Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Marquiony Marques dos Santos

Ciências da Saúde

Medicina
  • inteligência artificial na predição de alterações citopatológicas do colo do útero na atenção primária em saúde
  • Introdução: o câncer do colo do útero é um agravo de alta prevalência e incidência, que repercute como consequências econômicas, sanitárias e sociais significativas. No âmbito da saúde pública brasileira, seu diagnóstico depende da qualidade da atenção primária em saúde e de seus mecanismos de rastreio e diagnóstico. Algoritmos de aprendizado de máquina pode subsidiar a decisão profissional diante das especificidades de cada apresentação clínica, individualizando o cuidado e agilizando a tomada de decisões diante de lesões citopatológicas de importância epidemiológica. Objetivo: Desenvolver algoritmos de aprendizado de máquina para predição de alterações citopatológicas do colo do útero na atenção primária em saúde. Método: Estudo transversal, com representatividade nacional, coletados a partir de informações de dados estruturados e não estruturados, a partir de imagem do colo do útero e questionário socioeconômico e demográfico. Serão desenvolvidos algoritmos de machine learning para predizer alterações citopatológicas, o tipo e sua gravidade clínica. Resultados esperados: espera-se que os resultados possam auxiliar no algoritmo de rastreio e diagnóstico do câncer do colo do útero, trazendo mais agilidade nas decisões terapêuticas individualizadas, respeitando as necessidades de saúde de cada caso. Isso será garantido com a criação de uma ferramenta de inteligência artificial como apoio de diagnóstico.
  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 22/02/2024-28/02/2027
Foto de perfil

Marta Chagas Monteiro

Ciências da Saúde

Farmácia
  • -inct - prospecção de biocompostos amazônicos com potencial ação contra agentes infecciosos emergentes e/ou resistentes para obtenção de produtos farmacêuticos
  • A resistência microbiana é um problema de saúde pública emergencial em todo o mundo. A disseminação das cepas resistentes aos antimicrobianos e antiparasitários compreende uma das maiores preocupações dos profissionais da saúde e de órgãos reguladores como OMS, MS, agência de controle sanitário e vigilância epidemiológica. Desta forma, este INCT visa o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador de processos avançados de produção de óleos essenciais de plantas medicinais, frações de óleos vegetais de oleaginosas da Amazônia, e compostos bioativos produzidos por fungos endofíticos, com foco na formulação de fitofármacos e/ou fitoterápicos padronizados com elevada ação antimicrobiana, antiviral e antiparasitária, principalmente contra cepas resistentes e/ou emergentes. Essas metas estão em consonância com o MS que disponibilizou, desde 2009, uma lista com diversas espécies de plantas medicinais através da “Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao Sistema Único de Saúde” (RENISUS) que estimula a produção de fitoterápicos no Brasil. Os desafios são grandes e por isso, o projeto possui uma visão transdisciplinar do conhecimento, tendo organizado uma rede de especialistas, com conhecimentos diversos para alcançar as metas e produtos propostos no projeto. Deste modo, biólogos, farmacêuticos, microbiologistas, químicos, engenheiros químicos e outros especialistas estarão concentrados para o desenvolvimento de fórmulas farmacêuticas com os produtos gerados com elevada ação antimicrobiana, antiviral e antiparasitária. Para vencer os desafios e cumprir as etapas, este INCT atuará em diferentes fases, divididas em três subprojetos, a ser desenvolvidas por etapa: Fase 1- extração, caracterização, fracionamento, purificação e controle de qualidade. Fase 2 - ensaios antimicrobianos, antivirais e antiparasitários in vitro com os produtos obtidos na fase 1. Fase 3 – desenvolvimento de formulação farmacêutica que serão usadas nos modelos experimentais.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 13/12/2023-31/12/2028