Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Mauro Antonio da Silva Sa Ravagnani

Engenharias

Engenharia Química
  • síntese de processos para a produção de combustíveis a partir de fontes renováveis: avaliação técnico-econômica e ambiental
  • No presente projeto almeja-se o desenvolvimento de estudos de simulação e otimização, da viabilidade técnica, ambiental, do consumo energético e do investimento econômico, para processos de produção de combustíveis verdes, como diesel, querosene de aviação e hidrogênio, e outros com baixo teor de carbono a partir de fontes renováveis. Simuladores comerciais (Aspen Hysys e Aspen Plus) serão usados devido aos confiáveis modelos e pacotes termodinâmicos neles disponíveis. Dados experimentais disponíveis na literatura serão utilizados para o desenvolvimento das rotas de produção. Processos convencionais e não convencionais serão estudados (transesterificação, hidrotratamento e pirólise, reforma do biometano e outros). Para a definição das rotas químicas será desenvolvido projeto ótimo do sistema de reações, visando a melhor configuração de reatores, em diferentes temperaturas e pressões, de modo a aproveitar o calor gerado pelas etapas exotérmicas e minimizar os insumos energéticos e tamanho dos equipamentos, e de estudos cinéticos para determinação de equações de taxa de reação, constantes cinéticas e condições operacionais ideais para a produção dos diferentes combustíveis. Serão utilizadas técnicas de otimização para a minimização de custos e impactos ambientais nos processos estudados em MATLAB, GAMS e outros ambientes e ferramentas para avaliação do ciclo de vida dos processos e produtos formados. Incertezas na matéria prima, energia e nos produtos formados serão incorporadas aos modelos. Como resultados, espera-se o desenvolvimento de modelos de otimização e simulação de processos para a produção dos combustíveis, com rotas inovadoras. Ao final, serão disponibilizados à comunidade acadêmica e industrial os modelos e os códigos computacionais desenvolvidos. O trabalho será desenvolvido pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), em conjunto com a UFPE, a UTFPR, a Universidad de Alicante (Espanha) e a empresa Origem Energia SA.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • Wed Dec 13 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
Foto de perfil

Mauro Augusto Burkert Del Pino

Ciências Humanas

Educação
  • a economia política da ausência na escola pública
  • O problema da pesquisa desenvolve-se num contexto de mudanças no cenário político educacional brasileiro. Há profundas carências para o exercício do trabalho e do estudo na educação pública, tanto no ensino básico como no superior, oriundas de uma nova posição do estado frente à constituição de um sujeito empreendedor, que enfraquece a noção de direito público. Isto tem levado a comunidade escolar a criar soluções para os desafios, resistindo à precarização e inventando-se na política da falta. O problema da pesquisa é compreender como esse processo configura um cenário de novas relações na escola, contribuindo para a desobrigação estatal e a criação de uma comunidade escolar empresária de si. A hipótese da pesquisa é que a escola passa a ter que resolver as suas carências através de uma economia política que cria uma performatividade que abrange a subjetividade, as práticas institucionais, a economia e o governo. Disto decorre o conceito de economia política da ausência, que tem como premissa compreender as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens que visam atender às necessidades no interior da escola pública, bem como as leis que regem tais relações. A hipótese é plausível, uma vez que são os sujeitos que atuam na escola que colocam as políticas em ação, as interpretam e as recriam. O objetivo da pesquisa é estudar as relações sociais da produção de mecanismos que visam superar as ausências existentes no cotidiano escolar, identificando seus motivos em relação aos interesses locais e globais. A metodologia utilizada é de abordagem quanti-qualitativa que busca articular resultados de um survey junto aos docentes da rede municipal de ensino de Pelotas com dados produzidos em grupos focais com professores e gestores de diferentes escolas. Toma como referência a abordagem do ciclo de políticas e a teoria da atuação. Os resultados serão analisados a partir das dimensões contextuais da atuação da política, através da análise de conteúdo.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026