Projetos de Pesquisa

 

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Ricardo Luiz Pereira Bueno

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • intenção e metacognição empreendedora: um estudo sobre o perfil de universitários e membros de startups
  • O Brasil apresenta uma alta taxa de atividade empreendedora no Brasil, visando compreender esse fenômeno os estudos nessa área aumentaram significativamente na última década. Entretanto, apesar da relevância, a elucidação dos fatores pessoais e contextuais da intenção empreendedora (IE) ainda são pouco explorados no país. A presente pesquisa pretende abordar os processos cognitivos e metacognitivos dos empreendedores, bem como sua conexão com a IE, e desta maneira compreender como melhor qualificar a Educação Empreendedora no contexto nacional. Para isso, buscamos identificar dimensões a serem aprimoradas no desenvolvimento da EE por meio da compreensão dos preditores de IE e da metacognição empreendedora em grupos de alunos universitários e membros de startups com a aplicação de um questionário auto administrado pelo computador em uma pesquisa exploratória quantitativa. A análise dos dados utilizará a Modelagem de Equações Estruturais - PLS no software SmartPLS para identificar os preditores mais relevantes. Levando-se em conta que a metacognição pode ser alavancada pela aprendizagem, os resultados dessa pesquisa poderão contribuir para o direcionamento de atividades pedagógicas em cursos de graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação, favorecendo a aquisição de competências para empreender de forma mais eficaz, seja na formação e consolidação de spin-offs ou de outras atividades empresariais, possibilitando o desenvolvimento sustentável e incremental da atividade empreendedora no Brasil.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • Thu Mar 17 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ricardo Luiz Viana

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • computação científica de alto desempenho em problemas de dinâmica não-linear e aplicações físicas
  • A Computação Científica de alto desempenho é um dos recursos mais importantes na realização de pesquisas em diversos temas da Física e áreas correlatas. Em particular, sistemas não-lineares apresentam desafios à sua compreensão ligados à necessidade de obter soluções numéricas por meio de simulações computacionais. Nesta proposta abordamos alguns projetos ligados à solução de sistemas não-lineares (equações diferenciais parciais, equações íntegro-diferenciais não-lineares, sistemas de equações diferenciais ordinárias) com aplicações à Física de Plasmas e outras áreas, bem como à análise de séries temporais por meio de metodologias inspiradas em estratégias utilizadas em Dinâmica Não-Linear. Os subprojetos que estão contemplados nesta categoria de problemas são os seguintes: (i) Sincronização em redes de osciladores não-lineares com acoplamentos intermediados por processos físicos; (ii) Análise de recorrências como ferramenta para a quantificação de sinais determinísticos e estocásticos; (iii) Técnicas para análise de dados baseadas em microestados de recorrências; (iv) Transporte em Tokamaks (Física Teórica de Plasmas), (iv) Ondas lineares e não lineares em plasmas, e (v) simulações computacionais em física da matéria condensada. Em todos estes sub-projetos a utilização de recursos computacionais de alto desempenho é fundamental para a obtenção de resultados confiáveis em um tempo de processamento que não seja longo demais. Além disso, sobretudo em aplicações envolvendo análise de dados é necessário, além de uma alta velocidade de processamento, ter disponível uma capacidade de memória de acesso rápido compatível com a quantidade de informações a serem processadas.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • Wed Mar 16 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ricardo Magnus Osorio Galvao

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • iniciação do plasma e diagnóstico óptco em tokamaks
  • Neste projeto são propostos duas atividades essenciais para o projeto de modernização do tokamak TCABR: i) otimização do processo de iniciação da descarga e ii) diagnóstico óptico do plasma. Essas atividades serão executadas na atual configuração do TCABR, ou seja, antes da conclusão de sua modernização.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • Fri Mar 18 00:00:00 BRT 2022-Mon Mar 31 00:00:00 BRT 2025
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Ricardo Moreira da Silva

Engenharias

Engenharia de Energia
  • duzentos anos de história sobre a geração e uso da energia elétrica no brasil: da fumaça ao sol brilhante
  • O consumo mundial de energia elétrica cresceu mais que a oferta, de modo que existe uma carência de produção. Existem várias formas de gerar energia, através de fontes fósseis como petróleo ou carvão; ou de fontes não fósseis como sol, ventos, biomassa, água dos rios e das marés oceânicas, fissão e fusão nuclear e até uma forma menos conhecida chamada “energy harvesting”, que faz colheita de micro energias perdidas na natureza. Ocorre que as fontes fósseis respondem por 55% do consumo de energia no mundo, mas são poluidoras e geram gases do efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. Era de se esperar, que o uso de fontes limpas e renováveis, saísse mais do discurso e fosse mais para prática. Apesar de existirem vários problemas em seu setor elétrico, o Brasil tem a marca positiva de ter a matriz elétrica mais limpa do mundo, baseada em 71% nas hidrelétricas, e isso tem um porquê e uma história a ser contada. Por exemplo, Angiquinho foi a primeira hidrelétrica do Nordeste, no Rio São Francisco, próximo de Paulo Afonso, Ba, inaugurada em 26/01/1913 por Delmiro Gouveia, que fornecia energia elétrica a indústria têxtil “Companhia Agro Fabril Mercantil”. O objetivo desse teatro científico é contar de forma lúdica um histórico do desenvolvimento da geração e consumo de energia no Brasil; diferenças do uso de fontes poluidoras e não poluidoras; sustentabilidade na energia e encerrar apresentando uma aplicação prática da energia solar (placa solar ligada em um conversor e a um eletrodoméstico) e a energy harvesting (relógios Mido automático, Seiko Kinetic e um alimentado por pilha de quartzo). Essa ação é exequível face a contrapartida que será a disponibilização de van/lab_informática itinerante, pelo grupo de pesquisa da UFPB MCC (Meninas na Ciência da Computação) e alcançará 200 estudantes do ensimo fundamental e médio de uma escola rural “Escola Fazenda Buracão”, de um município de baixo IDH no sertão da Paraíba, que tem sol disponível 365 dias por ano.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Mon Sep 12 00:00:00 BRT 2022-Fri Mar 31 00:00:00 BRT 2023
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Ricardo Moreira da Silva

Engenharias

Engenharia de Produção
  • ciência e tecnologia com acesso e sem desigualdades para meninas e meninos na paraíba
  • O projeto tem como objetivo principal realizar ações de popularização da ciência e tecnologia em duas Escolas Estaduais nos municípios de Mari (IDHM– 0,548) e Sapé (IDHM – 0,569), interior da Paraíba, tendo como público-alvo as alunas e alunos do Ensino Médio. Neste início de século XXI, as questões envolvendo diferenças de acesso à ciência e tecnologia entre países norte-sul é dado marcante, entretanto não apenas nesse âmbito há tamanha diferença: Há também diferença desse acesso sujeito ao gênero. Infelizmente, continuam se perpetuar ações psicossociais discriminatórias ainda editadas no século XX, que se traduz como um tipo mascarado de violência de gênero. Aceitar essa violência como a discriminação, a desigualdade, a falta de direitos civis e a dominação de pessoas por outras, sobretudo de mulheres por homens, via a ciência e tecnologia, nunca deveria ser prática, qualquer que seja a época ou território. Dentro desse pressuposto, nesse trabalho partimos da premissa que existem diferenças no acesso à Ciência e a Tecnologia em dois municípios com baixo IDHM segundo o gênero, para apresentar para meninas e meninos palestras englobando empoderamento de meninas, tecnologia de energia limpa e oficinas de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. Para a execução do projeto terá como parceiros as: (i) Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia - SEECT-PB, promoverá o acesso das alunas e alunas nas escolas estaduais de ensino médio em Mari e em Sapé; e (ii) Superintendência de Ensino à Distância (SEAD) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que proporcionará o acesso ao polo municipal de Mari com apoio presencial da SEAD. O público-alvo estimado é de 100 alunos em cada município (primeiro e segundo anos do ensino médio), abrangendo um total de 200 estudantes, 10 professores e 5 coordenadores pedagógicos. A equipe de execução será composta por um professor do Centro de Tecnologia da UFPB e uma professora do Centro de Informática, e de alunas dos cursos de graduação em Engenharia de Produção e Computação da UFPB.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • Tue Oct 05 00:00:00 BRT 2021-Tue Oct 31 00:00:00 BRT 2023