Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Nágila Maria Pontes Silva Ricardo

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • nanocarreadores poliméricos/magnéticos para o aumento da biodisponibilidade de ativos anticâncer em aplicações tópicas
  • Estratégias terapêuticas envolvendo o uso de nanocarreadores magnéticos de fármacos têm tido destaque em terapias anticâncer, já que nanopartículas magnéticas podem ser direcionadas através de um campo magnético para o tecido alvo, proporcionando um tratamento mais eficaz que aumenta a biodisponibilidade dos fármacos carreados. O crescimento dessas estratégias está relacionado ao avanço da nanotecnologia aplicada à medicina, em que nanocarreadores são projetados para carregar ativos terapêuticos que são melhor direcionados e liberados no tecido alvo. Em aplicações tópicas, essas estratégias permitem uma maior penetração de ativos em camadas mais profundas da derme, otimizando resultados terapêuticos. Aliado a isso, o Brasil possui grande biodiversidade vegetal que permite a exploração sustentável de bioativos naturais confirmadamente antineoplásicos que podem ser utilizados na arquitetura de nanocarreadores, tais como curcuminóides, vitanolídeos, resveratrol, ácido anacárdico, ácido betulínico, hesperidina e oncocalixona. Assim, este projeto propõe a síntese e caracterização de nanocarreadores poliméricos/magnéticos para aumento da biodisponibilidade de ativos antineoplásicos em aplicações tópicas, valorizando, ainda, a aplicação biotecnológica de ativos naturais. Serão avaliados perfil e cinética de liberação dos bioativos encapsulados, perfil de penetração e biodistribuição transdérmica em modelos ex vivo, estabilidade físico-química, bem como mecanismo e atividade anticâncer através de modelos computacionais de docking molecular e ensaios in vitro de citotoxicidade em linhagens cancerígenas, incluindo melanoma (câncer de pele). Propriedades magnéticas e sinergias quimio/termo terapêuticas na ação anticâncer serão avaliadas em ensaios de hipertermia magnética. Através deste projeto, pretende-se contribuir para com o desenvolvimento de nanomateriais biotecnológicos patenteáveis, oriundos de fontes naturais e renováveis para aplicações terapêuticas anticâncer.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Nalú Farenzena

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais
  • Diante da necessidade de se compreender e estudar os mecanismos adotados por políticas na alocação de recursos públicos por resultados educacionais, este projeto interinstitucional foi idealizado, sob a coordenação da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de contar com outras instituições, através de seus pesquisadores. A temática da pesquisa é a alocação de recursos financeiros por resultados educacionais, compreendidos no sentido estrito de desempenho de redes de ensino e de escolas públicas apurado por intermédio de indicadores educacionais tais como níveis de aprendizagem dos estudantes em provas de larga escala, rendimento escolar e cobertura educacional. Justifica-se o estudo tendo em conta a sua contribuição para a área de políticas públicas educacionais em geral – com prioridade para políticas de financiamento, de gestão e curriculares –, bem como a relevância científica e social da temática e da abordagem desenhada para a mesma. O problema de pesquisa é: quais os principais referenciais presentes em dispositivos de alocação de recursos financeiros por resultados educacionais e como estes dispositivos afetam políticas de financiamento, de gestão e curriculares na educação? Tem como objetivo geral: Analisar possíveis repercussões no financiamento e na gestão educacionais e em políticas curriculares de dispositivos que preveem alocação de recursos por resultados educacionais. E como objetivos específicos: 1) Identificar e caracterizar dispositivos/mecanismos adotados pelo governo do Brasil e por estados e municípios brasileiros para alocação e/ou distribuição de recursos educacionais por resultados; 2) Analisar referenciais presentes em dispositivos/mecanismos adotados pelo governo do Brasil e por estados e municípios brasileiros para alocação e/ou distribuição de recursos educacionais por resultados.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026