Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Zenewton André da Silva Gama

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • estudo multicêntrico sobre a implementação de uma estratégia multifacetada centrada na lista de verificação para o parto seguro da organização mundial de saúde para melhoria da qualidade e segurança no parto.
  • No Brasil as altas taxas de mortalidade materna e neonatal sinalizam problemas na implementação de práticas baseadas em evidências, colocam mulheres e crianças em risco e dificultam o progresso em metas estratégicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. A ciência da implementação é um meio de produção de conhecimento pouco utilizado no Sistema Único de Saúde que pode melhorar a qualidade da assistência ao parto. Há a necessidade de customizar intervenções que considerem métodos de diferentes áreas do conhecimento para a gestão dos processos de trabalho e uso de estratégias multifacetadas baseadas em evidência. A Organização Mundial de Saúde estimula o uso da Lista de Verificação para Partos Seguros para reduzir as lacunas entre o conhecimento científico e as práticas essenciais para o parto, mas ainda não dispomos de modelos escaláveis baseados em princípios da ciência de implementação. Questiona-se se uma estratégia multifacetada baseada na ciência da implementação e na Lista de Verificação para Partos Seguros (LVPS) da OMS é capaz de melhorar boas práticas e reduzir eventos adversos relacionados ao parto em larga escala no Brasil. Objetiva-se avaliar a implementação de estratégia multifacetada que inclui a LVPS da OMS e seus efeitos sobre a qualidade na assistência materno-infantil em seis maternidades no Brasil. Se propõe analisar o efeito da estratégia multifacetada baseada na LVPS na adesão às boas práticas e na ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência ao parto e analisar a associação entre a cultura de segurança do paciente das instituições e a implementação da estratégia multifacetada baseada na LVPS e validar o conteúdo de um modelo de implementação de práticas efetivas e seguras com base na LVPS para escalar em maternidades brasileiras. Estudos anteriores do grupo de pesquisa QualiSaúde/UFRN e do Ariadne Labs de Harvard têm produzido meios e sinalizado que é possível obter resultados promissores e escaláveis neste tema.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Foto de perfil

Zhou Detang

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • os modelos de singularidades dos fluxos geométricos e teorias relacionadas
  • A análise geométrica é uma disciplina matemática na qual ferramentas de equações diferenciais, especialmente equações diferenciais parciais elípticas , são usadas para estabelecer novos resultados em geometria diferencial e topologia diferencial. Os uxos geométricos, uns dos tópicos importantes, têm atraído um grande interesse nos últimos anos. Uma grande parte desse interesse se deve as soluções de problemas importantes utilizando esses uxos, como por exemplo, a Conjectura de Poincaré resolvida através do programa criado por Hamilton e Perelman, e o Problema da Esfera Diferenciável resolvido por Brendle e Schoen. Técnicas analíticas e geométricas são utilizadas para resolver problemas puros e aplicados em diversos campos que incluem geometria global, física matemática, geometria algébrica, ciência de materiais, processamento e otimização de imagens. Esses uxos são caracterizados pela deformação de objetos geométricos, como métricas, mapeamentos e subvariedades, por grandezas geométricas, como a curvatura, e consistem em equações diferenciais parciais do tipo parabólicas. O presente projeto visa investigar ferramentas em Análise Geométrica para classificar e caracterizar singularidades que surgem a partir de uxos de Ricci e da curvatura média. Esse estudo está diretamente relacionado aos espaços métricos de medida suave e tam- bém as subvariedades f-mínimas. Mais precisamente, o projeto pretende obter ferramentas matemáticas que permitam classificar os solitons de Ricci gradiente de dimensão 4. Além disso, pretende obter estimativas de curvatura para solitons de Ricci gradiente de dimensão 4. O projeto também tem como objetivo obter estimativas de crescimento de volume ótimas para as bolas geodésicas de variedades quasi-Einstein completas e não-compactas, que estão diretamente relacionadas ao estudo de espaços métricos de medida suave. Adicionalmente, o projeto visa classificar superfícies de Weingarten e subvariedades f-mínimas em espaços métricos de medida suave.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025