Projetos de Pesquisa

 

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Aida Maris Peres

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • competências para o enfrentamento dos desafios sociais da atualidade: análise das dimensões do processo de trabalho dos enfermeiros
  • Este projeto aproxima-se das áreas de conhecimento Enfermagem na Gestão e Gerenciamento, considerando que as equipes de enfermagem constituem a principal força de trabalho nos sistemas de saúde no mundo. O cuidado prestado por esses profissionais parte dos pilares básicos para garantir o acesso a uma assistência de qualidade. Para tal, os profissionais de enfermagem desenvolvem competências técnicas e científicas que lhes permitem atuar em todos os níveis de atenção, desde o cuidado de pacientes, famílias e comunidades até a coordenação de equipes e sistemas de saúde, bem como na gestão e formulação de políticas públicas (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE, 2020). Assim, Sanna (2007) aponta que a Enfermagem atua, de forma concomitante ou não, em cinco dimensões do processo de trabalho: Assistir, Administrar, Ensinar, Pesquisa, e Participar Politicamente. Na ação conjunta ou específica destas dimensões, os enfermeiros são responsáveis ​​pelo funcionamento dos serviços de saúde, desenvolvendo competências que lhes permitam desempenhar com qualidade suas funções (PATARRU et al., 2020), o que influencia no cuidado. As contribuições esperadas estão relacionadas aos desafios sociais apresentados nas metas 3.8 e 3.c dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que buscam garantir a cobertura universal de saúde e melhorar a qualidade dos serviços, bem como o desenvolvimento e a capacitação do pessoal de saúde (BRASIL. N.U., 2023). Uma vez que a análise das competências nas dimensões do processo de trabalho dos enfermeiros pode contribuir para melhoria da gestão eficiente da assistência e o fortalecimento dos sistemas de saúde, com vistas a esta problemática, definiu-se o seguinte objetivo de pesquisa: analisar as competências mobilizadas por enfermeiros para o enfrentamento dos desafios sociais da atualidade nas diferentes dimensões de seus trabalhos e as contribuições advindas de suas atuações. A trajetória da pesquisa está descrita em item próprio sobre a Met
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 06/12/2023-31/12/2026
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Aike Anneliese KRETZSCHMAR

Ciências Agrárias

Agronomia
  • pomicultura 4.0: novas alternativas de técnicas e manejos para inovação na cultura
  • Com mais de cem mil empregos no Sul do Brasil, o setor de pomáceas possui fundamental importância para a região, e, portanto, necessita de constante modernização. Dentre as principais demandas de pesquisa identificadas em reuniões técnicas realizadas com o setor produtivo, para modernizar a pomicultura no Brasil, estão a necessidade de porta-enxertos adaptados à região; a retomada de pesquisas para produção de peras; tecnologias para proteção de plantas e frutos ao granizo, maximizando a entrada de luz solar e reduzindo microclima favorável a doenças; e técnicas de identificação de viroses precisas e rápidas, garantindo a sanidade do material vegetal e pomares. A partir de resultados preliminares já obtidos, optou-se por acelerar o processo do cultivo de pereira com cultivares híbridas e europeias sobre OHF69. Outra demanda identificada foi uma metodologia mais moderna, rápida e confiável para detecção de viroses em pomáceas, tais como os primers RT-LAMP desenvolvidos por pesquisadores da instituição, garantindo destaque no desenvolvimento da pomicultura nacional. Desta forma, a Pomicultura 4.0, denominada nesse projeto, desenvolverá tecnologias para atender as demandas solicitadas pelo setor produtivo, representado pelas associações ABPM, AGAPOMI, AMAP e ASSEA, promovendo respostas científicas às questões relacionadas aos porta-enxertos para macieiras e pereiras adaptados às diferentes áreas produtivas do Sul do Brasil, com material propagativo de qualidade, com detecção de viroses e redução de danos por granizo, bem como melhores condições fitossanitárias com cultivo abaixo de tela. Este projeto será composto por cinco subprojetos interligados em nove áreas experimentais, com a parceria de empresas públicas e privadas. Serão viabilizadas novas tecnologias de manejo fitotécnico e fitossanitário de pomáceas, garantindo a expansão da cultura com produtividade, competividade e aumento da rentabilidade dos fruticultores e empresas ligadas ao setor produtivo brasileiro.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026
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Aila Narene Dahwache Criado Rocha

Ciências Humanas

Educação
  • associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo de estudantes com transtorno do espectro autista
  • O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, com manifestações na infância, com desafios nas interações sociais, na comunicação, no comportamento e no processamento sensorial. Apesar de ser uma das condições mais comuns que trazem desafios para o desenvolvimento infantil, ainda há poucas evidências sobre os impactos das Disfunções de Integração Sensorial no cotidiano dessa população, incluindo o contexto escolar. O estudo apresenta a seguinte questão: Existe associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo em crianças com TEA que frequentam a Educação Infantil? A hipótese é que haja uma correlação entre esses aspectos. A relevância da pesquisa decorre da necessidade de fornecer informações sobre possíveis associações a fim de orientar profissionais na identificação precoce destes comportamentos, visando mitigar riscos ao desenvolvimento da criança com TEA. O objetivo é investigar a possível associação entre o perfil sensorial, a comunicação e o comportamento adaptativo de crianças com TEA, que frequentam a Educação Infantil. Os objetivos específicos incluem conhecer a composição biodemográfica dos participantes, caracterizar o perfil sensorial, a comunicação social e o comportamento adaptativo das crianças com TEA, bem como associar essas dimensões com características biodemográficas. Serão utilizados os instrumentos Perfil Sensorial 2 de Acompanhamento Escolar, Sistema de Classificação de Funcionalidade no Autismo: Comunicação Social e a Avaliação Vineland-3. A amostra compreenderá professores de escolas de Educação Infantil com crianças com TEA entre 36 e 60 meses de idade. Os dados serão tabulados no Microsoft Excel e analisados no software SPSS. As análises incluirão a estatística descritiva, análise de Variância Multivariada (MANOVA) para comparar o impacto das variáveis entre os grupos de crianças e o teste de coeficiente de correlação para estabelecer associações entre as variáveis do estudo.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 07/12/2023-31/12/2026