Projetos de Pesquisa

 

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Alan Thyago Jensen

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • síntese de complexos de ferro, cobalto e níquel ii e seu uso como catalisadores para a produção de poliolefinas e borrachas sintéticas de base biológica
  • O projeto apresenta uma proposta de síntese de complexos metálicos de íons Fe(II), Co(II) e Ni(II) com bases de Schiff tridentadas para uso como catalisadores para polimerização do estireno e de terpenos como o beta-mirceno. As bases de Schiff serão obtidas em reações entre o 5-bromo-1-salicilaldeído com aminas primárias como a N-naftiletilenodiamina e com alguns beta-aminoácidos. Os complexos inéditos serão caracterizados e terão sua atividade catalítica avaliada em reações de polimerização de monômeros vinílicos e na homo e copolimerização para obtenção de borrachas de base biológica de beta-mirceno e estireno. Os materiais poliméricos obtidos, em processos de polimerização em meio homogêneo e heterogêneo, serão caracterizados e terão suas propriedades avaliadas em relação aos materiais plásticos e elastoméricos oferecidos comercialmente. Espera-se a obtenção de uma nova classe de catalisadores com elevada atividade catalítica na síntese de poliolefinas e/ou na síntese de borrachas terpênicas mais sustentáveis e de elevado interesse tecnológico. Além disso, espera-se que os materiais poliméricos obtidos apresentem propriedades semelhantes ou superiores seus similares comerciais.
  • Universidade Federal do Oeste da Bahia - BA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Alane Cabral Menezes de Oliveira

Ciências da Saúde

Nutrição
  • interação entre perfil da microbiota intestinal e estado nutricional materno sobre marcadores de estresse oxidativo, inflamação e desfechos perinatais adversos em gestações com pré-eclâmpsia
  • A microbiota intestinal é um importante fator na manutenção do processo saúde-doença. Durante a gestação há mudança dessa colonização bacteriana da microbiota materna, que pode sofrer influência do estado nutricional, estresse oxidativo e inflamação, interferindo no êxito gestacional, levando a doenças como a pré-eclâmpsia (PE) e de piores desfechos perinatais. O estudo objetiva avaliar a interação entre perfil da microbiota intestinal e estado nutricional materno sobre marcadores de estresse oxidativo, inflamação e sobre a presença de desfechos perinatais adversos em gestações com PE. Estudo longitudinal realizado com gestantes assistidas no Hospital Universitário (recrutamento das gestantes com PE n=60) e em unidades básicas de saúde dos municípios de União dos Palmares-AL e Salvador-BA (gestantes de risco gestacional habitual (sem doenças), n=60). A pesquisa procederá em três etapas, (1): a) triagem/ b) coleta de dados maternos a partir da aplicação de formulário padronizado para coleta de informações socioeconômicas, de estilo de vida, clínicas, de pré-natal, antropométricas e dietéticas/ c) coleta de sangue venoso para avaliação de biomarcadores de estresse oxidativo e inflamação: enzimas antioxidantes, antioxidantes não enzimáticos, marcador de peroxidação lipídica e marcadores e d) coleta de fezes para análise da microbiota fecal;(2): Nova avaliação dietética, e (3) - Coleta de dados de pós-parto para avaliação dos desfechos perinatais de interesse da pesquisa. Os dados da pesquisa serão analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS (Statistical Package for Social Science), com p<0,05 como significativo, visando a caracterização da amostra estudada, e associar o perfil da microbiota com o estado nutricional materno, marcadores de estresse e inflamação, e com desfechos perinatais. Projeto aprovado pelo CEP da UFAL sob processo de nº 65799922.0.0000.5013, como centro coordenador da pesquisa.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026
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Albertina Pimentel Lima

Ciências Biológicas

Ecologia
  • distribuição e biogeografia da biodiversidade na amazônia ocidental
  • O PPBio-AmOc reúne a maioria dos pesquisadores trabalhando com a biodiversidade na região e possui a maior rede de sítios de pesquisa integrada da América do Sul. No entanto, na última década, sofreu com a falta de recursos para a manutenção dos sítios e coleta de dados. O problema continua, visto que a chamada atual disponibiliza menos de R$2/km2 na Amazônia. Por isso, esta proposta foca em alguns aspectos críticos para gerar os dados básicos necessários para avaliações preliminares sobre a distribuição e biogeografia da biodiversidade na Amazônia ocidental. Não será possível trabalhar em todos os módulos de pesquisa do PPBio-AmOc e, dependendo do estado de conhecimento sobre o assunto, as ações serão divididas em duas estratégias. Para questões com metodologia já consagrada, informações padronizadas serão coletadas em pelo menos 20 módulos e para técnicas novas estudos de viabilidade serão conduzidas em um número menor de locais. Isso impede ou dificulta a tomada de decisão sobre prioridades para conservação; o uso sustentável de espécies de valor econômico; e a elucidação das relações entre a biodiversidade e processos ecossistêmicos. Assim, esta proposta visa elucidar os fatores que determinam a distribuição da biodiversidade na Amazônia, regional e localmente. Os participantes do PPBio-AmOc já responderam questões importantes para a ciência e para tomadores de decisão em relação à biodiversidade amazônica e os processos ecossistêmicos associados, e estes estudos já geraram centenas de publicações em revistas de renome. O sistema RAPELD já se mostrou eficaz em estudos ecológicos integrados em escalas locais, regionais, nacionais e internacionais, e os dados gerados tem sido usados para relatórios de impactos ambientais, publicações científicas, guias de campo, e publicações em linguagem acessível ao público geral, incluindo povos indígenas.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
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Alberto Ferreira De Souza

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desenvolvimento de novas tecnologias de inteligência artificial para veículos autônomos
  • Veículos autônomos têm o potencial de revolucionar o paradigma técnico econômico vigente, redefinindo as operações de transporte e logística, dispensando a necessidade de motoristas e operadores, melhorando a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões nas operações de transporte, otimizando a gestão e operação logística e aumentando a taxa de utilização dos veículos. Sendo assim, é fundamental o desenvolvimento desse tipo de tecnologia no Brasil integrada com a capacitação de pessoal. Este projeto tem por objetivo o desenvolvimento de novas tecnologias de Inteligência Artificial para veículos autônomos nas áreas de Localização, Mapeamento, Percepção e Navegação. O escopo consiste em: (i) revisar a literatura; (ii) desenvolver os novos algoritmos; (iii) validação nos diferentes tipos de veículos (iv) validação em ambiente operacional real da Indústria sem intervenção humana, comprovando a solução em todos os aspectos de sua missão operacional. O principal resultado deste projeto é a disponibilização de uma tecnologia totalmente nova e disruptiva, um Sistema Autônomo capaz de atender às solicitações de transporte sem interferência humana. O Sistema proporcionará maior eficiência operacional, redução de custos e emissões, otimização da gestão e da operação logística, implementando conceitos da indústria 4.0, proporcionando o aumento da competitividade da indústria brasileira, fortalecimento da interação entre indústria, ICTs e startups e capacitando de pessoal.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 09/01/2023-31/07/2025