Projetos de Pesquisa

 

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Maria Aparecida Lima dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • a formação de professores no contexto das políticas educacionais: a implementação e as relações entre o novo ensino médio, a bncc e a bnc-fp
  • Nas últimas décadas, a política de formação de professores no Brasil vem passando por transformações que impactam os modos de pensar, planejar e organizar os projetos de cursos e seus currículos. Ao abandonar o paradigma da racionalidade técnica e adotar o paradigma da racionalidade prática, no início do século XXI, os dispositivos normativos criados pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) disseminam um discurso sobre o papel do currículo, seja da Educação Básica, seja da formação inicial e continuada, que merece ser problematizado. Assumindo centralidade nas políticas educacionais e associado à noção de qualidade da educação, o currículo vem sendo instituído como o lugar que tem a função de diminuir os problemas e eliminar as desigualdades via regulação e controle do trabalho docente. Diante da necessidade de exacerbar as características dos inúmeros projetos e sujeitos que compõem essa arena de disputas, assim como o caráter articulado da mesma com reformas curriculares de inspiração neoliberal, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores (BNC-FP), a equipe associada a esse projeto de pesquisa conduzirá investigação dos processos de formulação e implementação de políticas educacionais e curriculares voltadas ao Ensino Médio, assumindo como pontos de confluência a reforma decretada pela lei 13.415/2017 e observando, centralmente, de que maneira a organização em Áreas de Conhecimento dessa etapa da escolaridade incide na reestruturação da Educação Básica e da Educação Superior como um todo, cujos impactos na vida profissional de egressos e profissionais licenciados em atuação ainda não foram devidamente analisados.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Aparecida Viggiani Bicudo

Ciências Humanas

Educação
  • uma filosofia fenomenológica da educação matemática
  • Este projeto tem por meta dar um salto teórico ao retomar os estudos e as investigações realizadas, por quase quatro décadas, pelo grupo de pesquisa que coordeno, FEM - Fenomenologia em educação matemática (https://www.sepq.org.br/fem) a respeito de questões concernentes ao conhecimento matemático, olhadas da perspectiva da visão fenomenológica. Em específico, focar as investigações que os quatorze subgrupos, do projeto em desenvolvimento, credenciado na plataforma Lattes, está realizando a respeito desse mesmo tema. Trata-se de estudos sobre temas cruciais à Filosofia, à Educação e à Matemática, que já apresentam produtos diversificados e que precisam ser compreendidos e articulados, logicamente, em direção a uma teorização. O problema central da proposta é realizar uma meta-análise dos muitos estudos já desenvolvidos a respeito da realidade e da realidade dos objetos matemáticos, dos modos de conhecer articulados às compreensões de possibilidades de ensinar e de educar com ênfase na formação da pessoa, bem como na formação do professor de matemática, com vistas a realizar uma teorização explicitada em linguagem apropriada à filosofia da educação matemática. De modo sucinto, o objetivo deste projeto pode ser assim escrito: apresentar uma Filosofia Fenomenológica da Educação Matemática. A realização desse trabalho é plausível mediante um pensar junto de pesquisadores que estão comprometidos e envolvidos com os estudos já realizados e em realização pelo grupo, bem como com a filosofia da educação matemática. Isso requer encontros presenciais em que se realizará, em grupo, uma meta-análise dos estudos efetuados, bem como um pensar analítico e reflexivo sobre temas, que se evidenciaram nucleares à filosofia da educação matemática.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Augusta Rocha Bezerra

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • canção de ninar na redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal: ensaio clínico randomizado
  • A dor neonatal pode afetar negativamente o comportamento e a adaptação ambiental em recém-nascidos (RN). A longo prazo, tem sido associada a múltiplos resultados negativos, como o desenvolvimento de hipersensibilidade à dor. Entre os procedimentos dolorosos a que os RN são submetidos destaca-se a punção de calcanhar, que é frequentemente inserida nos cuidados de saúde de rotina, como o Programa de Triagem Neonatal Biológica. Diversos métodos não farmacológicos têm-se mostrado eficazes para o alívio da dor durante a realização de punção de calcanhar no período neonatal. Nesse contexto, a musicoterapia é uma alternativa apropriada para esses casos em que a linguagem verbal não se faz presente. A utilização da musicoterapia como alternativa não farmacológica para o manejo da dor causada pela punção de calcanhar ainda é um tema pouco estudado. A partir dessas considerações, estabeleceu-se a seguinte questão norteadora: qual a efetividade da canção de ninar para redução da dor durante a punção de calcanhar na triagem biológica neonatal? Dados de estudos anteriores indicam que a musicoterapia é capaz de reduzir a dor do recém-nascido. No entanto, esse é o primeiro estudo que comparará a redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal entre os RN que ouvirão canção de ninar cantada pelas mães (ao vivo), musicoterapeuta (gravada) e que não ouvirão canção de ninar. Portanto, o objetivo do estudo é avaliar a efetividade da canção de ninar para redução da dor associada à punção de calcanhar na triagem biológica neonatal. Para o alcance do objetivo proposto, realizar-se-á um Ensaio Clínico Randomizado. Os participantes serão distribuídos, de forma aleatória, em três grupos: Grupo intervenção 1 (composto por RN que ouvirão canção de ninar cantada pelas mães); Grupo intervenção 2 (composto por RN que ouvirão canção de ninar gravada pela pesquisadora - musicoterapeuta); e Grupo controle (composto por RN que não ouvirão canção de ninar).
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • Thu Dec 14 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Maria Brigida de Miranda

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • curarte - práticas cênicas para o bem-viver: estudos de gênero e feminismos nas artes da cena
  • O projeto de pesquisa situa-se na Linha de Pesquisa Imagens Políticas e vincula-se ao Grupo de Pesquisa Imagens Políticas do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Propomos a investigação de práticas no campo das Artes Cênicas aliadas aos estudos de gênero e aos feminismos na construção de metodologias artísticas, formativas e de pesquisa. Quais são as metodologias historicamente utilizadas nos estudos de gênero e nos feminismos, quais achados contemporâneos e locais podem permear as Artes da Cena, e conversamente como práticas teatrais feministas podem contribuir para os feminismos como movimentos sociais? A hipótese é que os estudos de gênero e os feminismos em diálogo com as Artes Cênicas podem contribuir na elaboração de dramaturgias e espetáculos, gerando práticas de criação cênica e conteúdos bibliográficos. Miranda, Lyra e Jacobs, que compõem este projeto, são pioneiras nas pesquisas acadêmicas ao entrelaçar as práticas teatrais aos estudos de gênero e feminismos. Miranda estabeleceu a primeira pesquisa acadêmica no Brasil na área em 2006 na UDESC e a partir de 2008 no PPGT da UDESC. Os PPGs da UDESC e da UERJ, têm sido fertilizados por pesquisas teóricas e práticas, publicação de artigos, livros, organização de mostras, seminários temáticos. Observa-se a consolidação dessas ações na Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas com a fundação do Grupo de Trabalho (G.T.) Mulheres da Cena em 2018 pelas profas. Miranda e Lyra junto às colegas Dodi Leal (UFSB), Lucia Romano (UNESP) e Lígia Tourinho (UFRJ). Ainda destacamos as orientações no PPGT da Dra. Franzoni no campo da antropologia, gênero e teatro e pesquisadoras que trazem para o teatro as vivências dos movimentos sociais como é o caso da Dra. Polidoro e das Mestras Costa e Santos. Esse breve histórico indica um campo de produção acadêmica consistente na área investigada, do qual as pesquisadoras deste projeto são protagonistas e pioneiras.
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • Mon Feb 26 00:00:00 BRT 2024-Sun Feb 28 00:00:00 BRT 2027
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Maria Caramez Carlotto

Ciências Humanas

Sociologia
  • determinantes da politização feminina: uma análise da trajetória social, política e escolar das deputadas federais eleitas em 2022
  • O projeto propõe analisar a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas federais em 2022, identificando determinantes do seu processo de politização. A pesquisa parte da literatura que constata o déficit de representatividade de raça e gênero na política institucional brasileira, mas busca inverter o olhar predominante dos limites para os determinantes da politização feminina, bem como de trajetórias bem-sucedidas de mulheres na política, inclusive de mulheres negras. Para tanto, a pesquisa se desdobra em três eixos. O primeiro busca analisar o peso dos determinantes sociais, em particular a experiência de classe, raça e gênero no processo de engajamento político de mulheres. O segundo analisa os determinantes propriamente políticos, com foco na relação dessas mulheres com partidos políticos e movimentos sociais que se fortaleceram na última década, em especial o movimento negro, feminista e o (neo)conservadorismo. Por fim, um terceiro eixo analisa os determinantes culturais, expressos na relação entre escolarização feminina e política, com foco no impacto da trajetória escolar na entrada e permanência na vida política. A hipótese central é que o processo de engajamento das mulheres na política institucional varia conforme a origem social (determinantes sociais) e o processo de politização stricto sensu (determinantes políticos), mas todas as trajetórias têm em comum o peso da hiperescolarização relativa. Metodologicamente, a pesquisa consiste em: 1/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres candidatas ao cargo de deputada federal na eleição de 2022, comparando com o perfil de homens candidatos na mesma eleição; 2/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres eleitas deputadas federais em 2022, comparando com o perfil de homens eleitos; 3/ reconstruir, por meio de entrevistas qualitativas, a trajetória das deputadas federais eleitas em 2022.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • Thu Dec 07 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026