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Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
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Fundação Museu do Homem Americano
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Fundação Oswaldo Cruz Piauí
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Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
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Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
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Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
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S B I
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COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
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Currículo
Título do Projeto:
ii cienciação
Resumo:
O Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio, em 2021, realizará a I Mostra CiênciAção, com fomento do CNPq, e que agregará experiências desenvolvidas em articulação com as escolas da educação básica do município de Sombrio e com comunidade local. Essa aproximação, do campus com as escolas, possibilitará difundir conhecimento para uma inclusão produtiva e social, que melhore a qualidade de vida dos estudantes e permita um melhor exercício da cidadania. Neste contexto, o presente projeto propõe a realização da II CienciAção - II Mostra Científica e I Feira Interdisciplinar, com vistas à promoção do desenvolvimento científico e contribuição da popularização da ciência na educação básica (do ensino infantil ao ensino médio), de abrangência municipal, no âmbito do município de Sombrio/SC e municípios convidados da região da AMESC. O evento proposto objetiva, de maneira geral, contribuir para a divulgação e popularização do conhecimento científico envolvendo diversas disciplinas do currículo da educação básica. Destaca-se, também, o intuito de favorecer o desenvolvimento da percepção social do papel da ciência para o desenvolvimento humano e sustentável no âmbito da rede municipal de ensino de Sombrio (SC). Esta segunda edição, na modalidade presencial, basear-se-á na apresentação de trabalhos e na oferta de minicursos, oficinas e palestras. Espera-se que, a constância de um evento anual desta natureza, com novas edições, contribua para o fortalecimento e manutenção da integração das escolas municipais em torno da alfabetização científica sobretudo para o desenvolvimento da cultura de divulgação como oportunidade para todos os estudantes da rede local. Dessa forma, a II CiênciAção busca, essencialmente, fomentar e fortalecer a integração de toda a rede de educação básica do município promovendo o diálogo, a aproximação e a troca de experiências entre as diversas instituições.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
Wed Jan 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Jan 31 00:00:00 BRT 2024
Mirna Lúcia Gigante
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aspectos tecnológicos, sensoriais e nutricionais de produtos lácteos desenvolvidos com incorporação de proteínas de origem vegetal
Resumo:
Embora o leite e os produtos lácteos sejam alimentos reconhecidos por sua qualidade nutricional em todas as etapas da vida, a substituição parcial de proteína animal por proteína vegetal em produtos formulados pode levar à importante redução dos impactos ao meio ambiente associados ao alto consumo de proteína animal. No entanto, essa substituição em produtos lácteos, cujas estrutura e funcionalidade são governadas pelas proteínas, é um desafio, pois suas características sensoriais e nutricionais podem ser afetadas, diminuindo a sua aceitabilidade por parte dos consumidores, especialmente os flexitarianos. O objetivo deste projeto é a substituição parcial de proteínas lácteas por proteínas vegetais na fabricação de iogurte e de queijos obtidos por coagulação ácida (cream cheese e requeijão), para obtenção de produtos híbridos sensorial e nutricionalmente adequados, com potencial para rápida implementação na indústria láctea. Os impactos da substituição parcial de proteínas lácteas por proteínas vegetais serão avaliados com base nos aspectos tecnológicos, sensoriais e nutricionais. Serão avaliados perfil de fermentação, interações proteicas, características físico-químicas (composição centesimal, pH e acidez), tecnológicas (textura, reologia, capacidade de retenção de água, sinérese e microestrutura) e aspectos sensoriais (Perfil Flash, Check-all-that-apply e teste de aceitação). Para avaliação do aspecto nutricional dos produtos híbridos em relação aos controles, os produtos serão avaliados quanto ao perfil de aminoácidos e serão submetidos à estudo in vitro de simulação da digestão gastrointestinal para avaliação da bioacessibilidade de peptídeos e minerais e determinação dos potenciais anti-hipertensivo e antioxidante através de métodos in vitro. A estratégia metodológica proposta permitirá compreender o efeito da substituição parcial de proteínas lácteas por proteínas vegetais na estrutura, estabilidade, aspectos sensoriais e nutricionais desses produtos lácteos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Mísia Lins Reesink
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
des-cobrindo o brasil: noção de pessoa, vida-morte, religião-política e desigualdade no espaço escolar confessional e não confessional das camadas médias brasileiras
Resumo:
Este projeto objetiva refletir etnograficamente sobre os processos de (re)produção da desigualdade, exclusão e banalização da vida e da morte de determinados grupos e categorias de pessoas, tomando o espaço escolar privado de camadas médias brasileiras como o locus privilegiado para a realização da análise. Considera-se que as escolas são, por excelência, espaços importantes na constituição das disposições culturais, noção de pessoa e dos diferentes modos de concepção de sociedade e do outro como igual ou diferente. Como já observado por outros pesquisadores, faz-se necessária a ampliação da realização de pesquisas etnográficas sobre as camadas altas brasileiras, em especial nos seus espaços de formação (como escolas) para se ter um conhecimento antropológico de (re)produção das distinções sociais. Dessa forma, contribuir para a elaboração de políticas públicas para efetivação dos direitos humanos na sociedade brasileira. A questão central é: como nesta sociedade são (re)produzidas e (cosmologicamente) justificadas, em especial, nas e a partir das camadas médias, as estruturas de desigualdade, exclusão e banalização da vida e da morte? Pressupõe-se, assim, que isto ocorre através da construção de gradações hierarquizadas, em que uns seriam concebidos como naturalmente cidadãos plenos, e outros como naturalmente menos cidadãos. O recorte etnográfico será o espaço das escolas privadas de ensino médio (confessionais e não confessionais) do Recife, direcionado às camadas médias. A pesquisa adotará uma abordagem multidimensional, construindo módulos de análise: a) módulo matriz teórico-conceitual 1 estruturado nos eixos temáticos: educação, política e religião; b) módulo matriz-teórico conceitual 2 organizado nos eixos temáticos: noção de pessoa, vida-morte, poder-desigualdades. A metodologia adotada será o método etnográfico, auxiliado por levantamento de informações através da aplicação de questionários.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Feb 08 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Mitieli Seixas da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
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Currículo
Título do Projeto:
razão e experiência no iluminismo de émilie du châtelet
Resumo:
No século XVIII, a revolução científica reverbera na Europa nos termos de uma disputa acerca do que conta como método científico. Destaca-se a contenda acerca do estatuto dos novos experimentos na física: aceitá-los parece implicar aceitar a experiência como fonte confiável de conhecimento. Contudo, podemos equiparar a força probatória da experiência, sempre particular e realizada sob condições in concreto, com o estatuto universal de métodos assentados na razão, como aqueles encontrados na matemática e na geometria? Neste projeto destacaremos a obra de Émilie du Châtelet, uma filósofa e cientista ainda pouco conhecida do público brasileiro, mas que contribuiu significativamente para o debate. O estudo de sua obra deve ajudar a explicar lacunas conceituais existentes nas abordagens tradicionais. Sobre isso, sua filosofia ocupa um lugar peculiar: ela está a um só tempo alinhada ao projeto newtoniano de renovação da física e, sutilezas à parte, ao projeto fundacional leibniziano. Estão entre suas preocupações principais a exigência de experimentação nas ciências, o papel probatório da matemática no que diz respeito a questões científicas e a relação entre a metafísica (com seus princípios racionais) e a física (com sua parte experimental). Todas essas questões podem ser estruturadas a partir de dois focos principais: um que investiga o papel da razão na relação entre a física e a metafísica, outro dedicado a essa mesma relação à luz da experiência. Na tentativa de conceber a história da filosofia como o resultado de um esforço coletivo, bem como de contribuir para o resgate do papel das mulheres filósofas, nossa estratégia metodológica consiste em reunir a especialidade de pesquisadores seniores e juniores, que já vêm trabalhando juntos há mais de um ano, para inscrever a filosofia de Châtelet no debate. Para atingir nossos objetivos, propomos como eixo estruturante das ações do grupo a tradução inédita do livro Institutions de Physique (1740) da autora francesa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
Vigência:
Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Moacir Manoel Rodrigues Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
velocidade do ajuste da estrutura de capital em mercados emergentes: principais fatores determinantes
Resumo:
A estrutura de capital de uma empresa é um dos principais fatores, apontados por Modigliani e Muller (1963), para a determinação do valor de uma empresa. A determinação da composição do capital por parte da empresa pode gerar retornos econômicos, considerando os benefícios fiscais da dívida, como pode destruir valor da companhia quando o endividamento ameaça a continuidade de suas atividades. Gerir uma empresa, assumindo quais as melhores fontes de capital para a empresa deve ser um processo periódico e contínuo, induzindo a lógica do capital dinâmico em uma empresa. Neste contexto, o estudo do esforço que a gestão da empresa faz para se chegar à sua estrutura ótima de capital em um período, conhecido como Velocidade de Ajuste, é importante para delimitar quais fatores interferem nesta decisão. Por isso, este projeto propõe identificar os fatores determinantes que melhor descrevem o ajuste da estrutura de capital das empresas para os países emergentes. Para tanto, propõe-se o estudo de cinco potenciais fatores determinantes: (i) setor de atuação; (ii) estrutura de governança corporativa; (iii) performance no mercado; (iv) situação do ambiente macroeconômico; e v) a gestão de caixa da empresa. O projeto propõe um estudo no cenário dos países emergentes principalmente para os mercados Latino Americano, Asiático e Africano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Moacir Rossi Forim
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
nanoencapsulação de produtos naturais e seus complexos metálicos, e microrganismos no controle de insetos pragas
Resumo:
Insetos pragas, dentre eles Atta e Acromyrmex (formigas cortadeiras), Solenopsis (formigas lava-pés), Spodoptera frugiperda, Bemisia tabaci, Zabrotes subfaciatum, Sitophilus zeamais vêm sendo alvos de estudos pelos proponentes deste projeto, pois eles atacam praticamente todos os tipos de culturas. Assim, é preponderante desenvolver métodos alternativos para o controle de insetos pragas com consequências mínimas ao meio ambiente. Esta proposição de métodos de controle de pragas contribuirá tanto para a agricultura, quanto para a alimentação da população mundial. O setor agrícola brasileiro contribuiu com 23,7% do PIB em 2017, e por 38,5% das exportações nacionais. Influenciados pelas pragas e doenças, este setor sofre perdas anuais de 7,7% da produção, e perdas econômicas de US$ 17,7 bilhões/ano. Apesar de efeitos maléficos ao meio ambiente, pesticidas sintéticos ainda constituem a principal ferramenta de controle de pragas. Produtos naturais possuem variedades estruturais e suas características peculiares, estereoquímica e volatilidade, dentre outras, os levam a exercer papéis específicos no contexto de comunicação e controle de insetos. Mecanismos de ações inseticidas, fungicidas e enzimáticas dos produtos naturais devem ser estudados e podem levar a identificação de inseticidas inseto-específico, interferir na comunicação dos insetos, compreender a dinâmica de formigueiros e entre insetos pragas e plantas. A partir dessas informações, é possível controlar os insetos pragas e transferir os resultados obtidos para o setor produtivo. A necessidade de se controlar a dispersão, estabilidade e a eficácia de um inseticida natural no meio ambiente é tão importante quanto se conhecer as interações ecológicas. Portanto, estudos de interações ecológicas interespécies, nanoencapsulamento e modificação estrutural de metabólitos secundários fazem parte dos objetivos deste projeto na busca de métodos mais sustentáveis e eficientes para controle de insetos pragas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Moacir Wajner
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
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Currículo
Título do Projeto:
disfunção mitocondrial e desbalanço redox em modelos animais de distúrbios metabólicos hereditários de intoxicação
Resumo:
As doenças metabólicas hereditárias de intoxicação são causadas por deficiências de enzimas do metabolismo intermediário, resultando em acúmulo tecidual de compostos endógenos em concentrações tóxicas. Os pacientes apresentam sintomas neurológicos severos, além de hepatopatia, cardiomiopatia, miopatia e insuficiência renal cuja patogênese é pouco conhecida. Dados da literatura sugerem disfunção bioenergética mitocondrial e estresse oxidativo nessas doenças, mas pouco foi estudado sobre alterações em funções mitocondriais críticas. A enzima defeituosa está usualmente localizada no interior da mitocôndria, sugerindo que há acúmulo predominante dos metabólitos nesta organela. Portanto, o presente projeto objetiva investigar os efeitos de metabólitos acumulados nas acidemias glutárica tipo I (GAI), metilmalônica e propiônica, na encefalopatia etilmalônica, na deficiência da LCHAD, na doença da urina do xarope do bordo, na galactosemia e nas deficiências isolada da sulfito oxidase e do cofator molibdênio sobre a homeostase bioenergética, incluindo biogênese, fusão e fissão mitocondrial, e redox em cérebro, fígado, coração, músculo esquelético e rim de ratos Wistar, bem como em cérebro de peixes-zebra e tecidos de camundongos nocautes para a enzima glutaril-CoA desidrogenase (modelo da GAI). Analisaremos ainda marcadores de dano celular, morfológicos e morte celular. Os mesmos parâmetros serão determinados em células neurais, renais, hepatócitos e cardiomiócitos cultivados na presença dos metabólitos acumulados. Uma vez que o tratamento para essas doenças é muito limitado, avaliaremos os efeitos de compostos potencialmente protetores da função mitocondrial e de alterações histopatológicas, tais como o bezafibrato, creatina, MitoQ e resveratrol. Esperamos que a elucidação dos mecanismos de dano tecidual observados nas doenças de intoxicação, com foco na mitocôndria, possa contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas para esses distúrbios.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Feb 04 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Moacyr Cunha de Araujo Filho
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Oceanografia
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Currículo
Título do Projeto:
biocomplexidade e interações físico-químico-biológicas em múltiplas escalas no atlântico sudoeste
Resumo:
De forma inovadora, o presente projeto visa relacionar padrões de turbulência a determinados tipos fitoplanctônicos de modo a elucidar as razões pelas quais a região da Confluência Brasil-Malvinas (CBM) é considerada um hotspot de diversidade fitoplantônica. Esta iniciativa envolve um esforço conjunto entre 11 instituições, sendo 7 nacionais (4 do Nordeste, 1 do Sul e 2 do Sudeste) e 4 internacionais (2 Americanas, 1 Japonesa e a outra, Italiana), cujo objetivo principal é investigar, de forma interdisciplinar, o papel dos processos físico-químicos e biológicos na estruturação do ecossistema planctônico e nos ciclos biogeoquímicos na região da CBM, de modo a testar a hipótese da existência de uma maior diversidade em regiões de encontro de correntes de contorno. Este objetivo será alcançado através de observações oceânicas e atmosféricas, simulações numéricas e teoria ecológica envolvendo os parâmetros físicos e biogeoquímicos para o diagnóstico e a previsão da distribuição fitoplanctônica, da dinâmica do ecossistema bem como a sua resposta a mudanças climáticas no ambiente no Oceano Atlântico Sudoeste, com foco na CBM e sua extensão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Tue Dec 25 00:00:00 BRST 2018-Sun Jun 30 00:00:00 BRT 2024
Moisés Rockembach
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Ciência da Informação
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Currículo
Título do Projeto:
arquivamento da web e preservação digital no brasil
Resumo:
A pesquisa pretende abordar o processo de preservação digital e o modelo do ciclo de vida do arquivamento da web, bem como os seus aspectos tecnológicos e relacionados à seleção e curadoria das informações. Com abordagem teórico-aplicada, procurará exemplos e estudos de caso internacionais, abrangendo contextos que envolvam o armazenamento destes recursos digitais, com foco sobre conteúdos nacionais sob o domínio .br. Em pesquisas prévias realizadas em fontes especializadas, não foi encontrada nenhuma iniciativa de arquivamento da web brasileira documentada na literatura, nem websites especializados neste trabalho no país, com apenas alguns conteúdos brasileiros arquivados de forma assistemática, ressaltando a originalidade do projeto. Estudos indicam que 80% dos hyperlinks desaparecem ou se modificam em um espaço de tempo de um ano. Desta forma, a preservação de domínios nacionais e websites institucionais possui relevância para a formação de uma memória digital em um contexto de informação efêmera. O estudo de caso incidirá sobre os sites de campanha das eleições gerais brasileiras de 2022 para a Presidência da República e governadores dos 26 Estados e do Distrito Federal. Sobre a aplicabilidade do projeto, algumas instituições estrangeiras utilizam a nuvem como base para a plataforma de arquivos da web. A partir da análise do uso e acessos por parte dos usuários, o estudo também indicará se o armazenamento e acesso pela nuvem poderá tornar-se uma forma eficiente de operar a plataforma de arquivo da web no contexto brasileiro. Constata-se ainda a plausabilidade da pesquisa, a partir de iniciativas de outros países que realizam o arquivamento da web, formando o International Internet Preservation Consortium. Estas organizações preservam e provêem acesso a websites arquivados de domínios dos seus respectivos países, como por exemplo França (.fr), Portugal (.pt), Canadá (.ca), entre outros, com mais de 60 iniciativas, das quais o Brasil ainda não participa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Sat Mar 19 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Moises Romanini
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
saúde mental na universidade: problematizações acerca dos efeitos da pandemia e do ensino remoto emergencial na vida de estudantes universitárias/os
Resumo:
Diante dos desafios que emergiram com a pandemia e o ensino remoto emergencial, partimos do pressuposto de que uma universidade socialmente responsável é uma instituição que deve ter a obrigação e a capacidade de responder à sociedade por suas ações, omissões e impactos. Como consideramos fundamentais os impactos educativos, cognitivos e sociais das ações das universidades em nossa sociedade, entendemos ser necessário repensarmos tais impactos tanto no período da pandemia quanto no retorno às aulas presenciais, pois esse período pandêmico atualizou ou tornou mais visíveis as desigualdades sociais, as dificuldades com a permanência das/os estudantes na universidade e o inesgotável debate sobre o direito à educação. Tendo em vista esse contexto, buscamos, através dessa pesquisa, problematizar os efeitos da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial na vida e no percurso formativo de estudantes universitárias/os, no contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Com esse objetivo, não pretendemos dar conta da totalidade que corresponde ao universo UFRGS, mas sim acompanhar a processualidade desses efeitos. A pesquisa-intervenção, inspirada no método da cartografia, será desenvolvida com estudantes, professores e técnicos-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Um questionário de identificação dos principais efeitos da pandemia e do ERE será enviado a todas/os as/os estudantes de graduação da universidade, respostas que serão discutidas em encontros posteriores com professoras/es e técnicos vinculadas/os às Comissões de Graduação (COMGRADs). Concomitantemente a esse levantamento inicial, estaremos acompanhando grupos de estudantes atendidos pelas profissionais da Divisão de Moradia Estuantil e do Projeto de Extensão MEDUSA. Num segundo momento, após a análise dos questionários, prevemos a organização de encontros e oficinas com estudantes, professores e técnicos visando o debate e sistematização de conhecimentos acerca dos efeitos da pandemia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Apr 29 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
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