Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Aline Souza de Paula

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • modelagem, análise e controle de sistemas mecânicos não-lineares
  • A natureza está repleta de não-linearidades que são responsáveis pela diversidade de comportamentos dos sistemas naturais. A resposta caótica é uma dessas possibilidades e possui sensibilidade às condições iniciais e presença de inúmeras órbitas periódicas instáveis (OPIs). O controle de caos se baseia na riqueza de padrões periódicos existentes no comportamento caótico e pode ser entendido como a utilização de pequenas perturbações no sistema para estabilizar uma trajetória dentro desses comportamentos periódicos. Na área da engenharia mecânica, tem-se que vários sistemas são não-lineares em sua essência e não permitem uma modelagem simplificada que os linearize quando se busca uma correta representação do fenômeno físico. Um exemplo são as turbinas eólicas offshore. Devido a próxima geração de turbinas eólicas serem cada vez mais esbeltas, e tendo em vista que os carregamentos dinâmicos em turbinas offshore têm a tendência de serem expressivos devido às maiores velocidades do vento e à ação das ondas do mar, as torres eólicas podem experimentar vibração não lineares. Outro exemplo são os sistemas rotativos presentes no setor industrial. As vibrações, que são inerentes a esses sistemas, são extremamente prejudicais ao sistema, podendo gerar falhas, perda de desempenho ou inviabilizar a operação do equipamento. A presença de não-linearidades pode agravar a situação por acarretar vibrações não esperadas considerando a análise clássica de sistemas lineares. Este projeto propõe o desenvolvimento de pesquisa em dinâmica não-linear, incluindo modelagem, análise dinâmica e controle, vislumbrando aplicações em turbinas eólicas e sistemas rotativos. O estudo será realizado de forma abrangente, incluindo modelagem, análise dinâmica e controle. No que diz respeito ao controle ativo, pretende-se analisar o desempenho da combinação de técnicas de controle de caos, propor modificações em métodos existentes e realizar a implementação experimental.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Aline Veronese da Silva

Engenharias

Engenharia de Produção
  • o impacto socioeconômico das atividades da cadeia de suprimentos da soja no brasil
  • A soja é uma das principais commodities produzidas no Brasil, que ocupa o topo do ranking das nações produtoras do grão. Os efeitos positivos da produção de soja no PIB e na geração de empregos costumam ser justificativas para políticas públicas que fomentam a expansão da cultura no solo brasileiro. Contudo, tais benefícios são avaliados sob a ótica da atividade de produção do grão, desconsiderando as demais etapas da cadeia. Ademais, a maioria das pesquisas sobre o tema utiliza indicadores macroeconômicos, como PIB per capita, pouco sensíveis à distribuição de renda e ao desenvolvimento regional, levando a conclusões potencialmente equivocadas. Assim, este projeto se propõe a avaliar a hipótese senso-comum de que a cadeia de produção da soja gera melhoria socioeconômica e impulsiona o desenvolvimento regional. O problema de pesquisa incorpora atividades adjacentes à produção da soja, como a produção ou importação de insumos e a logística do grão. Serão avaliados indicadores socioeconômicos para além do PIB per capita e da geração de empregos, considerando aspectos relativos à distribuição de renda e ao desenvolvimento regional. Por fim, a efetividade das políticas públicas também será avaliada levando-se em consideração toda a cadeia de suprimentos da soja. Para tanto, uma equipe multidisciplinar irá aliar técnicas econométricas, relacionando variáveis como a produção e o transporte da soja com variáveis socioeconômicas, à avaliação social das políticas públicas. Análises de regressão com dados em painel, efeitos fixos e efeitos variáveis devem ser aplicadas, assim como métodos de econometria espacial e técnicas não-paramétricas, como análises de cluster. O mapeamento amplo das externalidades da cadeia de suprimentos da soja pode levar à formulação de políticas públicas capazes de impulsionar o desenvolvimento sustentável local. Os resultados irão corroborar ou refutar a hipótese de pesquisa e contribuir para a formulação de políticas públicas assertivas.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alini Tinoco Fricks

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá por meio de tecnologias inovadoras: uma proposta para o desenvolvimento sustentável do brasil
  • O presente projeto, PASSIFLORATEC, contempla pesquisadores de diferentes IES/Programas de Pós-Graduação-PPGs (UFBA/PGAli, UFMS/ PPGQUIMICA, UEFS e UEAP). A proposta almeja fortalecer as instituições, PPGs e colaborar na consolidação da parceria deste grupo que vem trabalhando em conjunto nos últimos anos. O projeto aborda temática que promove o desenvolvimento sustentável do país ao propor estratégias inovadoras (biotecnologia e tecnologia emergente - ultrassom) para o aproveitamento integral de diferentes espécies de maracujá (maracujá amarelo, maracujá da caatinga e maracujá roxo), vegetal de grande relevância para fruticultura brasileira/baiana, tanto em grande escala quanto no contexto da agricultura familiar. Além de obter as polpas dos maracujás, com características físico-químicas/bioquímicas melhoradas pós-processamento ultrassônico, portanto de interesse ao setor de bebidas, a proposta pretende aproveitar os subprodutos do beneficiamento do maracujá (semente e casca) para obtenção de bioprodutos promissores para diversos setores industriais (óleo da semente de maracujá obtido por extração com ultrassom – de interesse na área de alimentos e cosmético; fermentados da casca de maracujá com potencial cosmético). Além disso, a fim de complementar o caráter sustentável da proposta, as sementes das diferentes espécies de maracujá pós-extração ultrassônica serão utilizadas como suporte para imobilização de lipases. O potencial dos biocatalisadores imobilizados obtidos será avaliado na síntese acetato de geranila e acetato de butila, importantes aromas para o setor de alimentos.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Alinne Pereira de Castro

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • diagnóstico preditivo e precoce baseado em biomarcadores salivares para detectar o risco de transtorno do espectro autista
  • Moléculas salivares podem ser perturbadas por várias condições patológicas, incluindo doenças neuropsiquiátricas. Essa relação entre a funcionalidade do cérebro e a composição da saliva pode ser explorada para desvendar novos mecanismos patológicos de doenças elusivas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A prevalência do TEA, no Brasil, representa uma grande preocupação de saúde pública, gerando altos custos econômicos para a sociedade e grande sofrimento para a família. Seu diagnóstico precoce, acelera oportunidades de beneficiar a criança com intervenções especializadas. Devido a conexão de moléculas da saliva com as alterações comportamentais no TEA, meta-análises demonstraram que a abundância de específicos microRNAs salivares e sua microbiota oral podem discriminar, com precisão, crianças com desenvolvimento típico de crianças com TEA. Associado a esse panorama, a microbiota oral e 14 miRNAs, potencialmente correlacionados com a incidência de TEA, serão avaliados na saliva de crianças em risco de TEA. O método de escolha será qRT-PCR por ser um método relativamente barato e disponível na maioria dos laboratórios de diagnóstico nos países de renda média. Fundamentado nessas informações, integramos no projeto, que tem como ponto comum as características comportamentais do TEA associado a microbiota oral e o estudo epigenético de tais elementos, estabelecer a presença de um conjunto de microRNA salivar como biomarcadores objetivos e quantitativos robustos para detecção precoce de TEA. Este projeto, portanto, é inovador e tecnológico, pois pode resultar na elaboração de um kit de diagnóstico precoce, visto que ainda não se tem marcador clínico específico para o autismo no Brasil.
  • Universidade Católica Dom Bosco - MS - Brasil
  • Tue Aug 16 00:00:00 BRT 2022-Sun Aug 31 00:00:00 BRT 2025