Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • políticas públicas e respostas corporativas para promoção do desenvolvimento econômico sustentável no hub do hidrogênio verde com ênfase na economia circular
  • Este projeto propõe construir uma agenda de pesquisa em torno da compreensão das estratégias de economia circular, com ações de curto, médio e longo prazo indicando os caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável do HUB do Hidrogênio verde (H2V) no Ceará. A estrutura teórica vai além da tríade tradicional das dimensões econômica, ambiental e social, e argumenta que sustentabilidade ocorrem entre diferentes níveis (e.g. individual, firma e sistema), em processos de mudança e dentro de um contexto temporal e espacial. A visão integrativa traz à tona a questão das estratégias climáticas e os desafios da transição para economia circular, por meio da proposição de roadmap para a implantação do HUB de H2V no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), atendendo aos requisitos de um eco-parque industrial. O projeto contribui com a geração e a disseminação do conhecimento, por meio da produção de evidências científicas que possam subsidiar a gestão de políticas públicas e a transferência de conhecimento, em articulação com gestores públicos, com a iniciativa privada e com a sociedade civil, em torno de temas estratégicos como o da transição energética, energias renováveis e H2V, e economia circular. Integrando a Universidade Federal do Ceará em uma rede nacional de renomados pesquisadores, e ampliando o diálogo entre comunidade acadêmica e sociedade. A pesquisa pode contribuir de três maneiras para a conceituação de respostas corporativas e políticas públicas em sustentabilidade. Primeiramente, esclarece a natureza da transição energética, relacionando-as aos diferentes níveis, aos processos de mudança, e ao contexto espacial e temporal em que ocorrem. Em segundo lugar, através desta lente sistêmica, as fontes e a lógica subjacente das estratégias climáticas de adaptação e mitigação podem ser identificadas. Em terceiro lugar, fornece insights sobre produtos e serviços circulares, fluxos reversos, e modelos de negócios em direção a uma economia circular.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 15/12/2022-28/02/2026
Foto de perfil

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • inputs para monitoramento de políticas públicas climáticas e cenários de transição energética em âmbito subnacional
  • Esta pesquisa buscará desenvolver e propor inputs para cenários de transição energética no âmbito subnacional, incorporando parâmetros e indicadores de monitoramento de políticas climáticas e de planejamento energético. A abordagem da pesquisa envolve o aumento da difusão do conhecimento sobre as mudanças climáticas globais e a avaliação do impacto de políticas públicas, ao reconhecer: i) a necessidade de acelerar a transição energética e de aumentar a ambição de redução de emissões de gases do efeito estufa; ii) o importante papel da modelagem e da criação de cenários na formulação de planos e no processo de informar, por meio de evidências, os tomadores de decisão; iii) e a posição cada vez mais relevante dos estados e cidades na entrega de resultados de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Dessa forma, buscar-se-á informar caminhos para a redução de trade-offs e aumento das sinergias entre aceleração da transição energética e o alcance de metas climáticas e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Para tanto, a pesquisa fará uso de uma série de metodologias quantitativas e qualitativas para assegurar que o conhecimento, técnicas e ferramentas sejam disponibilizados aos atores interessados, gerando resultados e recomendações de apoio à tomada de decisão adequados à realidade e à necessidade local. Os métodos compreendem, dentre outras técnicas, análises multivariadas de dados, modelagem econométrica com painel dados, modelos de equações estruturais, estudos de caso, desenvolvimento de frameworks e indicadores, pesquisa participativa e consulta a especialistas. Os principais resultados esperados serão: co-construção de cenários de maior ambição climática, integrando parâmetros para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, e o desenvolvimento de indicadores para monitoramento e avaliação dos instrumentos de política públicas climática e de transição energética nos estados do Ceará, Bahia e São Paulo.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 27/12/2022-31/12/2026
Foto de perfil

Monica Cristina de Moura

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • design e inclusão de pessoas com ou sem deficiência visual em tempos de e pós pandemia
  • A pandemia SARS - Covid 19 impôs o isolamento social, fato que agravou os problemas relacionados a solidão nos grupos sociais vulneráveis e em pessoas com deficiência. Fundamentados no design inclusivo, em pesquisas anteriores, seus desdobramentos e resultados, identificamos a necessidade da criação de um sistema efetivo para comunicação, interação e integração, a fim de constituir uma rede de apoio para pessoas com ou sem deficiência visual, promovendo a autonomia e bem-estar a partir do desenvolvimento científico-tecnológico. Design inclusivo se refere a pesquisa e desenvolvimento com acesso democrático a produtos, serviços e sistemas que proporcionam conforto, acolhimento e qualidade de vida aos envolvidos. Essas premissas nortearam o projeto piloto “Lembrei de Você - LDV”, uma rede de voluntários corresponsáveis pela organização, leitura, gravação e envio de áudios às pessoas com ou sem deficiência visual (atendemos a quatro instituições e, aproximadamente, 800 pessoas) em estado de solidão e vulnerabilidade social. O projeto piloto apontou a necessidade de novos estudos, de desenvolvimento cientifico- tecnológico, da criação de sistema apropriado à disseminação, facilitação e otimização dos acessos e processos envolvidos. A questão específica se refere ao desenvolvimento de um sistema no âmbito do design socialmente inclusivo que integre as relações orais e sonoras e colabore no estímulo a autonomia, propicie acolhimento e melhoria da satisfação cotidiana do público atendido. As evidências de plausibilidade são corroboradas pelos participantes do projeto piloto LDV que, em seus relatos, apontam a efetividade da experiência sensível, memorial, diversão, conforto e bem-estar propiciados pelos áudios recebidos. A estratégia metodológica é qualitativa e envolve abordagens de pesquisa bibliográfica, de campo, do Modelo Social de Prática de Design, processos inclusivo, participativo e colaborativo e análises de eficácia e efetividade do sistema.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 16/08/2022-31/08/2025