Projetos de Pesquisa

 

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Victor Flores Mendes

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • conversores multicelulares de alta banda passante para integração de fontes de geração de energia renovável à rede elétrica
  • O sistema elétrico mundial passa por uma importante mudança de paradigma. Na geração, destaca-se a descentralização e inserção de fontes de energia renováveis, notadamente eólica e solar. O perfil de consumo também se atualiza, com processos industriais mais exigentes e a tendência de aumento das cargas eletrônicas, destacando-se o processo de eletrificação dos transportes. Neste contexto, os desafios no campo da eletrônica de potência são inúmeros. Em particular, o aumento na potência e a exigência de alto desempenho dos equipamentos pressiona o desenvolvimento de conversores de energia, e diversas topologias multiníveis têm sido estudadas como solução para estes desafios. Neste projeto, pretende-se investigar a aplicação de conversores multicelulares de alta banda passante na integração de fontes de energia renováveis à rede elétrica. De maneira geral, as topologias multicelulares são compostas pela associação de módulos de potência com aspectos construtivos similares, o que as concede apelo comercial e grande potencial de desempenho dinâmico. Contudo, o aumento na quantidade de dispositivos de chaveamento introduz complicações relacionadas à confiabilidade, comando e controle. Estes obstáculos e as vantagens potenciais motivam o desenvolvimento deste projeto. Aproveitando-se da estrutura laboratorial e das competências dos grupos de pesquisa que integram esta proposta, sugere-se um estudo de caráter experimental. Será desenvolvida uma célula básica, com tecnologia “Capacitor Flutuante”, que irá compor os conversores de três bancos de ensaios: um sistema de geração eólica com bobinas abertas, um filtro ativo série-paralelo e um sistema fotovoltaico com armazenamento de energia. A construção destes bancos permitirá a avaliação dos diferentes aspectos de projeto, comando, controle e desempenho associados a cada uma das aplicações, contribuindo para o avanço do conhecimento científico na área e futuramente viabilizando o emprego destas e outras tecnologias.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
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Victor Márcio Laus Reis Gomes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • a midiatização das decisões estratégicas de comunicação: um estudo junto a gestores de comunicação
  • A digitalização transforma a experiência de consumidores e a gestão da comunicação. Enquanto tendências apontam para novos comportamentos no consumo de campanhas e estratégias comunicacionais, com ênfase em experiências integradas, multissensoriais e multiplataformas, importa destacar as transformações dos processos e práticas de gestão suscitadas pelas tecnologias de apoio às decisões estratégicas. A automatização da compra de mídia, os gerenciadores de campanhas e as plataformas de CRM (Customer Relationship Management) são exemplos dessas inovações tecnológicas. Esse contexto caracteriza uma ambiência digital que configura e condiciona a percepção, a cognição e, consequentemente, as decisões estratégicas de profissionais envolvidos com as atividades de planejamento, implementação e controle das estratégias comunicacionais das organizações. Assim como transformam o consumo, os suportes digitais configuram dispositivos midiáticos que afetam as lógicas de produção e gestão. Partindo da noção de midiatização, que vislumbra a apropriação de lógicas midiáticas em práticas de diversos campos sociais, este projeto pretende investigar a relação entre profissionais, plataformas de gestão e instituições envolvidas nos processos estratégicos de comunicação. Especificamente, como as decisões estratégicas de comunicação são afetadas pela midiatização das práticas de gestão. Como este objetivo, o percurso metodológico da pesquisa inclui uma etapa exploratória com o levantamento e a análise de notícias e reportagens relacionadas à gestão estratégica da comunicação em publicações especializadas (jornais, revistas e sites), seguida por entrevistas semi-estruturadas com gestores de comunicação e profissionais de agências e de serviços especializados do Brasil. Os dados obtidos serão submetidos à análise semântica, uma técnica proposta pelo pesquisador dinamarquês Niels Andersen e fundamentada na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025