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Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Aline Alves Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
análise longitudinal de indicadores do estado nutricional de indígenas xavante do brasil central
Resumo:
Apesar de uma razoável caracterização das claras desigualdades nos indicadores de saúde de povos indígenas no país, a grande maioria dos estudos são pontuais e sem continuidade. Além disso, a geração de informações, com monitoramento à saúde é colocada como central na Política Nacional de Atenção à Saúde Indígena, mas na prática recebe pouca ênfase. Assim, o objetivo deste é organizar, sistematizar e analisar dados de indicadores do estado nutricional (EN) dos Xavante(MT), coletados entre 1976-2018. Trata-se de um estudo epidemiológico longitudinal, a partir da sistematização e organização de todos os inquéritos de saúde ocorridos nos Xavante de Pimentel Barbosa. A primeira fase consiste em preparar o banco longitudinal de indicadores do EN (peso, comprimento/estatura, perímetros, dobras cutâneas, níveis tensionais e hemoglobina) e de condições socioeconômicas e demográficas, com digitação de dados recuperados dos anos 1970 e recuperação digital dos dados de 1990. Os dados posteriores já estão digitalizados mas não sistematizados/organizados. Os bancos serão padronizados e unificados para posterior análise. Serão realizadas medidas de tendência e posição, aplicados testes de hipótese (IC=95%) para comparações de médias e proporções. Serão construídas curvas suavizadas via spline para as análises longitudinais e utilizado o modelo aditivo generalizado misto, respeitando as correlações existentes entre as variáveis e por não saber a tendência de crescimento ou oscilações dos desfechos do estudo. De maneira inovadora, os dados serão sistematizados de forma integrada e posteriormente colocados sob o controle dos próprios indígenas Xavante que participaram da investigação. As informações obtidas permitirão melhor compreensão das condições de vida da comunidade ao longo do tempo, compreendendo também os processos de transição mais acelerada em saúde e nutrição, possibilitando a implementação de propostas que visem a diminuição das iniquidades e desigualdades em saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/02/2022-28/02/2025
Aline Arcanjo Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeito da estimulação transcraniana por corrente contínua sobre o desempenho funcional em indivíduos com diabetes: um ensaio clínico randomizado
Resumo:
A utilização da Estimulação Elétrica Transcraniana Contínua (tDCS) vem se apresentando como uma nova e importante técnica para o condicionamento do controle motor e ajuste postural. Estudos vem demostrando que sua aplicação sobre as áreas corticais motora primária e cerebelo tem a capacidade de melhorar o desempenho funcional de pessoas com diversas condições de saúde. Entretanto sua aplicação em uma população de portadores de Diabetes Mellitus (DM) ainda é pouco estudada. Indivíduos com DM apresentam importantes perdas funcionais e diminuição do seu desempenho motor e cognitivo com a progressão da doença. Desta forma, faz-se necessário os estudo sobre a influência do tDCS sobre o desempenho motor de pessoas com DM. O objetivo deste estudo é verificar o efeito da aplicação do tDCS em regiões corticais motora primária e cerebelo sobre o desempenho da dupla-tarefa e demais métricas funcionais em pessoas com DM. Para tal, 126 participantes serão aleatoriamente alocados em seis grupos: 1) Grupo controle sham, 2) Grupo DM sham, 3) Grupo controle tDCS em córtex motor, 4) Grupo controle tDCS em cerebelo, 5) Grupo DM em córtex motor, e 6) Grupo DM em cerebelo. Os grupos serão avaliados para neuropatia periférica através da Michigan Neuropathy Screening Instrument, aqueles que se apresentarem a complicação serão excluídos. Os participantes serão submetidos a diversos testes funcionais e cognitivos, mais notavelmente o teste de dupla-tarefa motor-cognitivo, antes e depois de um protocolo de intervenção. O protocolo de intervenção consiste em aplicar tDCS com anodo sobre o córtex motor primário M1 ou cerebelo, conforme o grupo, e cátodo sobre o músculo deltóide. Os grupos sham terão os eletrodos posicionados sobre M1 e cerebelo concomitante, mas a corrente será desligada após 30 segundos de aplicação. A aplicação do tDCS acontecerá em duas séries de cinco dias consecutivos, por 20 minutos, com dois dias de intervalo entre as séries.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Aline Chaves Intorne
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
do etnoconhecimento às inovações tecnológicas: como alcançar a população com o brasil científico
Resumo:
O conhecimento científico produzido nas instituições não tem capilaridade suficiente para atingir a população fora da academia, mesmo que seus avanços e descobertas tenham impacto direto na sociedade. Trazer essa discussão para o centro das pautas faz parte do processo de popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), o que contribui para a difusão do conhecimento científico. Este projeto foi idealizado a fim de realizar divulgação científica nas plataformas digitais e em ações presenciais, como forma de conectar as instituições de ensino e pesquisa, a gestão pública, as empresas e o público não cientista de forma concisa e clara. Neste sentido, aproveitamos o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2022, sob a temática: BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, para promover um ambiente de ações integradas sobre um tema comum em que o público-alvo possa entender informações científicas, de forma a entrelaçar as inovações tecnológicas e descobertas que ocorrem diariamente no campo científico aos conhecimentos e culturas do cotidiano. Esperamos proporcionar uma comunicação bidirecional, além de implementar ações concretas para a divulgação da CT&I nas cidades do interior do Rio de Janeiro, capazes de estabelecer um valioso intercâmbio de etnoconhecimento, saberes, cultura e experiências entre as Instituições de Ensino Superior e a Sociedade, trazendo o Ensino Básico como o pilar para o desenvolvimento futuro. As Instituições parceiras irão realizar em conjunto as modalidades de estratégias e metodologias. Após o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, serão realizadas atividades que irão complementar a proposta, trazendo a ciência para o dia a dia da comunidade a fim de estimular a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
20/09/2022-31/03/2023
Aline Chaves Intorne
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
transversalidade no ensino para uma educação humanitária
Resumo:
A popularização da ciência e da tecnologia (C&T) se faz com o uso de recursos e processos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica para o público em geral. Com isso em mente, apresenta-se a proposta de incluir uma pauta que seja capaz de abordar, no geral, esses aspectos tão relevantes para nossa sociedade, lembrando sempre do contexto no qual estamos inseridos: a pandemia. Este que levou múltiplas vertentes sejam da educação, pesquisa e tecnologia a se reorganizarem e se reestruturarem para atenderem à demanda exigida por esse momento. Com isso foi idealizado o projeto: Transversalidade no Ensino para uma Educação Humanitária que visa realizar divulgação científica através da página Ciência Pra Gente em diversas plataformas digitais como YouTubeⓇ, FacebookⓇ e InstagramⓇ para o público não cientista de forma concisa e clara. Neste sentido, aproveitamos o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação 2021, sob a temática: A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta e a sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, para possibilitar um ambiente de ações similares e integradas sobre um tema comum em que o público leigo possa entender informações científicas antes exclusivas em revistas científicas e no meio acadêmico, de forma a se integrar das inovações tecnológicas e descobertas que ocorrem diariamente. Com isso, esperamos proporcionar uma comunicação bidirecional entre a comunidade científica e a sociedade, além de implementar ações concretas para a divulgação e popularização da CT&I no âmbito da transversalidade, especialmente, nas regiões Norte, Noroeste e Sul Fluminense, capazes de estabelecer um valioso intercâmbio de saberes e experiências entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e a Sociedade, trazendo o Ensino Básico como o pilar para o nosso desenvolvimento futuro. Com base nas premissas expostas, as Instituições parceiras nessa proposta são: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro campus Volta Redonda (IFRJ), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense campus Volta Redonda (UFF), a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), a Universidade Estácio de Sá (UNESA) e o Consórcio de Ensino a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Juntas essas instituições irão trabalhar as modalidades: Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV E Outras Mídias, Ciclo de Palestras, Publicação de Cards e Realização de Lives. Somado a isso, após a realização do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação serão realizadas atividades satélites, que vão complementar a proposta. Dessa forma, esperamos mostrar que a popularização da ciência deve ser entendida como um movimento que acontece das mais diferentes formas, envolvendo os mais diferentes atores. No entanto, as IES devem assumir a responsabilidade e criar mecanismos que estimulem a curiosidade científica, o caráter inquiridor e o pensamento crítico dos cidadãos.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
11/10/2021-31/10/2023
Aline Cristine Souza Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da efetividade de intervenção coletiva para o manejo da obesidade em usuários da atenção primária com indicação de cirurgia bariátrica
Resumo:
A obesidade é um problema de saúde de pública crescente no mundo. No Brasil, atinge um quinto da população, com taxas crescentes em adultos. A obesidade se associa a outras morbidades, refletindo em maiores taxas de mortalidade e custos para os serviços de saúde, sobretudo nas suas formas mais graves. A demanda por tratamento cirúrgico é superior à capacidade do sistema de saúde, refletindo em grandes períodos de espera, e os serviços de saúde ainda carecem de estratégias efetivas para o tratamento longitudinal exigido de dois anos. Dessa forma, torna-se indispensável delinear ações específicas para indivíduos com indicação para cirurgia bariátrica, contribuindo para a maior efetividade do tratamento. O Brasil tem trabalhado para o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde e para ampliar a resolutividade do cuidado de pessoas com obesidade. Materiais baseados em evidências científicas, como o Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no Sistema Únivo de Saúde (no prelo), elaborado pelo GIN/UFMG (Grupo de Pesquisa de Intervenções em Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais) em parceria com o Ministério da Saúde, têm sido elaborados para auxiliar no cuidado e qualificar os profissionais de saúde. Este Instrutivo oferece ferramentas teórico-práticas para condução de ações coletivas com usários com obesidade, e constituirá a base da intervenção proposta nesta pesquisa. Suas ações foram pautadas no Modelo Transteórico, com elementos da Terapia Cognitivo-Comportamental, a partir da abordagem crítico-reflexiva visando assim, ofertar intervenções inovadoras, que promovam o empoderamento e a autornomia dos usuários para o autocuidado da saúde. Para isto, propõe intervenção diferenciada segundo a prontidão de mudança para redução do peso e busca contribuir para a superação das respostas emocionais negativas frente à obesidade. Considerando este contexto, esta pesquisa objetiva desenvolver e avaliar a efetividade de intervenção coletiva voltada para o manejo da obesidade em amostra representativa de usuários com indicação de tratamento cirurgico participantes do Programa Academia da Saúde (PAS) de Belo Horizonte-MG. O PAS foi escolhido como cenário de pesquisa devido os resultados positivos para promoção e cuidado da saúde, e por promover adesão satisfatória às ações de saúde. Será conduzido Ensaio Comunitário Controlado Randomizado pautado em intervenção coletiva proposta no Instrutivo de Abordagem Coletiva para Manejo da Obesidade no SUS, denominada Grupo Terapêutico 2 (GT2). A amostragem será guiada de forma a alcançar a representatividade do PAS no município, garantindo seleção de, pelo menos, duas unidades por região com similaridade de Índice de Vulnerabilidade à Saúde (IVS). Na sequência, será realizado sorteio para determinar a alocação em Grupo intervenção (GI) ou Grupo controle (GC). Nas unidades do PAS sorteadas serão incluídos na pesquisa: usuários com 20 anos ou mais, com obesidade e que atendem aos critérios para realização de cirurgia bariátrica, que querem e possuem disponibilidade de tempo para participar de grupos com duração de seis meses ou mais, e que possuem prontidão de mudança para redução do peso segundo o Modelo Transteórico (estágios de mudança de preparação com alta autoeficácia, ação ou manutenção). A Triagem para participação na pesquisa incluirá informações sociodemográficas; antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura); estágios de mudança, grau de autoeficácia e equilíbrio de decisões para redução do peso; e questões para verificar indicação de cirurgia bariátrica. A partir da seleção dos elegíveis, será conduzida a Linha de Base e a Reavaliação, com informações sobre: condições e comportamentos de saúde; letramento em saúde; histórico e atitudes frente ao peso corporal; escolhas alimentares; habilidades culinárias; e comportamento e consumo alimentar segundo a classificação NOVA de alimentos utilizada no Guia Alimentar da População Brasileira. Serão realizados treinamento dos entrevistadores e supervisores de campo, controle contínuo da coleta de dados e análises de consistência visando garantir a qualidade dos dados obtidos na pesquisa. Participantes dos GC e GI participarão das atividades habituais ofertadas pelo PAS de Belo Horizonte, ou seja, prática de exercícios físicos três vezes por semana segundo as necessidades do usuário. Ações de alimentação e nutrição desenvolvidas durante a pesquisa serão monitoradas para inclusão nas análises. Adicionalmente, participantes das unidades PAS alocadas como GI participarão, durante 9 meses, de intervenção nutricional proposta para o GT2, ou seja, específica para usuários com indicação de tratamento cirúrgico da obesidade, conduzida pela equipe do GIN/UFMG, incluindo atividades presenciais (oficinas e ações no ambiente), não presenciais (mensagens motivacionais por aplicativo ou ligações telefônicas, e via cartão postal) e automonitoramento do peso. A efetividade da intervenção nutricional será avaliada pelo modelo lógico elaborado para esta pesquisa, tendo como desfechos principais: redução do peso e da circunferência da cintura; e como desfechos intermediários: estágios de mudança, grau de autoeficácia, equilíbrio de decisões para redução do peso; habilidades culinárias; automonitoramento do peso; e consumo alimentar segundo a classificação NOVA. As análises estatísticas constarão de testes de diferença de médias ou proporções, equações estimadas generalizadas e regressão logística. Espera-se que os resultados contribuam para aprimorar o cuidado ofertado no SUS aos usuários com indicação de tratamento cirúrgico da obesidade, parcela da população que possui poucas alternativas terapêuticas, apesar dos altos custos emocionais, sociais e financeiros envolvidos. Ademais, espera-se obter evidências quanto à efetividade e aplicabilidade da abordagem coletiva proposta pelo GT2, de forma a reforçar a relevância da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, e do PAS.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
02/12/2020-30/11/2023
Aline Lopes Balladares
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
feira de ciências integradora- unipampa caçapava do sul: difundindo ciência e tecnologia na região da campanha
Resumo:
O presente projeto consiste na realização da Feira de Ciências no campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e de ações visando à formação continuada de professores da Educação Básica, preparando-os para o desenvolvimento dos projetos a serem inscritos no evento. Busca-se dar continuidade a um trabalho já em andamento na região da campanha, difundindo conhecimentos sobre ciência e tecnologia entre estudantes da Educação Básica. Neste âmbito, aconteceram desde 2011, dez Feiras de Ciências no campus Caçapava do Sul, vinculadas ao projeto Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha. Nos biênios 2014/2015, 2017/2018, 2019/2020 o projeto contou com financiamento do CNPq e também foi aprovado para receber recursos em 2020. A partir das experiências com as Feiras realizadas nos anos anteriores, observam-se várias mudanças positivas no que concerne ao crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos de alunos e docentes, refletidos nos materiais de avaliação respondidos durante os eventos realizados. Esta proposta está organizada em quatro etapas: i) divulgação e visitas às escolas. Participarão professores de escolas municipais e estaduais de Caçapava do Sul e municípios vizinhos; ii) realização da Feira de Ciências do campus Caçapava do Sul com apresentação de trabalhos de escolas municipais e estaduais do município de Caçapava do Sul e cidades vizinhas, podendo reunir em torno de 80 trabalhos; iii) avaliação da Feira de Ciências de 2022 e orientação de projetos de iniciação científica júnior; iv) participação, dos trabalhos destaques da Feira de Ciências do Campus Caçapava do Sul na FECIPAMPA. A divulgação da realização dos encontros preparatórios ocorrerá a partir do início do ano letivo nas escolas. Os trabalhos apresentados nas Feiras serão avaliados por docentes universitários envolvidos no projeto, representantes das Secretarias Municipais de Educação, além de acadêmicos e representantes da comunidade externa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pampa - RS - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2023
Aline Raquel Müller Tones
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
inovações do processo híbrido de eletrocoagulação e fenton em fluxo contínuo para o tratamento de efluente de indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (hppc)
Resumo:
Nas últimas décadas, a Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética (HPPC) ganhou grande notoriedade no país devido à crescente autoconsciência em cuidados pessoais e higiene. Consequentemente, inúmeros estudos de desenvolvimento de processos têm sido realizados com o propósito de contribuir para o adequado tratamento dos efluentes gerados pela indústria. Mas, apesar do significativo avanço, à capacidade de remoção de contaminantes oriundos da HPPC não está totalmente elucidada quando considerado a remoção de compostos tóxicos e de baixa biodegradabilidade. Faz-se necessário, portanto, que o desenvolvimento e a aplicação de tecnologias de tratamento sejam estimulados. Neste contexto, as tecnologias de eletrocoagulação e Fenton ainda são objeto intensivo de pesquisa, devido à simplicidade, versatilidade e eficiência na remoção de diferentes poluentes. No entanto, apesar do considerável número de estudos, estes não contemplam fluxo contínuo no que se refere ao tratamento de efluentes da HPPC. Neste sentido, este projeto tem por objetivo otimizar as condições de tratamento de efluentes da indústria de HPPC por meio de um novo projeto de reator eletroquímico cilíndrico em fluxo ascendente contínuo (REC-FAC) associado a Fenton. Salienta-se que, não há relatos na literatura da utilização de reator de REC em fluxo contínuo associado a Fenton, no tratamento destes efluentes. Assim, este estudo visa contribuir para a compreensão destas tecnologias e colaborar para que um processo robusto seja desenvolvido. Para definir as condições ideais do REC-FAC/Fenton, um DCCR será executado e os resultados experimentais serão submetidos à análise estatística pelo software STATISTICA® 11 e uma ANOVA (p-valor < 0,05) será realizada. Aplicar-se-á, o método de Desejabilidade Global e o REC-FAC/Fenton será otimizado para fins de indicação de parâmetros de dimensionamento do reator com o propósito de possibilitar a remoção de contaminantes da indústria de HPPC em escala industrial.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
Vigência:
24/03/2022-31/03/2025
Aline Sousa Herrero
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fecitecx 2022 feira de ciência e tecnologia de coxim
Resumo:
A feira de ciências e tecnologia do IFMS Campus Coxim- FECITECX - é uma importante vitrine de pesquisas desenvolvidas no campus para os trabalhos desenvolvidos no IFMS e escolas de toda a região norte elencadas no edital interno, sendo, desse modo, um importante instrumento de divulgação da ciência para os alunos de nível fundamental e médio que visitam a feira. Estimulados, estes alunos possuem maiores chances de prosseguir seus estudos utilizando a experimentação científica como uma significativa ferramenta para o desenvolvimento de suas competências. Entre os objetivos dessa mostra, está a seleção dos melhores trabalhos para serem apresentados nas feiras de abrangência nacional e internacional. Essa estratégia acaba tornando o aluno mais conectado a ciência por meio do acesso aos trabalhos externos e por meio do aprendizado durante a execução da própria pesquisa.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-29/02/2024
Alinne Balduino Pires Fernandes
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Letras
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a prática como pesquisa pelo drama radiofônico e traduções intersemióticas
Resumo:
O projeto tem como objetivo criar um Laboratório de Drama Radiofônico e estimular produções criativas e artísticas do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. O drama radiofônico é um gênero literário e forma artística que passou a existir no começo do século XX com a massificação do rádio, como principal meio de comunicação (HAND; TRAYNOR, 2010). Com a popularização da televisão e do cinema, o rádio tornou-se um meio secundário, especialmente no tocante às produções dramáticas. No entanto, no século XXI e, em especial, no contexto da Pandemia de COVID-19, as produções artísticas em formato radiofônico passaram por um processo de revitalização, perceptível com o aumento de consumo de podcasts (FORBES, 2021). Como hipóteses, considera-se que: 1) no contexto pandêmico e pós-pandêmico, as produções radiofônicas e as poéticas orais mediatizadas seguirão conquistando espaço na cena cultural, configurando-se como alternativa para produtores e público; 2) os saberes interdisciplinares adquiridos pelos estudantes envolvidos no projeto serão relevantes para seu desenvolvimento profissional nos campos da criação literária e artística ou produção cultural. Assim, o projeto visa promover o estudo, a tradução e a produção de peças, a princípio, irlandesas e norte-irlandesas em formato radiofônico, como parte do acervo digital sonoro do Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI), que se une aqui ao projeto de extensão Experimentextos - Laboratório de Tradução e Performance, cujos interesses se voltam para poéticas latino-americanas. O projeto envolverá a tradução, roteirização, direção e produção de obras cujas temáticas lidam com representações de isolamento social, seja como experiência retratada ou como metáfora, num primeiro momento. Para a execução, a equipe vinculada realizará atividades de pesquisa, estudo, oficinas de criação e tradução, ensaios, produção, gravação, edição e divulgação, com exibições para a comunidade acadêmica e o público em geral.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Alinne Pereira de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diagnóstico preditivo e precoce baseado em biomarcadores salivares para detectar o risco de transtorno do espectro autista
Resumo:
Moléculas salivares podem ser perturbadas por várias condições patológicas, incluindo doenças neuropsiquiátricas. Essa relação entre a funcionalidade do cérebro e a composição da saliva pode ser explorada para desvendar novos mecanismos patológicos de doenças elusivas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência do TEA, no Brasil, representa uma grande preocupação de saúde pública, gerando altos custos econômicos para a sociedade e grande sofrimento para a família. Seu diagnóstico precoce, acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas. Devido a conexão de moléculas da saliva com as alterações comportamentais no TEA, meta-análises demonstraram que a abundância de específicos microRNAs salivares e sua microbiota oral podem discriminar, com precisão, crianças com desenvolvimento típico de crianças com TEA. Associado a esse panorama, a microbiota oral e 14 miRNAs, potencialmente correlacionados com a incidência de TEA, serão avaliados na saliva de crianças em risco de TEA. O método de escolha será qRT-PCR por ser um método relativamente barato e disponível na maioria dos laboratórios de diagnóstico nos países de renda média. Fundamentado nessas informações, integramos no projeto, que tem como ponto comum as características comportamentais do TEA associado a microbiota oral e o estudo epigenético de tais elementos, estabelecer a presença de um conjunto de microRNA salivar como biomarcadores objetivos e quantitativos robustos para detecção precoce de TEA. Este projeto, portanto, é inovador e tecnológico, pois pode resultar na elaboração de um kit de diagnóstico precoce, visto que ainda não se tem marcador clínico específico para o autismo no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
Vigência:
16/08/2022-31/08/2025
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