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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
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Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
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Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
EREFEM Monteiro Lobato
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
Escola municipal cônego Nestor
Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
ESTADO DA BAHIA
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
FUCAPE
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FUNDACAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIENCIAS DA SAUDE DE PORTO ALEGRE
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação Cultural de Joinville
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
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Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
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Instituto Evandro Chagas
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
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Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
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Instituto Militar de Engenharia
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Instituto Nacional de Câncer
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Instituto Nacional de Tecnologia
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Currículo
Título do Projeto:
conformação 4.0: otimização e controle de processos de conformação mecânica com o uso de inteligência artificial
Resumo:
Esta proposta visa criar um sistema avançado de assistência à produção, com o intuito de conferir autonomia, eficiência e competitividade aos processos de conformação na indústria nacional. A carência notável de sistemas complexos de assistência desse tipo na indústria brasileira constitui o desafio central abordado, limitando a competitividade das empresas e o crescimento da indústria do país. A resolução dessa lacuna exige modelos cognitivos elaborados e a colaboração entre disciplinas especializadas para impulsionar o desenvolvimento nacional. O cerne do problema consiste em como criar um sistema de assistência que una dados de sensores, réplicas virtuais de processos e modelos analíticos, visando atingir a autonomia e eficiência dos processos de conformação. A viabilidade dessa abordagem se embasa no êxito prévio na coleta de dados diretos e indiretos dos processos de conformação, assim como na aplicação de modelos analíticos e aprendizado de máquina para previsões e recomendações. Essas conquistas foram possíveis graças à obtenção parcial do valor solicitado na última Chamada Universal. A estratégia metodológica engloba a contínua integração de dados advindos de sensores, réplicas virtuais e modelos analíticos, os quais compõem um banco de dados em constante expansão. Através de algoritmos de aprendizado de máquina, esses dados são analisados, permitindo previsões e recomendações precisas. A implementação bem-sucedida desse sistema inovador exigirá, sem dúvida, uma colaboração interdisciplinar robusta. Em síntese, esta proposta almeja instaurar um sistema de assistência à produção altamente avançado, a fim de potencializar a autonomia, a eficiência e a competitividade dos processos de conformação na indústria brasileira. A deficiência de sistemas similares é o desafio central que se busca superar, mobilizando esforços multidisciplinares para alavancar o desenvolvimento e a competitividade da indústria nacional.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lis Ribeiro do Valle Antonelli
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
definindo a imunidade adquirida em infecções sintomática e assintomática pelo plasmodium vivax com a utilização de sequenciamento de rna de célula única
Resumo:
A malária afeta principalmente populações desfavorecidas que vivem em países em desenvolvimento e causa perdas econômicas significativas. Nas Américas, a maioria dos casos é causada pelo P. vivax (Pv) e embora a incidência da malária tenha diminuído recentemente, ela permanece endêmica em 17 países e territórios, com a Amazônia contribuindo com 90% dos casos. Um dos desafios para alcançar o controle da malária é que a maioria dos humanos infectados pelo Pv são assintomáticos (ASY), mas permanecem infecciosos para vetores, contribuindo para a transmissão local e endemicidade. As infecções pelo Pv desencadeiam respostas imunes adaptativas, humorais e celulares, que são essenciais no controle da parasitemia, tornando a maioria dos hospedeiros clinicamente imune ao confinar/controlar o parasito e os sinais e sintomas doença. No entanto, as respostas imunes adquiridas pelo hospedeiro são muitas vezes incapazes de eliminar a infecção pelo Pv e/ou prevenir a reinfecção. Nosso principal objetivo é identificar aspectos críticos das respostas imunes adaptativas humanas que contribuem para o estado assintomático da infecção (ASY) pelo Pv comparando-o com os pacientes portadores da infecção sintomática (SY) e controles saudáveis (CTL). Compreender as particularidades da resposta imune durante as infecções ASY pelo Pv e os fatores que contribuem para a sua ocorrência apoiará estratégias de eliminação eficazes da malária. Neste projeto pretendemos: (i) definir populações e repertório de receptores de células B e T ex vivo em pacientes ASY e SY infectados pelo P. vivax em comparação com CTL; (ii) comparação de populações de células B e T, e repertórios de seus receptores de ASY residentes na Amazônia Brasileira e Peruana. A expressão de marcadores em células da resposta imune adaptativa e a produção de moléculas imunológicas selecionadas ex vivo contribuirão para o nosso conhecimento da resistência/suscetibilidade humana à malária causada pelo P. vivax.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - MG - Brasil
Vigência:
Wed Jan 03 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Lisandro Lovisolo
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
extensões ao simulador de redes sama
Resumo:
A evolução das tecnologias de acesso por rádio tem sido orientada para satisfazer de critérios de desempenho diferentes, mais exigentes e diversificados a múltiplos usuários concomitantemente. Em consequência, o projeto de redes móveis tem se tornado cada vez mais complexo e demandado ferramentas de simulação mais elaboradas e fiéis ao cenário real. Só assim é possível verificar se alguns requisitos são atendidos ou otimizar o projeto da RAN (Rede de Acesso Radio). Neste contexto, este projeto pretende evoluir o simulador Sama (Simulation and Analysis of Mobile Access); não por acaso, sama significa corda em tupi-guarani. O Sama disponibiliza ferramentas para avaliação do desempenho de uma RAN 5G considerando a região de operação e diferentes parâmetros sistêmicos fornecendo indicadores de desempenho variados (dentre eles, capacidade, latência, eficiência espectral, por usuário, estação base e global). Pretende-se incluir no Sama mais modelos de canais (empíricos e baseados em aprendizado de máquina), de usuários e de equipamentos, suporte a redes heterogêneas, e cenários mais realistas. Pretende-se incluir no Sama o suporte a canais Multiple Input Multiple Output empregados para melhorar a eficiência de sistemas móveis. Ondas milimétricas são candidatas para alcançar altas taxas de dados no enlace sem fio devido à banda e disponibilidade de espectro que permitem; porém, a densificação das celulares e de antenas direcionais aumentam a interferência inter-celular que deve ser mitigada através de ferramentas Beam Management and Interference Coordination para viabilizar redes densas; assim, outra linha de trabalho é usar o ambiente do Sama para o desenvolvimento de técnicas BM-IC em RANs 5G densas baseadas em Deep Neural Network. Complementarmente, enlaces FSO (Free Space Optics) permitem que sistemas 5G+ e 6G atinjam altas taxa de dados em distâncias de poucos quilômetros. Assim, este trabalho visa propor modelos de canais FSO sob diferentes condições atmosféricas.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Tue Dec 05 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lisandro Simão
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de novos produtos de interesse tecnológico a partir da valorização de resíduos sólidos
Resumo:
O desenvolvimento sustentável é um tema cada vez mais discutido devido às mudanças climáticas e outros impactos ambientais causados pelos processos produtivos. Este projeto de pesquisa está alinhado ao cumprimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável ODS e aos princípios da economia circular. A metodologia busca o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos a partir da valorização de resíduos sólidos. Uma das principais inovações do projeto é transformar materiais denominados resíduos em novos recursos minerais para a produção de elementos construtivos, insumos agrícolas e materiais para controle da poluição. Essas inovações são de extrema importância para o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil e está alinhado as diretrizes do Comitê de Ciências Ambientais do CNPq. Os resíduos potenciais inicialmente testados serão resíduos de cinzas de biomassa (queima de bagaço de cana-de-açúcar), rejeitos da mineração e lodo de ETE. Estes resíduos serão coletados e caracterizados, sendo que cada resíduo será utilizado em determinada aplicação de acordo com as características potenciais estudadas anteriormente. Para o desenvolvimento de novos produtos de interesse tecnológico, algumas caracterizações serão realizadas nos resíduos potenciais, tais como análises de composição química e mineralógica, de tamanho de partícula e análises térmicas. Para a aplicação como materiais de construção, as características dos resíduos devem incluir alto teor de SiO2, Al2O3, CaO e tamanho de partícula fino. Alguns resíduos podem apresentar potencialidade para a produção de fertilizantes e outros componentes importantes para uso na agricultura, bem como material adsorvente. Com suas inovações e alinhamento aos ODS, o projeto pretende impulsionar o desenvolvimento tecnológico e industrial do Brasil, contribuindo para um futuro mais sustentável.
Instituição/UF/País:
Universidade de Ribeirão Preto - SP - Brasil
Vigência:
Mon Jan 22 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
iii olimpíada nacional de povos tradicionais, quilombolas e indígenas: reflexões sobre os 20 anos da lei nº 10.639/2003 e 15 anos da lei nº 11.645/2008
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Lisanil da Conceição Patrocínio Pereira
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
iv mostra científica de povos tradicionais, quilombolas e indígenas do estado de mato grosso. reflexões sobre os 20 anos da lei nº 10.639/2003 e 15 anos da lei nº 11.645/2008
Resumo:
A temática Reflexões sobre os 20 anos da Lei nº 10.639/2003 e 15 anos da Lei nº 11.645/2008 vem ao encontro do trabalho de fomento a iniciação científica com foco nas várias áreas do conhecimento em escolas de educação básica principalmente nas que estão localizadas em Terras Indígenas e Territórios Quilombolas (sobretudo com grupos de mulheres e de juventude) que tem sido foco do trabalho do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedet), e o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos da Diversidade (Leal-CNPq) da Unemat. Com isso, objetivamos ainda, promover o intercâmbio entre as escolas de educação básica, a universidade e as diversas instituições sociais organizadas no município. Procura atender ao objetivo da chamada que é o de promover atividades de divulgação e popularização da ciência estimulando o diálogo sobre a temática, bem como a reflexão, a troca de experiências, o espírito inquiridor, a curiosidade científica, a percepção transversal de temas fundamentais à humanidade, o raciocínio científico e a inovação, formal do Ensino Fundamental, Ensino Médio, não-formal e informal, visando à divulgação do conhecimento científico e tecnológico, bem como cumprir com o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão e fomentar o interesse de crianças, adolescentes, jovens e professores/as pela ciência, introduzindo-os/as à racionalidade do conhecimento científico. Temos como instituições parceiras as secretarias municipais de educação dos municípios com IDHM listados no item específico, bem como grupo de capoeira Aruandê e a Casa de Umbanda: Mãe Maria de Juara. Esse trabalho possibilita trocas interculturais e reflexões dos saberes construídos em diferentes contextos, em comunidades tradicionais e universidade, estabelecendo uma conexão entre a educação básica e o ensino superior. Para a realização deste evento contar-se-á com a parceria das prefeituras dos municípios, envolvendo a liberação de professores e alunos para a participação nas atividades.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
Lisete Cristine Scienza
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
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Currículo
Título do Projeto:
estudo da incorporação de compostos de nióbio no processo de anodização de ligas de alumínio aeroespacial (al-cu e al-cu-li) e sua influência na resistência à corrosão e ao desgaste
Resumo:
As ligas de alumínio, particularmente as da série 2XXX, são empregadas na composição estrutural de aeronaves. As severas condições a que estão expostas (tensões e meio ambiente) tendem a degradar estes materiais podendo conduzir a falhas, justificando o emprego de processos, como a anodização, que minimizam a corrosão, aumentando a vida útil destes componentes. Um sistema de proteção à corrosão usualmente aplicado no alumínio e suas ligas consiste em submeter o metal a um processo de anodização, obtendo-se um óxido anódico constituído por uma camada barreira e uma porosa, possibilitando a posterior aplicação de um revestimento orgânico. A composição da liga, do eletrólito e demais parâmetros operacionais, definem a qualidade da camada anodizada. Assim, modificações no processo que assegurem melhorias na proteção à corrosão e à abrasão destas ligas representa inovação tecnológica para este importante setor industrial. No estudo proposto, ligas de alumínio AA2024 e AA2198 serão anodizadas em eletrólitos de diferentes composições (ácidos carboxílicos e sulfúrico), com e sem a utilização dos compostos de nióbio. A hipótese a ser investigada é a incorporação do oxalato de niobila e do ácido nióbico no revestimento de óxidos de alumínio crescidos anodicamente, e se é possível melhorar as propriedades do revestimento quanto à resistência à corrosão e ao desgaste destas ligas. Apesar de escassos, há estudos que potencializam a hipótese a ser investigada. Por ser uma temática pouco abordada, os aspectos relacionados ao mecanismo de formação de óxido nos diferentes eletrólitos serão elucidados com esta investigação, proporcionando uma importante contribuição para a aplicação científica e tecnológica dos materiais produzidos. A metodologia proposta comprpeende a obtenção dos filmes e sua caracterização (eletroquímica, morfológica, estrutural) empregando técnicas microscópicas e espectroscópicas, ensaios de corrosão e de desgaste.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lisiane Barcellos Calheiro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
formação de professores e os desafios das novas tecnologias na educação básica: a ciência contemporânea a partir da cultura maker
Resumo:
As transformações ocorridas nas últimas décadas, abrangendo aspectos sociais, políticos e econômicos, evidenciam a educação como um instrumento fundamental na formação de cidadãos conscientes e engajados. Ao encontro dessas transformações, as discussões sobre Alfabetização Científica e Tecnológica buscam contribuir na formação de alunos críticos, autônomos e protagonistas nos processos de ensino e aprendizagem. Além disso, observamos nas últimas décadas no ensino de Ciências uma crescente valorização de abordagens metodológicas que estimulam os estudantes a adotar uma postura crítica e ativa em relação à aprendizagem. Neste contexto, o projeto tem como objetivo contribuir para formação de professores da área das Ciências da Natureza, desenvolvendo oficinas através da aprendizagem baseada em projetos (ABP) que serão desenvolvidas em espaços Maker. Assim, buscamos responder os seguintes problemas de pesquisa: Como as oficinas baseadas em ABP podem contribuir na formação de professores de Ciências? e Ações de intervenção na escola, estruturadas com oficinas mediadas por projetos podem promover o compartilhamento e a integração de conhecimentos no ensino de Ciências e contribuir na construção do conhecimento de estudantes ?.Para responder essas questões vamos utilizar uma metodologia qualitativa de cunho descritivo, utilizando como método de pesquisa o Estudo de Caso. O público-alvo da pesquisa são acadêmicos da graduação e professores e estudantes da Educação Básica da área da Ciência da Natureza. Com base nestas questões estabelecemos a seguinte hipótese: Trabalhar com professores de diferentes componentes curriculares a elaboração de projetos que integrem diferentes temáticas contribui para formação inicial e continuada de professores e a aprendizagem dos estudantes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 18 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lisiane Veiga Mattos
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Química
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de processos para produção de dme a partir de biogás
Resumo:
O uso do biogás para gerar produtos de maior valor agregado e/ou energia com maior eficiência, baixo custo e reaproveitamento de resíduos e rejeitos pode contribuir para a descarbonização da matriz energética, favorecendo a implementação de uma economia mais sustentável. Neste contexto, a conversão de biogás em combustíveis mais limpos e com maior eficiência de combustão, como o dimetil éter (DME), vem sendo considerada como uma alternativa promissora. Dois diferentes processos podem ser utilizados para a produção de DME, usando biogás, como matéria-prima (i) Hidrogenação do CO2 obtido, após a purificação do biogás para geração de biometano e (ii) Conversão do gás de síntese (H2 + CO) obtido pela reforma do biogás. Entretanto, um dos grandes desafios dessas tecnologias consiste em torná-las energeticamente mais eficientes e economicamente viáveis. Uma solução seria o desenvolvimento de catalisadores menos custosos e mais eficientes nas condições de operação. Os catalisadores usados para a reforma do biogás são a base de metal suportado, que desativam, devido à formação de coque. Os suportes com alta área específica permitem o controle do tamanho das partículas metálicas, o que inibe o depósito de carbono. No caso dos catalisadores para a hidrogenação do CO2 e/ou CO também são observadas perdas de atividade catalítica, devido à sinterização da fase metálica ou formação de coque. Catalisadores à base de zeólitas dessilicadas e embrionárias apresentam alta área específica, mesoporosidade, e acidez moderada, que aumentam a atividade e a seletividade e impedem a sinterização e formação de coque. Além disso, rejeitos de mineração e resíduos de biomassa podem ser fontes promissoras de silício para a obtenção de zeólitas. Assim, o objetivo desta proposta consiste em desenvolver processos para produção de DME, usando biogás, como matéria-prima, e catalisadores à base de zeólitas, obtidas a partir de rejeitos de mineração e resíduos de biomassa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Dec 22 00:00:00 BRT 2022-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lívia Flávia de Albuquerque Campos
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Desenho Industrial
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Currículo
Título do Projeto:
contribuições do design à educomunicação ambiental em são luís ma.
Resumo:
O crescimento populacional têm impulsionado o aumento da geração de resíduos em todo o mundo e para administrar os descartes, políticas de gerenciamento de resíduos sólidos e sistemas de logística reversa têm sido elaborados em diversos âmbitos. Neste sentido, a prefeitura de São Luís tem instalado Ecopontos e outros recursos para propiciar a coleta seletiva na cidade, entretanto, a deficiência quanto à educação ambiental pode ter impacto no volume recolhido e na disposição irregular de resíduos, além disso, a população parece não compreender e obedecer plenamente às especificações quanto aos tipos de resíduos a serem descartados. Diante disto, observa-se a demanda por estudos que verifiquem as razões para que o descarte inadequado aconteça, bem como estudos sobre as estratégias educativas que alcancem e motivem a população em direção à atitude adequada. Assim, busca-se compreender como o Design e suas metodologias podem contribuir para a proposição de soluções relativas à educação ambiental no Município de São Luís - MA. Estudos desta natureza têm sido pautados nos referenciais relativos à Design da Informação, Ergonomia e Design de Advertências, considerando que para que uma informação possa ser compreendida e motive as pessoas, ela deve ser projetada considerando as capacidades e necessidades das pessoas, além disso, estudos têm abordado a educomunicação como estratégia que articula iniciativas voltadas a facilitar o diálogo, enfatizando a corresponsabilidade. A estratégia metodológica se baseará no Design Science Research o qual é voltado para a ciência do produto, buscando compreender um fenômeno com o objetivo de encontrar e executar soluções para os problemas existentes, resultando na concepção de uma oferta de valor para a sociedade. As etapas de pesquisa compreendem: (1) Compreensão do problema, (2) Geração de Alternativas, (3) Desenvolvimento de um artefato, (4) Avaliação, (5) Reflexão e (6) Divulgação Científica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
Tue Dec 12 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lívia Flório Sgobbi
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
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Currículo
Título do Projeto:
plataformas de sensoriamento miniaturizadas de baixo custo baseadas em novos materiais inteligentes para detecção rápida de pesticidas organofosforados em água de abastecimento
Resumo:
O Brasil é um dos países que mais consome pesticidas e, segundo o Ministério da Saúde, a contaminação por agrotóxicos está em acelerado crescimento. Amostras de água e de alimentos contaminados, consideradas insatisfatórias pela presença de pesticidas proibidos e/ou pela concentração acima do limite máximo estabelecido (Anexo: Figuras 1 e 2), demandam análises precisas, contínuas e acessíveis. Os pesticidas detectados com maior frequência pertencem à classe dos organofosforados, com efeitos neurotóxicos e mutagênicos, e sua detecção depende do desenvolvimento de materiais específicos e seletivos aplicados em plataformas de transdução avançadas. Diante disso, é de extrema importância o desenvolvimento de estratégias rápidas, de baixo custo, e eficientes para monitorar em tempo real os níveis de pesticidas, permitindo análises em locais remotos e de recursos limitados. Atualmente, tais técnicas não estão disponíveis. Esse projeto propõe novas estratégias de sensoriamento rápido através do desenvolvimento de novos materiais inteligentes (smart materials) e de novas arquiteturas de transdução com potencial eletroativo para a detecção de pesticidas organofosforados. Materiais nanoestruturados têm apresentado atividades eletrocatalíticas promissoras na presença de pesticidas, permitindo o desenvolvimento de sensores para sua detecção em campo. Destacam-se os óxidos semicondutores (NiO, CuO e TiO2) combinados à semicondutores orgânicos (PANI, PEDOT, P3HT) ou alótropos do carbono (carvão ativo, grafeno, nanotubos), resultando em nanocompósitos com propriedades sensoras amplificadas devido ao aprimoramento do contato e transferência eletrônica. A síntese e sistemática caracterização dos novos nanocompósitos inteligentes não-enzimáticos resultará em materiais aptos a serem aplicados em plataformas eletroquímicas serigrafadas e transistores eletrolíticos que serão testados para posterior detecção em amostras de água de abastecimento.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lívia Guimarães
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
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Currículo
Título do Projeto:
a história da inglaterra de david hume: tradução e introdução
Resumo:
O tema geral da proposta é tornar disponível ao público brasileiro (por meio de tradução de seus seis volumes) a História da Inglaterra (1754-62) de David Hume e, coletivamente, dar início ao trabalho interpretativo, correlacionando seus conteúdos, vistos ora como laboratório no qual Hume apresenta experimentos que comprovam suas teses, ora como ponto de maturidade em que Hume revisa alguns dos conceitos mais importantes de sua filosofia, tais como os de justiça e causação. O pensamento de David Hume (1711-1766) repercute até os nossos dias, não só na filosofia, mas também em áreas afins, incluindo as ciências políticas, sociais, econômicas, literárias etc. A única obra sua ainda não traduzida para o português é a História da Inglaterra, que se constitui numa fina análise das circunstâncias sociais e políticas inglesas em diferentes épocas, sob os diversos aspectos acima citados. Este projeto agrega parte do grupo de estudiosas do pensamento de Hume que se formou recentemente para realizar a tradução coletiva da História, acompanhada de aparato crítico, ciente de que o serviço que prestaremos alcança, além de recursos bibliográficos e ferramentas de pesquisa, possíveis respostas para problemas prementes da atualidade social e política. Alguns exemplos: na História da Inglaterra, encontramos iluminadores estudos acerca da formação de estados nacionais, relação entre mulheres e o poder político, efeitos da ciência e da tecnologia no conjunto da sociedade, migrações do campo para as cidades. A fim de obter coerência e uniformidade na tradução, a equipe interdisciplinar do projeto vai reunir-se periodicamente e prestar ajuda mútua sempre que aparecerem dificuldades. Vai se cercar de textos da época, como outras histórias modernas e a obra do próprio Hume, que permitam uma fidelidade semântica. É nossa intenção consultar os dicionários e enciclopédias da época, algumas histórias antigas (Tácito), bem como a literatura que forjou o estilo de Hume (Cervantes).
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
Sun Sep 25 00:00:00 BRT 2022-Tue Sep 30 00:00:00 BRT 2025
Livia Melo Villar
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação de aspectos clínicos, epidemiológicos, genéticos e virológicos associados as infecções pelos vírus das hepatites
Resumo:
As hepatites virais são um problema de saúde pública. Conhecer sua epidemiologia é fundamental para alcançar as metas da agenda 2030 da OMS de eliminação das hepatites virais. Os grupos de maior vulnerabilidade são populações-chave no alcance da meta de eliminação. Porém, muitos indivíduos desconhecem sua condição de portadores crônicos e permanecem sem tratamento, contribuindo para alta morbi-mortalidade. Neste estudo pretendemos investigar aspectos clínicos, epidemiológicos, genéticos e virológicos da infecção pelos vírus das hepatites. Como objetivos específicos pretendemos: (i) estimar a prevalência das infecções pelos vírus das hepatites (A-E) em grupos de maior vulnerabilidade: doentes renais crônicos em diálise, profissionais de saúde, indígenas, pessoas vivendo com HIV, quilombolas e usuários de drogas empregando diferentes fluidos biológicos (soro, saliva e SSPF); (ii) caracterizar a variabilidade genética viral, distribuição de genótipos e subtipos virais em populações distintas empregando diferentes fluidos biológicos, avaliando sua distribuição geográfica e as rotas de dispersão de suas variantes; (iii) caracterizar o viroma presente em casos de hepatite aguda de etiologia não definida; (iv) avaliar o perfil imunológico, genético e virológico de pacientes infectados pelos vírus das hepatites B (HBV) ou C (HCV) quanto ao curso clínico-laboratorial e resposta à terapia antiviral; (v) investigar fatores do hospedeiro associados à transmissão materno-fetal e à desfechos gestacionais desfavoráveis em gestantes infectadas pelo HBV e HCV e (vi) investigar fatores do hospedeiro associados à resistência ao tratamento antiviral e à resposta a vacina para hepatite B, através da identificação de polimorfismos genéticos associados ao metabolismo da vitamina D e microRNAs. Este estudo possibilitará compreender os principais aspectos relacionados à estas viroses para que métodos de tratamento e prevenção possam ser mais efetivos e aplicados em larga escala.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
Fri Jan 26 00:00:00 BRT 2024-Sun Jan 31 00:00:00 BRT 2027
Lívia Moreira Barros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
construção, validação e aplicação de cenários simulados para desenvolvimento de habilidades clínicas em semiologia e semiotécnica
Resumo:
Procedimentos clínicos associados às disciplinas de semiologia e semiotécnica apresentam desafios específicos e necessita que a formação acadêmica inclua treinamento qualificado, garantindo que os futuros enfermeiros estejam preparados para realizar esses procedimentos de forma eficaz e segura. Assim, considera-se pertinente o uso de metodologias ativas durante a graduação em enfermagem, pois, apesar dos esforços para a garantia da segurança do paciente, não conformidades são comuns na realização desses procedimentos, os quais podem causar danos aos pacientes, além de estarem associados ao aumento do nível de ansiedade e medo por parte dos acadêmicos durante as vivências práticas. Com isso, esse estudo visa elaborar intervenções pedagógicas com simulação realística para desenvolvimento de habilidades técnicas e não-técnicas em acadêmicos da área da saúde na realização de procedimentos da Semiologia e Semiotécnica. Trata-se de estudo multimétodos que será conduzido em duas fases: na Fase 1 ocorrerá levantamento bibliográfico; construção dos cenários/roteiros e validação por experts. Já a Fase 2 será representada pela aplicação dos cenários com simulação durante as práticas de laboratório de semiologia e semiotécnica com alunos da graduação em enfermagem. Neste estudo, pretende-se desenvolver cenários simulados sobre as temáticas: administração de medicamentos; higiene bucal; cateterismo vesical; sinais vitais; laserterapia em feridas; oxigenoterapia com elmo; punção venosa periférica e comunicação efetiva para surdos. Para cada tema, serão estabelecidos objetivos de aprendizagem para cada cenário de simulação a partir dos critérios SMART e taxonomia de Bloom. Resultados deste estudo embasarão estratégias de ensino eficazes em sala de aula e motivarão a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Adicionalmente, promoverá a compreensão da importância da aprendizagem baseada no diálogo e na construção coletiva de conhecimento, alinhando ao construtivismo
Instituição/UF/País:
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
Vigência:
Thu Jan 11 00:00:00 BRT 2024-Sat Jan 31 00:00:00 BRT 2026
Lívia Moreira Barros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
simulação in situ para desenvolvimento de habilidades no autocuidado de pessoas com doenças cardiometabólicas
Resumo:
Diante da crescente prevalência de Doenças Cardiometabólicas (DCM), é pertinente o desenvolvimento de estratégias inovadoras no cuidado de enfermagem. A simulação in situ mostra potencial significativo para capacitar pacientes a desenvolverem habilidades práticas no gerenciamento de DCM. Com a simulação, é possível ensino de habilidades de forma segura e controlada, proporcionando, aos pacientes, a oportunidade de praticar ou aprimorar tais cuidados. Assim, surge a questão: aplicação da simulação in situ pode aprimorar habilidades de autocuidado em pessoas com DCM, contribuindo para melhor gestão em saúde? Com isso, esse estudo tem como objetivo construir e validar cenários de simulação in situ para desenvolvimento de habilidades no autocuidado de pessoas com DCM. Trata-se de estudo multimétodos que será conduzido em duas fases em que haverá levantamento bibliográfico; construção dos cenários/roteiros e validação por experts. Será realizada revisão de escopo com intuito de mapear aspectos do autocuidado de DCM que podem ser abordados por meio de cenários simulados. Pretende-se a construção de três cenários: verificação da glicemia capilar, mensuração da pressão arterial com aparelho de pulso e aplicação de insulina. Justifica-se escolha desses procedimentos devido à experiência em pesquisas anteriores em que foi identificado dúvidas dos pacientes sobre a temática, além de ser possível aquisição dos materiais na farmácia comunitária. Após construídos os roteiros de cada cenário, haverá validação com experts. A Fase 2 será representada pela aplicação dos cenários com simulação in situ com estudo quase-experimental e multicêntrico em três Unidades de Atenção Primária a Saúde localizadas em Redenção, Acarape e Baturité no Maciço de Baturité, Ceará, Brasil. O público será pessoas com DCM. Será implementada intervenção educativa para aquisição de conhecimentos teóricos e, em seguida, serão aplicados cenários simulados para desenvolvimento de habilidades no autocuidado.
Instituição/UF/País:
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lizzy Ayra Alcântara Veríssimo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de matrizes cromatográficas para a purificação de b-glicosidase de aspergillus caespitosus seguido de encapsulação
Resumo:
B-glicosidases são enzimas que catalisam a hidrólise de ligações b-glicosídicas em dissacarídeos e oligossacarídeos sendo usadas na produção de agliconas a partir de isoflavonas, na extração de óleos vegetais por processos verdes, em biorrefinarias para degradação de celulose, na biossíntese compostos aromáticos em bebidas, entre outros. Comparadas a catalisadores químicos, as b-glucosidases têm o potencial de transformação da biomassa de maneira ambientalmente segura. Fungos filamentosos são explorados comercialmente como produtores de enzimas devido à sua alta produtividade. No caso da espécie Aspergillus caespitosus, este microorganismo é facilmente cultivado, reconhecido como seguro, secretor de enzimas extracelular e, até o momento, não foi prospectado como produtor de b-glicosidase. Apesar da cromatografia por troca iônica ser empregada na purificação de b-glicosidase, os protocolos utilizam comumente matrizes cromatográficas comerciais, que possuem baixa capacidade volumétrica de processamento, o que implica em um baixo rendimento de produto final. Os criogéis macroporosos são materiais reconhecidos por sua elevada porosidade e capacidade de processamento de soluções não clarificadas, sem afetar a eficiência de purificação. Outra grande vantagem dos criogéis é a sua versatilidade quanto à funcionalização química e enxertia de ligantes de acordo com a molécula-alvo que se pretende purificar. A prospecção e identificação de novas fontes produtoras de enzimas aliado às demandas por novas matrizes cromatográficas de menor custo, maior eficiência e capacidade volumétrica de processamento são as forças motrizes dessa proposta, que tem por objetivo desenvolver criogéis inovadores funcionalizados com ligantes contendo os grupos funcionais ácido sulfônico ou sulfomoil, para a purificação da b-glicosidase de A. caespitosus por troca iônica. Ao final, as enzimas purificadas serão empregadas como ativos em microesferas, visando potenciais aplicações biotecnológicas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
Sat Dec 02 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lorane Izabel da Silva Hage Melim
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
observatório reviver: diagnóstico situacional e estratégia de acompanhamento epidemiológico de pessoas vivendo com doença de alzheimer e doença de parkinson no amapá
Resumo:
Esta será uma pesquisa de ação, com caráter descritivo e analítico, que tem por objetivo geral realizar diagnóstico situacional e estratégia de acompanhamento epidemiológico de pessoas com Doença de Alzheimer (DA) e Doença de Parkinson (DP) no Estado do Amapá. Será desenvolvida de forma virtual nos 16 municípios, através de uma plataforma denominada Observatório Reviver. Este vem corroborar com as atuais evidências científicas, propondo para o Estado do Amapá uma metodologia que possibilite fazer o diagnóstico situacional de pessoas com DA e DP, bem como desenvolver uma plataforma para monitoramento epidemiológico e tomada de decisões em saúde, dando ênfase a esta população carente de dados consolidados e que norteiem a gestão e manejo de políticas de saúde do Estado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Amapá - AP - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lorena Cândido Fleury
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
controvérsias, conflitos e arranjos tecnopolíticos na governança climática brasileira contemporânea
Resumo:
O projeto pretende analisar as controvérsias e conflitos em torno da construção e uso de arranjos tecnopolíticos públicos e privados que visam enfrentar as mudanças climáticas. Concentra-se em três frentes de investigação: a) arranjos públicos: visa mapear e analisar os instrumentos de política pública climática em nível federal, incluindo documentos e audiências públicas, para compreender como esses instrumentos são formulados, os conceitos científicos mobilizados e os interesses e disputas subjacentes; b) arranjos privados: interessa entender as disputas em torno da construção e usos de arranjos tecnopolíticos privados que prometem produzir soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, tomando como caso-exemplar os arranjos que governam cadeias de commodities, em particular, os da soja; e c) arranjos tecnocientíficos: mapeará grupos de pesquisa que investigam as mudanças climáticas e analisará como esses grupos estão integrando e dialogando interdisciplinarmente para abordar a governança climática. Embasado nos estudos sobre as relações entre ambiente, sociedade, desenvolvimento e tecnologias, do grupo TEMAS (Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade), vinculado à UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o projeto busca contribuir para o avanço do conhecimento sobre a governança das mudanças climáticas no Brasil a partir de uma perspectiva sociológica. Espera-se, com isso, analisar como os arranjos tecnopolíticos públicos e privados relacionados às mudanças climáticas são formulados, quais conceitos científicos são utilizados, a quais interesses se vinculam e em quais conflitos e disputas estão envolvidos. Além disso, o projeto pretende ter impacto na formação de pesquisadores e na divulgação científica, bem como influenciar a discussão sobre ciência, governança e participação social na tomada de decisões relacionadas ao clima.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
Mon Dec 04 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lorena Lima de Moraes
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
acesso da população rural à saúde: uma análise das desigualdades socioterritoriais, étnico-racial e de gênero
Resumo:
A presente proposta de projeto pretende analisar a mobilidade e o acesso à saúde da população rural, moradora de cidades pequenas e médias das diferentes regiões brasileiras ao SUS, considerando as desigualdades socioterritoriais, etnicorraciais e de gênero para a identificação de Determinantes Sociais em Saúde (DSS) no processo saúde-doença, sobretudo no pós-pandemia. As pesquisas vêm indicando a necessidade de estudos sobre a questão da mobilidade rural-urbana no acesso aos serviços e políticas públicas, evidenciando dificuldades enfrentadas por mulheres rurais em situação de vulnerabilidade e isolamento socioespacial, no contexto dos povos e das comunidades tradicionais e da agricultura familiar. Doenças de alta complexidade têm como desafio o processo de deslocamento, sobretudo em cidades interioranas, que ficam à mercê de altos valores de passagens e quantidade de tempo para acessar os serviços médicos. Parte-se de levantamento de dados no Ministério da Saúde, DATASUS, Censos e Secretarias Municipais para, em pesquisa de campo, realizarmos entrevistas junto às populações rurais de cinco macrorregiões brasileiras. Espera-se, com esta pesquisa a identificação de desigualdades sociais que acometem as mulheres rurais no acesso aos tratamentos, subsidiando pesquisas e elaboração de políticas públicas orientadas para o acolhimento da Agenda 2030, no cumprimento de pelo menos quatro objetivos do desenvolvimento sustentável: ODS03 Saúde e bem estar; ODS05 Igualdade de gênero; ODS10 Redução das desigualdades; OS16 Paz, justiça e instituições eficazes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Lorena Luana Wanessa Gomes Garcia
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Arqueologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
arqueologia e histórias de vida: pesquisa arqueológica colaborativa na terra indígena tupinambá de belmonte (ba)
Resumo:
Este projeto propõe a realização de pesquisa arqueológica colaborativa na Terra Indígena Tupinambá de Belmonte, situada no extremo sul da Bahia. A proposta surge de uma demanda feita pelos Tupinambá, os quais propuseram o estudo dos sítios arqueológicos em seu território. Trata-se, sobretudo, da realização de levantamento arqueológico em terra indígena, pautado nos pressupostos das arqueologias colaborativas; arqueologia do presente e etnografia arqueológica. Espera-se com essa pesquisa produzir conhecimento sobre a ancestralidade indígena da T.I.; contribuir para a formação de pesquisadores indígenas e autonomia dessas populações na gestão de seu próprio patrimônio cultural; e como arqueóloga, refletir criticamente sobre a ideologia de índios misturados ligada às situações de contato e colonialismo vivenciadas pelos povos indígenas do Nordeste brasileiro, e repensar o modo como as narrativas arqueológicas afetam a vida das populações contemporâneas e vice-versa.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
Vigência:
Thu Dec 28 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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