Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Olaf Malm

Ciências Biológicas

Ecologia
  • fármacos veterinários e agrotóxicos em sistemas de produção de alimentos: avaliação dos impactos ambientais, da exposição humana e propostas para mitigação da contaminação em ambientes aquáticos e terrestres
  • A demanda global por produtos de origem animal favorece o uso excessivo de fármacos veterinários e agrotóxicos em áreas agrícolas (1). Por outro lado, há um consenso mundial sobre os riscos em relação à constante entrada desses compostos no ambiente, incluindo a contribuição à crescente resistência bacteriana aos antibióticos (2). Nesse sentido, a avicultura favorece a contaminação de solos pelo uso agrícola de esterco com fármacos (3), enquanto na aquicultura, os compostos podem ser administrados na água ou na ração (4). Agrotóxicos também são usados em ambas produções no tratamento de ectoparasitos e pragas. Apesar disso, são escassos os estudos sobre as consequências ambientais e os riscos à saúde humana desses sistemas de produção no Brasil. Portanto, este projeto visa investigar os impactos ambientais e a exposição humana derivada do uso de fármacos veterinários e agrotóxicos em sistemas de produção avícola e de aquicultura, bem como avaliar possibilidades para a mitigação da contaminação em ambientes terrestres e aquáticos. Em estudos prévios, verificamos a ocorrência de antibióticos em solos adubados com esterco de aves, além da presença de genes de resistência aos antibióticos nesses solos (3) e em lagoas de irrigação situadas no entorno de aviários (5). Também investigamos a toxicologia quiral de piretróides, inseticidas com uso difundido na produção animal (6). No entanto, considerando as projeções de aumento de até 30% na produção animal no Brasil entre 2022 e 2032 (7), são necessários estudos mais abrangentes, incluindo a aquicultura, atualmente em plena expansão (8). Para isso, investigaremos a dinâmica biogeoquímica desses micropoluentes, a exposição humana e esses compostos, a dinâmica de comunidades bacterianas e de genes de resistência aos antibióticos. As abordagens multidisciplinares propostas neste projeto estão alinhadas com o conceito de Saúde Única, incluindo aspectos convergentes entre saúde pública, segurança alimentar e qualidade ambiental.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Oleci Pereira Frota

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • segurança, eficácia, usabilidade e custo de três fixadores de cateter nasoenteral: ensaio clínico, crossover, controlado, randomizado por cluster
  • Nas últimas décadas, vários fixadores dedicados a dispositivos médicos foram lançados no mercado (10.1016/j.ijnurstu.2013.12.002). Em detrimento dos efeitos nefastos de eventos adversos (EA) associados à fixação do cateter nasoenteral (CNE) (10.1002/ncp.10897), vários fixadores dedicados (industrializados) ao CNE foram propostos neste milênio. Todavia, metanálise (10.1177/0884533614536737) de 2014 sobre a eficácia de fixadores dedicados ao CNE em comparação com o método tradicional de fita adesiva encontrou apenas um ensaio clínico randomizado (ECR)(10.1097/CCM.0b013e3181c311f8) – além de cinco coortes prospectivas –, cujos resultados revelam que os dispositivos dedicados podem ser mais seguros e eficazes. Contudo, além de incipientes dados, a metanálise conclui que os estudos não contemplaram importantes resultados secundários, como erosão do septo nasal e outras complicações mecânicas. Desde 2014, apenas um ECR (10.20960/nh.02440) foi publicado sobre a temática, com algumas limitações: unicêntrico, amostra reduzida, limitados indicadores de resultado e curto período de follow-up. Ressalta-se que o aludido ECR foi realizado em enfermarias clínicas e os autores recomendaram a realização de investigações em unidade de terapia intensiva. Além disso, não há estudos comparativos sobre o custo de dispositivos dedicados versus convencional com fitas adesivas, tampouco sobre o valor financeiro dos eventos adversos advindos desses fixadores. Frente ao exposto, o principal objetivo deste estudo é avaliar o impacto e o custo do uso de dois dispositivos dedicados à fixação do CNE em comparação com o método tradicional com fita adesiva na incidência de EA em pacientes críticos. Trata-se de um ECR por cluster – três hospitais universitários –, pareado em três grupos: dispositivo dedicado HELPFIX®, dispositivo dedicado Hollister® FTAD e método tradicional com fita adesiva. A incidência de EA será comparada entre os grupos e realizada análise econômica.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 12/12/2023-31/12/2026
Foto de perfil

Olexiy Shynkarenko

Engenharias

Engenharia Aeroespacial
  • desenvolvimento e teste de um motor foguete a propelentes híbridos fabricado por manufatura aditiva
  • Motor-foguete a propelentes híbridos apresentam algumas vantagens frente aos motores sólidos e líquidos, com destaque para a segurança e menor complexidade operacionais, tornando-os uma excelente plataforma para teste de novas tecnologias em propulsão aeroespacial. A UnB foi pioneira no Brasil no desenvolvimento destes sistemas propulsivos e hoje possui uma moderna bancada de testes e metodologias associadas para desenvolvimento de propulsores que empregam combustíveis sólidos aplicados a foguetes e mísseis. O Laboratório de Propulsão Química da UnB é um dos mais importantes do setor acadêmico nacional, com um número expressivo de pesquisadores doutores reconhecidos internacionalmente na área. Com base nestes recursos, infraestrutura e capital humano, esta proposta objetiva desenvolver, fabricar e testar as partes quentes de um motor foguete a propelentes híbridos produzido por manufatura aditiva. Busca-se formar massa crítica nacional no emprego de modernas técnicas de projeto e fabricação de sistemas propulsivos envolvendo empresas, institutos de pesquisa e inovação e a academia. Em termos de maturidade tecnológica, objetiva-se atingir o nível TRL = 6 para a câmara de combustão. O desenvolvimento de ferramentas de cálculo estrutural e térmico das partes quentes do motor integrado ao processo de definição de materiais e posterior manufatura aditiva de tais sistemas é uma iniciativa pioneira no Brasil com aplicabilidade imediata nos setores de defesa e aeroespacial. A manufatura aditiva possibilita o emprego de novas técnicas de resfriamento de motor foguete a propelentes híbridos e líquidos diminuindo drasticamente os custos de desenvolvimento e fabricação de tais sistemas. O motor, como demonstrador tecnológico, também estimulará o desenvolvimento de novos sistemas espaciais por startups e “spin offs”, com potencial para adensar a cadeia de modernos produtos aeroespaciais ofertadas pela indústria nacional.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 06/12/2022-31/12/2025