Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marcos Estevão Soares Júnior

Outra

Divulgação Científica
  • iii mostra científica multidisciplinar da escola municipal manoel antônio de aguiar
  • A III Mostra Científica Multidisciplinar da Escola Municipal Manoel Antônio de Aguiar (MCM - EMMAG) tem como objetivo promover a divulgação científica no contexto das comunidades que compõem a área de abrangência da Escola Municipal Manoel Antônio de Aguiar (EMMAG), incentivando estudantes e professores do Ensino Fundamental no planejamento e execução de projetos científicos, oportunizando a construção de conhecimentos de maneira multidisciplinar, criativa e contextualizada. Nesse ano, o tema da III Mostra Científica Multidisciplinar da Escola Municipal Manoel Antônio de Aguiar é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, integrando este evento à 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Para abordar este tema, escolhemos três eixos que nos parecem fazer parte do processo histórico da Independência do Brasil e nesses últimos 200 anos: colaboração, identidade nacional e aprendizagem, tão importantes na construção e desenvolvimento da nação brasileira. Assim, colaborar, ser e aprender, no ano do bicentenário da independência, apontam para uma escola que constrói caminhos para uma aprendizagem significativa. A contribuição deste evento está em fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, inicialmente dentro das comunidades que fazem parte da área de abrangência escolar, e consequentemente, para além dos muros da escola. Outra contribuição está no que diz respeito a fomentar práticas para identificação, mapeamento, análise e propostas de resolução de problemas de âmbito pragmático e que estão presentes na dinâmica cotidiana dos estudantes e membros da comunidade.
  • UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR - PE - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Marcos Francisco Borges

Outra

Divulgação Científica
  • mostra de iniciação científica no pantanal
  • A “Mostra de Iniciação Científica no Pantanal” é desenvolvida desde 2012 pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso (CEICIM-UNEMAT), em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizados em Cáceres/MT/Brasil. Tem como objetivo estimular a atitude investigativa na formação dos alunos da educação básica, a fim de ampliar o entendimento e o interesse deles pela Ciência. Tem como proposta que os alunos em equipe, sob a orientação de um professor, observem fenômenos ou situações vividas em seu cotidiano e, a partir de uma questão problema, desenvolvam durante o ano letivo um projeto de iniciação científica em uma das diferentes áreas da Ciência. O projeto está estruturado em quatro fases: i) escolha do tema, da categoria (iniciação científica mirim, divulgação científica, incentivo à pesquisa ou desenvolvimento tecnológico) e a elaboração do Projeto; ii) o desenvolvimento do projeto; iii) preparação para a Mostra com a elaboração do resumo para publicação no Anais e a montagem de um pôster e iv) exposição oral do trabalho na Mostra. A Mostra pretende contribuir com a melhoria do ensino de Ciências e o empoderamento de alunos e professores ao incentivar o ensino de ciências baseado na investigação nas escolas rompendo com o modelo, tão somente, das aulas ditadas e expositivas.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Mon Dec 13 00:00:00 BRT 2021-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Marcos Francisco Borges

Outra

Multidisciplinar
  • com matemática se faz independência
  • O conhecimento matemático ao longo dos 200 anos de Independência do Brasil foi uma importante ferramenta utilizada pelas pessoas para resolverem problemas da vida cotidiana e provocou transformações em nossa sociedade. No entanto ainda temos um longo caminho a percorrer, pois o Brasil continua sendo um dos países com maior desigualdade social e de renda do mundo, e em áreas como a da matemática ela se acentua e faz com que o brasileiro deixe de conquistar melhores condições de vida, empregos ou saibam lidar com suas economias. A Matemática está em tudo! Desde a comida que comemos, o carro em que andamos, a casa em que vivemos, os medicamentos que tomamos, até nos momentos de diversão nas redes sociais ou nos jogos de computador! Portanto, é preciso ampliar a popularização deste conhecimento para que as pessoas possam acessá-lo e rompam com estereótipos de que ela é para poucos, complicada, elitista e distante do mundo em que vivemos. É preciso desmistificar esta ideia! Para isso, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)/Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática (CEICIM) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)/Câmpus Pontes e Lacerda e as Secretarias Municipais de Educação de Porto Esperidião, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, traçou como objetivo para este projeto: divulgar e popularizar o conhecimento matemático promovendo a inclusão científica-tecnológica e social dos participantes por meio de atividades interativas para que o público conheça o quanto a Matemática está presente em seu cotidiano. O projeto será itinerante e ocorrerá em espaços não-formais de educação, tendo como público-alvo a comunidade, professores e alunos da educação básica. Serão ofertadas oficinas, exposições estáticas e por volta de 70 experimentos interativos. O projeto reflete o aspecto contemporâneo da divulgação científica contribuindo com a alfabetização matemática da população e com a melhoria do ensino desta área.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Marcos Gomes Eleuterio da Luz

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de fenômenos e processos envolvendo complexidade, não-linearidade e desordem em sistemas clássicos e quânticos
  • Muitos sistemas são formados por um grande número de componentes que interagem de forma simples, mas resultando numa dinâmica coletiva que nada se assemelha ao comportamento das partes. Tais sistemas são ditos sistemas complexos, gerando uma enorme gama de padrões. Processos com diferentes graus de não-linearidade e desordem podem dar origem a fenômenos emergentes como, localização, ressonância dinâmica, criticalidade, etc., podendo ser fontes de complexidade. Nosso objetivo é entender propriedades de sistemas clássicos e quânticos que apresentam as características acima (CnLD). Nossa equipe (além dos 17 alunos de pós-graduação e 6 pós-docs envolvidos) tem um longo histórico de colaboração, dominando distintas metodologias para tratar tal vasta gama de problemas. Dada a ubiquidade de CnLD e a surpreendente universalidade que uma abordagem via sistemas complexos permite, o desenvolvimento de métodos gerais em complexidade pode significar um grande salto no conhecimento da natureza, sendo assim uma importante agenda de pesquisa. O projeto não foca uma questão muito específica ou uma hipótese particular. Ao invés, através da análise de 4 grandes tópicos, que correspondem à formação e interesse comum dos 5 pesquisadores da equipe, a ideia é criar ferramentas abrangentes (principalmente computacionais) permitindo entender como não-linearidade, desordem, comportamento coletivo e correlações de longo alcance governam relevantes fenômenos naturais. Tais grandes tópicos são (vistos como sistemas complexos): (a) análise de transporte em redes desordenadas; (b) estudo de propriedades elétricas e ópticas em materiais desordenados; (c) caologia quântica em sistemas interagentes; (d) desenvolvimento de algoritmos ótimos de busca aleatória e aplicações. Além da evolução científica básica, pretendemos desenvolver conhecimentos que possam gerar aplicações (eventualmente patentes), tais como programas de busca em rede, métodos de aprimoramento de dispositivos fotovoltaicos, etc.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos José Carrilho

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • arquitetura moderna no centro histórico de são paulo
  • O Centro Histórico de São Paulo compreende uma estrutura urbana e um parque edificado que encerram um notável acervo de bens culturais. Seu traçado apresenta uma configuração vinculada às origens de formação da antiga vila colonial e documenta suas sucessivas transformações, permitindo perceber a transição de vila colonial para a cidade cosmopolita na virada do século XIX para o século XX. A área abrigou historicamente o centro de negócios da região polarizada pelas atividades econômicas de São Paulo. Somente na década de 1970 esta hegemonia começou a ser alterada pelo deslocamento das atividades de negócios e de serviços para a Avenida Paulista e zona sul. A partir de então essas áreas veem apresentando condições de crescente decadência e grau expressivo de ociosidade de suas estruturas físicas, pelos efeitos típicos dos ciclos de obsolescência. O centro é constituído de um parque imobiliário de alta densidade, situado na área mais acessível e melhor servida de infraestrutura. Destaca-se por seu valor simbólico e pelo cenário urbano, palco de episódios históricos de grande relevância. Tais atributos oferecem considerável potencialidade para a reabilitação das estruturas arquitetônicas existentes. O acervo de projetos de edifícios levantados por nosso grupo de pesquisa acumulou grande quantidade de informações, armazenadas em um banco de dados mantido pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. A partir destas fontes, demais referências de trabalhos sobre a área e finalmente, de visitas a campo, o objetivo da pesquisa se concentrará duas linhas principais de abordagem, a saber: - aprofundar o conhecimento do valor cultural do acervo edificado e - avaliar as possibilidades de reabilitação e atualização do acervo edificado, visando a sua reapropriação econômica e social.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Jose Jacinto

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • biossíntese de nanopartículas metálicas para aplicação em catálise - uma abordagem sustentável.
  • A Nanotecnologia tem, atualmente, um papel fundamental na maneira com que os materiais, novos e convencionais, são fabricados e aplicados. A grande motivação de produzir materiais, com pelo menos uma de suas dimensões restrita entre 1-100 nanômetros, é consequência das propriedades únicas, incluindo as químicas, físicas e biológicas, que essas estruturas podem exibir nesse regime de tamanho. As nanopartículas metálicas (NPs) são normalmente fabricadas, em uma abordagem de “baixo para cima”, usando um protocolo de duas etapas sintéticas: i) redução do íon metálico precursor e ii) estabilização das NPs pelos agentes de nivelamento de superfície (estabilizantes). Essas etapas são normalmente executadas usando reagentes indesejáveis, e com impacto ambiental negativo, como hidretos metálicos e surfactantes. Uma estratégia de síntese que tem se tornado “popular” na busca de alternativas “verdes” para a fabricação de NPs é o uso de biomoléculas encontradas em partes distintas de estruturas vegetais como raízes, folhas e frutos. Classes específicas de compostos, encontradas nesses substratos biológicos, como polifenósis, proteínas e aminoácidos podem efetivamente atuar como agentes redutores “verdes” dos precursores metálicos, e fornecerem uma estabilização eficiente das NPs produzidas. Nesse projeto de pesquisa, está sendo proposta a biossíntese de catalisadores magnéticos de rápida recuperação constituídos de suportes heterogêneos multifuncionais(Fe3O4@MgO e Fe3O4@ZnO) decorados com nanopartículas metálicas de Ródio e Paládio. Esses materiais serão aplicados em reações catalisadas em fase líquida como a hidrogenação de nitrocompostos/olefinas, oxidação de álcoois e fotodegradação de corantes e pesticidas. A ideia é utilizar a biomassa local para a obtenção de materiais biotecnológicos de alto valor agregado, alta eficiência catalítica, e recuperação magnética facilitada em sistemas líquidos.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Jose Salgado Vital

Ciências Biológicas

Ecologia
  • florestas de roraima - monitoramento integrado da biodiversidade e processos ecossistêmicos: efeito de determinantes ambientais em diferentes escalas espaciais e temporais no extremo norte da amazônia - fase ii
  • O objetivo do PELD-FORR é entender os efeitos dos determinantes ambientais na biota e nos processos ecossistêmicos em diferentes escalas espaciais e temporais, que variam de poucos metros a centenas de quilómetros, em florestas do extremo norte da Amazônia. Para avaliar os efeitos na biota, utilizamos abordagens taxonômicas, filogenéticas e funcionais em seis grupos biológicos, que representam diferentes níveis tróficos: produtores primários (árvores), consumidores (insetos, anuros, aves e mamíferos), e decompositores (microrganismos). Em termos de processos ecossistêmicos, selecionamos diferentes componentes do ciclo de carbono, devido ao importante papel das florestas nos estoques e fluxos deste elemento para a atmosfera. Entender as interações entre a variação no tempo e no espaço é essencial para modelar o comportamento da floresta na escala da paisagem. Esperamos, portanto, continuar com a série histórica de dados coletados de forma padronizada e integrada e incluir novas iniciativas que se adaptem aos novos desafios socioambientais em Roraima, fornecendo bases sólidas para a previsão do efeito de perturbações naturais e de origem antrópica na estrutura e funcionamento da floresta. O sítio PELD-FORR é formado por cinco localidades, incluindo duas unidades de conservação de proteção integral (Parque Nacional do Viruá e Estação Ecológica de Maracá), e três áreas florestais (castanhais) inseridas em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária. As duas UCs selecionadas possuem grades padrão RAPELD com 30 parcelas permanentes de 1 hectare, distribuídas sistematicamente em 25 km2. Nestas parcelas, cerca de 50.000 árvores já foram marcadas, mapeadas, e identificadas, e vem sendo monitoradas em intervalos de 5 anos desde 2006. O monitoramento é prioritário para a gestão das UCs, e analistas ambientais do ICMBio integram a nossa equipe e vem trabalhando ativamente no monitoramento. Por estar localizado no extremo norte da Amazônia, o sítio PELD-FORR apresenta características climáticas e geológicas únicas. O padrão de chuvas, por exemplo, é diferente dos outros sítios PELD em atividade na Amazônia, com uma estação seca mais longa e um maior gradiente de precipitação (que varia de 1.700 a 2.300 mm/ano). Além disso, as áreas selecionadas representam ecossistemas florestais de contato (campinarana-floresta ombrófila, savana-floresta estacional), altamente sensíveis à seca. Eventos climáticos como o El Niño afetam as florestas de Roraima de forma dramática através de incêndios de grandes proporções, como os observados em 1997-98, 2010, e 2015-16. Estes cenários (fogo associado a secas extremas) tem se tornado cada vez mais frequentes na região. Todas as áreas que integram o PELD-FORR estão localizadas em regiões sob acelerado desmatamento associado a queimadas e incêndios florestais, os quais emitem gigantescas massas de material poluente para atmosfera sem qualquer quantificação local/regional. Desta forma, os conhecimentos gerados no sítio PELD-FORR são fundamentais para o entendimento da variação espacial e temporal da biodiversidade e dos estoques de carbono em fitofisionomias florestais ainda pouco representadas nos grandes programas de monitoramento ambiental em atividade na Amazônia. Apesar das dificuldades enfrentadas (a ausência de Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia, quadros reduzidos de pesquisadores, poucas e recentes instituições de ensino superior, e falta de cursos de pós-graduação de excelência), após a finalização da primeira fase do projeto, o PELD-FORR encontra-se estabelecido como o principal projeto ecológico integrado já conduzido em Roraima, envolvendo pesquisadores, analistas ambientais, alunos de graduação e pós-graduação e as populações do entorno das áreas monitoradas. Neste momento, propomos iniciar a segunda fase do PELD-FORR para (i) consolidar as ações em andamento; (ii) continuar o monitoramento da biodiversidade, que em alguns grupos já tem 15 anos de coleta sistematizada; (iii) adicionar novos grupos biológicos focais, como insetos e anuros; (iv) investigar associações parasita-hospedeiros, amostrando ecto e endoparasitas em aves; (v) utilizar novas ferramentas tecnológicas para o monitoramento da biodiversidade, com a identificação automatizada das vocalizações captadas por gravadores autônomos; (vi) incluir um componente socioecológico no monitoramento; (vii) iniciar o monitoramento da poluição atmosférica e da qualidade do ar; e (viii) responder aos novos desafios ambientais incluindo novas áreas no entorno do PNV para monitorar a biodiversidade em áreas queimadas e em áreas que poderão ser afetadas pela construção de uma usina hidrelétrica no Rio Branco. Nesta nova fase, estamos coordenando nossas atividades com outros PELDs da Amazônia, e colaborando amplamente para fazermos parte de iniciativas de monitoramento em escalas espaciais maiores. Continuaremos atuando na formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) e nas comunidades de entorno, garantindo a disseminação do conhecimento gerado para diferentes públicos, e promovendo o interesse de crianças e jovens pela ciência.
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Tue Dec 15 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcos Jose Salgado Vital

Ciências Agrárias

Agronomia
  • cooperação técnica-científica ufrr/ufersa para o fortalecimento da pós-graduação em agronomia da ufrr e avanço de conhecimento para o desenvolvimento sustentável da amazônia
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Roraima - RR - Brasil
  • Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2020-Thu Jan 09 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Luciano Bruschi

Ciências da Saúde

Farmácia
  • desenvolvimento de sistemas bioadesivos filmógenos obtidos por impressão 3d para liberação tópica de agentes biologicamente ativos de origem natural visando o tratamento do câncer de pele
  • O câncer de pele corresponde por cerca de 30% de todos os tumores malignos no Brasil. Avanços têm sido obtidos pela quimioterapia, imunoterapia, radioterapia e cirurgia. As perspectivas de cura nem sempre são boas, múltiplos efeitos adversos e complicações têm sido relatados. Muitas vezes, a cirurgia é a escolha para o tratamento, garantindo a recuperação do tecido acometido e assegurando ausência de recidiva. Formulações farmacêuticas de administração tópica com o objetivo de proteção (prevenção), manutenção e tratamento são fundamentais. Vários agentes bioativos de naturais têm sido propostos para a prevenção e a terapia adjuvante do câncer de pele. Eles se destacam pelas suas propriedades antioxidante, antimicrobiana, citotóxica, protetora e de cicatrização. As estratégias e tecnologias visando a modificação da liberação de fármacos a partir das formulações têm evoluído. Materiais nanoestruturados, com propriedades bioadesivas e/ou que respondem às condições do ambiente podem aumentar a eficácia terapêutica e a adesão do paciente à terapia. Eles podem ser aplicados de forma simples, possibilitando o íntimo contato com o tecido local, assim como um maior tempo de residência, liberação controlada, inibição enzimática e/ou melhora da permeação. A utilização de materiais bioadesivos e termorresponsivos, além da nanotecnologia e da impressão 3D, pode contribuir para a obtenção desses sistemas de administração tópica, para a liberação de fármacos de origem natural, visando à prevenção e o tratamento de câncer. O projeto tem como objetivo pesquisar e desenvolver sistemas bioadesivos termorresponsivos filmógenos, de estruturação in situ ou por impressão 3D, para a liberação de agentes bioativos naturais e seus derivados, de forma a contribuir para a prevenção e o tratamento adjuvante do câncer de pele. O desenvolvimento de formulações eficientes, seguras e que atendam ao mercado, irá contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Malta dos Santos

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • funcionalização celular utilizando nanomateriais: um estudo mecanístico do processo de biomineralização em células fúngicas e suas aplicações no perfil metabolômico fungico e em reações de biotransfomação
  • A integração de nanomateriais com microrganismos promete revolucionar o conhecimento de fronteira na área de biotecnologia. Os pontos chaves neste processo de integração é modificar as propriedades químicas, físicas e biológicas de um microrganismo através da incorporação de nanomateriais em sua estrutura, sem modificar o código genético. No presente projeto, propomos um trabalho sinérgico entre pesquisadores da Bahia sobre integração de nanopartículas de metais nobres (NPs de Au, Pt e Pd) em fungos filamentosos e suas aplicações na produção de metabolitos fúngicos bioativos e em reações de biotransformação. Esse projeto será norteado para elucidação de dois aspectos fundamentais na área de funcionalização celular: (a) esclarecer o mecanismo químico de deposição de nanopartículas sobre a parede celular de fungos filamentosos e; (b) utilizar essas entidades vivas “fungos/nanomateriais” como moduladores fenotípicos do metabolismo fúngico e reações de biotransformação de substâncias de interesse estratégico, como o glicerol. a) Para elucidar o mecanismo químico de deposição de nanopartículas na parede celular pretendemos utilizar técnicas de estudo “in vivo” durante o crescimento fúngico em soluções contendo NPs-Au, NPs-Pd ou NPs-Pt como as microscopias de AFM e MCVL além de ressonância magnética nuclear. Serão utilizadas técnicas complementares de caracterização como FTIR, Raman, TG/DSC e microscopia eletrônica (MEV e TEM). b) Resultados preliminares em nosso grupo de pesquisa demonstraram que as NPs interferiram no metabolismo secundário, como também na habilidade em realizar reações de biotransformação de alguns fungos. Dessa forma, nossa proposta é investigar se essas NPs depositadas na parede celular e/ou internalizadas no citosol, podem direcionar a produção de metabolitos secundários diferenciados da produção de suas espécies nativas (OSMAC). Os produtos obtidos serão estudados por cromatografia a líquido de alta eficiência, espectrometria de massas e RMN.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Pereira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • insegurança alimentar e nutricional e influência na adesão à prevenção combinada do hiv em adultos sob contexto de vulnerabilidade social: estudo de coorte prospectivo
  • A COVID-19 aumentou os casos de insegurança alimentar e nutricional (IAN), sobretudo nos países de média e baixa renda. A IAN viola o direito à alimentação e varia da preocupação em comprar comida até a fome. Registra-se associação entre IAN e HIV, pois pessoas expostas à IAN podem possuir maior vulnerabilidade à ocorrência de HIV, devido à troca de sexo desprotegido por dinheiro. Viver com HIV eleva a chance de FI, em virtude do estigma e da discriminação; e morbidades associadas dificultam a manutenção do trabalho e da geração de renda. Assim, a IAN é um desafio para prevenção e tratamento do HIV, favorecendo à baixa adesão à profilaxia pré-exposição (PrEP) e à descontinuidade na TARV, com respostas imunológicas/virológicas ruins e alta morbimortalidade. Logo, nossa hipótese é que IAN associa-se com a descontinuidade do uso da PrEP, e pessoas vivendo com HIV sob IAN possuem menores taxas de adesão, veiculação ao tratamento e à supressão viral. Ademais, pessoas pretas e trans apresentam alta vulnerabilidade a esses desfechos, quando comparadas às brancas e cisgênero. Fundamentados na teoria ecossocial(Krieger 2014), às iniquidades raciais e de gênero estão associadas com desigualdades na morbimortalidade de populações. Pessoas pretas e trans experimentam diferenças desiguais na ocorrência de HIV/AIDS e nas vítimas de fome. Esta coorte incluirá usuários de dois Serviços de Assistência Especializada (SAE) em HIV - Salvador e Lauro de Freitas-Bahia. Adultos (20-59) em uso da PrEP (n=300) e vivendo com HIV (n=1400) serão acompanhados por 18 meses. A exposição principal será a insegurança alimentar e os desfechos envolvem a adesão à PrEP e à TARV, estratificados por raça/cor e identidade de gênero. Covariáveis incluem questões de estilo de vida, clínicas, psicológicas e nutricionais. Ademais, o desenvolvimento deste estudo, é imprescindível para desenvolver intervenções com vistas à redução da fome e enfrentamento da epidemia de HIV no Brasil.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Petrucio de Almeida Cavalcante

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • novas contribuições em análise geométrica
  • De uma forma geral, a Análise Geométrica consiste no estudo de problemas que surgem principalmente na geometria e na topologia utilizando métodos da Análise e Equações Diferenciais Parciais. Esta sub-área da Geometria Diferencial tem se mostrado muito eficiente na resolução de importantes problemas e estimulado uma intensa produção de artigos científicos de alto nível. No projeto em tela reunimos um grupo de pesquisadores com bastante experiência nas técnicas da Análise Geométrica com o objetivo de atacar e resolver importantes problemas e conjecturas da área. Também contamos com a participação dos orientandos dos pesquisadores que atuam no Brasil e a importante colaboração de destacados pesquisadores que atuam em importantes instituições no exterior e que vão colaborar efetivamente no desenvolvimento deste projeto. Alguns dos problemas que nos propomos atacar são: Conjectura da Calota: Mostrar que a única superfície CMC estável no espaço Euclidiano cujo bordo é um círculo, é uma calota esférica. Problemas relacionados à Conjectura da Multiplicidade Um na teoria Min-Max. Conjectura do Catenóide Crítico: classificar todos os anéis mínimos de bordo livre na bola unitária. Classificar as 3-variedades assintoticamente hiperbólicas com curvatura escalar limitada inferiormente por -6 e que admitem uma superfície não-compacta que minimiza o funcional brane-action. Em analogia com o caso plano, conjectura-se que tal variedade é o espaço hiperbólico. Ainda propomos estudar problemas sobre-determinados, problemas de curvatura prescrita e problemas do tipo Yamabe em variedades Riemannianas. Todos estes problemas têm uma importante relevância na área de Geometria Diferencial e suas resoluções, ou mesmo soluções parciais, devem levar a uma sequência de novos desenvolvimentos. Além disso, todos os problemas propostos foram escolhidos com base em estudos preliminares por membros deste projeto com fortes evidências para suas soluções.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Roberto Gonzaga

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • impactos diretos e indiretos da pandemia por covid-19 sobre a mortalidade e expectativa de vida em populações subnacionais no brasil e méxico
  • O conhecimento adequado dos níveis de mortalidade e expectativa de vida de um país e seus diferenciais regionais é essencial para o eficiente planejamento de políticas públicas de saúde e previdência. Brasil e México são dois países da América Latina que vêm sendo fortemente afetados pela pandemia com Covid-19, com elevado número de óbitos pela doença e excesso de óbitos, implicando em possíveis aumentos da desigualdade em mortalidade de suas regiões e possíveis estagnações e retrocessos na expectativa de vida. Entretanto, há poucos estudos sobre a mortalidade em níveis sub-nacionais nos dois países devido, principalmente, a: erros de cobertura nos registros de óbitos e alta variabilidade nas taxas observadas por idade. O objetivo deste projeto é desenvolver metodologias e estimativas espaço-temporais de mortalidade, por sexo e idade, para populações municipais no Brasil e México; viabilizando, dessa forma, entender quais foram os impactos da pandemia nas diferentes localidades destes países, bem como analisar os efeitos dessa crise sanitária no aumento das desigualdades regionais, socioeconômicas, demográficas e de infraestrutura dos serviços de saúde nos diferenciais de mortalidade em pequenas localidades desses países. Para alcance deste objetivo, primeiramente será feita uma análise da qualidade dos registros de óbitos e realizadas possíveis correções. Em seguida, serão empregados modelos estatísticos para projeção de indicadores de mortalidade e mitigação de possíveis excessos de óbitos municipais ocorridos em 2020 e 2021. Também serão empregados métodos demográficos que permitam mensurar as contribuições das mortes por COVID-19, doenças respiratórias agudas graves e demais causas de morte na expectativa de vida por grupos de idade em 2020 e 2021. Por fim, serão analisados os impactos da pandemia nos indicadores que medem mudanças na distribuição dos óbitos por idade e permitem uma análise da hipótese de compressão da mortalidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Silveira Buckeridge

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • instituto nacional de ciência e tecnologia do bioetanol
  • A proposta do INCT para o próximo período visa integrar os conhecimentos obtidos nos últimos 6 anos para montar uma série de consórcios de enzimas que sejam capazes de hidrolisar a parede celular da cana com eficiência e rapidez. O foco principal será a combinação de consórcios enzimáticos com biomassas de cana de diferentes variedades e de plantas transformadas geneticamente de forma a encontrar as combinações que incrementem o processo de hidrólise. A ideia é encontrar os diferentes padrões de correspondência entre as variações nas composições da parede oriundas das populações e variedades geneticamente conhecidas e os diferentes consórcios de enzimáticos (cerca de 70 hidrolases distintas que são parte da coleção do INCT), bem como enzimas engenheiradas por biologia molecular. Para efetivar esta integração, será montado um sistema de análise de sacarificação de biomassa utilizando inicialmente coquetéis comerciais. Amostras de biomassa de cana com diferentes graus de susceptibilidade à sacarificação serão analisadas em maior profundidade de forma a compreender mais profundamente a variabilidade química que influencia a hidrólise. Isto possibilitará encontrar marcadores genéticos de parede celular que permitam ampliar ainda mais a busca de variedades com sacarificação aumentada no âmbito de programas de melhoramento genético. Paralelamente, genes de hidrolases de parede celular de cana serão silenciados ou ativados em plantas de cana. Na primeira fase do projeto INCT-Bioetanol, compilamos uma coleção de genes de hidrolases da própria cana, relacionados aos domínios arquitetônicos da parede celular. Manipulando esses genes, será possível avaliar os respectivos impactos sobre três fatores limitantes da hidrólise: porosidade, código glicômico e estrutura macrofibrilar da biomassa. O objetivo é produzir uma variedade de cana que possua mecanismos internos de facilitação da hidrólise, induzíveis por métodos de ativação externa que permitam fazer com que as plantas passem expressar enzimas hidrolíticas no momento desejado. O impacto do conhecimento e controle sobre os processos de síntese e degradação da parede celular da cana vai, no entanto, muito além do desenvolvimento de tecnologias para a produção de etanol. Através do controle dos processos de formação e hidrólise da parede celular, uma série de possibilidades se tornam mais viáveis no sentido do uso das usinas como biorrefinarias. Um exemplo é a possibilidade de utilização da cana, bem como outras plantas como biofábricas para polímeros complexos de interesse industrial como lignanas ou polissacarídeos hemicelulósicos (p.ex. hemiceluloses como o β-glucano e o xiloglucano) permitindo a aplicação destes polímeros como aditivo de alimentos, para cosméticos e medicamentos. Portanto, os conhecimentos que o INCT do Bioetanol deverá produzir em sua segunda fase, permitirão ao Brasil se aproximar ainda mais da entrada do setor de cana na fase ainda mais ampla de biorefinaria, apresentando alta flexibilidade na confecção de produtos de caráter altamente sustentável e de grande valor econômico. Deve-se salientar ainda o fato de que o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a hidrólise eficiente dos resíduos lignocelulósicos da cana terá impacto sobre outros processos em desenvolvimento no mundo, uma vez que as paredes celulares de outras gramíneas usadas para produção de etanol (milho, arroz, sorgo e miscanto) são similares à cana. Assim, esta conquista tecnológica tem potencial para trazer o Brasil de volta à posição de exportador de tecnologia 2G, criando divisas internacionais de grande importância na área de energias renováveis. Em mais uma via paralela, o INCT-Bioetanol já tem informações suficientes para poder desenhar estratégias de engenharia biológica da cana no sentido de produzir plantas que tenham (ou que produzam quando necessário) paredes celulares mais susceptíveis à hidrólise. Este tipo de tecnologia abre caminho para o uso de engenharia de plantas em outras gramíneas de grande valor econômico como milho, trigo e sorgo, que estão entre as culturas agrícola mais importante no planeta.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Nov 25 00:00:00 BRST 2016-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcos Tavares Dias

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • ação de óleo essencial de piper callosum, piper hispidum e piper marginatum (piperaceae) em monogeneas de colossoma macropomum (serassalmidae): eficácia, hematologia e histopatologia
  • A fitoterapia é uma alternativa promissora para uso na piscicultura, mas há ainda poucos estudos sobre a atividade antiparasitária de óleos em ectoparasitos de peixes, considerando o conhecimento de cerca de 3.000 espécies óleos essenciais. Este estudo tem como objetivo geral estabelecer estratégias, in vitro e in vivo, para controle e tratamento contra monogenea de Colossoma macropomum usando óleo essencial de Piper callosum, Piper hispidum e Piper marginatum. Assim, esta proposta tem como objetivos específicos Determinar os componentes químicos majoritários do óleo essencial de P. callosum, P. hispidum e P. marginatum; Avaliar o tempo e concentrações, in vitro e in vivo, desses óleos essenciais com eficácia contra monogeneas de tambaqui; Determinar a tolerância da concentração de cada óleo essencial para tambaqui; Estudar os possíveis efeitos histológicos das concentrações desses óleos essenciais nas brânquias de tambaqui; Descrever os efeitos sanguíneos das concentrações de óleos essenciais usados nos banhos terapêuticos de tambaqui; Analisar as alterações morfológicas em monogeneas expostas aos óleos essenciais usando microscopia eletrônica de varedura e indicar a melhor concentração de cada óleo s estratégias para tratamento contra monogeneas.Os resultados in vitro indicarão possíveis efeitos dose-dependente desses três óleos. A melhorar concentração de cada óleo que será usada nos banhos terapêuticos (in vivo) para avaliar a eliminação de monogeneas das brânquias de C. macropomum, após teste prévio da tolerância dos peixes. Após os banhos terapêuticos serão avaliados ainda os efeitos do óleo de P. callosum, P. hispidum e P. marginatum na morfologia estrutural das brânquias e em parâmetros sanguíneos dos peixes expostos. Devido ao potencial bioativo de P. callosum, P. hispidum e P. marginatum espera-se indicar as possíveis concentrações para controle e tratamento contra monogenea das brânquias de C. macropomum para uso na piscicultura
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - AP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Ventura Faria

Ciências da Saúde

Farmácia
  • apoio à formação de doutores em áreas estratégicas para o fortalecimento da pesquisa científica e tecnológica na unicentro
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2020-Wed Jan 08 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Vinicios de Souza

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades físicas e químicas de vegetais submetidos ao campo magnético.
  • Plântulas de feijão comum (Phaseolus vulgares L.) e caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.), germinadas a partir de sementes com mapeamento genético realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, serão expostas ao campo magnético produzido por uma corrente elétrica variável (~60Hz) e intensidade entre 14μT e 114μT, terão suas propriedades físicas e químicas analisadas. De maneira a garantir a equidade no período de exposição a este agente externo, o surgimento de folhas cotiledonares será considerado como limite superior temporal. A frequência cíclotron determinada analiticamente e experimentalmente indicará como íon responsável pela germinação e desenvolvimento do vegetal, reage a exposição ao campo magnético. Análises ligadas à espectrometria, isto é, utilizando fotômetro de chamas e espectrômetro, indicarão as possíveis variações na presença do Ca+2.
  • Instituto Federal do Acre - AC - Brasil
  • Mon Feb 18 00:00:00 BRT 2019-Tue Feb 28 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Marcos Vinicius Francisco

Ciências Humanas

Educação
  • a bncc e as políticas educacionais em diferentes estados brasileiros: materialização nos currículos e intervenção formativa de gestores escolares
  • Como a BNCC tem se materializado nos currículos dos estados brasileiros? Os gestores escolares participaram desse processo? Qual compreensão possuem acerca da BNCC? Como a universidade pode dialogar com gestores, via processos formativos a fim de que tenham contato com interpretações críticas da BNCC? Assumiu-se como objetivo analisar o processo de materialização da BNCC nos currículos de estados das cinco regiões do país, além de propor intervenção formativa junto aos gestores escolares. Os estados investigados serão Rio Grande do Sul e Paraná; São Paulo e Minas Gerais; Mato Grosso do Sul e Goiás; Amazonas e Pará; Bahia e Sergipe. Os participantes serão 500 gestores dos referidos estados. Ancorada nos pressupostos epistemológicos e em referenciais que interseccionem com o materialismo histórico-dialético, elegeram-se como procedimentos a análise de documentos, tais como as resoluções que instituíram a BNCC (BRASIL, 2017, 2018), legislações e currículos dos estados selecionados; a aplicação de questionário e a realização de intervenção formativa via Google Meet, seguida de relatos de experiência dos participantes que revelem apropriação crítica dos conhecimentos abordados. A partir da análise documental e dos questionários, as ações formativas serão estruturadas considerando os eixos: gestão democrática X gestão gerencial; nova gestão pública e pós-nova gestão pública; intencionalidades curriculares; aspectos históricos, fundamentos e análises relativas à BNCC. São previstos 10 encontros remotos de duas horas cada, além de três horas para leituras prévias, totalizando 50 horas. Os encontros serão gravados e originarão vídeos a serem multiplicados nos espaços de atuação profissional. A análise dos relatos de experiência será balizada com o apoio de um software, sendo que a criação dos eixos de análise ocorrerá na perspectiva teórica anunciada e dialeticamente com os demais procedimentos metodológicos.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Sun Feb 13 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcos Vinicius Giongo Alves

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • peld jalapão - monitoramento ambiental na estação ecológica serra geral do tocantins
  • O cerrado brasileiro é umas das regiões mais ricas em biodiversidade no mundo, sendo considerado, também, como sumidouro de carbono. No entanto, é um dos biomas brasileiros que mais sofre alterações em função da ocupação humana, além de que, é comum na região o uso do fogo no manejo da terra e no uso e ocupação do solo. No Estado do Tocantins, existem os maiores remanescentes de Cerrado, que estão principalmente localizados no Corredor Ecológico da Região do Jalapão, onde se encontram diversas unidades de conservação, como a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins (EESGT). Contudo, aos arredores destas unidades, observa-se a existência de extensas áreas destinadas a atividades agropecuárias que aumenta a pressão sobre esses remanescentes do Cerrado. Com isso, pesquisas que objetivam estudar a magnitude das alterações e impactos no meio ambiente são importantes para compreender os processos e mecanismos, os quais são premissas básicas para nortear as atividades e ações que visam a preservação, conservação e manutenção da biodiversidade em escala temporal e espacial. Diante do cenário de mudanças no bioma Cerrado, associado à necessidade de informações técnico-científicas que deem subsídios para a formulação de políticas públicas, proporcionando o manejo e a gestão eficiente das áreas protegidas, propõem-se este Projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD-Jalapão). O projeto terá como objetivo desenvolver atividades de monitoramento e diagnóstico ambiental, resultando na melhor compreensão da dinâmica do Cerrado e seus impactos na vegetação, no balanço de carbono, ciclagem de nutrientes e recursos hídricos. O sítio de pesquisa proposto é a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, que abrange uma área maior que 700 mil hectares, localizada a sudeste do Tocantins e a oeste da Bahia, com as seguintes coordenadas centrais: 10º54’S; 46º41’O; onde serão realizados os trabalhos de campo durante o período de execução do projeto (48 meses). Com o desenvolvimento da proposta pretende-se obter um melhor entendimento dos seguintes temas: distribuição e fatores associados às diferentes formações vegetacionais; incêndios florestais e queimadas; estimativa de variáveis florestais com uso de sensoriamento remoto; biomassa e material combustível; comportamento do fogo; mesofauna; recursos hídricos, solo e vegetação, bem como, a sua variação temporal e as possíveis interseções entre os diferentes componentes avaliados. Dentre as estratégias para realização do projeto, citam-se as parcerias existentes entre as instituições participantes da proposta com outros grupos de pesquisa no Brasil e no mundo. Por fim, pode-se destacar o apoio de programas de pós-graduação (UFPR e UFT) e da existência da infraestrutura necessária para a realização das atividades de campo e de laboratório.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcos Vinicius Giongo Alves

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • efeitos do fogo e a dinâmica dos combustíveis áreas de cerrado localizados no mosaico do jalapão
  • A adoção de medidas para a proteção das florestas, e a consequente redução das emissões e aumento de estoques de carbono florestais, são essenciais como parte do rol de medidas de mitigação das alterações climáticas globais. Nesse sentido, o desenvolvimento de atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), bem como da aplicação de novas tecnologias, como sensoriamento remoto (SR) e processamento digital de imagens (PDI), no monitoramento ambiental tem como objetivo a obtenção de dados confiáveis e no menor tempo para que as ações de mitigação dos efeitos do uso do fogo em ambientes naturais do bioma Cerrado possam ser desenvolvidas e colocadas em prática. A região do mosaico Jalapão compreende Unidades de Conservação de proteção integral e de uso sustentável onde os incêndios florestais são problemas recorrentes e ainda há a carência de estudos acerca dos efeitos do fogo sob a vegetação e o solo. A caracterização das áreas queimadas será feita por meio do SR e PDI que se mostram efetivas na análise do uso e da cobertura vegetal e dos efeitos a eles associados. Para análise dos efeitos do fogo e da dinâmica dos combustíveis serão realizados experimentos de campo. Essas atividades dar-se-ão concomitantemente com as ações de Manejo Integrado do Fogo.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcus André Kurtz Almança

Ciências Agrárias

Agronomia
  • desenvolvimento e aprimoramento de aplicativo mobile conectado com estações meteorológicas para rastreabilidade da produção agrícola e monitoramento das condições climáticas
  • Em todo território nacional, a aplicação da rastreabilidade de produtos vegetais é uma exigência de mercado e tornou-se obrigatória com a publicação da Instrução Normativa Conjunta Nº2/2018, visando o monitoramento de resíduos de agrotóxicos em produtos vegetais. Contudo, ainda pouco se conhece sobre a potencialidade de ferramentas digitais para a aplicação na rastreabilidade agrícola integrada com o monitoramento climático. Este projeto busca alcançar resultados da transformação de documentos físicos para digitais das áreas de produção agrícola com o uso de lotes de colheita para o rastreamento das cargas de frutas e conectar as informações do campo com dados meteorológicos por meio de um aplicativo móvel, desenvolvido no âmbito da Design Science Research, bem como coletar e processar dados de estações meteorológicas. O protótipo do aplicativo mobile deverá ser utilizado na Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança buscando a totalidade dos cooperados. O método caracteriza-se por pesquisa tecnológica observacional, analítica e exploratória, operacionalizada pela Design Science Research, com avaliação inicial do artefato via pesquisa-ação neste contexto real de uso e análise quantitativa dos resultados. Assim, esse projeto propõe substituir por completo os cadernos de campo realizados em documentos físicos, aprimorar a rastreabilidade da produção agrícola, minimizar problemas relacionados à conformidades de cargas e acompanhar as condições climáticas conectadas com os dados da produção. O protótipo do aplicativo mobile conectado com as estações meteorológicas poderá ser utilizado amplamente pelos agricultores cooperados e os resultados obtidos apontarão melhorias da rastreabilidade e reforçarão a viabilidade deste dispositivo para a agricultura.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Sun Nov 20 00:00:00 BRT 2022-Sat Nov 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcus Santos Mota

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • wagnerianas: metodologia integrada de dramaturgia, orquestração e mediação tecnológica a partir das propostas de richard wagner e sua recepção da ideia de coro do teatro grego antigo.
  • Este projeto objetiva disponibilizar o know-how em processos criativos multissensoriais presentes nos textos teóricos e nas obras de Richard Wagner, reinterpretá-lo a partir de audiocenas ou cenas orquestradas digitalmente. Richard Wagner desdobrou-se entre textos teóricos e criação de obras dramático-musicais, enfatizando um diálogo com a dramaturgia ateniense antiga, especialmente a ideia e prática de coro, o que o levou ao híbrido de uma “orquestra coral” ou de um “coralização” da experiência cênico-musical. A tentativa dessa fusão de horizontes históricos e estéticos do passado grego com o século XIX antecipa a passagem para aquilo que as novas mídias (rádio, cinema) produziriam: uma mobilidade de referências sonoros e visuais, a emancipação das mídias. Se , segundo Friedrich Kittler ,” o drama musical de Wagner é a primeira mídia de massa no sentido moderno da palavra”, ao enfatizar a materialidade mesma do processo sensorial, um mapeamento dos procedimentos dramático musicais wagnerianos, seja explicitados em seus textos teóricos, seja inseridos na trama audiovisual de seus dramas musicais, proporcionará sua compreensão e preparará suas retomadas críticas e criativas. No caso deste projeto, teremos as seguintes etapas: 1- levantamento bibliográfico das questões envolvendo orquestração e recepção clássica em Richard Wagner e na bibliografia em torno destes temas; 2- mapeamento de conceitos e procedimentos que indicam a correlação entre “coralidade” e orquestração; 3- realização de roteiros e orquestrações digitais a partir dos procedimentos apontados, os quais serão veiculados como vídeos no youtube. Como metodologia de trabalho, temos a produção de seminários contínuos entre os integrantes da pesquisa, formando um ambiente multidisciplinar, interinstitucional, e multitarefa. Para tanto, os seminários serão documentados por meio de um blog de acompanhamento, no qual serão registrados as discussões, estudos, reflexões e realizações do projeto.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo de fase i, randomizado, aberto, com grupos paralelos para avaliação farmacocinética do uso do artesunato-mefloquina em associação com primaquina e tafenoquina (estudo amino)
  • A terapia combinada com artemisina (ACT) produzida no Brasil por Farmanguinhos é artesunato/mefloquina (ASMQ). Tem igual ação sobre P. vivax e P. falciparum. A interação droga a droga com primaquina e tafenoquina é ainda desconhecida. Caso não haja importante interação, as drogas poderão ser utilizadas de forma combinada para o tratamento de ambos tipo de malária, o que representa um grande avanço no tratamento dessa doença, em áreas em que ambas espécies circulam. Pretende-se no Estudo Amino realizar um estudo de fase I com pessoas saudáveis hospitalizadas, com foco na farmacocinética das drogas de estudo e detecção de eventuais eventos adversos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - AM - Brasil
  • Wed Jan 01 00:00:00 BRT 2020-Sat Dec 31 00:00:00 BRT 2022
Foto de perfil

Marcus Vinicius Lia Fook

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • engenharia de tecidos no reparo epitelial: scaffold biodegradável para regeneração tecidual
  • O desenvolvimento de órgãos artificiais aplicando a engenharia de tecidos por meio de estruturas porosas (scaffolds) biodegradáveis, possibilitará a produção de curativos para utilização nos mais variados tipos de feridas resultando na remodelação tecidual e recuperação do paciente. A busca de novos biomateriais se faz necessário para o avanço da tecnologia e o bem-estar da população. Para tanto é importante reunir pesquisadores de destaque em várias áreas do saber, de modo a criar uma equipe multidisciplinar com conhecimentos em biomateriais, engenharia de tecidos, materiais porosos e biodegradação, a fim de poder executar de forma eficiente e exitosa o desafio proposto nesse projeto, que é o desenvolvimento de um biomaterial biodegradável para reparo epitelial utilizando-se da tecnologia de engenharia de tecidos. A obtenção de produtos inovadores tendo sua matéria prima extraida da biomassa; a exemplo da quitosana, que é derivada da quitina presente em carapaças de crustáceos; do colágeno, que é de origem animal; assim como do extrato do Jatropha mollissima, planta comum na caatinga, poderá ser uma alternativa para o desenvolvimento da pesquisa e da região nordeste. Deste modo, se mostra necessária a ampliação das pesquisas voltadas para o estudo e produção de biomateriais fundamentado na engenharia de tecidos, de forma a se criar um maior volume de estudos, interações entre grupos e resultados aplicados, atendendo a demanda do país que, em termos comerciais, basicamente importa esse tipo de tecnologia. Essa necessidade é ainda mais proeminente na região que o núcleo de excelência proposto atuará, uma região carente do nordeste que precisa de desenvolvimento tecnológico que atraiam empresas, gerem recursos e desenvolvimento social e econômico para o Estado. Ademais, esta equipe de trabalho já vem se destacando no desenvolvimento de biomateriais e de suporte à sociedade em vários temas relacionados a biotecnologia e biomateriais, assim, acredita-se que sua atuação no desenvolvimento de curativos biodegradáveis, tendo a matéria prima disponibilizada na região é algo que otimizará esforços e recursos, oferecendo sinergia as pesquisas a serem desenvolvidas. Os scaffolds irão atuar como membranas e também estruturas porosas para o crescimento de fibroblasto e estudar o comportamento deste visando a produção de um tecido para utilização em reparação epitelial. Podendo, ainda, ser utilizado um agente reticulante biodegradável na produção dos scaffolds para reforças as propriedades mecânicas do biomaterial, além de contribuir para a manutenção da forma e tamanho dos poros. Assim, com o desenvolvimento deste projeto esperam-se vários avanços científicos, tecnológicos e sociais, tendo ao final da sua execução transferência de conhecimentos para a sociedade, seja através de parcerias com empresas ou com órgãos governamentais. Para este fim, serão utilizadas as instalações do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO) e demais colaboradores.
  • Universidade Federal de Campina Grande - PB - Brasil
  • Wed Dec 09 00:00:00 BRT 2020-Sun Dec 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Marcus Vinicius Melo de Andrade

Ciências da Saúde

Medicina
  • papel do ultrassom pulmonar, do ecodopplercardiograma e de biomarcadores cardíacos, inflamatórios e do sistema renina angiotensina como preditores de gravidade e do prognóstico em pacientes picados por escorpião
  • Acidentes por escorpião representam um problema de saúde pública em Minas Gerais e no Brasil como um todo. No hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG), são atendidos em média 1500 casos de escorpionismo por ano, sendo cerca de 3% considerados graves. A identificação precoce da gravidade e o melhor entendimento patogênico dos casos de escorpionismo pode impactar favoravelmente no prognóstico dos paciente acometidos. Objetivos: Este trabalho visa investigar a utilidade do ecodopplercardiograma precoce e da ultrassonografia pulmonar como ferramentas prognósticas nos casos de escorpionismo grave. Adicionalmente, avaliar a associação dos níveis circulantes de biomarcadores inflamatórios, biomarcadores direcionados ao sistema cardiovascular e de moléculas componentes do sistema renina angiotensina com a gravidade, prognóstico e com os achados dos exames de imagem. Material e métodos: Estudo prospectivo no qual serão incluídos pacientes atendidos no Hospital João XXIII no período de 24 meses, com relato de picada por escorpião. Os sujeitos da pesquisa incluídos no estudo serão estratificados em dois grupos, o de escorpionismo grave (grupo de estudo) e o de escorpionismo moderado (grupo controle). Todos os sujeitos da pesquisa serão submetidos a coleta de sangue para exames laboratoriais, conforme protocolo da instituição, eletrocardiograma, ecocardiograma bidimensional com Doppler (EBD) e ultrassonografia pulmonar. De todos os pacientes incluídos no estudo, será coletada uma amostra de 3-5 ml de sangue à inclusão para posterior dosagem dos biomarcadores de interesse no estudo. Acreditamos que os resultados deste estudo viabilizarão a identificação de pacientes com maior risco relacionado ao acidente por escorpião, permitindo intervenção precoce a fim de reduzir complicações e otimizar o tratamento. Os resultados permitirão entender melhor os mecanismos patogênicos envolvidos nas manifestações clínicas apresentadas por pacientes que evoluem com formas graves.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcus Vinicius Nascimento Ferreira

Ciências da Saúde

Educação Física
  • estudo de comportamento de movimento de 24 horas e síndrome metabólica (24h-mesyn): um estudo de coorte prospectivo sobre estilo de vida e risco de desenvolver síndrome metabólica em estudantes universitários de regiões de baixa renda durante uma pandemia
  • Em educação física, as recomendações lidam separadamente com atividade física, comportamento sedentário e sono. Isso reflete as evidências científicas publicadas até agora. No entanto, as pesquisas recentes sugerem que a composição de comportamentos de movimento de 24 horas (ou seja, os três comportamentos conjuntamente) está associado à saúde metabólica e mental. Estudos longitudinais são necessários para confirmar estes achados. Por outro lado, a literatura indica redução da atividade física e aumento do comportamento sedentário durante a pandemia; estas alterações estão relacionadas diretamente com a renda, obesidade e preocupação em contrair COVID19. No ambiente universitário, observou-se impacto negativo a saúde mental dos estudantes devido a pandemia, que parece atuar como fator de risco para o abandono dos estudos. Assim, nós hipotetizamos que o comportamento de movimento de 24 horas influencia a síndrome metabólica e estresse em universitários, e o seu efeito pode ser modificado pela carga pandêmica; e que o abandono dos estudos pode ser predito pelo sexo biológico, idade, condição econômica, ambiente acadêmico, hábitos alimentares, comportamento de movimento de 24 horas, satisfação com a vida, saúde metabólica e da percepção de estresse. Para testar estas hipóteses, nós desenhamos um estudo prospectivo em duas regiões de baixa renda das regiões norte e nordeste. Nós vamos acompanhar 502 estudantes, entre 2022-2025, avaliando o comportamento de movimento de 24 horas (exposição principal) e os desfechos principais: síndrome metabólica, estresse percebido e abandono dos estudos. A hipótese principal será testada com modelos de regressão multinível de Poisson. A hipótese secundária será testada com algoritmos tradicionais de clinical learning e hiperparâmetros de machine learning. A variável centro de pesquisa será inserida como fator contextual em todos os modelos; assim como, estes serão ajustados para duração das aulas exclusivamente remotas.
  • Universidade Federal do Tocantins - TO - Brasil
  • Tue Feb 15 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marcus Vinícius Nora de Souza

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese e aumento de escala de building blocks quinolínicos, intermediários-chave na busca por novas moléculas com atividade contra a tuberculose.
  • A tuberculose (TB) ainda é um problema de saúde pública global, apesar dos esforços e recentes avanços na medicina e farmacologia. O Ministério da Saúde (MS) registrou, em 2020, 66.819 novos casos de TB no Brasil, sendo 10.421 no estado do Rio de Janeiro, uma taxa de incidência de 60 casos/100.000 habitantes, a segunda maior do Brasil. Já a Organização Mundial da Saúde estima que, em 2018, 1,5 milhões de pessoas morreram em todo o mundo devido à tuberculose, sendo urgente a busca por novos fármacos que possam oferecer maior eficácia, e menores efeitos adversos no tratamento da TB. Nesse contexto, o interesse na síntese de substâncias contendo o núcleo quinolínico como potenciais agentes anti-TB vem aumentando, em especial após aprovação em 2012 do fármaco bedaquilina (TMC 207), uma diarilquinolina desenvolvida pela Johnson & Johnson e Tibotec. É importante destacar, também, que o núcleo quinolínico é o grupamento farmacofórico de diversas moléculas comercialmente disponíveis utilizadas no tratamento da malária e de infecções fúngicas e bacterianas, além de também estar presente em anti-inflamatórios, imunossupressores e analgésicos. Nosso grupo de pesquisa possui vasta experiência na síntese de moléculas derivadas dos fármacos cloroquina e mefloquina, tendo identificado ao longo dos anos diversas oxazolidinonas, diaminas, aminoálcoois, hidrazonas e aminoácidos contendo o núcleo quinolínico com relevante atividade antimicobacteriana. Dessa forma, torna-se interessante a síntese e o aumento de escala de novos building-blocks quinolínicos, inéditos na literatura, com diferentes padrões de substituição, e alto valor agregado, que possam ser utilizados pelo grupo de pesquisa na otimização de estruturas bioativas previamente identificadas e na busca por novos protótipos com potencial atividade contra a tuberculose.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Sun Jun 26 00:00:00 BRT 2022-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcus Vinícius Vieira

Ciências Biológicas

Ecologia
  • pesquisas de longa duração em gradientes ambientais da mata atlântica: o mosaico central fluminense como modelo para compreensão de efeitos de mudanças climáticas globais e usos do solo sobre a biodiversidade
  • O sítio PELD Mosaico Central Fluminense (PELD-MCF), vem funcionando como um centro de estudos de longo prazo desde o início do sec. XX, a partir de amostragens pioneiras de 1935 e 1947 no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma das áreas protegidas que fazem parte PELD-MCF. Engloba um conjunto de formações vegetais de alta riqueza de espécies, que vão desde as florestas de baixada até os vulneráveis campos de altitude, formando dois extensos gradientes ambientais: de altitude, do nível do mar até 2.200 m, e de uso e cobertura do solo, já que inclui paisagens com remanescentes florestais imersos em áreas de pecuária ou cultivos, além de áreas urbanas. Assim, o sítio PELD-MCF tem duas questões centrais que integram estudos mais específicos: efeitos de mudanças climáticas no gradiente altitudinal, e de uso do solo sobre a biodiversidade. Estas questões permeiam toda a proposta, integrando não apenas o conhecimento gerado em diferentes Unidades de Conservação (UCs), mas gerado através da pareceria com com analistas e gestores de UCs, e membros da sociedade em geral. Atendem a demandas como conservação da biodiversidade compatível com uso do solo, detecção de efeitos de mudanças climáticas e possíveis consequências para a provisão de serviços ecossistêmicos. A equipe inclui pesquisadores das áreas de ecologia, agroecologia, zoologia, física, educação, assim áreas ambientais e analistas ambientais de UCs, aumentando a probabilidade que o conhecimento gerado seja de fato utilizado pela sociedade.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Dec 03 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Marcus Wilcox Hemais

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • colonialidade nas práticas de defesa do consumidor no brasil: uma análise consumerista a partir da perspectiva decolonial
  • Desde que o modelo eurocêntrico consumerista foi expandido globalmente, organizações que o adotaram passaram a defender maior incentivo ao mercado neoliberal como forma de proteger consumidores contra más práticas empresariais. Todavia, tal incentivo não cumpriu suas promessas, mas ajudou a tornar organizações consumeristas do Norte Global nas principais referências no campo de consumerismo. No Brasil, esse cenário não foi diferente, havendo adoção de práticas eurocêntricas consumeristas por organizações locais, porém sem expressivos resultados à contenção de desrespeitos empresariais a consumidores. A literatura de marketing pouco considera tais aspectos geopolíticos, não reconhecendo, portanto, que consumerismo mais ajuda na manutenção do controle eurocêntrico sobre o resto do mundo do que na defesa de consumidores. Tal postura acrítica dificulta entender que a adoção global, ou, particularmente, no Brasil, de um modelo consumerista que copia aquele do Norte Global denota uma forma de controle pós-colonial, que perpetua o domínio ideológico Eurocêntrico sobre o resto do mundo. O presente projeto objetiva compreender, a partir da perspectiva decolonial, como e por que práticas eurocêntricas de proteção e defesa do consumidor foram incorporadas por organizações consumeristas no Brasil. Para isto, será desenvolvido um framework analítico, cuja base teórica se pautará na teorização sobre colonialidade do poder, que permitirá entender a colonialidade epistemológica e ontológica presente nas práticas consumeristas analisadas. Serão coletados dados primários com funcionários e ex-funcionários de organizações consumeristas e secundários em artigos acadêmicos, matérias jornalísticas, além de documentos internos e sítios eletrônicos de tais organizações. Os dados coletados serão analisados em duas etapas, sendo a primeira focada no processo de codificação e a segunda na composição do que virão a ser as categorias de análise do estudo.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Marden Barbosa de Campos

Ciências Humanas

Sociologia
  • populações indígenas nas metrópoles brasileiras: resistências, retomadas e estratégias de adaptação
  • A migração dos indígenas para as cidades tem despertado interesse crescente em pesquisadores de diferentes países. As dificuldades e estratégias de adaptação dos indígenas nas cidades de todo o mundo trazem desafios crescentes para a sobrevivência dessas populações, assim como para o entendimento do fenômeno pelos cientistas sociais. O presente projeto busca realizar uma análise dos indígenas residentes nas metrópoles brasileiras, no intuito de mapear quais as características desses indígenas, quais os desafios que eles enfrentam para viver nas grandes cidades e quais as estratégias que utilizam para permanecer nesses espaços. Os resultados dos últimos censos demográficos - assim como diversos outros estudos de caso - atestam a grande diversidade de situações com que essas populações se deparam nos ambientes urbanos, destacando a complexidade da questão. O presente estudo será realizado com base em uma metodologia mista de pesquisa social, lançando mão de análises quantitativas de dados populacionais e também de abordagens qualitativas de pesquisa. No caso da análises quantitativas, serão aplicadas técnicas de análise estatística e técnicas de análise espacial com base nos dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo IBGE. Em adição, a metodologia qualitativa será aplicada a partir de entrevistas semiestruturadas a serem realizadas com membros de grupos de indígenas que vivem em algumas metrópoles do país. Essas entrevistas serão analisadas com base em técnicas de codificação e análise de conteúdo.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Margaret de Castro

Ciências da Saúde

Medicina
  • mapeamento da diversidade celular em tumores hipofisários não funcionantes
  • Tumorigênese hipofisária é pouco compreendida. A classificação baseada em aspectos pangenômicos melhorou a estratificação clínica dos pacientes com PitNETs. Nosso laboratório, em estudos recentes, realizou exoma e comparou o transcriptoma e o metiloma dos três principais subtipos de adenomas hipofisários ressecáveis cirurgicamente (secretores de GH, de ACTH e não secretores) para avaliar alterações que possam contribuir para a biologia de cada subtipo tumoral. Os mecanismos moleculares envolvidos na patogênese dos tumores não funcionantes são os menos conhecidos. Análise de uma única célula permite compreender as influências do microambiente tumoral. Assim, o objetivo é mapear a diversidade celular e os perfis de expressão gênica em uma única célula, em 10 amostras de tumores hipofisários não funcionantes, com estratificação prognóstica e desfechos clínicos. Sequenciamento exômico por sequenciador Illumina HiSeq4000. Leituras sequenciadas foram realizadas pelo Novoalign software e análises das variantes genômicas pelo Unified Genotypor do Genome Analysis Toolkit (GATK). PolyPhen-2, SIFT, Provean, Mutation Assessor e Mutation Taster foram utilizados para a predição das variantes patogênicas. Após isolamento das células através de microgotas em fluidos e da preparação da biblioteca de RNAseq, o sequenciamento do RNA de células individuais (scRNAseq) será realizado pela versão 3.1 do Chromiun Single cell 3’Library and Gel & Multiplex kit (10x Genomics). A amplificação criará fita complementar e a biblioteca será sequenciada no Illumina HiSeq4000. Serão sequenciadas 6.000 células por amostra, com 25.000 reads para cada uma das células. O software Cell Ranger Suite 3.1 será utilizado para separação das sequências de acordo com cada célula. Análise de padrões e populações celulares será realizada por meio de clusterização, pela metodologia RAPIDS em servidor GPU. O estudo trará conhecimento sobre os subtipos e identificará biomarcadores moleculares nos PITNets.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Margarete Dulce Bagatini

Outra

Biomedicina
  • análise da sinalização purinérgica e perfil oxidativo-inflamatório em pacientes com covid-19 e influência na saúde mental
  • A pandemia da doença coronavírus 2019 (COVID-19) causada pela síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) tornou-se uma séria ameaça à saúde pública mundial. Estudos recentes apontam que indivíduos infectados apresentam alterações neurológicas, mas os mecanismos pelos quais essas alterações ocorrem ainda não foram elucidados. Há evidências de que o processo inflamatório decorrente da infecção, bem como do estresse psicológico causado pela pandemia levaria a alterações importantes em vários sistemas biológicos e que afetaria o sistema nervoso central (SNC), levando então ao surgimento de transtornos psiquiátricos. Portanto, o objetivo do presente trabalho é avaliar o perfil oxidativo-inflamatório, o envolvimento do sistema purinérgico, o polimorfismo genético associado à citocina regulatória e a saúde mental de sujeitos com COVID-19. Para entender a fisiopatologia da doença serão selecionadas 240 amostras de material biológico de sujeitos que testaram positivo para SARS-CoV-2 que se encontram no banco de amostras “ChapCoV” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). As referidas amostras foram coletadas após aprovação pelo Comitê de Ética da UFFS sob o número 35443820.2.2001.5564. O grupo controle será composto de 80 amostras negativas para SARS-CoV-2. Serão investigados, perifericamente, marcadores relacionados ao papel do ATP, dano oxidativo, inflamação e polimorfismo genético. Também serão correlacionadas as escalas para presença de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida. Os resultados da pesquisa poderão trazer o entendimento de como o vírus afeta o SNC além de identificar a presença de transtornos oxidativos-inflamatórios para elencar novos estudos que apontem para possíveis tratamentos.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Margareth Crisostomo Portela

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • prevalência, demanda e acesso aos cuidados de saúde e efeitos da covid longa em sobreviventes de hospitalização por covid-19 no sus: um estudo de coorte ambidirecional
  • Apesar de ainda haver muito a ser compreendido e definido sobre a Covid longa, a escala absoluta da pandemia e seu impacto desproporcional nas comunidades vulneráveis em todo o mundo deixam claro que ela representa desafios substanciais para os serviços de saúde e corre o risco de exacerbar ainda mais as desigualdades na saúde. No Brasil, país fortemente afetado pela pandemia de Covid-19, ainda se conhece muito pouco sobre a prevalência, características e demandas colocadas para o sistema de saúde pela Covid longa, embora se estime que elas representem uma elevada carga para o Sistema Único de Saúde (SUS). Este projeto tem como perspectiva estudar a Covid longa em pacientes que foram hospitalizados no SUS durante a fase aguda da Covid-19, buscando apreender características e fatores associados à síndrome, efeitos na capacidade funcional, qualidade de vida relacionada à saúde dos pacientes e outros desfechos, necessidades, demandas, acesso e uso de serviços de saúde. O desenho proposto é de um estudo de coorte ambidirecional, no sentido de potencializar a captura de dados retrospectiva e prospectivamente. A população de pesquisa é constituída pelas pessoas com pelo menos 18 anos hospitalizadas por Covid-19 no SUS. Foi projetado um plano amostral estratificado e conglomerado de representatividade nacional, contemplando 300 pacientes de 30 unidades de saúde em cada uma das macrorregiões do país. Por razões pragmáticas, este projeto se centrará na realização do estudo nas regiões Norte e Sudeste do país. A partir da seleção de pacientes e sua autorização para participação no estudo, deverão ser buscados os dados relativos à internação por Covid-19 nos prontuários do hospital em que estiveram internados. O seguimento desses pacientes deverá contemplar até quatro entrevistas, realizadas aos 6, 12, 18 e 24 meses após o início de sintomas da Covid-19. As análises dos dados deverão propiciar uma visão abrangente sobre a Covid-longa e suas demandas no SUS.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • Sun May 15 00:00:00 BRT 2022-Sat May 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Margareth Guerra dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • o estado do conhecimento das pesquisas sobre avaliação da educação superior nas universidades da amazonia: que posições contra-hegemônicas ecoam?
  • Esta pesquisa tem como objeto de estudo a produção do conhecimento científico sobre a avaliação da educação superior nas universidades públicas da região amazônica, da região norte do país. O objetivo é mapear e discutir a produção do conhecimento sobre avaliação da educação superior produzida em dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações de relatórios de pesquisas, de grupos de investigação ligados a universidades públicas da Amazônia, localizadas na região norte, tendo como propósito identificar movimentos de resistência epistemológica com produção de diferentes cosmovisões contra-hegemônicas. Essa produção do conhecimento tem como lócus as pesquisas dos grupos de investigação da educação superior ligados as universidades federais amazônicas, cadastradas no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ, certificadas por suas instituições e líderes. A partir do contexto da produção do conhecimento, inserem-se motivações de emancipação teórica e analítica, o que nos motiva a tencionar o estudo lançando a seguinte questão norteadora central: que movimentos de resistência na produção do conhecimento local se revelam a partir dos conceitos presentes nos estudos acerca da avaliação da educação superior nos grupos de pesquisa das universidades amazônicas? Para a análise dos dados utilizaremos a técnica da análise do discurso (PECHEUX, 2002), para o autor a linguagem é entendida não apenas como um a forma linguística, mas como expressão de ideologias.
  • Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Margareth Martha Arilha Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • suicídios e pandemia covid19: números, atos e vozes
  • As mortes por suicídio em todo o mundo tem demandado atenção, inclusive no Brasil , muito embora seu crescimento de 2019 a 2020 tenha sido de apenas 0,4%. A Covid19 , causou no Brasil a morte de 600.000 pessoas, e vem potencilizando sofrimentos psíquicos junto à população. Quais seriam os efeitos catalizadores da pandemia sobre as decisoes de atos suicidas? Estariam sendo atendidas , de fato, as subjetividades afetadas pelo desamparo frente a epidemia? De que maneira se conectam dores e expressões a ponto de poder evitar um ato de suicídio? Nossa hipótese é de que sim, o sofrimento causado pela pandemia pode estar determinando um incremento nos números gerais das mortes por suicídio. A literatura científica mostra que grandes crises econômicas ou ambientais tornam mais altas as taxas de suicídios. Os registros das mortes por suicidio podem estar alcançando subnotificações, especialmente pelo volume de stress e sobrecarga de trabalho que acomete os serviços públicos de saúde. Diadema (SP) , no entanto, teve um aumento significativo de 11 mortes por suicídio em 2019 para 30 em 2020 . Quais seriam os grupos populacionais mais afetados? A pobreza ou o pertencimento a grupos mais vulneráveis da população poderiam gerar um aumento do ato suicida nas condições atuais de pandemia do COVID19? Como os diferenciais de gênero operariam nesses cenários? Usando a ferramenta da autopsia social, todas as mortes por suicídio ocorridas no município de Diadema em 2020 serão investigadas , com projeto de metodologia qualitativa que investigará o contexto das mortes, através de entrevistas com familiares e/ou amigos da pessoa falecida ( 3 pessoas por pessoa falecida) , para conhecer as suas causas e condições, e associações diretas ou indiretas com o fenômeno da Covid19.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Sun Jun 12 00:00:00 BRT 2022-Mon Jun 30 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Aderuza Horst

Ciências da Saúde

Nutrição
  • nutrição de precisão: intervenção personalizada para redução do risco de doenças cardiometabólicas utilizando um sistema baseado no conhecimento
  • A abordagem da nutrição de precisão adapta a prescrição nutricional às necessidades específicas com base na individualidade genética, estado de saúde e preferências, com foco na promoção da saúde. Os testes genéticos estão disponíveis, no entanto, há uma lacuna na literatura a respeito da eficácia da incorporação dos resultados do genótipo nos cuidados nutricionais. O estudo POUNDS LOST mostrou que a perda de peso e o estado metabólico após a intervenção com dietas hipocalóricas, variando o conteúdo de macronutrientes, difere de acordo com o genótipo. Assim, é intuitivo que a elucidação das interações dieta-gene poderá dar suporte à intervenções nutricionais mais específicas e eficazes para reduzir o risco de doenças cardiometabólicas. O objetivo deste projeto é identificar se uma intervenção nutricional baseada em genótipos é mais eficaz do que uma dieta convencional na redução dos fatores de risco cardiometabólico. A intervenção com duração de três meses ocorrerá no estudo BOLD (Obesity, Lifestyle and Diabetes in Brazil). A coleta inicial de dados e genotipagem de 200 participantes já foi realizada (75% da amostra apresentou ao menos um fator de risco cardiometabólico). O grupo controle seguirá uma dieta de acordo com os parâmetros convencionais e o grupo intervenção seguirá uma dieta elaborada de acordo com escores de risco poligênico, elaborados de a partir do genótipo para polimorfismos em genes relacionados à obesidade, dislipidemia, diabetes tipo 2 e inflamação. Para o planejamento das dietas será desenvolvido um sistema inteligente, que gerará cardápios personalizados e se necessário, esquemas de suplementação. Serão considerados a avaliação nutricional (peso, composição corporal, preferências e necessidades nutricionais), os exames bioquímicos e polimorfismos genéticos. Os exames bioquímicos e de metabolômica serão realizados no início e ao término da intervenção.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Antonia Ramos de Azevedo

Ciências Humanas

Educação
  • assessoramento pedagógico universitário internacional
  • A Assessoria Pedagógica é uma atividade profissional recente, nascida da necessidade de qualificar o ensino universitário e promover espaços de desenvolvimento profissional docente. A docência universitária se firma na ênfase às atividades de pesquisa, o que a faz distanciar-se da dimensão didático-pedagógica que alicerça essa profissão, provocando distanciamentos entre a geração de docentes e a de discentes nos cursos superiores. Nesse movimento de formação didático-pedagógica reside a Assessoria Pedagógica, cujas funções se desenrolam em diferentes temas de atuação. Entretanto, no contexto da pandemia da SARS-COVID19, este campo epistemológico em que se insere a Assessoria Pedagógica, ou seja, o campo da Pedagogia Universitária, se deparou com variadas requisições de atuação, que vai desde a construção de espaços virtuais de formação para atender à demanda urgente de se ofertar um ensino de qualidade em regimes remotos, como dar seguimento a emergentes temas, como a formação pedagógica fundamentada em conceitos atinentes ao desenvolvimento permanente, a inovação pedagógica e inovação curricular, o atendimento às necessidades de alunos e professores. O objetivo da pesquisa é sistematizar as concepções e as práticas de Assessoramento Pedagógico Universitário Internacional para identificar as singularidades e as sincronicidades destas experiências visando determinar os elementos fundamentais no processo formativo propostos pelos assessoramentos pedagógicos valorizando, assim, essas experiências, de modo a integrar instituições e pesquisadores destes países, difundindo-as e consolidando estes espaços formativos que são as Assessorias Pedagógicas Universitárias.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Aparecida Castellani

Ciências Agrárias

Agronomia
  • moscas-das-frutas (dip.: tephritidae) de importância quarentenária em musa sp.: biologia e comportamento em diferentes cultivares e genótipos e efeitos da climatização e resfriamento dos frutos na performance larval da praga
  • O Brasil figura entre os maiores produtores mundiais de frutas, mas seu desempenho como exportador está aquém de suas potencialidades. Moscas-das-frutas são as principais pragas da fruticultura mundial pela importância quarentenária. No Brasil, Ceratitis capitata é praga quarentenária para os mercados americano e japonês, e Anastrepha fraterculus e A. obliqua foram recentemente enquadradas, pela União Europeia, como quarentenárias para manga e citros. A banana ocupa o segundo lugar em volume de frutos produzidos no Brasil e a Bahia é o segundo maior produtor nacional desta fruta, com exportações em ritmo crescente. Em 2019, foi registrada, pela primeira vez no Brasil, infestação natural de banana Prata por C. capitata no Submédio São Francisco, maior polo de fruticultura do Norte/Nordeste. Posteriormente, confirmou-se a infestação natural de bananas por essa mosca nas cultivares Pratinha e Terra em estágios finais de maturação. Assim, considera-se que há necessidade de ampliação dos estudos para testar hipóteses relevantes para apoiar o agronegócio da banana no Brasil: i) moscas-das-frutas não atingem o status de praga primária em banana, uma vez que os frutos são colhidos verdes; ii) as moscas exibem preferência pelos estádios de maturação mais avançados das cultivares e genótipos; iii) há mudanças nos comportamentos sexuais e de oviposição quando as moscas utilizam a banana; iv) os tratamentos pós-colheita (climatização com etileno e resfriamento) reduzem a viabilidade de ovos e o desenvolvimento larval das moscas. Essas quatro hipóteses serão testadas por meio de bioensaios em laboratório e gaiolas de campo avaliando oviposição, biologia e comportamento sexual de C. capitata (UESB), A. fraterculus Morfotipo 1 (UFBA) e A. obliqua (UESB) em cultivares e genótipos elite de banana em todos os estágios de maturação dos frutos. Na Embrapa CNPMF serão realizados estudos sobre climatização e resfriamento em frutas infestadas.
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - BA - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Aparecida Correa Custodio

Ciências Humanas

Educação
  • índios e missionários na amazônia imperial: trajetórias de vida, práticas educativas, apropriações e resistências
  • Este projeto surgiu a partir da localização de fontes inéditas do Arquivo da Vice-Província Capuchinha Maranhão-Pará, São Luís/MA, escritas na segunda metade do século XIX, período imperial, por capuchinhos italianos que atuaram em territórios dos estados do Pará, Goiás (hoje Tocantins) e Mato Grosso, pertencentes à atual Amazônia Legal. Ancorados na perspectiva da história cultural que amplia o conceito de fontes para todo e qualquer documento, podemos considerar os relatórios de missão como narrativas que permitem capturar indícios do cotidiano da missão junto aos povos indígenas. Nesses escritos podemos vislumbrar o etnocentrismo presente nos relatos, pois foram produzidos por religiosos europeus a partir de suas próprias interpretações. Por essa razão, é preciso levar em conta o contexto de produção dos documentos, o lugar dos atores, seus interesses e conflitos, e as contradições presentes neles. A partir desses pressupostos, inquirimos: O que essas narrativas trazem de indícios a respeito das práticas educativas dos capuchinhos, considerando que estas compreendem uma relação na qual ocorre transmissão e circulação de saberes entre missionários e indígenas em um contexto marcado por conflitos culturais e sociais, uma vez que as relações se davam entre sujeitos de diferentes cosmovisões? Quem eram esses missionários, qual perfil biográfico? Quem eram os povos indígenas que possibilitaram as trocas culturais e como se apropriaram dos projetos educativos? Para responder essas questões, traçamos como objetivos: investigar as narrativas e inquirir como os atores se relacionavam e agiam nos contextos da missão, sobretudo, no campo catequético-educativo; inventariar as práticas educativas e trocas culturais; examinar as vozes indígenas presentes nas narrativas, suas apropriações e resistências; analisar as histórias de vida dos capuchinhos.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Aparecida Dias

Ciências Humanas

Educação
  • as redes colaborativas no processo de formação docente para uma educação física inclusiva: um estudo multicentro
  • A educação brasileira, lentamente, estabelece a inclusão de alunos com deficiência (AcD) no sistema de Ensino Básico. Com crescente aumento de escolas com AcD, evidências apontam uma ilusória relação entre diferentes elementos curriculares, a exemplo, a formação docente. Com isso, propomos desenvolver um formato inovador a luz da teoria da complexidade, compreendendo o sistema educacional como complexo e dinâmico, e com uma diversidade de agentes heterogêneos envolvidos e interagindo entre si (SAKOWSKE, 2015; MORIN, 2000), tem-se como objetivo desenvolver uma formação colaborativa, avaliando o cenário educacional, onde o PEF está inserido, e as interrelações desenvolvidas na sua prática docente, e ainda, com base nessas experiências exitosas, construir o Manual de Práticas Inclusivas em Educação Física Escolar (MPIEDE). Numa abordagem voltada para o papel do PEF, quais os impactos/transformações que uma prática holística pode trazer para garantir a inclusão nas aulas de Educação Física Escolar? Com isso, construímos a tese de que a formação na perspectiva colaborativa, impulsiona as possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas e a escolarização dos AcD na escola regular. Com amostra próxima a 2500 PEF das redes municipais de ensino de oito municípios, compreendendo três estados do NE (Parnamirim/RN; Fortaleza/CE; Juazeiro do Norte/CE; Salvador/BA; Feira de Santana/BA; Lauro de Freitas/BA), um do SE (Rio de Janeiro/RJ) e um do Sul (Porto Alegre/RS), estabeleceremos, através da análise de questionários e entrevistas para compreender o sistema educacional, a forma que é estabelecido/garantido a inclusão de crianças com deficiência nas aulas de Educação Física, quais os atores envolvidos no processo e as redes formadas. Tudo para subsidiar a construção de uma educação permanente, e com ela construir material didático (MPIEDE), que auxiliará a prática pedagógico dos PEF na inclusão em diferentes redes de ensino.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Aparecida Pontes da Fonseca

Ciências Humanas

Geografia
  • do turismo massivo costeiro ao turismo do interior: tendências e perspectivas do turismo no brasil, espanha, méxico e chile sob o paradigma da sustentabilidade e do cenário de crise do covid-19
  • A proposta de pesquisa parte da constatação de que a partir dos anos noventa vem ocorrendo uma mudança paradigmática no que se refere ao fenômeno turístico, com a emergência de um novo modelo baseado na busca dos princípios de sustentabilidade. Pretende-se fazer uma co-relação entre a emergência do paradigma da sustentabilidade e a interiorização do turismo no Brasil, Espanha, México e Chile. A hipótese de partida é que a emergência do paradigma baseado na sustentabilidade propiciou uma difusão espacial do turismo em direção ao interior dos países. Pretende-se investigar as destinações turísticas cujos produtos foram estruturados a partir da biodiversidade, tendo a natureza como elemento central na elaboração do produto turístico. Considerando-se a importância das metas e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela Agenda 2030, do qual o Brasil é signatário, a proposta visa avaliar e discutir o comprometimento das destinações enfocadas no estudo no sentido de contribuir para que os ODS sejam alcançados, a partir dos indicadores de sustentabilidades. A crise decorrente do COVID-19, por sua vez, possivelmente acarretará em restrições às viagens internacionais, tendendo ao aumento do turismo doméstico em direção às áreas interioranas. Desse modo, outra hipótese norteadora da presente proposta de estudo é que a atual crise sanitária poderá favorecer, estimular e intensificar o processo de interiorização do turismo nos referidos países. O objetivo pesquisa é analisar o processo de interiorização do turismo no Brasil, Espanha, México e Chile sob a influência do paradigma ambiental, a partir da década de 1990, e dos efeitos da crise sanitária e econômica, decorrentes da covid-19, em 2020. A investigação irá recorrer às abordagens quantitativas e qualitativas, visando equalizar os instrumentos e as técnicas de análise com a natureza da fonte dos dados.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Ataide Malcher

Outra

Divulgação Científica
  • ciência e comunicação na amazônia: redes sociais como aliadas no agendamento de temas invisibilizados na/da região
  • Entendemos a Amazônia como espaços plurais, diversos e repletos de múltiplas formas de vida. Como acervo de conhecimentos essenciais à compreensão da complexidade do mundo atual, a região, centro dos mais diversos interesses, tem passado por abusos contínuos que exploram seus recursos naturais deixando passivos devastadores. É comum decidirem os destinos dessas diferentes formas de vida sem permitir que essas vozes se coloquem no debate e que o conhecimento científico sobre e do local se torne central nessas decisões. Muitos dos temas e soluções cruciais à qualidade de vida na Amazônia são invisibilizados nacional e internacionalmente. Como exemplos, podemos citar o trabalho escravo, baixo IDH, ou mesmo a produção científica local. Apesar da agenda política mundial, entendemos que a partir da Comunicação Pública da Ciência (CPC), podemos analisar a dinâmica dos conteúdos online, explorar as potencialidades das redes sociais e promover o engajamento de temas invisibilizados sobre a Amazônia. Assim, a questão é: como disponibilizar conteúdos científicos nas redes sociais buscando fomentar a CPC sobre outros temas importantes para a Amazônia? A agenda monotemática sobre o meio ambiente está presente no cenário social e não é diferente nas redes sociais, mas essas ambiências multimodais se constituem como espaços propícios à circulação e engajamento de temas que rompem a bolha e mobilizam milhões de pessoas resultando em ganhos sociais. Aliar redes sociais e conhecimento científico em prol da visibilização de outros temas da Amazônia é possível e exequível. Estudo quanti e qualitativo, caracterizado como misto, utilizará análises de redes sociais e etnográficas para interpretação das estratégias de invisibilização das temáticas amazônicas. Como estudo teórico e prático, orientado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), explorará o conhecimento científico e as potencialidades das redes a partir da pesquisa-ação buscando alterar o fenômeno estudado.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Ataide Malcher

Outra

Divulgação Científica
  • a ciência no cotidiano: território propício à transversalidade
  • A proposta tem como objetivo se incorporar à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, desenvolvendo ações de comunicação pública da ciência com a utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e metodologias ativas, de forma a evidenciar a ciência no cotidiano a partir do diálogo com as escolas da Educação Básica (Educação Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica) de munícipios do Pará (Norte do Brasil). Ciência, tecnologia e inovação serão abordadas a partir da transversalidade e da integração com diversas áreas do conhecimento articuladas com o cotidiano. Serão promovidas, ao todo, doze atividades, em formato presencial e/ou virtual, nas seguintes modalidades: Exposição de CT&I; Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias; Ciência Móvel; Portas Abertas; Seminário ou Ciclo de Palestras; Conjunto de Oficinas de CT&I; Mostra de Teatro Científico; Mostra de Vídeos; e Feira ou Mostra de Ciências. Serão dez municípios paraenses atendidos: Abaetetuba, Ananindeua, Belém (capital), Bragança, Cametá, Castanhal, Igarapé-Açu, Igarapé-Miri e Irituia. Para isso, foram reunidas seis Instituições de Ensino do estado do Pará, a saber: a Universidade Federal do Pará (UFPA) como instituição de execução, em colaboração com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); a Universidade do Estado do Pará (UEPA); a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA); e a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC). Estima-se atender um público de aproximadamente 16.000 estudantes de Ensino Fundamental II e Médio e 455 professores.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • Thu Oct 14 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Maria Bernadete Amâncio Varesche

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • abordagens metabólicas e de caracterização microbiana em microbiomas e biorrefinarias anaeróbias
  • A proposta é inédita e refere-se ao oferecimento de curso on line, com duração de 30h, envolvendo pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai na área de Biotecnologia Ambiental. Nesta proposta serão abordados temas sobre as possibilidades metabólicas de microbiomas usados para a remoção de compostos orgânicos e geração de bionergia. Buscar-se-á oferecer informações a partir dos microbiomas anaeróbios provenientes de diferentes águas residuárias e resíduos sólidos, aplicados em biorrefinarias. O sucesso da aplicação dos reatores anaeróbios depende não somente da configuração reacional, dos aspectos hidrodinâmicos e operacionais, mas também do consórcio de microrganismos, estabelecido em tais sistemas, na forma de biofilmes em material suporte, grânulos e flocos. Para tanto, é necessário conhecer as bases, abordagens e conceitos em microbiologia de anaeróbios, para o entendimento das principais rotas e possibilidades metabólicas dos microrganismos, estabelecidas nos diferentes sistemas, em função das condições operacionais. A partir disto, propõem-se, transferir esse conhecimento, considerando a formação da equipe de proposição do curso, com pesquisadores do Brasil, Uruguai e Argentina, os quais têm amplo conhecimento em processos biológicos de produção de hidrogênio, metano, ácidos orgânicos e álcoois, taxonomia, técnicas de biologia molecular etc., com a possibilidade de formação de alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) e outros pesquisadores afins. A referida proposta será incluída como disciplina no Programa de Pós-graduação em Bioenergia, o qual envolve a USP, UNICAMP e UNESP, voltado para a formação de recursos humanos de excelência internacional. O curso será 100% teórico e serão oferecidas 60 vagas para inscrição.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Mon Jan 17 00:00:00 BRT 2022-Wed Jul 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Maria Camila Loffredo D'Ottaviano

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • moradia e autogestão: panorama, práticas e perspectivas
  • Com a finalização do ciclo de investimento na produção de habitação para a população de baixa renda pelo governo federal, esta pesquisa se propõe a fazer um balanço do ciclo recente de provisão propiciado pelo Programa Minha Casa Minha Vida, com enfoque especial na modalidade Entidades e a produção por autogestão. Além disso, se propõe a realizar a análise de conjuntura a partir do acompanhamento dos programas, projetos e alterações na legislação, construindo assim um quadro fidedigno do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades e da efetivação (ou não) da provisão de moradia por autogestão na última década, como forma de destacar suas potencialidades e entraves, mas também apontar perspectivas futuras. Partindo do princípio de que a autogestão propicia a melhoria das capacidades econômica, social e política dos setores populares e empodera a comunidade, a pesquisa parte do pressuposto de que avançar no estudo da produção autogestionária tem o potencial de oferecer caminhos alternativos e de maior qualidade para o enfrentamento do deficit habitacional e para a efetivação do direito à cidade para a população de baixa renda. A pesquisa possui cinco objetivos complementares: . Aprofundar a reflexão e a pesquisa empírica sobre a produção do MCMV-Entidades, identificando o porque das diferenças regionais, suas potencialidades e fragilidades . Identificar mecanismos através dos quais os movimentos de moradia e cooperativas habitacionais se articulam em coalizões locais na busca pela viabilização de projetos autogestionários . Organização de uma base de dados como forma de identificar a efetivação da autogestão no âmbito do MCMV-Entidades . Identificação da emergência de tendências de resistência e contra hegemônicas no âmbito do Direito à Cidade e Habitação . Articulação latino-americana visando identificar convergências e divergências nas políticas habitacionais recentes, em contextos neoliberais/neodesenvolvimentistas, mas sobretudo em suas manifestações de resistência
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Wed Feb 23 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Carolina Gonzalez

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • feira de ciências e mostras científicas no isd: a ciência de macaíba
  • O Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) é uma organização privada sem fins lucrativos que atua no Nordeste brasileiro (www.institutosantosdumont.org.br) e é composta por duas unidades, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), e o Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). O IIN-ELS conta com um curso interdisciplinar de mestrado em Neuroengenharia que integra métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso com a finalidade de desenvolver novos métodos e técnicas de neuromodulação com aplicação terapêutica e o CEPS, que está inserido no Sistema Único de Saúde, é um centro de referência de ensino para atenção multidisciplinar à saúde e reabilitação da pessoa com deficiência. A proposta “Feira de Ciências e Mostras Científicas no ISD: A ciência de Macaíba” está alinhada com a missão do Instituto que visa i) o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas na educação e a saúde, refletindo no bem estar da população e ii) ser instrumento de popularização do conhecimento científico, ressaltando o papel da ciência e tecnologia no desenvolvimento humano e sustentável. O objetivo central da nossa proposta é proporcionar um espaço para a divulgação do conhecimento científico e tecnológico gerado nas escolas da rede pública e privada de Macaíba. Para isso, realizaremos as seguintes atividades: -Exposição de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação; -Treinamento para educadores, a fim de capacitá-los com habilidades, ferramentas e estratégias que estimulem o pensamento crítico dos alunos; -Ações de divulgação científica com apresentação de métodos inovadores para atrair a atenção do público; -Visitas guiadas ao IIN-ELS; -Comunicação científica nas redes sociais. As atividades previstas para a “Feira de Ciências e Exposições Científicas no ISD: A Ciência de Macaíba” também envolvem jogos interativos para aumentar o engajamento dos jovens participantes.
  • Instituto Santos Dumont - RN - Brasil
  • Tue Jan 18 00:00:00 BRT 2022-Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024
Foto de perfil

Maria Carolina Gonzalez

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • neuroengenharia e reabilitação: integrando a pesquisa básica e clínica para o desenvolvimento de novas tecnologias na saúde.
  • O Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD) está sediado na região nordeste do Brasil. O ISD realiza atividades de ensino e pesquisa de forma interdisciplinar que envolve as áreas de reabilitação, saúde materno-infantil, neurociências e neuroengenharia. A principal missão do Instituto é formar cidadãos por meio de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, e com isso contribuir para a transformação da realidade social brasileira. Nesse sentido, o ISD tem desenvolvido diversas atividades de extensão com o objetivo de democratizar o conhecimento proveniente das atividades de pesquisas tanto a nível de ciência básica quanto a pesquisa clínica realizadas nas duas unidades do ISD, o Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), e Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi (CEPS). O IIN-ELS conta com um curso interdisciplinar de mestrado em Neuroengenharia que integra métodos de neurociência e de engenharia para estudar o funcionamento do sistema nervoso com a finalidade de desenvolver novos métodos e técnicas de neuromodulação com aplicação terapêutica e o CEPS, que está inserido no Sistema Único de Saúde, é um centro de referência ambulatorial para a atenção multidisciplinar à saúde e reabilitação. Diante desse cenário, a proposta da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) está alinhada com a ideia do Instituto que visa o desenvolvimento de novas tecnologias para serem aplicadas na saúde e que refletem no bem estar da população. Com uma estrutura ímpar no Brasil, o ISD promove a popularização da ciência de forma integrada por meio da ciência translacional, para isso os participantes terão a oportunidade de acompanhar nossas atividades e vivenciar como a ciência básica produz conhecimentos que suportam aplicações com impactos na educação, economia e na formação de recursos humanos do País. Deste modo, as atividades planejadas envolvem: a) ações de divulgação científica com apresentações de métodos inovadores e resultados do ISD para atrair a atenção do público em questão; b) portas abertas para a comunidade vivenciar as rotinas de laboratórios de pesquisa em neuroengenharia com reflexões do impacto da CT&I para a saúde e bem estar; c) importância da formação de profissionais da saúde para diminuir a desigualdade na saúde com reflexos nas taxas de mortalidade materno-infantil, violência com a mulher e infantil; d) Ações de divulgação científica e mídia social além da SNCT, atuando como ferramenta de divulgação prolongada para ampliar o alcance das ações do ISD. Estratégias para engajar o público são continuamente discutidas no ISD. Dessa forma, as ações também envolvem jogos lúdicos e interativos para ampliar o engajamento dos participantes. Portanto, estas ações contribuirão para tornar o conhecimento científico acessível às comunidades nas quais o ISD desenvolve suas ações permanentes e ao público visitante nos locais onde as propostas serão desenvolvidas.
  • Instituto Santos Dumont - RN - Brasil
  • Wed Oct 06 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023
Foto de perfil

Maria Cecilia Barreto Amorim Pilla

Ciências Humanas

Educação
  • hortas urbanas e cidadania: sementes para a emancipação feminina
  • Observa-se no Brasil contemporâneo a permanência de desigualdades de gênero que desembocam em situações de dependência e vulnerabilidade das mulheres em relação aos homens. Alguns dados comprovam que muitos lares brasileiros são sustentados por mulheres, de acordo com o levantamento da Consultoria IDados, realizado com base nos números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda, de acordo com o Panorama da Segurança Alimentar e Nutricional 2018 na América Latina, 8,4% das mulheres vivem em insegurança alimentar grave, em comparação com 6,9% dos homens. Esse documento também indica que 19 milhões de mulheres sofrem insegurança alimentar grave, em comparação com os 15 milhões de homens. Partindo do pressuposto da urgente necessidade de criar possibilidades de empoderamento e emancipação destas mulheres, o presente projeto se encontra voltado para a ideia de fortalecimento das hortas urbanas e consequentemente, das mulheres horteloas que nela trabalham, por meio de um estudo de caráter interdisciplinar.Parte-se da premissa de que as mulheres que trabalham nas hortas, nem sempre são qualificadas tecnicamente para o plantio e manejo das sementes que lhes são oferecidas pelos órgãos públicos. Assim, as ações que envolvem o presente projeto pretendem fornecer estratégias para a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade e que veem no seu trabalho em hortas urbanas uma forma de subsistência sua e de sua família. Portanto, este projeto pretende alcançar especificamente as mulheres horteloas por meio de sua qualificação técnica de produção e qualificação de conhecimentos específicos. A partir dessa premissa, o trabalho propõe-se a construir uma cartilha dirigida para mulheres horteloas de hortas urbanas da cidade de Curitiba, bem como 8 vídeos educativos, voltados a viabilizar informações de caráter social, de sustentabilidade e de ecologia urbana visando o empoderamento dessas mulheres em situação vulnerabilidade, qualificando-as.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Cecilia Lorea Leite

Ciências Humanas

Educação
  • imagens da justiça, representações curriculares e pedagogia jurídica: um estudo comparativo
  • IMAGENS DA JUSTIÇA, REPRESENTAÇÕES CURRICULARES E PEDAGOGIA JURÍDICA: um estudo comparativo Este projeto dá continuidade à pesquisa realizada no âmbito do Projeto Imagens da Justiça, Representações Curriculares e Pedagogia Jurídica, em que estudamos produções imagéticas de estudantes e de docentes de cinco cursos de Direito de universidades públicas, quatro do Brasil e uma de Angola. O foco na formação jurídica das universidades participantes da investigação, está voltado a propiciar contribuições para um processo que incentive a promoção de maior justiça social. Nesta nova iniciativa, nos propomos a explorar o acervo de imagens da justiça resultante da pesquisa anteriormente desenvolvida, como elemento de estudo para a investigação sobre o currículo e a pedagogia jurídica. Pela sua potência, pretendemos realizar uma análise comparativa entre as produções de docentes e de discentes de diferentes instituições. Para tanto, organizaremos os termos da variação composicional com que são identificadas similaridades e diferenças entre essas imagens da justiça. Indaga-se se as produções imagéticas produzidas por docentes com diferentes tempos de magistério, com diferentes atuações nos âmbitos teórico propedêutico ou técnico profissional do curso, permitem interpretações relacionadas ao currículo jurídico, e aos diálogos entre docentes e de docentes com estudantes. O estudo comparativo será desenvolvido com fundamento no Método Documentário de Interpretação, no qual nos embasamos para realizar a investigação mencionada. O desenvolvimento do projeto produzirá impactos científicos, tecnológicos, culturais e sociais porquanto auxilia na rediscussão dos currículos do Curso de Direito, contribui para repensar a Pedagogia Jurídica nas instituições pesquisadas e concorre para incrementar análises sobre a justiça na sociedade contemporânea.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Maria Celi Chaves Vasconcelos

Ciências Humanas

Educação
  • mulheres e educação no século xix: artefatos e sensibilidades
  • O Projeto de Pesquisa Interinstitucional versa sobre a vida das mulheres oitocentistas, seus artefatos e suas sensibilidades, evidenciadas por meio de objetos, manuscritos e imagens, entre outros materiais, com ênfase naqueles que demonstram a cotidianidade feminina, bastante relacionada à educação quando se tratava de mulheres letradas, no período em foco. O objetivo central é investigar um acervo inédito de cadernos, cartas, fotografias, gravuras, egodocumentos, álbuns, instrumentos de escrita, além de itens relacionados à toalete feminina e elementos característicos do que era apropriado à mulher no século XIX. Em um plano mais específico pretende-se promover uma aproximação maior com a materialidade e a história cultural dos artefatos e documentos que, até então, somente podiam ser conhecidos em imagens de livros e vídeos. A partir de uma pesquisa histórico-documental, as fontes serão selecionadas em sites disponíveis na web, por meio da digitalização, e através da aquisição do material físico em leilões e antiquários, além daqueles oriundos do fechamento de museus privados, ocorrido após o período de isolamento social. A análise teórica dos acervos será distribuída em quatro categorias: cenários educativos; escritas íntimas; toaletes femininas; e imagens sensíveis. Como metas, o Projeto de Pesquisa culmina na realização de um seminário e de uma exposição, ambos na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a finalidade de discutir e divulgar os resultados obtidos. O seminário acontecerá durante três dias, desde a abertura da exposição, reunindo a equipe do Projeto, pesquisadores convidados para compor as mesas temáticas e workshops, além de estudantes interessados no assunto e que poderão enviar trabalhos para apresentação. Durante a exposição será lançado um catálogo dos itens apresentados, com a pesquisa sobre cada um, distribuído pela Universidade e pela Agência de fomento aos participantes e às instituições de educação e cultura.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025