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Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário São Camilo
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Colégio Estadual do Campo de Campo Formoso
Colégio Estadual José de Anchieta EFM
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Colégio Pedro II
COMISSAO NACIONAL DE ENERGIA NUCLEAR
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
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Escola de Enfermagem da USDP
Escola de Guerra Naval
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Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido de Assis Queiroga
Escola Superior de Propaganda e Marketing
Escola Superior Dom Helder Câmara
Espaço Ciência Viva
FABNS
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
Faculdade Santa Casa BH
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Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Carlos Chagas
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação de Parques Municipais
Fundação Dom Cabral
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
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Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Joaquim Nabuco
Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho
Fundação Mamíferos Aquáticos
Fundação Meridional
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paranã-buc para Estudos e Pesquisas Arqueológicas
Fundação Pio XII
Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Fundação Universidade Regional de Blumenau
FUNDO MUNICIPAL DE EDUCACAO DE CAETANOS
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado de Alagoas
Governo do Estado de Minas Gerais
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Maranhão
Governo do Estado do Piauí
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Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Sírio-Libanês
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Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
Hospital Universitário Professor Edgard Santos/Ebserh
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IEMA
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Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Inteligência Artificial na Saúde
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Instituto de Pesca
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisa PENSI
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Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá
Instituto de Pesquisas da Marinha
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Instituto de Saúde
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Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto do Câncer do Ceará
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Maranhão
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
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Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
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Laboratório Nacional de Energia e Geologia
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Museu de Astronomia e Ciências Afins
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Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
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Melby Karina Zuniga Huertas
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
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Currículo
Título do Projeto:
o ensino de data analytics nos cursos de administração de empresas no brasil
Resumo:
O avanço tecnológico proporciona às empresas duas vantagens essenciais: a análise detalhada de dados sobre os consumidores e cidadãos e a disponibilidade crescente de informações em bancos de dados na nuvem. Isso permite que as empresas ofereçam ofertas altamente personalizadas e adaptadas às preferências individuais dos consumidores ou de segmentos de mercado. Mas, para isso, as empresas precisam de profissionais preparados para lidar com dados. Nesse cenário, cursos de graduação tradicionais como Administração de empresas precisam formar um profissional preparado para atender a essa demanda crescente do mercado, ou seja, entregar egressos preparados para extrair o maior benefício dos dados disponíveis para suportar a tomada de decisões. Nessa linha, as novas DCNs orientam desde 2021 mudanças nos cursos de graduação em Administração. Se trata de um processo de adaptação em andamento, carente de subsídios que auxiliem na tomada de decisões. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é propor um processo para implementar o ensino de Data Analytics (DA) nos cursos de Administração no Brasil. Dele se desprendem quatro objetivos específicos: i) identificar as melhores práticas de ensino de ciência de dados na Administração; ii) preparar um o diagnóstico do estágio atual do ensino de ciência de dados nos cursos de graduação em Administração no Brasil; iii) identificar as necessidades do mercado quanto às competências e habilidades em ciência de dados de profissionais de administração; iv) validar uma proposta para implementação do ensino de ciência de dados em cursos de Administração. Nesse propósito, após a revisão da literatura sobre o tema, serão realizadas pesquisas mistas atendendo a cada objetivo específico. Espera-se gerar subsídios que contribuam com o aprimoramento dos cursos de graduação em Administração no Brasil.
Instituição/UF/País:
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS - SP - Brasil
Vigência:
04/12/2023-31/12/2026
Melissa de Mattos Pimenta
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a aplicação do acordo de não persecução penal (anpp) pelo ministério público federal: discricionaridade e seletividade em suas escolhas de política criminal
Resumo:
A introdução do acordo de não persecução penal (ANPP) no sistema de justiça brasileiro ampliou o leque de ferramentas negociais do Ministério Público, aumentando a discricionariedade de seus membros e incrementando a autonomia institucional. Embora a literatura em administração da justiça e sociologia dos tribunais tenha no conceito de seletividade uma das chaves para a compreensão da tomada de decisão por parte das instituições da justiça criminal, o Ministério Público Federal ainda não é foco de análises tal qual outras instituições, como as polícias, tornando-se relevante investigar quem essa instituição ainda quer como réu em ações penais. Assim, questiona-se: quais fatores explicam o oferecimento ou não de acordos de não persecução penal pelos membros do Ministério Público Federal? Sustentamos duas hipóteses principais: A) uma maior capacidade institucional, refletida no orçamento e no número de procuradores e servidores, indicaria uma maior capacidade de atuação nos processos criminais, e, portanto, menor necessidade de oferecimento de ANPP; e B) as diretrizes de política criminal da instituição e as representações e práticas de seus membros definem crimes e sujeitos relevantes, como casos graves de corrupção e organizações criminosas do tipo empresarial, que devem ser objeto de denúncias, direcionando os acordos de não persecução penal ao público tradicional da justiça criminal, com baixo poder aquisitivo, considerado menos relevante. A hipótese "A'' será testada a partir da análise de dados quantitativos obtidos a partir de um levantamento dos acordos oferecidos pelas unidades do Ministério Público Federal, utilizando medidas de estatísticas descritivas, modelos OLS (ordinary least squares) e análise de redes. A hipótese B será investigada a partir de dados quantitativos acerca dos tipos de crimes objeto de ANPP, da análise de conteúdo de processos em que houve recusa no oferecimento de ANPP, e de entrevistas e grupos focais com procuradores da República.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
17/01/2023-28/02/2026
Melissa Hanzen Pinna Valentim
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
proteômica e histotecnologia do biofilme de leptospira interrogans por cepas autóctones em infecção aguda
Resumo:
Leptospirose é uma zoonose reemergente em que os cães se caracterizam como hospedeiros altamente susceptíveis, cujo envolvimento renal é relevante aspecto clínico e epidemiológico. Infecções relacionadas à biofilmes apresentam elevada morbidade e comprometimento terapêutico. Leptospiras são capazes de formar biofilmes in vivo e in vitro, contudo, seu papel na infecção aguda ainda não foi investigado. A formação de biofilme nos túbulos renais pode atuar como barreira protetiva, com consequente colonização persistente, configurando como importante agravo de saúde pública, de modo que estes caninos eliminam organismos viáveis através da urina, servindo como fonte de infecção, principalmente em áreas endêmicas. Previamente, nosso grupo de pesquisa isolou e caracterizou (NGS) cepas de L. interrogans a partir de cães com leptospirose aguda, com a identificação de genes relacionados à formação de biofilme. A partir das mesmas cepas, documentamos a formação de biofilme maduro in vitro com 7 dias de incubação. Observamos também que estas cepas necessitam de concentração de antimicrobianos de 13 a 16 vezes maiores para inibição de crescimento de leptospiras em biofilme, se comparado com sua forma planctônica. Partindo da premissa de que estas cepas possuem potencial para formação de biofilme, propomos a utilização de histotecnologia para investigar a formação de biofilme e distribuição renal de leptospira no parênquima dos mesmos cães em que obtivemos as cepas autóctones, na vigência de quadro agudo. Adicionalmente, pretende-se o estudo comparativo da proteômica de Leptospira, sob condições planctônicas e em biofilme, para avaliação das proteínas diferencialmente expressas e suas prováveis funções. Estes resultados irão contribuir de forma significativa para a compreensão da patogênese da infecção em modelos agudos, com possíveis reflexos práticos envolvendo o manejo clínico de pacientes, minimizando o risco zoonótico.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
06/12/2023-31/12/2026
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