Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana Gioda

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • poluição do ar exterior-interior em ambiente urbano: monitoramento e estudo dos impactos associados
  • Com o rápido crescimento da economia e populacional, uma enorme quantidade de recursos (p.ex., energia, água e alimentos) é necessária em nossa sociedade para sustentar essas atividades. Como resultado, vários tipos de poluição têm sido produzidos. Entre os vários problemas de poluição, a poluição do ar tem causado grande preocupação em todo o mundo devido à sua natureza generalizada, danos ao meio ambiente e potencial risco à saúde dos seres humanos. Embora haja preocupação com a emissão de poluentes atmosféricos de fontes antropogênicas, nossa sociedade ainda depende fortemente de combustíveis fósseis para várias aplicações, como geração de eletricidade, transporte, aquecimento industrial e doméstico entre outras. O resultado óbvio disso é a deterioração da qualidade do ar, principalmente nos países em desenvolvimento. Não apenas a poluição do ar externo, mas também a poluição do ar interno tem despertado o interesse de muitos cientistas, já que as pessoas passam a maior parte do tempo (>80%) em ambientes fechados e a pandemia do COVID-19 exacerbou esse comportamento. Embora o tempo que as pessoas passam em ambientes fechados varie de acordo com a estação, idade, gênero, tipo de trabalho, condições de saúde dos habitantes, uma boa qualidade do ar pode proteger a saúde dos ocupantes e aumentar a produtividade dos trabalhadores. Alguns estudos mostram que as concentrações de poluentes no ar interno são maiores do que no exterior. Isso indica a importância de realizar mais estudos para melhorar nossa compreensão sobre a causa dos problemas e medidas corretivas associadas. Portanto, para resolver os problemas de poluição, o ambiente interno e externo deve ser considerado. No Brasil, assim com em outros países da América Latina, os estudos relativos à qualidade do ar ainda são escassos e merecem maior atenção. É nessa vertente que o projeto pretende contribuir.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana Gomes Dickman

Ciências Humanas

Educação
  • licenciatura interdisciplinar: estudos e propostas baseados na integração curricular das ciências da natureza
  • As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica (DCNFP) de 2015, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018 e o recém implantado Novo Ensino Médio trazem uma proposta de ensino integrado das disciplinas que compõem as Ciências da Natureza: Biologia, Física e Química, exigindo um maior domínio do professor nas três áreas de conhecimento. Esse fato representa uma grande mudança em termos de educação científica no Brasil, acarretando alterações significativas na formação de professores, essencialmente disciplinar, para a educação básica. Assim, surge o questionamento: como esses professores estão se adaptando à nova realidade? Neste projeto iremos investigar a situação do professor de ensino médio, em MG e SP, por meio de um questionário online, e entrevistas, buscando identificar situações que indiquem possíveis dificuldades na implementação da nova proposta na percepção desses sujeitos. Em uma outra frente, iremos mapear, por meio de análise documental, as principais licenciaturas inovadoras já catalogadas em publicações da área, bem como as novas propostas curriculares estaduais, a BNCC e documentos associados e os livros didáticos aprovados no PNLD 2022. Através da análise dos dados faremos uma reflexão sobre os desafios e potencialidades do professor em sala de aula durante a implantação da BNCC, especificamente na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esta investigação tem como objetivo mapear os principais desafios vivenciados pelos professores e construir uma cartografia das inovações curriculares e de ações docentes diante deste novo cenário para o ensino de ciências. Os resultados da pesquisa darão subsídios para o desenvolvimento de uma nova licenciatura interdisciplinar, ou para a realização de adaptações nas licenciaturas existentes de maneira a propiciar uma formação inicial aos docentes mais adequada ao ensino delineado pelas normas da BNCC.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 08/12/2023-31/12/2026