Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Natacha Silva Araújo Rena

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • bem viver + ecocivilização, arquitetura saudável e paisagem cultural: construindo diretrizes tecnológicas para um desenvolvimento de alta qualidade em tempos de globalização alternativa e multipolar
  • Esta pesquisa envolve uma investigação a respeito de práticas emergentes no Sul Global que apontem para uma nova compreensão de desenvolvimento e sustentabilidade. Há, atualmente, no debate a respeito do “desenvolvimento sustentável” uma hegemonia de ideias provenientes do Ocidente Industrializado que baseia-se em concepções indissociáveis de um sistema ocidental desenvolvido e muito diverso das nações multipolares do Sul Global. Para construir diretrizes que atendam aos interesses e às culturas do Sul Global, será desenvolvida uma análise histórica e teórica, conceitual e prática que possa demonstrar como concepções de “Ecocivilização” e “Desenvolvimento de Alta qualidade”, recorrentes nos debates políticos chineses, e de “Buen Vivir”, proveniente de discussões filosóficas latino-americanas, têm influenciado novas formas de intervenção e desenvolvimento territorial desvinculados às formas hegemonizadas de se pensar o desenvolvimento e a sustentabilidade. Em um cenário de emergência de novos arranjos geopolíticos e da ascensão da China como um grande player geopolítico, torna-se imprescindível a construção de referências múltiplas para a construção de diretrizes técnicas sobre o desenvolvimento sustentável ancoradas em práticas concretas de desenvolvimento territorial emergentes no Sul Global. A partir de uma observação rigorosa dos processos emergentes de desenvolvimento territorial promovidos no Sul Global, é possível construir um arcabouço conceitual adequado às realidades do Sul e alternativo às concepções hegemônicas de desenvolvimento sustentável. A metodologia deste projeto é baseada em: ETAPA 1- elaboração histórica, teórica e conceitual; ETAPA 2 - cartografia e estudos de caso exploratórios, voltados à análise de processos concretos de desenvolvimento territorial com preocupações socioambientais e construção de diretrizes e práticas re-aplicáveis ; e, finalmente, a ETAPA 4 que será de Análise, sistematização e divulgação dos resultados.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Natali da Silva Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • minerais estratégicos de níquel e cobalto da província setentrional do são francisco: desafios atuais e perspectivas futuras.
  • O desenvolvimento de projetos de prospecção de minerais estratégicos ME é complexo e desafiador, face a sua limitada condição de concentração na crosta terrestre, tornando o fornecimento vulnerável a riscos econômicos, geopolíticos e ambientais. Nos próximos anos é previsto um aumento na demanda global destes insumos, contudo a oferta é incerta pois são reservas não renováveis e a perspectiva é de suprimento limitado e de escassez das reservas econômicas. Esses fatores criam oportunidades para países emergentes como o Brasil, devido à diversidade geológica e a ocorrência de depósitos ME. Os ME se destacam por seu valor intrínseco na tecnologia e indústria moderna e desempenham um papel importante na economia dos países desenvolvidos. Assim, a confiabilidade do fornecimento futuro é um motivo de preocupação e de gestão dos setores geocientíficos. Isso conduz a concentração de esforços na coleta de informações sobre as fontes mundiais desses ME. Nesse contexto, o níquel Ni e cobalto Co são metais estratégicos que ocorrem associados na natureza, são utilizados nas indústrias metalúrgica, química, alimentícia, automotiva, militar e de energia. A disponibilidade desses elementos é um requisito para manter os níveis de produção para satisfazer os usuários finais. Esta proposta estima identificar regiões propícias à exploração de ME portadores de Ni e Co, gerados em rochas ultramáficas e identificadas em ambientes geológicos específicos. As áreas geográficas de alcance deste projeto são promissoras a esta investigação, pois na Bahia existem longas faixas de rochas ultramáficas, algumas com ocorrência mineral e outras com perspectivas. Os dados geológicos, geofísicos e espectrais contribuirão para a distinção entre áreas potencialmente mineralizadas e áreas estéreis, auxiliando nos trabalhos de prospecção geoquímica, mapeamento dos depósitos, identificação de alvos metalogenéticos, estudo de perfis lateríticos, e a proposição de modelos de evolução dos depósitos de Ni-Co.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 19 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025