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Instituto Federal de São Paulo
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Instituto Federal Fluminense
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Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
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COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
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Título do Projeto:
estudo dos fatores que influenciam o consumo e a produção sustentáveis em pequenas e médias empresas com a utilização da metodologia ism
Resumo:
Por muito tempo, não houve preocupação e consciência no uso dos recursos naturais. Com o aumento da industrialização e do crescimento populacional desordenado em grandes centros urbanos, o desenvolvimento de soluções ambientais se tornou uma necessidade real. As empresas foram incentivadas a levar em conta as considerações ambientais, e foram criadas práticas de consumo e produção sustentáveis (PCS). O objetivo das PCS é minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de consumo e produção e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade dos serviços e produtos fabricados. No entanto, as economias em desenvolvimento não têm recursos suficientes para atender às necessidades de sustentabilidade. O objetivo principal desta pesquisa é identificar os fatores que influenciam a adoção de práticas de PCS em PMEs. Ainda são poucas as pesquisas e ações sobre PCS em PMEs. Esta pesquisa estuda a importância de aplicar o consumo e produção sustentáveis, com foco em melhorar a qualidade dos produtos e dos processos de fabricação. Essa visão é importante para que os gestores possam priorizar ações para tornar uma empresa sustentável. Acredita-se que as PMEs têm maior dificuldade de implementar práticas de PCS por não existirem metodologias específicas voltadas às suas características. Assim, um dos resultados desta pesquisa será a elaboração de um guia que irá auxiliar as PMEs na implementação de práticas de sustentabilidade, e assim auxiliar na redução dos seus impactos ambientais. Apesar de pesquisas serem realizadas desde 1970 sobre os impactos da ausência de preocupação com a sustentabilidade, após 50 anos, constatou-se que os países em desenvolvimento priorizam seu desenvolvimento econômico e somente depois pensam nos impactos ambientais causados por eles. Com o uso da metodologia ISM, que transforma modelos pouco claros e mal articulados em modelos visíveis e bem definidos, serão priorizados os fatores que influenciam a adoção de práticas de PCS e auxiliar as PMEs.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Denise Fernandes Geribello
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
invisibilidades na história da arquitetura e da cidade: revelando tipologias obscurecidas
Resumo:
No âmbito das investigações em curso dentro do Grupo de Pesquisa Invisibilidades na História da Arquitetura e da Cidade, esta proposta articula temáticas convergentes no sentido de promover novos olhares sobre uma produção arquitetônica, urbana e artística que não comparecem nos livros de história da arquitetura e das cidades, ou então que são tratados de modo ainda incipiente, apagados ou esmaecidos pelas narrativas canônicas da área, incorporando novos elementos na construção desta história. Seja pelo viés do estudo e análise de uma produção dita independente, alternativa ou mesmo marginal um primeiro eixo dos estudos aqui propostos; seja pela identificação e documentação das arquiteturas chamadas de menores, isto é, aquela edilícia ordinária, que responde a diversas funções nas cidades, mas muitas vezes são obliteradas e desconsideradas como elementos importantes para a compreensão do cenário construtivo e do desenvolvimento das cidades o segundo grande eixo de pesquisa; são conteúdos que comparecem muitas vezes de modo superficial ou tangencial nas disciplinas regulares do curso, tornando-se uma necessidade e um desafio a ser enfrentado. Ainda que sem contemplar uma delimitação geográfica rígida, a pesquisa deve privilegiar um olhar para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, expandindo-se um pouco além do Rio Grande, abarcando a região fronteiriça Minas Gerais-São Paulo, nas imediações de Franca/SP. Essa delimitação busca abarcar a área de inserção e influência da própria Universidade Federal de Uberlândia, cuja sede é a cidade de Uberlândia, mas que conta com três campi avançados Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo -, além de atrair diversos estudantes do interior de São Paulo. Espera-se que o projeto tenha impacto na formulação e reformulação do campo da história da arquitetura e da cidade, atingindo, por meio de seminários, mesas redondas, disciplinas e demais atividades, as dimensões da pesquisa, do ensino e da extensão.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Denise Josino Soares
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
semana nacional de ciência e tecnologia no campus afogados da ingazeira - bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
O projeto Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus Afogados da Ingazeira - Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil visa obter apoio para a organização de um evento científico e tecnológico, apoiando a popularização e divulgação científica para atender às cidades que compõem a região do Sertão do Pajeú, no estado do Pernambuco. O evento, a partir da temática terá como objetivo mostrar os aspectos da ciência, da tecnologia e da inovação no Brasil durante os 200 anos desde a independência do Brasil, permitindo pelo acesso a otimização de processos industriais e educacionais. Para a realização da SNCT do IFPE Campus Afogados da Ingazeira, será criado um ambiente em todo o espaço da instituição para que atividades sejam desenvolvidas, permitindo que com essas ações seja possível estimular o raciocínio lógico e abstrato dos estudantes de forma lúdica, criativa e dinâmica, por meio de palestras, minicursos, exposições temáticas, feiras de ciências, olimpíadas educacionais, entre outras atividades. A SNCT do IFPE Campus Afogados da Ingazeira será mais uma forma de mostrar que a instituição está de portas abertas à comunidade externa, fortalecendo e contribuindo assim com a formação do cidadão, à divulgação e popularização da ciência e tecnologia, além de reafirmar que o IFPE está na região para incentivar o desenvolvimento humano, educacional e ampliar as perspectivas de crescimento da região.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Denise Mafra
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Nutrição
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos salutares do sulforafano na doença renal crônica: uma pesquisa translacional
Resumo:
A doença renal crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública, que cursa com altas taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares, que estão envolvidas com estresse oxidativo, inflamação e disbiose intestinal. Pacientes com DRC apresentam menor ativação do fator nuclear eritróide 2 relacionado ao fator 2 (Nrf2), regulador mestre das respostas antioxidantes celulares e, aumento da ativação do inflamassoma (NLRP3) e do fator nuclear kB (NF-kB), além de disbiose intestinal, todos associados à inflamação. Portanto, a modulação destes fatores se constitui importante alvo a ser alcançado na DRC. Neste contexto, o conceito Food as Medicine tem sido proposto pelo nosso grupo como alternativa terapêutica adjuvante para mitigar tais complicações, partindo-se do consolidado conhecimento do papel dos nutrientes sobre a expressão de genes relacionados à inflamação e ao estresse oxidativo. Diante deste cenário, o sulforafano (SFN), encontrado em vegetais crucíferos, é um dos principais ativadores do Nrf2. Entretanto, não há estudos que tenham investigado seus efeitos na expressão de genes e marcadores relacionados à inflamação em pacientes com DRC. A hipótese desse estudo é que a suplementação com SFN possa aumentar a capacidade antioxidante e modular a microbiota intestinal na DRC. Esta pesquisa abordará ensaios in vitro, em modelo animal de DRC e ensaio clínico randomizado crossover duplo-cego com período de washout, onde investigaremos as possíveis alterações metabólicas com o uso do SFN e o seu impacto na modulação da expressão de ativadores e inibidores nucleares da síntese de citocinas (NF-kB, NLRP3 e Nrf2), bem como, sobre o perfil da microbiota intestinal na DRC. Esses objetivos serão alcançados pelas análises clínicas, moleculares e celulares já realizadas pela nossa equipe de pesquisadores, que tem conhecimentos suficientes nas áreas de interações como nutrição, nefrologia, metabolismo de microbiomas, bem como biologia molecular.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
Thu Feb 03 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
Denise Martin Coviello
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
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Currículo
Título do Projeto:
acesso à saúde e vulnerabilidades de migrantes internacionais no contexto de disseminação da covid-19: uma pesquisa interinstitucional em rede colaborativa
Resumo:
A situação de pandemia e as medidas de isolamento social e restrição à mobilidade como medida contingencial de prevenção e combate do contágio do coronavírus no Brasil, geraram várias consequências para a sociedade. Ao considerarmos as profundas desigualdades e situações críticas de vulnerabilidade social percebemos que os impactos são mais graves, pois tais medidas afetaram intensamente as populações mais pobres, nas quais se incluem os migrantes internacionais, expondo-os a diferentes tipos de riscos e ameaças. Esta pesquisa busca investigar como o confinamento e a posterior situação de crise sanitária impactou na vida de migrantes e no acesso ao cuidado e saúde destes. Será realizada uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas com informantes chave e migrantes no Brasil. Trata-se de uma pesquisa em rede, que articula pesquisadores em locais de importante presença de migrantes no Brasil (estados de São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina, Minas Gerais e Amazonas) e no exterior (nos países: Argentina, Espanha, Portugal e Estados Unidos). Pretende-se identificar as problemáticas relacionadas ao acesso à saúde e proteção social dos migrantes internacionais e refugiados, assim como oferecer subsídios às políticas públicas em relação às necessidades desta população no contexto da pandemia de COVID-19. Os resultados desta pesquisa poderão contribuir na identificação dos problemas vivenciados por estas pessoas e fornecer um mapa das principais necessidades sociais e em saúde observadas junto aos migrantes internacionais, possibilitando a formulação de políticas públicas que visem eliminar as desigualdades de acesso a serviços.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Denise Medina de Almeida França
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
o instituto de educação do estado do rio de janeiro e os saberes profissionais do professor que ensina matemática (1930-1980)
Resumo:
O projeto de pesquisa aqui apresentado, será desenvolvido em parceria ao Grupo de História da Educação Matemática (GHEMAT Brasil), que visa buscar indícios do saber matemático presente em diferentes documentos selecionados no Centro de Memória da Educação Brasileira (CMEB) durante o período de 1950 a 1980.Tal pesquisa se fundamentará no ferramental teórico-metodológico da História Cultural, mobilizando categorias de análise postas por Hofstetter e Valente (2017) como saberes profissionais, saberes objetivados, sistematização dos saberes e sua institucionalização. Espera-se que, por meio dessa análise histórica sobre os processos e dinâmicas adotadas na elaboração de saberes profissionais para ensinar, obtenha-se ampla contribuição para o ensino desses saberes nas séries iniciais atuais e na formação de professores.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Wed Mar 23 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Denise Pereira de Alcantara Ferraz
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
ensino de ciências e matemática mediado por tecnologias: um estudo sobre inclusão na microrregião de itajubá
Resumo:
A presente proposta tem sua origem nas discussões estabelecidas nas reuniões e nas pesquisas do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Tecnologias, Educação em Ciências e Inclusão, pois o debate sobre a inclusão escolar no Brasil tem se transformado cada vez mais num verdadeiro embate, provocando polêmica, estridência e polarização. Um de seus maiores impactos tem incidido no âmbito da educação especial, sendo um dos argumentos recorrentes a proposição de que se trata de um novo paradigma que deverá alterar radicalmente a educação de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais na realidade brasileira. Quando se trata de ensinar Ciências e Matemática, esse embate é ainda mais acirrado, pois, o discurso recorrente é o de que as disciplinas da área são mais complexas e, portanto, mais difíceis de serem ensinadas a alguém com limitações. Conhecer e disponibilizar experiências de uso de tecnologias no ensino de Ciências e Matemática nesta perspectiva, será uma contribuição para fortalecer o conjunto de conhecimentos até agora construídos sobre o tema, além de favorecer as práticas inclusivas após sua disponibilização. Diante do exposto, este projeto tem como objetivo geral analisar de que forma as tecnologias têm sido abordadas nas Salas de Recursos Multifuncionais, e quais suas potencialidades de uso em salas de aulas regulares no que concerne ao Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva, na microrregião de Itajubá/MG. Para o cumprimento desta meta, a proposta de pesquisa passará pelas seguintes etapas: 1) Estudos em grupo sobre Tecnologias e Inclusão Escolar; 2) Identificação de AEE nas cidades da microrregião; 3) Agendamento de visitas e entrevistas com o AEE e professores de ciências e matemática; 4) Elaboração e implementação de propostas de intervenção em sala de aula regular com alunos PAEE; 5) Análise dos dados coletados; 6) Divulgação dos dados. Espera-se gerar diálogo entre universidade e escolas da região.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
Vigência:
Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Denise Regina Quaresma da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
observatório de práticas de educação sexual em escolas públicas de ensino fundamental de canoas/rs: diálogos sobre a influência das mídias na sexualidade juvenil
Resumo:
Este projeto é um desdobramento imediato da pesquisa OBSERVATÓRIO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE CANOAS/RS , financiada por meio de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (nível 2) concedida pelo CNPq.Propõe-se um estudo de delineamento híbrido, quali/qualitativo, cujo objetivo geral é investigar como as/os alunos/as de escolas públicas de ensino fundamental em Canoas/RS vivenciam a sexualidade, verificando as influências das redes sociais e da mídia na subjetivação da sexualidade juvenil. Para tanto, buscar-se-á identificar os discursos midiáticos sobre sexualidade conhecidos pelos estudantes, investigando o alcance das redes sociais e da mídia na subjetivação da suas sexualidades. Pretende-se, ainda, identificar os artefatos midiáticos utilizados pelos/as alunos/as, questionando que lugar ocupam na construção da sexualidade juvenil, bem como observar, investigar e discutir os discursos midiáticos na produção de identidades juvenis saudáveis, além de problematizar as discussões que circulam nas escolas sobre a sexualidade e a educação sexual. Além disso, o estudo buscará verificar variáveis como sexo, idade, uso de preservativos ou demais métodos anti concepcionais, primeira relação sexual, gravidez na adolescência e demais variáveis relacionadas ao tema que emergirem na pesquisa. Metodologicamente a proposta de trabalho/pesquisa se organiza em torno das três linhas de investigação apontadas nos objetivos, compartilhando uma atitude epistemologica de dúvidas, por reconhecermos a complexidade relativa às questões da sexualidade. Será utilizada a abordagem quali/qualitativa, para a coleta de dados, elegemos as entrevistas semi-estruturadas, o Grupo Focal, o Diário de Campo e a aplicação de um questionário sócio demográfico. Os dados quantitativos serão transportados e analisados no Programa SPSS, e a interpretação dos dados qualitativos será realizada através da análise do discurso, proposta por Bardin (2011).
Instituição/UF/País:
Universidade La Salle - Canoas - RS - Brasil
Vigência:
Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
Denise Stringhini
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
ii mês da ciência, tecnologia e inovação do ict-unifesp: muito mais do que duzentos anos de ciência
Resumo:
O Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de São Paulo preparou um mês inteiro de atividades online e gratuitas que têm como mote o tema central da 19a. SNCT Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Com a participação da comunidade geral, da comunidade escolar e acadêmica, serão realizados seminários, rodas de conversa, oficinas, exposições e mostras de projetos científicos para todos os públicos. O objetivo deste projeto é popularizar a ciência. Demonstrar como ações e reflexões transversais sobre problemas regionais e globais favorecem a formação de cidadãos globais, aptos a contribuir para o desenvolvimento científico e de inovação do Brasil e para a construção de uma sociedade pacífica, inclusiva e próspera. O Mês de CT&I do ICT realizará em 2022 sua segunda edição, agora no modo híbrido. O evento de 2021 teve participação de pessoas de todos os estados do Brasil e espera-se repetir o sucesso em 2022. Neste ano o Mês promovido pelo ICT contará com a participação de ações de extensão, ensino e pesquisa realizadas em Diadema, Santos, São Paulo e Guarulhos, onde também há outros campi da UNIFESP. A partir deste projeto serão gerados materiais audiovisuais e produtos reaplicáveis de popularização da ciência. Neste ano contamos com o apoio da Cátedra Kaapora e Cátedra Sustentabilidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
Denize Cristina de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a construção social do coronavírus e da covid-19 e suas lições para as práticas de cuidado pessoal, profissional e social
Resumo:
Pretende-se analisar o processo de construção social da COVID-19 e suas relações com as práticas de cuidado de si, do outro e do cuidado profissional de saúde, com vistas ao enfrentamento do medo, da ansiedade, do estigma e dos rumores relacionados à pandemia. Trata-se de um estudo multicêntrico, quanti-qualitativo, com base no construto da Teoria de Representações Sociais, em uma perspectiva multimetodológica. As vertentes de análise serão: 1) estudo das matérias veiculadas pela mídia brasileira deste o início da pandemia; 2) estudo dos conteúdos e da estruturação das representações do Coronavírus e da COVID-19; 3) estudo das práticas de autoproteção, de cuidado do outro e de cuidado profissional de saúde. Para o estudo da mídia serão analisadas matérias veiculadas pela imprensa virtual, desde o aparecimento dos primeiros casos de COVID-19 e nos 18 meses subsequentes; para a análise das representações sociais serão estudadas três macroregiões do estado do Rio de Janeiro, tendo como unidade de análise sujeitos sociais e profissionais de saúde. A amostra será de tipo não probabilística, de conveniência, definida a partir do convite aberto nas redes sociais para participação, associada à técnica de bola de neve. A amostra será de 1200 sujeitos que responderão ao questionário de caracterização socioeconômica e ao questionário de evocações livres de palavras aos termos indutores Coronavírus, COVID-19 e Cuidado à pessoa com COVID-19; e uma subamostra de 80 sujeitos participará de entrevistas semiestruturadas. A análise de dados do questionário de caracterização será estatística descritiva para caracterização dos grupos sociais envolvidos no estudo; as evocações livres de palavras serão analisados a partir de técnicas de análise estrutural das representações sociais, especialmente a análise prototípica e a análise de similitude. A técnica de análise dos dados das entrevistas será do tipo lexical informatizada, com o auxílio dos softwares ALCESTE 4.10.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
Mon Feb 07 00:00:00 BRT 2022-Fri Feb 28 00:00:00 BRT 2025
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