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Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
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Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
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Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
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Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
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Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
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Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
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Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
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Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
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Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
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Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal do Ceará
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Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
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Instituto Federal do Piauí
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Nacional de Cardiologia
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Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
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Instituto Nacional de Telecomunicações
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Título do Projeto:
biodiversidade nas montanhas: desvendando padrões e processos ecológicos e evolutivos da biota da chapada diamantina
Resumo:
Montanhas compreendem regiões singulares ao longo do planeta, pois abrigam aspectos únicos de clima, relevo e biodiversidade. Diversos estudos nos últimos anos têm revelados que as montanhas compreendem berços para a biodiversidade terrestre. Contudo, embora bastante diversos e singulares, os ambientes de montanha estão experienciando forte ameaça das ações antrópicas, especialmente aquelas oriundas das mudanças climáticas. Dentre as diversas regiões de montanha da região Neotropical, a Chapada Diamantina merece destaque por abrigar elevada diversidade de hábitats e espécies. No presente projeto vamos integrar ferramentas ecológicas e evolutivas para monitorar os efeitos das mudanças climáticas na biota da Chapada Diamantina, no contexto de um programa ecológico de longa duração (PELD). Investigaremos aspectos ecológicos e evolutivos das comunidades de vertebrados (peixes, anfíbios, lagartos, aves e mamíferos) e plantas (angiospermas) dos diferentes hábitats de montanha da Chapada Diamantina face às mudanças climáticas atuais, pretéritas e futuras. Ao longo do gradiente altitudinal da Chapada Diamantina, analisaremos a mudança na composição das espécies nos diferentes hábitats, bem como a adaptação de espécies ou pares de espécies que se distribuem ao longo deste gradiente, o que permitirá compreender como as mudanças climáticas impactarão a composição de espécies e como espécies especialistas e generalistas estão adaptadas ao gradiente altitudinal. Isso permitirá traçar planos futuros de preservação destas áreas. Adicionalmente, analisaremos o papel das mudanças climáticas no passado, presente e futuro em espécies endêmicas dos diferentes ecossistemas da Chapada Diamantina, por meio da construção de modelos de nicho, estimativas de diversidade genética e estudos de associação genômica. Compreender como tais espécies responderam às mudanças climáticas do Pleistoceno é de extrema importância para prever como estas responderão às mudanças futuras, face ao aumento gradual de temperatura global nos últimos anos. Ainda, com a ampliação e refinamento dos dados de ocorrência dos grupos taxonômicos investigados, pretendemos gerar mapas combinados de turnover de comunidades ao longo da Chapada Diamantina (e Cadeia do Espinhaço). Nesse sentido, será investigado se as Unidades de conservação vigentes estão protegendo as diferentes comunidades ao longo das montanhas da Chapada Diamantina. Por fim, pretendemos por meio de ciência-cidadã, treinar alunos de duas escolas em ações de pesquisa e discutir com as comunidades do parque e do seu entorno os resultados das pesquisas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
Vigência:
Fri Dec 04 00:00:00 BRT 2020-Tue Dec 31 00:00:00 BRT 2024
Mirella Cito Botti
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
cimatec ciências, matemática e tecnologia
Resumo:
A Assessoria Pedagógica de Ciências, Matemática e Tecnologia da SME é responsável pela formação continuada de professores em relação aos referidos componentes de forma integrada, mediados pelo uso das TDIC. A partir da formação desenvolvida com os professores, em 2014, realizamos a I Mostra CIMATEC com a finalidade de divulgar as aprendizagens dos professores e trabalhos dos estudantes. Atualmente, o CIMATEC constitui-se em um projeto que possui duplo objetivo: formar professores e aproximar a ciência do público em geral por meio da organização de Stand em eventos educacionais que colocam a população em contato com participação ativa em atividades que envolvem Ciências, Matemática e Tecnologia. No decorrer desses oito anos, nos interrogamos: De que forma as ações formativas e as atividades desenvolvidas no stand CIMATEC podem contribuir tanto para a aprendizagem dos estudantes e professores como para a divulgação e popularização da Ciência entre o público alvo atendido? Consideramos que o investimento na formação do professor impacta na qualidade das aprendizagens dos estudantes. Por meio das formações buscamos desenvolver práticas diferenciadas quanto às metodologias de ensino, mediadas pelas TDIC, que colocam o estudante como protagonista. A abordagem da Resolução de Problemas e Investigação são indicadas para mobilizar os estudantes para aprender Matemática e Ciências. As atividades do Stand incorporam essas estratégias metodológicas complementando as práticas desenvolvidas nas formações e contribui para divulgar a Ciência aos visitantes do evento. Em 2022 o projeto CIMATEC propõe: Ações formativas para professores que atuam como multiplicadores nas unidades escolares; Formação intermunicipal para professores convidados de Ibiporã e Rolândia; Disponibilização de um Caderno Integrado de Atividades, mediado pelas TDIC; Organização de Stand Interativo, com atividades educativas para popularizar e divulgar a Ciência para professores, alunos e comunidade em geral.
Instituição/UF/País:
Prefeitura Municipal de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Miriam Cristina Santos Amaral
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
beneficiamento de membranas recicladas para aplicação na potabilização descentralizada de água
Resumo:
Estima-se que dois bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável e ao saneamento básico. Paralelamente, atenção especial tem sido dada nos últimos anos aos contaminantes emergentes (CEs). A Organização das Nações Unidas estabeleceu os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, sendo que o sexto objetivo visa assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos até 2030. Para tanto, novas tecnologias sustentáveis, inovadoras e de baixo custo se fazem necessárias. Os processos com membranas têm sido adotados para o tratamento de água em vários países, motivada pela pressão da legislação voltada à melhoria contínua da qualidade da água. No Brasil, a principal limitação para a maior expansão do emprego desses processos é o custo das membranas. A presente proposta visa desenvolver membranas de baixo custo a partir da reciclagem de membranas de osmose inversa (OI) descartadas para emprego em sistemas de tratamento de água assistidos por energia solar. A reciclagem de membranas de OI tem sido impulsionada devido à grande expansão do uso da tecnologia de OI em todo o mundo. A equipe proponente tem atuado no desenvolvimento de metodologia para reciclagem de membranas, projeto reconhecido com seis prêmios. A composição da equipe proponente, com qualificação multidisciplinar, permitirá a continuidade deste trabalho em quatro linhas que serão desenvolvidas em paralelo, mas de forma integrada: (1) escalonamento do sistema de tratamento para aplicação descentralizada em comunidades remotas assistida por energia fotovoltaica e com operação centralizada via aplicativo a ser desenvolvido; (2) conversão das membranas recicladas em membranas fotocatalíticas a serem aplicadas para efetiva remoção de fármacos e agrotóxicos, (3) conversão das membranas recicladas em membranas hidrofóbicas para associação ao processo de destilação destinada à remoção de fármacos e metais e (4) análise do ciclo de vida de membranas recicladas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Fri Mar 25 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Miriam Fábia Alves
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas de militarização das escolas públicas brasileiras e seus desdobramentos na garantia do direito à educação e na formação da juventude
Resumo:
A pesquisa objetiva investigar as políticas de militarização das escolas públicas, em curso no Brasil, seus desdobramentos na garantia do direito à educação e na formação dos estudantes, sobretudo da juventude. Propõe-se a realizar mapeamentos e análises dos processos de militarização da escola pública, iniciada no final dos anos de 1990 e que foram expandidos de forma acelerada, sobretudo a partir de 2019, após Jair Bolsonaro assumir a Presidência da República. Procura compreender em que medida o processo de expansão da militarização das escolas públicas no país tem respaldo no contexto de avanço neoconservador e neoliberal, ao primar pela organização da escola a partir da lógica hierarquizada e disciplina militar e quais os desdobramentos na formação da juventude. Em que pese ganhar relevância nos discursos e práticas de muitas lideranças governamentais, as matérias veiculadas nos principais jornais do país, vem mostrando que a militarização vem acompanhada de denúncias de práticas inadequadas dos profissionais da área de segurança pública que passam a atuar nas escolas militarizadas. Para compreender o fenômeno é fundamental analisar leis, decretos e portarias que militarizam as escolas públicas, assim como os fundamentos dos processos de tramitação e debate nas assembleias legislativas e câmaras municipais, diálogo com os atores e agentes do processo educativo, buscando compreender se há uma interface entre militarização das escolas públicas, a privatização da educação, a negação do direito à educação e de princípios constitucionais, como a igualdade de acesso e permanência e o avanço neoliberal e neoconservador. A pesquisa também apresenta potencial inovador ao desenvolvimento científico ao aportar novos conhecimentos ao tema das políticas educacionais, na perspectiva do direito à educação e formação da juventude.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Mon Mar 21 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Miriam Maria de Resende
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
estudos de biorremoção e remoção sequencial por eletrodiálise de metais tóxicos e produção de membranas catiônicas e aniônicas no tratamento de águas contaminadas
Resumo:
Em função da escassez de água a necessidade de sua reutilização aumenta e torna-se obrigatório a remoção dos metais tóxicos, uma vez que por serem cumulativos causam problemas, como lesões no cérebro e alterações nos rins e muitos deles são cancerígenos. A necessidade de desenvolver métodos de tratamento dos efluentes que contemplem a preservação do meio ambiente, bem como a redução dos desperdícios acarretados pelo tratamento, tanto dos produtos químicos utilizados quanto do material constituinte do efluente tem estimulado o desenvolvimento de tecnologias mais avançadas. Entre estas técnicas a biorremoção e a eletrodiálise vem ganhando destaque. A eletrodiálise é uma técnica de separação que utiliza membranas íon-seletivas frente a cátions e ânions, sendo capaz de transformar uma solução concentrada em eletrólitos em duas outras soluções, uma mais concentrada e uma mais diluída que a original. Os excelentes resultados em trabalhos de biorremoção de cromo hexavalente utilizando culturas mistas e também por células de eletrodiálise, em processos separados obtidos pela coordenadora deste projeto é um indicativo de relevância de que a remoção de metais tóxicos por biorremoção como um pré-tratamento e a técnica de eletrodiálise de efluentes aquosos industriais é promissora, eficiente e econômica. Neste contexto, e diante da realidade atual de escassez de água, este projeto apresenta como proposta a encontrar na aplicação dos processos propostos os parâmetros de características do efluente tratado os níveis requeridos pela legislação, em carga orgânica e de concentração de metais tóxicos do ponto de vista ambiental em conjunto com a necessidade constante de realização de atividades mitigadoras da poluição ambiental, bem como avaliar a recuperação do metal. Assim propõe-se a realização de remoção biológica de metais tóxicos seguido pelo processo de eletrodiálise com avaliação da produção de membranas aniônicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Mon Feb 14 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Miriam Pillar Grossi
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
políticas e experiências de equidade, formação e inclusão : uma etnografia sobre práticas de gestão, ensino, orientação e extensão em universidades públicas brasileiras
Resumo:
1. O tema global desta proposta é estudar o impacto da produção antropológica brasileira, das áreas de gênero e relações etnico-raciais, na implantação de políticas de equidade, inclusão e enfrentamento às violências em universidades brasileiras, nas duas ultimas décadas. 2. Os objetivos específicos desta proposta são: a)Mapear as políticas institucionais de equidade, inclusão e diversidades em IES de 4 regiões do Brasil; b)Identificar ações inovadoras de gestão e implantação de políticas de ações afirmativas para estudantes e docentes negras/os,indígenas, trans e com deficiência; c)Fazer levantamento de projetos de gestão, extensão e formação sobre práticas de equidade e enfrentamento à violências no espaço universitário; d) Localizar o impacto da produção teórica antropológica nas políticas implantadas; e) Identificar as relações entre expansão regional/interiorização das universidades nos processos de ampliação da inclusão e referências à diversidade. 3.Uma das particularidades da história da antropologia brasileira, desde sua institucionalização enquanto campo científico na segunda metade do século XX, é seu engajamento com as populações e grupos que estuda. Nossa proposta de pesquisa, visa estudar este engajamento da antropologia enquanto disciplina e campo de conhecimento, com foco em políticas e experiências desenvolvidas em universidades públicas brasileiras. 4. A principal questão que será estudada é o impacto da implantação de politicas de equidade, inclusão e enfrentamento à violências em universidades públicas brasileiras, sob uma perspectiva de gênero e diversidades etnico-raciais. 5. O projeto será desenvolvido por pesquisadoras/es da REDE NIGS, vinculadas/os à Instituições Públicas do Ensino Superior das regiões Norte (UNIR e UFAM), Nordeste (UFBA e UFRN), Centro-Oeste (UFG e UNEMAT) e Sul (UFSC). 6.A metodologia será de cunho etnográfico. Trabalharemos com instrumentos unificados de levantamento de dados, observação, entrevistas e grupos focais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
Tue Apr 05 00:00:00 BRT 2022-Wed Apr 30 00:00:00 BRT 2025
Miriam Struchiner
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
escolarização aberta com tecnologias digitais: aproximando currículo, escola e sociedade
Resumo:
O tema desta pesquisa são as contribuições de iniciativas que aproximem escola e sociedade e promovam a permanência de alunos na Educação Básica. Envolve o fortalecimento da cultura digital e científica na escola a partir da perspectiva da Escolarização Aberta (EA). EA integra aprendizagens formal e não formal, dando voz a alunos e professores por meio de projetos autênticos com cientistas e membros da comunidade, articulando questões sociocientíficas e currículo. Segundo o IBGE, o segundo motivo do abandono escolar em 2019 foi o desinteresse no estudo. Essa situação foi agravada pela pandemia, tornando o retorno dos jovens à escola uma incerteza na pós-pandemia. São necessárias pesquisas que contribuam para aproximar a escola da sociedade e que despertem o interesse dos alunos em continuar os estudos. As questões da pesquisa são: Qual a contribuição de iniciativas com tecnologias digitais na perspectiva da EA para aumentar o engajamento e a permanência escolar dos alunos? Quais os desafios e necessidades de formação de professores para que as escolas incorporem essas iniciativas nas práticas curriculares de forma sustentável e criativa? Estudos apontam que quando é dado protagonismo e voz aos estudantes, trabalhando temas relacionados ao cotidiano, há aumento de autoestima e engajamento, tornando as disciplinas mais significativas e contribuindo para diminuir a evasão. Sabe-se ainda que o professor é peça-chave para essas mudanças e para tal, serão desenvolvidas ações formativas com foco na cultura digital, na Pesquisa e Inovação Responsáveis e Escolarização Aberta. Por meio da parceria entre professores, alunos, pesquisadores e a comunidade escolar serão desenvolvidos e analisados projetos com tecnologias digitais que estimulem a pesquisa e discussão de temáticas científicas, sociais, políticas, tecnológicas e ecológicas e desenvolvam letramentos digitais e científicos em diferentes contextos (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Mirian Alves de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Antropologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
da viagem de d. pedro ii aos brasileiros-palestinos: fluxos transnacionais, migrações e redes de pertencimento entre o brasil e a palestina
Resumo:
Esta proposta de pesquisa visa mapear, coletar materiais em acervos documentais pessoais e públicos, realizar entrevistas e trabalhos etnograficos que permitam compreender as dinâmicas da imigração palestina ao Brasil e de retornados à Palestina, de modo a avançar o conhecimento dos fluxos que ligaram e ainda ligam o Brasil e Palestina. Será traçado um arco espaço-temporal das viagens de D. Pedro II ao oriente, seus contatos e relações estabelecidas nessa viagem, relacionando o fluxo e refluxo migratório nas décadas e séculos seguintes, conectando Brasil-Palestina. O refluxo de palestinos e de brasileiros-palestinos, configura-se um novo capítulo dessa história, qua parte da viagem do imperador ao que hoje compreende o Oriente Médio, em 1876, que possivelmente inscreveu o Brasil no imaginário da emigração, uma vez que o monarca apresentava a imagem de um Brasil moderno e aberto aos emigrantes. A imigração palestina ao Brasil, faz parte de um fenômeno mais amplo da imigração árabe para o país, sendo necessário um entendimento maior das dinâmicas sociais das relações transnacionais entre Brasil e Palestina, o movimento de pessoas, saberes, instituições e seus projetos políticos ideológicos. Para compreender os fluxos de pessoas, de saberes e tradições, de sentidos e comportamentos que definem a imigração palestina para o Brasil, quanto o retorno à Palestina, é preciso analisar as condições, contextos sociais e históricos e imaginários que produzem esses movimentos. Pesquisadores apontam para as relações entre o Império Otomano e o Império brasileiro, que coincidem temporalmente com o início das migrações árabes para o Brasil, sinalizando uma possível relação extraoficial entre D Pedro II e comunidades cristãs palestinas. A pesquisa utilizará uma variedade de metodologias que permitam dar conta da proposta, como trabalho etnográfico em Instituições no Brasil e na Palestina, combinados com pesquisa em arquivos em distintos países ligados ao tema.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Mar 22 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Mírian Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
framework para implementação de práticas para aumentar o compartilhamento e retenção de conhecimento e redução da ocultação de conhecimento em escolas
Resumo:
O compartilhamento do conhecimento (CC) é um processo relevante para obtenção de inovação. O CC é realizado voluntariamente, em função de várias motivações como a reciprocidade, o encorajamento dos superiores, entre outras. As práticas para estimular o CC podem considerar o exemplo das chefias, reuniões virtuais, etc., o que nem sempre garantem que o conhecimento fique na organização quando um funcionário se aposenta ou vai para outra organização. Poucas organizações estão obtendo sucesso no CC e na retenção do conhecimento (RC). Por isso, em relação ao CC e RC, um tópico que está emergindo é a ocultação do conhecimento (OC), que ocorre quando um indivíduo intencionalmente esconde o conhecimento. Considerando que a OC é um tipo de falta de CC ou RC, e que o CC e RC podem auxiliar a organização a reduzir retrabalho e aumentar a inovação, surge a necessidade de abordar os três conceitos em conjunto. O CC pode ser considerado um alicerce em ambientes educacionais. No entanto, poucas pesquisas sobre CC, RC e OC foram realizadas no contexto da gestão das escolas. As escolas possuem profissionais de diferentes áreas, que podem atuar em mais de uma escola, e que ao deixarem de trabalhar na escola podem levar consigo todo o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é propor e avaliar um framework para implementação de práticas de CC e RC em escolas, considerando a redução da OC. O método de pesquisa Design Science Research será adotado, considerando que a pesquisa visa resolver um problema real e contribuir cientificamente para a gestão. Os artefatos serão desenvolvidos a partir da revisão sistemática de literatura, estudo de caso múltiplo e survey. Para a avaliação serão consideradas entrevistas com profissionais das escolas. A principal contribuição será o framework desenvolvido e avaliado no contexto das escolas, mas a pesquisa trará outras contribuições como as motivações para a OC, a relação entre o CC e a RT, entre outras.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Fri Feb 11 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Mirian Rocho da Rosa Silveira
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
História
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i mostra ciênciação
Resumo:
O presente projeto propõe a execução de Mostra de Ciências, intitulada I Mostra CiênciAção, de abrangência municipal, envolvendo a rede de ensino da educação básica no município de Sombrio, estado de Santa Catarina. Objetiva, de maneira geral, contribuir na formação de cidadãos com maior consciência do papel das ciências no desenvolvimento tecnológico, econômico e social do país e capazes de buscar soluções científicas para questões de relevância contemporânea. Especificamente pretende-se: promover o desenvolvimento e a popularização da ciência, por meio do incentivo ao letramento científico e à indagação; identificar jovens estudantes que demonstrem interesse e potencial para a carreira científica; desmistificar o ensino das ciências e a produção científica e incentivar a participação de meninas na ciência; compartilhar saberes científicos; contribuir para as atividades docentes, propondo novas metodologias para o aprendizado das ciências; além de, divulgar as atividades das instituições de educação básica na comunidade local. O evento proposto caracteriza-se, principalmente: pela integração de toda a rede de educação básica do município (escolas públicas municipais, estaduais, federal e escola particular); por ter foco no aprendizado, na aplicação e na produção de ciência, nas suas várias áreas; por buscar a identificação de experiências exitosas; por colocar ênfase nas áreas da Matemática, das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e das Ciência da Informação e Comunicação, porém, incluindo interdisciplinaridade apresentadas pelas demais áreas das ciências. Pretende-se promover o protagonismo, principalmente de meninas na ciência, por meio de uma sessão exclusiva de trabalhos apresentados por elas, conferindo o prêmio GURIAS CIENTISTAS, para o destaque da categoria. Em linhas gerais, as atividades a serem desenvolvidas na Mostra inscrevem-se dentro de dois eixos principais: a apresentação de trabalhos submetidos e selecionados para o evento; a oferta de minicursos, oficinas e palestras, visando à abordagem de temas científicos. O Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio, proponente do projeto, é uma instituição de ensino que promove pesquisa científica, numa perspectiva de indissociabilidade do tripé ensino, pesquisa e extensão. Entretanto, apesar de ter algumas experiências em eventos desta natureza, seja como participante ou como organizador, o campus não dispõe ainda, de um evento próprio. Que agregue todas as experiências desenvolvidas em articulação com as escolas da educação básica do município de Sombrio e com comunidade local, dificultando a socialização dos trabalhos e o intercâmbio de ideias. Essa aproximação do IFC-CAS, com as escolas da rede de educação básica, possibilitará difundir conhecimento para uma inclusão produtiva e social, que melhore a qualidade de vida dos estudantes e permita um melhor exercício da cidadania. O projeto será conduzido por um grupo de trabalho, a ser designado por meio da emissão de portaria do campus e que ficará responsável pela condução do projeto, organização e execução da Mostra. Sendo que a instituição proponente buscará manter e/ou estabelecer parcerias com os governos locais, bem como com outras instituições de ensino, pesquisa e extensão. Como estratégias de capacitação e orientação para professores o projeto buscará o incentivo às atividades interdisciplinares, de caráter científico e de inovação, por meio da oferta, ao longo do ano, de palestras e oficinas direcionadas à capacitação de docentes da rede de educação básica, com intuito de incentivar trabalhos dessa natureza. A Mostra promoverá a apresentação de trabalhos e premiará o trabalho destaque nas categorias: tecnologias assistivas, empreendedorismo, tecnologias sociais e livre, além de premiar o trabalho destaque da sessão GURIAS CIENTISTAS; além da oferta de palestras, oficinas e minicursos. Contudo, espera-se portanto, que a I Mostra CiênciAção tenha, como principais resultados, a integração das escolas em torno do estudo das Ciências e a oportunidade de todos os estudantes da educação básica de Sombrio (SC) acessarem as experiências apresentadas no evento.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
Tue Jan 12 00:00:00 BRT 2021-Tue Jan 31 00:00:00 BRT 2023
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