Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Adriana de Carvalho Kuerten Dellagnelo

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a pedagogia da formação de professores na perspectiva histórico-cultural: um processo social, intencional e direcionado, com foco no desenvolvimento profissional.
  • A ação da Universidade no processo de formação do profissional de educação em línguas justifica-se à medida que tal profissional se apropriar de um construto teórico-metodológico que o habilite a imprimir, em sua ação docente, um viés convergente com o substrato de que se apropriou. No entanto, verifica-se que, tipicamente, alunos egressos de Letras, ao assumirem seu espaço de atuação profissional, tendem a incorporar procedimentos metodológicos estereotípicos que caracterizam a realidade escolar, denegando ou relativizando os eixos que deveriam constituir fundamento para sua condição profissional. Isso posto, parece necessário que se explicite o papel significativo que formadores de professores de línguas adicionais e o processo de formação em si desempenham no desenvolvimento profissional dos professores de línguas, de modo a evitar uma perpetuação que, por vezes, nem mesmo os próprios profissionais têm consciência. O objetivo deste projeto é promover estratégias potencialmente capazes de romper com essa estereotipia e, portanto, impactar a prática pedagógica desses profissionais. Para tanto, é preciso observar, acompanhar e documentar o desenvolvimento dos professores com quem trabalhamos em seu processo de aprender a ensinar, e registrar clara e explicitamente a nossa atividade ao mediar essa aprendizagem. O construto teórico-metodológico que guia este projeto baseia-se na teoria sociocultural vygotskiana, que concebe a pedagogia da formação de professores como um processo social, intencional e direcionado. Este projeto se encaixa na interação entre a prática de formação de professores em si, que se pretende caracterizada da forma acima descrita, e o olhar analítico que lançaremos para interpretar os resultados a serem alcançados com essa metodologia de trabalho.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 03/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Adriana de Faria Gehres

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • dancing simply together (dast): explorando as conexões e os fluxos entre dança e complexidade
  • DAST é uma pesquisa sobre relações e produção de diferenças (DELEUZE, 2018), com danças nas sociedades contemporâneas, profundamente marcadas pelas relações entre humanos e não-humanos que vêm se aprofundando na produção de semelhanças. Atualmente, os processos de criação em dança baseados em princípios organizativos (LESTE, 2010), promovem condições propícias para explorar a multiplicidade dos corpos num coletivo, baseadas nos processos complexos e no sentido de togetherness (TSENG, et. al., 2021). No campo da produção e ensino da dança, observa-se o interesse pela improvisação com populações treinadas e não treinadas, em situações que remetem à arte, educação, saúde e ao lazer. Os estudos dos processos neurais em dança têm apontado para a composição de uma área denominada de neuroestética (ZEKI et. al., 2020). Esse projeto se propõe a problematizar as relações entre processos de criação, ensino de dança com diferentes populações em ambientes de arte, saúde, lazer e educação, na ótica das redes funcionais cerebrais dinâmicas, entendidas como sistemas complexos que co-produzem corpos dançantes e sociedades potencialmente comprometidas com a produção das diferenças. Nossa hipótese a ser testada prende-se com a criação e produção de procedimentos de criação e ensino de dança com a improvisação, em situação atual e virtual, com e sem a avaliação de redes funcionais cerebrais, na produção das danças, a partir dos Agent Based Models (CHAUDHRY, 2016), compreendidos com os sistemas complexos, que apontam para uma ética do encontro, uma política de co-produção, gerando danças, estéticas e poéticas auto-organizadas, dança generativa. O estudo se caracteriza como um estudo de abordagem mista de estratégia transformadora com triangulação concomitante (CRESWELL, 2007). Assim, DAST surge pela necessidade de amplificar a discussão acadêmica, para um melhor entendimento ético e político da dança generativa e compreender a dinâmica da conectividade funcional na dança coletiva.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 27/02/2023-28/02/2026
Foto de perfil

Adriana Falangola Benjamin Bezerra

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação econômica das práticas integrativas e complementares em saúde no sistema único de saúde
  • Cada vez mais, instituições de pesquisas têm buscado contribuir com a eficiência e efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS), realizando investigações acerca das políticas públicas e suas implicações na qualidade de vida dos usuários. No que se refere às Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) é evidente o seu uso e disseminação nos serviços públicos mundialmente. Apesar da crescente disponibilidade e popularidade, a implantação e o financiamento público das MTCI não são consensuais e tem sido apontada a necessidade do aumento de estudos acerca da sua eficácia, efetividade e custo-efetividade. No Brasil, MTCI são designadas como Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), e vêm ampliando sua distribuição e quantitativo de atendimentos nacionalmente. Sem, porém, acompanhar-se de pesquisas de efetividade e custo. Neste sentido, este estudo tem como objetivo realizar a avaliação econômica das PICS implementadas no SUS, considerando o contexto de inserção das mesmas e as condições de saúde de maior demanda dos usuários. Propomos avaliar sob a perspectiva do usuário e prestador de serviço, concentrando-se nos custos do cuidado, no custo-oportunidade e nas consequências do cuidado sobre os usuários. Estas serão compostas por medidas que observem diferentes domínios da saúde e vida humanas e organização dos serviços, de modo a tornar abrangente a avaliação. Portanto, métodos quantitativos e qualitativos serão utilizados na coleta e análise de dados. No momento, não há estudos publicados de avaliação econômica das PICS no SUS. Assim, este estudo visa ofertar evidências quanto aos aspectos positivos da oferta de PICS e demonstrar as suas possíveis deficiências; bem como, avaliar a efetividade das equipes com oferta de PICS na busca de potencializar seus efeitos e minimizar os riscos para os usuários. Este projeto é fruto de pesquisas desenvolvidos desde 2002 pela equipe, voltadas ao uso, cobertura e avaliação dos serviços de PICS no SUS.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/02/2024-28/02/2027