Projetos de Pesquisa

 

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Mauro Augusto Burkert Del Pino

Ciências Humanas

Educação
  • a economia política da ausência na escola pública
  • O problema da pesquisa desenvolve-se num contexto de mudanças no cenário político educacional brasileiro. Há profundas carências para o exercício do trabalho e do estudo na educação pública, tanto no ensino básico como no superior, oriundas de uma nova posição do estado frente à constituição de um sujeito empreendedor, que enfraquece a noção de direito público. Isto tem levado a comunidade escolar a criar soluções para os desafios, resistindo à precarização e inventando-se na política da falta. O problema da pesquisa é compreender como esse processo configura um cenário de novas relações na escola, contribuindo para a desobrigação estatal e a criação de uma comunidade escolar empresária de si. A hipótese da pesquisa é que a escola passa a ter que resolver as suas carências através de uma economia política que cria uma performatividade que abrange a subjetividade, as práticas institucionais, a economia e o governo. Disto decorre o conceito de economia política da ausência, que tem como premissa compreender as relações sociais de produção, circulação e distribuição de bens que visam atender às necessidades no interior da escola pública, bem como as leis que regem tais relações. A hipótese é plausível, uma vez que são os sujeitos que atuam na escola que colocam as políticas em ação, as interpretam e as recriam. O objetivo da pesquisa é estudar as relações sociais da produção de mecanismos que visam superar as ausências existentes no cotidiano escolar, identificando seus motivos em relação aos interesses locais e globais. A metodologia utilizada é de abordagem quanti-qualitativa que busca articular resultados de um survey junto aos docentes da rede municipal de ensino de Pelotas com dados produzidos em grupos focais com professores e gestores de diferentes escolas. Toma como referência a abordagem do ciclo de políticas e a teoria da atuação. Os resultados serão analisados a partir das dimensões contextuais da atuação da política, através da análise de conteúdo.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • Sun Dec 10 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026
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Mauro Caetano de Souza

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • implicações da mobilidade aérea urbana do futuro no planejamento da inovação no transporte aéreo sustentável a partir dos princípios da inteligência artificial.
  • Acredita-se que, em um breve futuro, os principais desafios associados às inovações em transporte aéreo estarão associados, por um lado, à necessidade do aumento da eficiência no uso de recursos naturais e à redução da dependência do setor de combustíveis fósseis, e por outro, à gestão da crescente demanda pelo transporte aéreo individual, principalmente considerando a mobilidade aérea urbana. Tais desafios tem orientado o desenvolvimento de estudos e pesquisas na identificação das necessidades tecnológicas e dos padrões de comportamento das pessoas em relação ao transporte aéreo. Sendo assim, nessa proposta pretende-se melhor explorar as oportunidades e desafios da mobilidade aérea urbana, como caracterizar a infraestrutura e operações com veículos aéreos elétricos de decolagem e pouso verticais (eVTOL), identificar as tendências relacionadas à sustentabilidade nas operações do transporte aéreo, de tal forma que tanto as necessidades do mercado (market-pull), quanto as oportunidades tecnológicas (technology-push) possam ser combinadas na proposição de instrumentos para o efetivo planejamento da inovação no transporte aéreo sustentável. Para tanto, os conceitos de mobilidade aérea urbana, inteligência artificial e sustentabilidade serão utilizados como referência. Como materiais e métodos serão utilizados instrumentos de suporte ao planejamento da inovação, como o mapeamento das rotas tecnológicas (TRM), modelos de processo de desenvolvimento de tecnologia (PDT) e produto (PDP), além de técnicas de tomada de decisão multicritério (MCDM), como a Order Preference by Similarity to Ideal Solution (TOPSIS), Data Envelopment Analysis (DEA), ELECTRE TRI, bem como ferramentais computacionais de inteligência artificial na coleta e tratamento de dados, particularmente o aprendizado de máquinas, como suporte para as inovações em transporte aéreo.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • Wed Dec 07 00:00:00 BRT 2022-Wed Dec 31 00:00:00 BRT 2025
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Mauro Cirano

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • monitoramento da variabilidade regional do transporte de calor e volume na camada superficial do oceano atlântico sul entre o rio de janeiro (rj) e a ilha trindade – movar - triênio 2024-2026
  • O projeto intitulado "MOnitoramento da VARiabilidade Regional do transporte de calor e volume entre o Rio de Janeiro e a Ilha da Trindade (MOVAR)" executa periodicamente, desde agosto de 2004, a radial de alta densidade de XBT AX97, localizada entre Rio de Janeiro e a Ilha Trindade (20S, 30W). Esse projeto é realizado por instituições brasileiras e a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tem como o intuito aumentar o número de observações da Corrente do Brasil em uma região com intensa atividade de mesoescala e de grande importância econômica no país. A radial AX97 é parte integrante do programa Global Ocean Observing System (GOOS) e endossada no plano amostral de linhas de alta densidade apresentado durante a OceanObs 09 e recente reafirmado no OceanObs 19. Esta serie temporal, que já apresenta 19 anos de dados in situ, representa um dos mais longos monitoramentos continuados da Corrente do Brasil. O entendimento da circulação desta parte do oceano Atlântico Sudoeste, através da utilização e análise de dados observados em conjunto com a modelagem numérica representa uma contribuição importante para o desenvolvimento da oceanografia física da região. As metodologias utilizadas para análise dos dados de temperatura, assim como dos parâmetros associados, como a velocidade, o transporte de volume e calor são metodologias baseadas nas melhores práticas vigentes e/ou artigos científicos consolidados. Os dados obtidos ao longo da radial AX97 são assimilados pela maioria dos modelos oceânicos dos principais centros previsores distribuídos ao longo do globo, sejam estes modelos regionais, de bacia ou globais. Em função de todas estas características, também acreditamos que a região da radial AX97 pode ser utilizada como referências tanto para a avaliação dos modelos climáticos do IPCC como também para a avaliação de novas plataformas de aquisição de dados, incluindo gliders e a missão Surface Water and Ocean Topography (SWOT).
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • Wed Dec 06 00:00:00 BRT 2023-Thu Dec 31 00:00:00 BRT 2026