Projetos de Pesquisa

 

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Marina Ramos Neves de Castro

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • comunicação quilombola. o uso de smartphones e redes sociais no território quilombola do terra da liberdade.
  • Este projeto objetiva desenvolver uma pesquisa etnográfica sobre o uso de tecnologias digitais – especificamente de smartphones – e, através deles, de redes sociais, por populações quilombolas da região do Baixo Tocantins. Buscamos compreender o uso das tecnologias de comunicação por comunidades quilombolas para discutir como o uso de smartphones insere, politicamente, as comunidades quilombolas na sociedade globalizada; qual o papel dos smartphones como fonte de informação e como eles mediam a relação dos sujeitos sociais investigados com o mundo da vida, como é o uso de redes sociais via smartphones na vida quotidiana dos sujeitos sociais investigados, quais as práticas, os costumes e as estratégias de uso e de economia no uso desses dispositivos mediáticos e qual o papel das redes sociais para a integração e para a coesão grupal e social dos sujeitos investigados.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Marina Rodrigues Martins

Ciências Humanas

Educação
  • análise da condução de situações argumentativas por um professor universitário de química a partir de um ensino de ciências por investigação
  • O objetivo da Educação em Ciências defendido por pesquisadores é contribuir para a formação de cidadãos cientificamente alfabetizados. Para atingir esse objetivo, uma das possibilidades é o ensino investigativo, uma vez que essa abordagem pode contribuir para que os sujeitos compreendam os processos das ciências e sua importância na sociedade, bem como proponham e tomem decisões fundamentadas em argumentos sobre questões sociocientíficas, utilizando os conhecimentos científicos e considerando também as implicações desses para as diferentes esferas da sociedade. Nesse sentido, o ensino investigativo pode favorecer a argumentação. Contudo, para que isso de fato aconteça, é preciso que o professor, durante sua formação inicial ou continuada, vivencie práticas argumentativas e tenha a oportunidade de desenvolver conhecimentos docentes e habilidades que contribuam para que ele seja capaz de trabalhar com argumentação em suas aulas de Ciências. No entanto, há poucos trabalhos em que os professores planejam e/ou conduzem situações de ensino envolvendo argumentação científica e/ou sociocientífica. Assim, esta pesquisa visa compreender: i) como um professor universitário de Química conduz situações argumentativas em um contexto de ensino de Ciências por Investigação que fomente explicitamente a argumentação; ii) e quais são as contribuições dessa condução para a construção de conhecimentos e o desenvolvimento da argumentação de licenciandos em Química. Como estratégia metodológica, a coleta de dados será realizada com um professor de Química da área do Ensino de Química de uma universidade pública do interior da Bahia. As aulas em que a sequência de Ensino Investigativa que fomente a argumentação será desenvolvida serão registradas em áudio e vídeo. Para a análise de dados, será utilizada a ferramenta analítica de Martins e Macagno (2022) que visa analisar com detalhe as interações discursivas argumentativas entre professor e licenciandos em contexto de ensino de Ciências.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 04/12/2023-31/12/2026
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Marina Venzon Antunes

Ciências da Saúde

Medicina
  • monitoramento da farmacoterapia com inibidores da tirosina quinase nilotinibe e dasatinibe em pacientes com leucemia mieloide crônica resistentes ao imatinibe: desenvolvimento de estratégias bioanaliticas e abordagem farmacogenética
  • O nilotinibe e dasatinibe são inibidores seletivos da tirosina quinase de segunda geração, com bons resultados no tratamento da leucemia mieloide crônica (LMC) em pacientes resistentes ao imatinibe. Contudo, a resposta terapêutica tem sido relacionada as concentrações plasmáticas, sujeitas a variações em sua farmacocinética ou por baixa adesão, comprometendo a terapia. Tem sido sugerido papel relevante de polimorfismos em genes codificadores de enzimas de fase I e II como CYP3A4 e UGT1A1, bem como de proteínas de transporte celular ABCB1, ABL1 e ABCG2 na modulação das concentrações dos fármacos. Porém, a relação entre a genética, resposta molecular e toxicidade ainda não é claro. O conhecimento destas associações, bem como monitoramento das concentrações plasmáticas podem contribuir para a identificação de pacientes em risco de falha terapêutica ou de efeitos adversos. A utilização de microamostras de sangue capilar seco surge como técnica de amostragem alternativa com vantagens em relação às amostras convencionais de plasma, como maior estabilidade dos analitos, possibilidade de coleta pelo paciente no horário mais adequado à posologia e facilidade no transporte, sem necessidade de refrigeração. Até o presente momento, não há relato de avaliação farmacogenética e monitoramento do nilotinibe e dasatinibe em sangue capilar colhido em dispositivo de microamostragem de plasma. Sendo assim, este estudo propõe o desenvolvimento e validação de ensaios para a quantificação do nilotinibe e dasatinibe, bem como avaliação genotípica de enzimas e proteínas importantes da disposição de suas concentrações. Este estudo será pioneiro a avaliar esta relação em 120 pacientes com LMC, 40 em terapia com primeira linha com resposta molecular maior, 40 em tratamento com dasatinibe e 40 com nilotinibe, atendidos em Hospitais de Porto Alegre. Com os resultados da pesquisa espera-se disponibilizar ferramentas para monitorar e otimizar a terapia da LMC com inibidores da tirosina quinase.
  • Universidade Feevale - RS - Brasil
  • 05/12/2023-31/12/2026