Projetos de Pesquisa

 

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Patrícia Muniz Mendes Freire de Moura

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo da lectina de reconhecimento de manose humana recombinante (rhmbl) nanoestruturada para atividade antimicrobiana no tratamento de infecção por candida.
  • A lectina ligadora de manose (MBL) é uma glicoproteína sérica, sintetizada principalmente no fígado, pertencente à família de proteínas denominadas colectinas e que compõe o sistema imune inato humano. Favorece diversos processos biológicos, tais como ativação do sistema complemento (SC), opsonofagocitose independente do complemento, regulação da inflamação, reconhecimento de alterações estruturais celulares e depuração de células apoptóticas; além de se ligar com alta afinidade a uma variedade de agentes patogênicos, tais como Candida albicans. Conforme suas propriedades moleculares e de interação com patógenos explicitadas acima, estipula-se que a MBL tenha um importante papel na defesa contra as infecções por Candida. Apesar da literatura esclarecer algumas ações da MBL frente à infecções bacterianas, ainda é muito incipiente sua atividade em infecções fúngicas, em especial a candidemia. Vale salientar que a candidemia é um problema grave em ambientes hospitalares, ocorrendo quando a Candida rompe o epitélio ou barreira cutânea, por exemplo através de um cateter intravenoso ou cirurgia abdominal. Em pesquisa recente, do nosso grupo de pesquisa, foi possível expressar MBL humana completa em E.coli, sendo um feito que poucos relatam na literatura especializada. Assim, idealizamos um experimento para avaliar o potencial antimicrobiano da rhMBL contra a Candida. Uma estratégia promissora para se entregar uma molécula como a MBL seria um sistema de liberação inteligente. A nanoencapsulação de biomoléculas apresenta várias vantagens, como redução dos efeitos adversos e toxicidade que é uma questão importante em pacientes com candidemia. Neste sentido, a presente proposta pretende avaliar a atividade antimicrobiana da rhMBL produzida em sistema procarioto e desenvolver um sistema que permita a liberação in vivo da rhMBL nanoestruturada (rhMBL-NP) em modelo animal de infecção por Candida.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/02/2024-28/02/2027
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Patrícia Nunes da Silva

Outra

Multidisciplinar
  • nossas ciências, saberes e tradições
  • As identidades sociais produzidas nas Américas – índios, negros, mestiços – naturalizaram noções e práticas de relações de superioridade e inferioridade. Problematizar e superar essa visão socialmente construída requer identificar as relações de poder a ela subjacentes, romper visões distorcidas e negativas sobre negros e indígenas, suas práticas e conhecimentos e colocar em xeque o mito da democracia racial. Quatro instituições integram esta proposta: três escolas públicas de Educação Básica e um IES. Nossa programação conta com duas ações satélites e o evento I Encontro de Residentes de Matemática da UERJ (I RPMat). Como atividade de encerramento das ações satélites, prevemos, em duas das escolas parceiras, a realização de uma mostra local dos trabalhos desenvolvidos e de uma exposição. A programação do I RPMat conta com a Exposição Diáspora Africana, a roda de conversa Vozerio, um conjunto de oficinas, uma palestra sobre Mentalidades Matemáticas e uma roda de conversa com preceptores e residentes do Programa de Residência Pedagógica e demais interessados. Na Mostra Sua Vez, alunos da Educação Básica apresentam seus trabalhos científicos. Esperamos que tais experiências contribuam para o combate ao racismo, à discriminação e ao preconceito, e para promoção de uma educação antirracista e da cultura científica. Pesquisas sobre a compreensão pública da ciência lamentam a lacuna de comunicação entre cientistas e o público. Argumenta-se repetidamente que essa situação exige mediadores para aproximar esses dois mundos. As ações e atividades integrantes de nossa proposta endereçam o dilema do fosso de comunicação entre cientistas e sociedade como um todo. As ações e oficinas impactam a melhoria do ensino de ciências e matemática ao discutirem ou poderem ser replicadas como meios diversificados de aprendizagem. Outras são fruto de investigações que envolvem docentes e docentes em formação ou em formação continuada. Nestas, o impacto é mais profundo e de longo prazo.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2025