúde apresentado e sobre a forma de enfrentá-lo. Para atingir esse fim, propomos uma pesquisa em duas etapas. A primeira fase, busca aprofundar na temática proposta por meio de revisão sistemática da literatura sobre a atuação da burocracia de nível de rua, atenção primária à saúde e saúde da mulher. A segunda etapa, por sua vez, busca compreender a atuação da burocracia a partir da realização de entrevistas semiestruturadas, utilizando o caso da Atenção Primária à Saúde em Recife (Pernambuco) e no Distrito Federal. Dessa forma, o projeto busca contribuir tanto para o avanço da pesquisa acadêmica na área quanto para o aprimoramento das práticas e políticas voltadas para a saúde da mulher, com a publicação de artigos e elaboração de material formativo para os profissionais de saúde. Além disso, os resultados alcançados na segunda etapa da pesquisa servirão de subsídio para a formulação de material formativo para os profissionais da atenção primária à saúde que implementam políticas de saúde da mulher.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Michelli Aparecida Daros

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • dez anos da lei 12.711/2012 e doze anos de programa nacional de assistência estudantil (pnaes): para onde caminham as políticas de acesso-permanência do ifsp?
  • Considerado o cenário de ampliação do acesso à educação pública federal nos últimos anos_ em que se observa cada vez mais a presença de estudantes pretos, pardos e oriundos da classe trabalhadora nos institutos e universidades federais_ questionamentos a respeito da trajetória, permanência e conclusão de cursos pelos estudantes têm sido relevantes aos setores governamentais e sociedade civil. Tais questionamentos têm ainda maior relevância social após a Lei 12.711/2012, conhecida popularmente como “Lei de Cotas”, ter completado o seu primeiro decênio. Este projeto se inscreve no âmbito da avaliação de políticas e programas sociais (BOSCHETTI, 2009) e visa contribuir para o preenchimento de lacunas de pesquisas que correlacionem políticas de acesso e permanência nos Institutos Federais (IFs), a saber, a Lei n. 12.711/2012, e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Não existe ainda - em âmbito nacional, no conjunto de estudos que compõem a avaliação de políticas, programas e estratégias de apoio à permanência de estudantes nos IFs- pesquisa e/ou ferramenta de gestão educacional que inter-relacione, de maneira sistematizada, dados de matrícula, evasão e apoio à permanência a respeito dos estudantes que ingressaram via Lei 12.711/2012. Ou seja, nos IFs e no IFSP, ainda não é possível monitorar sistematicamente se estudantes ingressantes via Lei n. 12.711/2012 receberam apoio institucional via PNAES e se concluíram ou evadiram dos cursos matriculados. O projeto objetiva a produção de diagnósticos e identificação de dificuldades na gestão das políticas de acesso e permanência estudantil no IFSP, de maneira a contribuir para a criação de metodologias padronizadas de avaliação das ações da Lei 12.711/2012, após seu primeiro decênio de existência, e do PNAES, após 12 anos de sua criação, produzindo conhecimento sobre a temática e tornando públicos os impactos das políticas de acesso e permanência dos estudantes no IFSP.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 20/12/2023-31/12/2026