Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Celso Vataru Nakamura

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • inovação tecnológica e desenvolvimento de bioprodutos amazônicos obtidos a partir do gênero piper e copaifera com potencial terapêutico contra leishmaniose cutânea e visceral
  • O projeto será desenvolvido na forma de um Núcleo de Pesquisa que agrega pesquisadores das áreas da Saúde, Ciências Biológicas, Química, Biotecnologia de quatro instituições oriundas das regiões Norte, Sudeste e Sul do Brasil, que propõem estudos relacionados ao desenvolvimento de novos bioprodutos contra leishmanioses. O grande elo de associação é a Parasitologia e a Química Medicinal, que se traduz na busca de princípios ativos oriundos de produtos naturais de origem amazônica, associado à nanotecnologia contra o parasito Leishmania. As leishmanioses são doenças infecto-parasitárias que representam grave problema de saúde pública, acometendo milhões de pessoas no mundo. A terapêutica atual possui alta toxicidade, baixa eficácia, custo elevado e resistência, justificando a importância e a necessidade na busca por novas alternativas terapêuticas. Este Núcleo de Pesquisa objetiva atuar de forma integrada para desenvolver novos fármacos a partir de compostos bioativos amazônicos do gênero Piper e Copaifera, com possível ação contra leishmaniose cutânea e visceral. Resultados anteriores dos grupos envolvidos confirmam o potencial terapêutico do gênero Piper e Copaifera, justificando a continuação das pesquisas. Adicionado a isso, os pesquisadores envolvidos possuem expertises que permitirão desenvolver novas estratégias e incorporação de tecnologias mais seguras e acessíveis para o tratamento de pacientes com leishmanioses. Essas ações envolvem diferentes passos que vão desde a obtenção, identificação de compostos, sistemas nanoestruturados/organogéis, ensaios in vitro, ex vivo, in vivo, mecanismos de ação e imunomodulação, utilizando para isso, diferentes plataformas experimentais como modelos de doenças. Por fim, o projeto visa tornar este Núcleo de Pesquisa como referência nesta área no Brasil, com benefícios diretos para a sociedade, uma vez que se trata de um tema de grande importância tanto econômica como para a melhoria da qualidade de vida da população.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

César Augusto Battisti

Ciências Humanas

Filosofia
  • tradução da correspondência de rené descartes
  • O projeto visa à tradução, para o português, da correspondência do filósofo francês René Descartes (1596-1650), a ser feita por um grupo de pesquisadores e pós-graduandos de universidades brasileiras. Nele serão contempladas as cartas do período de 1605 a 1643, correspondendo a 60% do total (439 cartas de um total de 735; as demais serão deixadas para um projeto futuro). A maioria das cartas foram escritas originalmente em francês (625), mas há uma quantidade em latim (107) e algumas em neerlandês (três). Será utilizada a edição Adam-Tannery (edição das obras completas do filósofo; cinco volumes dedicados à correspondência), apoiada na edição Bompiani, mais recente e com nova organização, publicada em italiano e no original, sendo um dos volumes (com 3.165 páginas) dedicado à correspondência. A equipe, composta de especialistas da área, recém-doutores e pós-graduandos (25 membros) – a maioria com experiência em tradução – já está organizada em subgrupos (com subcoordenadores setoriais: professores efetivos das instituições), cada qual responsável pela tradução e primeira revisão de um conjunto das cartas. Dado o perfil dos participantes e a importância da publicação deste material bibliográfico para pesquisas de seus grupos de pesquisa, a proposta é plenamente exequível, ao mesmo tempo que central às pesquisas da área. O objetivo é traduzir a correspondência de Descartes, revisá-la e publicá-la (a parte correspondente à presente proposta); com isso, oferecer ao público brasileiro essa importante fonte de investigação do pensamento cartesiano. A tradução de textos de um pensador clássico atravessa o tempo sem perder sua atualidade, o que faz deste projeto ter um valor inestimável e duradouro. O projeto visa também contribuir para a valorização da correspondência de Descartes como material importante para a compreensão e reavaliação de seu pensamento.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Mar 11 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

César Augusto Bernardes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • aplicações de instrumentação computacional em física experimental de baixas a altas energias
  • A Ciência brasileira se destaca na atuação em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de aceleradores e detectores de partículas. Resultados importantes são obtidos em regimes distintos de energia, como na P&D de detectores do CERN-LHC e das linhas de luz do LNLS-Sírius. O regime de alta luminosidade do LHC e imagens de altíssima resolução do Sírius exigem ferramentas modernas para otimizar a obtenção de resultados. O poder computacional necessário será alcançado com aplicações modernas para análise de grandes conjuntos de dados e simulação da interação da radiação com a matéria (IRM) em ambientes complexos. Nossa proposta visa obter aplicações agregando ferramentas modernas para processamento de dados, como aprendizado de máquina e computação de alto desempenho. O uso de aprendizado de máquina e GPU para a simulação de detectores do LHC mostra ganhos de eficiência em ordens de grandeza se comparados a CPUs, além do sucesso da simulação de feixes para hadronterapia. Optamos por empregar ferramentas consolidadas de código aberto como Geant4 e LAMMPS, utilizadas em distintos ramos da Ciência. O seu uso com GPUs e linguagem Python precisa ser desenvolvido para consolidar soluções modernas frente aos desafios atuais. Propomos construir aplicações voltadas para análise de dados e simulação em IRM, como também soluções em aplicações médicas que podem otimizar a dose e pré/pós processamento de imagem personalizados para pacientes. Métodos de simulação computacional, com sua devida validação, são ferramentas poderosas para avaliar a geometria de irradiação em procedimentos médicos. Logo, nosso objetivo é construir estas aplicações para simulação e análise de dados em temas de fronteira com a sinergia de diferentes áreas da Ciência. Portanto, a proposta de construir aplicações para uso nestes ramos é altamente promissora e com grande potencial de sinergia para a P&D de soluções inovadoras e fortalecer a formação de recursos humanos preparados para os desafios futuros.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

César Augusto González

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • livros didáticos na escola indígena: a produção de um livro texto bilíngue kanhgág-português
  • O presente projeto de pesquisa se volta para a educação indígena. Em conversas com lideranças e professores Kanhgág, foi indicada a necessidade de elaboração de livros didáticos bilíngues Kanhgág-Português para o ensino de ambas as línguas em escolas nas terras indígenas. Este projeto, portanto, visa a elaborar um livro didático de apoio à educação linguística que atenda às necessidades dos Kanhgág. Para isso, dentro do campo da pesquisa qualitativa, empregar-se-á a abordagem de pesquisação, concebida como um ciclo de (i) diagnóstico de educação linguística praticada na escola Kanhgág, por meio de análise de documentos e de observação participante; (ii) planejamento de um livro didático que atenda às necessidades dos indígenas, expressas em entrevistas com professores e lideranças; (iii) intervenção nas escolas, por intermédio do design de materiais didáticos e do emprego desses materiais em salas de aula selecionadas; e (iv) avaliação dos materiais, por meio de novas entrevistas com professores. O processo é iterativo, de modo que o ciclo pode ser realizado tantas vezes quanto o necessário, a fim de atingir um produto final adequado para a comunidade. Além disso, os métodos de geração de dados empregados ao longo do processo são todos consagrados pela literatura científica e, por isso mesmo, permitem descrever e analisar os processos de educação linguística escolar entre os Kanhgág, ampliando o conhecimento sobre esse tema e o solidificando na agenda de pesquisa da Linguística Aplicada. Para realizar a tarefa, montou-se um time interdisciplinar, no qual há (i) doutor em Antropologia, estudioso da cultura Kanhgág, com inserção junto aos grupos indígenas visados por esta pesquisa, (ii) doutora em Literatura, com experiência em questões étnicas e de gênero na literatura contemporânea, e (iii) doutor em Linguística Aplicada, com histórico em pesquisação e no estudo de livros didáticos. Nesse sentido, o time é capaz de realizar a pesquisa em benefício da comunidade.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • Mon Sep 26 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Cesar Augusto Tacla

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • modelo de explicabilidade contrastiva para agentes deliberativos
  • Explicabilidade em Inteligência Artificial (AI) permite aos atores envolvidos na construção e uso de um sistema inteligente (SI) obterem informações sobre as decisões produzidas pelo mesmo. O intuito é justificar as decisões aos usuários, permitir auditorias e verificação do cumprimento de normas e leis, auxiliar em processos de responsabilização e de debug. Um agente artificial (AA), componente de um SI, deve ter a capacidade de explicar as deliberações sobre (i) os estados de objetivos e a escolha de um subconjunto compatível deles, (ii) a delegação de objetivos, e (iii) a escolha de um agente parceiro para o qual delega parte de um objetivo. Pressupõe-se que os AAs sejam guiados por objetivos e realizem raciocínio prático (BDI). Dentre os tipos de explicações, encontram-se os tipos factual e contrastiva. Uma explicação factual apresenta uma cadeia de eventos que levam o agente a uma deliberação e, uma contrastiva, comumente usada por humanos, enfatiza as diferenças entre uma cadeia causal de referência e uma para comparação. O problema é que, para ser capaz de dar explicações contrastivas, um AA deve ter uma representação mais refinada sobre seus processos deliberativos do que teria para explicações factuais. A hipótese é que, se dotarmos agentes BDI de um modelo de explicabilidade que preconiza representações de processos deliberativos e de mecanismos de geração de explicações, eles gerarão explicações contrastivas em diferentes níveis de refinamento. Parte-se da proposição de um modelo genérico de deliberação baseado em estados e transições condicionais entre estados. A partir do modelo de deliberação e de um histórico do estado mental do agente, o mecanismo de explicabilidade gera as possíveis causas para responder a uma questão sobre uma deliberação comparativamente a outra. Com base em critérios relacionados à intenção da explicação e ao tipo de público, um subconjunto das causas é selecionado para apresentação. A abordagem adotada é incremental.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025